Início

Questões de Concursos FCC

Resolva questões de FCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1021Q251178 | Direito do Trabalho, caracterização e distinções, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRT 9a REGIÃO, FCC

João, empregado da empresa X, recebeu diárias de viagem, tendo em vista a necessidade de visitar clientes em locais diversos. Considerando que as diárias de viagem recebidas ultrapassaram 60% do salário de João, neste caso, elas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1022Q156518 | Engenharia Civil, Autocad, Analista Ministerial Engenharia Civil, MPE MA, FCC

Sobre os comandos disponíveis no programa AutoCAD, é correto afirmar que a função do comando PAN é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1023Q139720 | Contabilidade Geral, Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores, Analista Judiciário Contabilidade, TRT 23a REGIÃO, FCC

Dados do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultado da Cia. Crisântemo, relativos ao exercício findo em 31-12-2010 (Valores em reais):
Saldo da conta de Fornecedores em 31-12-2009...... 360.000,00
Custo das Mercadorias Vendidas.............................. 930.000,00
Estoque de Mercadorias em 31-12-2010................... 270.000,00
Saldo da conta de Fornecedores em 31-12-2010...... 400.000,00
Estoque de Mercadorias em 31-12-2009................... 250.000,00

A companhia tem por política financeira efetuar somente compras a prazo. O prazo médio de pagamento a fornecedores da companhia em 2010 (considerando-se o ano comercial de 360 dias), em número de dias, foi

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1024Q49447 | Português, Especialista em Educação, SEE MG, FCC

Texto associado.
                                                                Texto I 

      No fim do século XIV, Portugal, vitimado por uma sucessão de administrações perdulárias, se convertera em um reino endividado. Sem alternativas para produzir riquezas em seu território, a coroa voltou os olhos para o mar. Essa epopeia em busca de riquezas é narrada pelo jornalista mineiro Lucas Figueiredo em Boa Ventura!. Calcada sobre um minucioso levantamento histórico, a obra traça um quadro desolador da penúria em que então vivia Portugal e retrata as adversidades que enfrentou para achar uma solução: a chamada Corrida do Ouro brasileira, que se deu entre os anos de 1697 e 1810. 
      Foi o sonho dourado português que levou dom Manuel ardenar, em março de 1500, a viagem de Pedro Álvares Cabral ao desconhecido. Depois de atingir o arquipélago de Cabo Verde, o jovem navegador voltou a proa de sua caravela para o Ocidente, com a missão de salvar a coroa da falência. O rei apostou nas terras ermas e inexploradas do Novo Mundo. Para ele, poderia estar ali a fonte rápida e repleta de riquezas que guindariam Portugal à fartura. 
      A pressão de Lisboa levou o governador-geral Tomé de Sousa a organizar a primeira expedição oficial em busca do metal, seduzido pelos rumores sobre a existência de uma montanha dourada margeada por um lago também de ouro - local fantástico que os nativos chamavam de Sabarabuçu. A comitiva partiu de Pernambuco em 5 de novembro de 1550, e os homens que se embrenharam na floresta nunca mais foram vistos. Mas o mito de Sabarabuçu levaria à organização de outras dezenas de expedições no decorrer dos 121 anos seguintes - todas fracassadas. 
      Em 1671, o paulista Fernão Dias, uma das maiores fortunas da região, aceitou o pedido de Lisboa para empreender mais uma missão em busca de Sabarabuçu. Ao contrário de seus antecessores, porém, o bandeirante não partiu sem antes analisar os erros daqueles que haviam perecido na floresta, devorados por animais ferozes ou índios e mortos eles próprios pela fome e pelas adversidades naturais. Os preparativos levaram três anos. Ciente de que era impossível que centenas de homens sobrevivessem sem uma linha de abastecimento, Dias ordenou que, à medida que se embrenhassem na floresta, os pioneiros providenciassem a plantação de lavouras e a criação de animais. Ao longo de toda a rota que interligava a vila de São Paulo ao que hoje é o Estado de Minas Gerais, Dias montou a infraestrutura necessária para o que seria a primeira experiência bem sucedida dos portugueses na busca de riquezas. Em sete anos de trabalhos, ele percorreu 900 quilômetros entre São Paulo e Minas. Morreu no caminho de volta para casa, sem jamais ter alcançado a lendária Sabarabuçu. Mas fizera algo ainda mais extraordinário: havia inaugurado a primeira via de interligação entre o litoral e o interior do país em um terreno antes intransponível. 
      Doze anos depois da morte de Fernão Dias, surgiram as primeiras notícias dando conta da localização de ouro onde hoje é Minas Gerais. Com a descoberta de novas lavras, o sonho de ouro continuava a mover os aventureiros. Em 1700, o bandeirante Borba Gato deu as boas novas ao governador: havia encontrado Sabarabuçu. Festas e missas foram celebradas para comemorar a "providência divina". 
      Localizada onde hoje é a cidade de Sabará, a terra batizada com o nome mítico por Borba Gato incendiou a imaginação dos europeus. Dessa forma, a corrida do ouro levou um dos lugares mais hostis de que se tinha notícia a abrigar o embrião do que viria a ser o estado de governança no Brasil. 


