Início

Questões de Concursos FAUEL

Resolva questões de FAUEL comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


381Q856405 | Português, Morfologia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Técnico em Higiene Dental, FAUEL, 2020

Leia atentamente o trecho a seguir, extraído de um dos discursos do célebre orador brasileiro Rui Barbosa, para responder à próxima questão.

“Creio na liberdade onipotente, criadora das nações robustas; creio na lei, emanação dela, o seu órgão capital, a primeira das suas necessidades; creio que, neste regime, não há poderes soberanos, e soberano é só o direito, interpretado pelos tribunais; creio que a própria soberania popular necessita de limites, e que esses limites vêm a ser as suas Constituições, por ela mesma criadas, nas suas horas de inspiração jurídica, em garantia contra os seus impulsos de paixão desordenada; creio que a República decai, porque se deixou estragar confiando-se ao regime da força; creio que a Federação perecerá, se continuar a não saber acatar e elevar a justiça; porque da justiça nasce a confiança, da confiança a tranqüilidade, da tranqüilidade o trabalho, do trabalho a produção, da produção o crédito, do crédito a opulência, da opulência a respeitabilidade, a duração, o vigor; creio no governo do povo pelo povo; creio, porém, que o governo do povo pelo povo tem a base da sua legitimidade na cultura da inteligência nacional pelo desenvolvimento nacional do ensino, para o qual as maiores liberalidades do tesouro constituíram sempre o mais reprodutivo emprego da riqueza pública; creio na tribuna sem fúrias e na imprensa sem restrições, porque creio no poder da razão e da verdade; creio na moderação e na tolerância, no progresso e na tradição, no respeito e na disciplina, na impotência fatal dos incompetentes e no valor insuprível das capacidades”.
(Trecho com adaptações).
Em seu discurso, Rui Barbosa argumenta que “a Federação perecerá, se continuar a não saber acatar e elevar a justiça”. Em relação à conjunção “se”, nesse contexto, pode-se afirmar que introduz um sentido:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

382Q857705 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Apucarana PR Adjunto Legislativo, FAUEL, 2020

Como usar a Comunicação Não-Violenta com grupos

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é um conceito proposto pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg na década de 1960. Rosenberg é autor do livro Comunicação Não-Violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais, e defende que a CNV é uma das maneiras mais eficazes de resolver conflitos entre duas ou mais pessoas. Para Rosenberg, parte considerável dos conflitos entre as pessoas podem ser causados mais pela forma como comunicamos as nossas ideias do que por opiniões divergentes. Baseado nesse princípio, ele desenvolveu a técnica de CNV, guiada por 4 componentes básicos: Observação, Sentimentos, Necessidades e Pedido.
Dentre as intervenções possíveis, destacam-se os Círculos Empáticos, uma metodologia para estimular a escuta empática, a honestidade e para criar espaço para falar sobre as próprias necessidades e sentimentos. 

Como conduzir um Círculo focado em empatia: 
• Defina um facilitador: primeiramente, é preciso ter um facilitador que esteja familiarizado com os conceitos de CNV. Caberá a ele definir o tema que será abordado no círculo e organizar o encontro entre os participantes;
• Possibilite a escuta empática: este tipo de escuta propicia a conexão consigo mesmo e com o outro. Envolve, dentre outros fatores, o foco no momento presente, a curiosidade frente ao que está sendo dito, e o não-julgamento ou imposição de rótulos;
• O que deve ser evitado na escuta empática: dar conselhos, competir pelo sofrimento, interromper aquele que fala, mudar de assunto e tentar educar alguém que tenta se expressar;
• Realize uma prática de conexão: uma boa sugestão é fazer uma atividade de meditação ou respiração antes de começar;
• Verifique como cada participante chega ao Círculo: permita com que cada um diga como está naquele dia;
• Pratique a escuta empática: proponha que todos pensem uma situação desafiadora que estão vivendo. Em seguida, sugira que reconheçam como estavam se sentindo e quais foram as necessidades não atendidas. Em um segundo momento, sugira que compartilhem o que pensaram com uma dupla, que deverá praticar a escuta empática e parafrasear o que está sendo dito pelo outro;
• Encerramento: pergunte aos participantes como eles saem do encontro e qual aprendizado levam da prática.

A metodologia dos Círculos Empáticos pode ser uma alternativa interessante para permitir com que professores e alunos abordem temas que atravessam o cotidiano escolar.

(Texto adaptado. Ana Carolina C D’Agostini. Revista Nova Escola. 11 de Dezembro de 2019. Texto Adaptado. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/18764/como-usar-acomunicacao-nao-violenta-com-grupos)
Considerando as características de uma redação oficial, analise as afirmações a seguir:
I. O autor do texto é o responsável pela redação, por isso pode expor impressões pessoais sobre o conteúdo. II. Um texto conciso é aquele que transmite o máximo de informações sem eliminar informações fundamentais. III. Os textos feitos em meios eletrônicos, como e-mail, também precisam respeitar as regras de formalidade e formatação.
Assinale a alternativa que indica apenas as afirmações CORRETAS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

383Q845418 | Odontologia, SUS, Prefeitura de Centenário do Sul PR Agente de Saúde Bucal, FAUEL, 2020

Os Poderes Legislativo e Executivo manterão, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de:
I - Avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual e na lei de diretrizes orçamentárias, a execução dos programas de governo e da lei orçamentária anual. II - Comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quanto a eficácia e eficiência da gestão orçamentária, financeira e patrimonial nos órgãos e entidades da administração municipal, bem como da aplicação de recursos públicos municipais por entidades de direito privado. III - Substituir o controle externo emitido pelo Tribunal de Contas no exercício de sua missão institucional. IV - Exercer o controle das operações de crédito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres do Município.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

