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Questões de Concursos FCC

Resolva questões de FCC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q259790 | Português, Sintaxe, Técnico Judiciário Área Administrativa, TRE PI, FCC

Texto associado.

Instruções para as questões de números 1 a 11.

Assinale, na folha de respostas, a alternativa que
preenche corretamente as lacunas da frase apresentada.

Diga ...... ela que esteja aqui ...... uma hora para conversarmos ...... respeito do projeto.

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72Q321376 | Pedagogia, Processo de Ensino Aprendizagem, Professor, SEE SP, FCC

Jonas é um aluno de 14 anos matriculado na quarta série do Ensino Fundamental I, de uma escola regular, e que apresenta deficiência mental sem causa definida. Está, aos poucos, se desenvolvendo no processo de alfabetização; entretanto, apresenta comportamentos muito infantis e inadequados (como se levantar muitas vezes da carteira, fazer birra, pegar material dos colegas etc.), o que atrapalha a dinâmica da sala de aula. Jonas demonstra baixa autoestima e muita insegurança.

Nesse caso, a intervenção pedagógica mais adequada seria a professora

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73Q326227 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Coordenador Pedagógico, SEE SP, FCC

Para que a democratização do acesso à educação tenha uma função realmente inclusiva é indispensável universalizar

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74Q263724 | Mecânica, Roda e pneu, Técnico Judiciário Segurança, TRT 6a Região, FCC

Os pneus dos automóveis possuem um tempo de vida útil. Para que esse tempo não seja diminuído, a correta calibração e o devido rodízio devem ser feitos, respectivamente,

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75Q37340 | Raciocínio Lógico, Técnico Judiciário, TRT SC, FCC

A partir de meio-dia um relógio de ponteiros começa a atrasar 2 segundos e 2 décimos de segundo a cada 1 minuto. Sendo assim, no horário correto das 16h desse mesmo dia, o ponteiro dos segundos desse relógio estará apontando para a marcação do mostrador correspondente ao número:
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76Q341340 | Raciocínio Lógico, Analista, Copergás PE, FCC

Quatro amigos participaram de uma corrida de pedestres e conseguiram completar o percurso, cada um com um tempo de prova diferente. Dentre eles, o que chegou em 2o lugar gastou 10% menos tempo do que aquele que chegou em 3o lugar. Já o que chegou em 1o lugar, gastou 10% menos tempo do que aquele que chegou em 2o lugar. O 4o colocado entre eles, chegou com um tempo 13% a mais do que aquele que chegou em 3o lugar. Sabendo que o amigo que chegou em 3o lugar percorreu a distância da prova em 40 minutos, é possível afirmar que o tempo que o amigo que chegou em 1o lugar esperou, até a chegada do amigo que tirou 4o lugar, é igual a
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77Q340322 | Raciocínio Lógico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FCC

Dona Araci participa de um programa de auditório que oferece prêmios. Três prêmios serão entregues a quem acertar quais objetos valiosos estão ocultos em três baús, enumerados de 1 a 3 e posicionados lado a lado nesta ordem. Os prêmios são: um anel de brilhantes, uma barra de ouro e uma tiara de esmeraldas. Ao lado de cada um dos baús há uma pista escrita em um cartão. Dona Araci leu as três pistas. Pelas regras do programa, Dona Araci ganhará os três prêmios se descobrir em qual baú cada prêmio se encontra. As pistas dizem o seguinte:

Baú 1 ? Pista número 1: “O anel de brilhantes está no baú 3”.

Baú 2 ? Pista número 2: “A barra de ouro está no baú de número 1.

Baú 3 ? Pista número 3: “O anel de brilhantes está aqui”.

Dona Araci foi avisada pelo apresentador do programa que a afirmação escrita na pista associada ao baú que guarda o anel de brilhantes tanto pode ser verdadeira quanto falsa, que a informação contida na pista relativa ao baú que contém a barra de ouro é falsa e que a informação contida na pista relativa ao baú que contém a tiara de esmeraldas é verdadeira. Com estes elementos, Dona Araci levará os três prêmios se disser que os prêmios que se encontram, respectivamente, nos baús 1, 2 e 3 são:

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78Q264357 | Teoria e Normas de Segurança, Direção Defensiva, Técnico Judiciário Segurança, TRT 18a Região, FCC

Do ponto de vista da direção defensiva, um condutor responsável pode ser reconhecido quando

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79Q259560 | Enfermagem, Técnico Judiciário Enfermagem, TRT 24a REGIÃO, FCC

Para administrar uma solução de 360 mL de Glicose a 5% em 12 horas, a velocidade de infusão em gotas/min e o volume administrado em mL/hora serão, respectivamente, de

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80Q265424 | Teoria e Normas de Segurança, CTB Lei n9503, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 1a, FCC

Um condutor, ao utilizar a via pública, estará cometendo uma infração de trânsito quando

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81Q176853 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Convenções internacionais, Defensor Público, DPE PR, FCC

Analise as afirmações abaixo sobre a proteção jurídica da criança e do adolescente com deficiência.