                                    (Leonardo Coutinho. Veja, 30 de março de 2011, pp. 134-136, com adaptações)
Texto II 

O caçador de esmeraldas 

Foi em março, ao findar das chuvas, quase à entrada 
Do outono, quando a terra, em sede requeimada, 
Bebera longamente as águas da estação, 
- Que, em bandeira, buscando esmeraldas e prata, 
À frente dos peões filhos da rude mata, 
Fernão Dias Paes Leme entrou pelo sertão. 

Ah! quem te vira assim, no alvorecer da vida, 
Bruta Pátria, no berço, entre as selvas dormida, 
No virginal pudor das primitivas eras, 
Quando, aos beijos do sol, mal compreendendo o anseio 
Do mundo por nascer que trazias no seio, 
Reboavas ao tropel dos índios e das feras! 
.............. 
Ah! mísero demente! o teu tesouro é falso! 
Tu caminhaste em vão, por sete anos, no encalço 
De uma nuvem falaz, de um sonho malfazejo! 
Enganou-te a ambição! mais pobre que um mendigo, 
Agonizas, sem luz, sem amor, sem amigo, 
Sem ter quem te conceda a extrema-unção de um beijo! 
............. 
Morre! morrem-te às mãos as pedras desejadas, 
Desfeitas como um sonho, e em lodo desmanchadas ... 
Que importa? dorme em paz, que o teu labor é findo! 
Nos campos, no pendor das montanhas fragosas, 
Como um grande colar de esmeraldas gloriosas, 
As tuas povoações se estenderão fulgindo! 
(Olavo Bilac. O caçador de esmeraldas, in: Obra reunida. Rio de 
Janeiro: Nova Aguilar, 1996, pp. 227, 233, 234) 

Para responder à próxima questão , considere as estrofes do Texto II, em correlação com o Texto I

Como um grande colar de esmeraldas gloriosas, 
As tuas povoações se estenderão fulgindo!
 (versos finais do Texto II

A imagem presente nos versos acima faz referência à seguinte informação constante do Texto I:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1025Q256761 | Português, Fonética e Fonologia, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TRE AP, FCC

Entre as frases que seguem, a única correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1026Q174395 | Direitos Humanos, Defensor Público, DPE PB, FCC

A respeito da dignidade humana, considere as seguintes afirmações:

I. Na jurisprudência do Supremo Tribunal Federal é possível identificar usos habituais da dignidade humana na fundamentação da criação jurisprudencial de novos direitos, na formatação da interpretação adequada das características de um determinado direito, na criação de limites à ação do Estado e na fundamentação do juízo de ponderação e escolha da prevalência de um direito em prejuízo de outro.

II. Segundo o iluminista John Locke, a dignidade humana consiste que cada indivíduo é um fim em si mesmo, com autonomia para se comportar de acordo com seu arbítrio, nunca um meio ou instrumento para a consecução de resultados, não possuindo preço por ser insubstituível. Assim, o ser humano tem o direito de ser respeitado pelos demais e também deve reciprocamente respeitá-los.

III. O imperativo categórico de São Tomás de Aquino reconhece a dignidade como qualidade inerente ao ser humano que nos separa dos demais seres e objetos, na medida em que a pessoa é uma substância individual de natureza racional e centro da criação pelo fato de ser imagem e semelhança de Deus.

IV. A dignidade da pessoa não deve ser considerada exclusivamente como algo inerente à natureza humana, na medida em que possui também um sentido cultural fruto do trabalho de diversas gerações e da humanidade em seu todo, de modo que as dimensões natural e cultural se complementam e interagem.