384Q854635 | Legislação Federal, Estatuto Nacional da Microempresa, Câmara de Apucarana PR Advogado, FAUEL, 2020

A Lei Complementar 123/06 instituiu o Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte - Simples Nacional. Referido regime implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, dos seguintes impostos e contribuições, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

385Q845790 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Prefeitura de Centenário do Sul PR Fonoaudiólogo, FAUEL, 2020

A Lei Orgânica da Saúde, também conhecida como Lei n° 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. De acordo com a disposição preliminar: Art. 1º Esta lei regula, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado. Considerando o tema abordado, analise as afirmações seguintes:
I. A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício; II. Dizem respeito também à saúde as ações que se destinam a garantir às pessoas e à coletividade condições de bem-estar físico, mental e social; III. O conjunto de ações e serviços de saúde, prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público, constitui o Sistema Único de Saúde (SUS). IV. Um dos objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) é a assistência às pessoas por intermédio de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde, com a realização dissociada das ações assistenciais e das atividades preventivas.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

386Q840427 | Odontologia, Radiologia, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Técnico em Higiene Dental, FAUEL, 2020

É possível para qualquer técnico odontológico ter sucesso na obtenção de radiografias dentais de qualidade, ou seja, livres de distorção, com densidade e contraste corretos e que possam ser utilizadas para detecção de doenças nos dentes. De acordo com o guia para posicionamento de filmes radiográficos, analise as afirmativas a seguir:
I - O lado branco do filme sempre fica voltado para o dente. II - Os filmes anteriores sempre são colocados horizontalmente. III - O filme é sempre centralizado sobre as áreas a serem examinadas. IV - O filme é sempre colocado perpendicularmente ao longo eixo do dente.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

388Q842754 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Apucarana, Câmara de Apucarana PR Provas Contador Advogado, FAUEL, 2020

A respeito do desenvolvimento na carreira, conforme o Plano de Carreira dos Servidores da Câmara Municipal de Apucarana, é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

389Q849196 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Saúde, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR Técnico em Higiene Dental, FAUEL, 2020

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde decidiu conferir um nome oficial à infeção provocada pelo coronavírus detectado na China. Decidiu-se por um nome que não fizesse referência a uma localização geográfica específica, um animal ou grupo de pessoas, para evitar estigmatizações. Marque a alternativa que indica o nome escolhido.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

390Q483385 | Geografia, Cartografia, Auxiliar de Topografia, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Em Topografia o modelo que mais se aproxima da forma da Terra, e é definido teoricamente como sendo o nível médio dos mares em repouso, prolongado através dos continentes, recebe o nome de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

391Q27464 | Direito Constitucional, Oficial Legislativo, Câmara de Marialva PR, FAUEL

A Medida Provisória é uma norma legislativa adotada pelo Presidente da República e, que pela sua definição, deve ser adotada somente em casos relevantes e de urgência.

A Medida Provisória, conforme art. 62 da Constituição Federal de 1988, tem um tempo determinado para sua conversão em lei, que, caso não obedecido, promoverá a perda de sua eficácia. As medidas provisórias perderão eficácia, desde a edição, se não forem convertidas em lei no prazo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

392Q485273 | Geografia, Cartografia, Auxiliar de Topografia, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

O texto a seguir “Em cartografia refere-se ao modelo matemático teórico da representação da superfície da Terra ao nível do mar, utilizado pelos cartógrafos numa dada carta ou mapa.” refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

393Q845473 | Odontologia, Cariologia, Prefeitura de Centenário do Sul PR Agente de Saúde Bucal, FAUEL, 2020

“O exato mecanismo que faz com que ______________ previna a cárie está sob investigação, mas acredita-se que a bactéria não consegue produzir ácido através deste produto e isto pode inibir o crescimento do Streptococcus mutans.” A lacuna pode ser CORRETAMENTE completada pela alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

395Q845589 | Farmácia, Coleta De Material Biológico e Biossegurança Farmacêutica, Prefeitura de Centenário do Sul PR Farmaucêutico, FAUEL, 2020

O novo coronavírus SARS-CoV-2 (COVID-19) possuiu transmissão de alto risco individual e moderado risco para a comunidade. Portanto, todos os RESÍDUOS provenientes da assistência a pacientes suspeitos ou confirmados de infecção pelo novo coronavírus devem ser enquadrados na categoria A1, conforme Resolução RDC Nº 222/18. Qual das afirmativas abaixo, em relação à Classificação dos Resíduos de Serviços de Saúde NÃO faz parte do subgrupo A1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

396Q852053 | Direito Tributário, Obrigação tributária, Câmara de Apucarana PR Advogado, FAUEL, 2020

Em relação ao contencioso tributário, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

397Q484191 | Geografia, Cartografia, Auxiliar de Topografia, Prefeitura Municipal de Paranaguá PR, FAUEL

Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico e altimétrico. Em relação a esta afirmação é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

399Q842136 | Fisioterapia, Fisioterapia Cardiovascular, Prefeitura de Jaguapitã PR Fisioterapeuta, FAUEL, 2020

Numa parada cardiorrespiratória ter conhecimentos dos conceitos fundamentais do suporte básico de vida melhora a qualidade de sobrevivência da vítima. Sobre esses conceitos fundamentais é CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

400Q700879 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Assessor Jurídico, Prefeitura de Jandaia do sul PR, FAUEL, 2019

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Constituição da República e a jurisprudência do Supremo
Tribunal Federal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.