I. A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência prevê que os Estados Partes reconhecem que as mulheres e meninas com deficiência estão sujeitas a múltiplas formas de discriminação e, portanto, tomarão medidas para assegurar às mulheres e meninas com deficiência o pleno e igual exercício de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

II. Na Convenção sobre os Direitos da Criança, os Estados Partes reconhecem o direito da criança deficiente de receber cuidados especiais e, de acordo com os recursos disponíveis e sempre que a criança ou seus responsáveis reúnam as condições requeridas, estimularão e assegurarão a prestação da assistência solicitada, que seja adequada ao estado da criança e às circunstâncias de seus pais ou das pessoas encarregadas de seus cuidados.

III. A Emenda Constitucional no 65 incluiu, no artigo 227, a previsão de criação de programas de prevenção e atendimento especializado para as pessoas portadoras de deficiência física, sensorial ou mental, bem como de integração social do adolescente e do jovem portador de deficiência, mediante o treinamento para o trabalho e a convivência, e a facilitação do acesso aos bens e serviços coletivos, com a eliminação de obstáculos arquitetônicos e de todas as formas de discriminação.

Está correto o que se afirma em

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82Q340775 | Raciocínio Lógico, Operações com Preposições, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Em relação a um código de cinco letras, sabe-se que:

- TREVO e GLERO não têm letras em comum com ele;

- PRELO tem uma letra em comum, que está na posição correta;

- PARVO, CONTO e SENAL têm, cada um, duas letras comuns com o código, uma que se encontra na mesma posição, a outra não;

- MUNCA tem com ele três letras comuns, que se encontram na mesma posição;

- TIROL tem uma letra em comum, que está na posição correta.

O código a que se refere o enunciado da questão é

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83Q168816 | Informática, Dispositivos de Armazenamento, Auditor Fiscal do Município, Prefeitura de São Paulo SP, FCC

Os dispositivos ou mídias de armazenamento são capazes de armazenar informações para posterior uso e processamento eletrônico. Dentre as mídias, dispositivos e tecnologias utilizadas para o armazenamento de informações NÃO se inclui o

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84Q330102 | Segurança e Transporte, Primeiros socorros, Auxiliar Judiciário, TRT 24a, FCC

O socorrista está em dúvida se o acidentado apresenta entorse, luxação ou fratura na perna esquerda. Para tentar chegar a um diagnóstico correto, ele fez vários testes para avaliar a capacidade de movimentação da perna esquerda do acidentado. Esta conduta de primeiros socorros é considerada

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85Q100480 | Administração Geral, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Administrativo, BACEN, FCC

No processo de planejamento estratégico, o diagnóstico estratégico corresponde à primeira fase e procura diagnosticar acerca da real situação da empresa quanto ao seu macroambiente e microambiente. Apresenta variáveis de análise classificadas como

I. variáveis controláveis, que propiciam uma condição favorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
II. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições desfavoráveis para a instituição.
III. variáveis controláveis, que provocam uma situação desfavorável para a empresa em relação ao seu ambiente.
IV. variáveis não controláveis pela empresa, que podem criar condições favoráveis para a empresa, desde que esta tenha condições e ou interesse de usufruí-las.

É pertinente concluir que, na análise do binômio variável u ambiente,

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86Q627799 | Informática, Gestão de Custos, Analista Judiciário, TST, FCC

O modelo das Cinco Forças de Porter foi criado por Michael Porter em 1979 e tem por objetivo a análise da competição entre empresas. O modelo considera cinco fatores importantes, as chamadas forças competitivas, que devem ser estudadas para o desenvolvimento de uma estratégia empresarial eficiente. Segundo o modelo, as forças competitivas que atuam sobre uma empresa são: poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos clientes/consumidores, ameaça de novos entrantes no mercado, ameaça de produtos e serviços substitutos e

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87Q262510 | Primeiros Socorros, Primeiros Socorros, Técnico Judiciário Segurança e Transporte, TRF 1a, FCC

As finalidades dos primeiros socorros relacionados aos acidentes de trânsito são:

I. reduzir alguns riscos;

II. fazer o diagnóstico médico do acidentado;

III. prestar auxílio inicial em um acidente de trânsito;

IV. aplicar técnicas de atendimento simples e complexas.

Estão corretas as descritas SOMENTE em

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88Q341011 | Raciocínio Lógico, Correlacionamento, Médico, Polícia Civil MA, FCC

Usando o alfabeto com 26 letras, considere a seguinte seqüência, formada a partir de certo critério: A, D, C, H, G, N, M. De acordo com esse critério, o próximo elemento dessa seqüência é a letra

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89Q330557 | Segurança e Transporte, Sinalização de trânsito, Técnico Judiciário, TRE SE, FCC

Quanto ao padrão de traçado, a sinalização horizontal pode ser classificada em: tracejado ou seccionado; símbolos e legendas; e

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90Q34073 | Pedagogia, Legislação da Educação, Pedagogo, DPE SP, FCC

Para que se efetive o direito à educação, não basta apenas investir no acesso à escola. A LDB (Lei n° 9.394/1996) estabelece que o ensino deverá ser ministrado com base no princípio da igualdade de condições para o acesso e permanência na escola. Para que isto se efetive, a escola deve se pautar em um ensino que

I. considere seus educandos como sujeitos de seu processo de aprendizagem e não meros receptores de conhecimentos.
II. promova a participação, estimulando “a voz" de todos educandos.
III. reconheça os educandos com capacidade intelectual, promovendo-os a tutores do alunos com déficit cultural.
IV. estimule o respeito à diversidade e rejeite qualquer forma de discriminação.
V. auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem-sucedidas.

Está correto o que se afirma APENAS em
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