V. Hannah Arendt, ao refletir sobre a trágica experiência dos totalitarismos do século XX, verificou que a política de supressão de nacionalidade alemã a grupos minoritários excluía as vítimas de toda a proteção jurídica com a privação das qualidades concretas do ser humano, reduzindo a dignidade humana a puro conceito. Arendt concluiu que a essência dos direitos humanos é o direito a ter direitos.

Estão corretas APENAS as afirmações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1027Q152585 | Informática, Arquitetura de processadores RISC, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRE AM, FCC

Numa máquina estruturada multinível, é o nível essencial para as máquinas CISC (Complex Instruction Set Computer), mas que inexiste nas máquinas RISC (Reduced Instruction Set Computer). Trata-se do nível

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1028Q342899 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRT 4a, FCC

Há um diamante dentro de uma das três caixas fechadas e de cores diferentes (azul, branca, cinza). A etiqueta da caixa azul diz ?o diamante não está aqui?, a da caixa branca diz ?o diamante não está na caixa cinza?, e a da caixa cinza diz ?o diamante está aqui?. Se apenas uma das etiquetas diz a verdade, então, a caixa em que está o diamante e a caixa com a etiqueta que diz a verdade são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1029Q161696 | Gestão de Pessoas, Evolução da Administração, Assistente Técnico Administrativo, Sergipe Gás SA, FCC

A evolução da área de Administração de Recursos Humanos passou por cinco fases, sendo que a última delas iniciou-se em 1985 e permanece até hoje. É justamente nesta fase que se registraram as primeiras preocupações de longo prazo das organizações com seus trabalhadores. Trata-se da fase

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1030Q141591 | Eletricidade, Luminotécnica, Analista Judiciário Engenharia Elétrica, TRT 8a Região, FCC

Em luminotécnica, há uma especificação de lâmpada que é obtida por comparação entre a fonte de luz avaliada com outra de referência que reproduza 100 % um grupo de oito cores padrão. Trata-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1032Q152553 | Psicologia, Avaliação psicológica, Analista Judiciário Psicologia, TJ PI, FCC

Henry A. Murray formulou uma teoria da personalidade e criou a técnica do TAT - Teste de Apercepção Temática. Segundo Murray (1977), o primeiro passo na análise de uma história é a identificação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1033Q365535 | Enfermagem, Analista Judiciário, TRE SP, FCC

Uma das normas da escola de enfermeiras fundada por Florence Nightingale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1034Q170992 | Raciocínio Lógico, Associações, Auxiliar Judiciário Serviços Gerais, TRT 24a REGIÃO, FCC

A sentença seguinte é seguida de um número entre parênteses, que corresponde ao número de letras de uma palavra que se aplica à definição dada.

"Tudo aquilo que não é cópia ou imitação." (8)

A alternativa onde se encontra a letra inicial de tal palavra é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1035Q149292 | Nutrição, Analista Judiciário Nutrição, TJ PE, FCC

O Balanço Nitrogenado (BN) reflete a diferença entre o nitrogênio ingerido e o excretado. O BN negativo ocorre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1036Q141137 | Enfermagem, Analista Judiciário Enfermagem, TRE PR, FCC

Na mensuração de altura e peso de um adulto na balança mecânica, um dos procedimentos recomendado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1037Q100190 | Raciocínio Lógico, Implicações Lógicas, Analista Administrativo, BACEN, FCC

Na figura abaixo, as letras foram dispostas em forma de um triângulo segundo determinado critério.

Imagem 006.jpg

Considerando que as letras K, W e Y não fazem parte do alfabeto oficial, então, de acordo com o critério estabelecido, a letra que deve substituir o ponto de interrogação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1038Q11286 | Direito Ambiental, Procurador Municipal, PGM João Pessoa PB, FCC

A reincidência genérica na prática de infração administrativa ambiental
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1039Q342014 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE PI, FCC

Um departamento de uma empresa de consultoria é composto por 2 gerentes e 3 consultores. Todo cliente desse departamento necessariamente é atendido por uma equipe formada por 1 gerente e 2 consultores. As equipes escaladas para atender três diferentes clientes são mostradas abaixo:

Cliente 1: André, Bruno e Cecília.

Cliente 2: Cecília, Débora e Evandro.

Cliente 3: André, Bruno e Evandro.

 A partir dessas informações, pode-se concluir que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1040Q261849 | Sistemas Operacionais, Windows, Técnico Judiciário Operação de Computador, TRE AM, FCC

Um especialista, desde que tenha permissão, no Windows, pode visualizar à distância a tela e até controlar um computador por meio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.