Início

Questões de Concursos FCM

Resolva questões de FCM comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q28599 | Legislação Municipal, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Segundo o Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Barbacena, analise os itens abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( )A inassiduidade habitual, por si só, é razão para demissão de um servidor público do município de Barbacena.
( )O servidor possui como um de seus deveres frequentar cursos legalmente instituídos para aperfeiçoamento ou especialização.
( )Entende-se como recondução o deslocamento do servidor, a pedido ou de ofício, para prestar serviços à Administração Direta ou a outro órgão ou entidade administrativa integrante da Administração Pública Municipal diverso do qual se encontra lotado ou vinculado, com ou sem mudança do seu local de trabalho.
( )Depois de estável, o funcionário público poderá obter licença, sem vencimento ou remuneração, para tratar de interesses particulares, pelo prazo máximo de 02 (dois) anos.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q34839 | Direito Administrativo, Administrador, IFRS, FCM

De acordo com Matias-Pereira (2014), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q34930 | Raciocínio Lógico, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM

De acordo com o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais, NÃO é um requisito básico para investidura em cargo público,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q34932 | Raciocínio Lógico, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM

Sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos Federais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q28613 | Redação Oficial, Agente Administrativo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Antes da redação de uma mensagem, é necessário um processo de configuração mental da comunicação que requer uma autoanálise e um planejamento do que se pretende expressar (GUIMARÃES, 2000).

Um dos pontos básicos a serem observados nesse processo é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q850701 | Direito Financeiro, Lei de Responsabilidade Fiscal LC n 101 de 2000, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Considerando o art. 14 da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), associe corretamente a espécie de renúncia de receita à sua definição.

EEPÉCIES

(1) Anistia

(2) Remissão

(3) Crédito presumido

(4) Isenção

DEFINIÇÔES

( ) Representa o montante do imposto cobrado na operação anterior e objetiva neutralizar o efeito de recuperação dos impostos não cumulativos, pelo qual o Estado se apropria do valor da isenção nas etapas subsequentes da circulação da mercadoria.

( ) Perdoa a multa, visa excluir o crédito tributário na parte relativa a? multa aplicada pelo sujeito ativo ao sujeito passivo, por infrações cometidas por este anteriormente a? vigência da lei que a concedeu.

( ) Renúncia em que há a dispensa legal, pelo Estado, do débito tributário devido.

( ) Perdão da dívida, que se da? em determinadas circunstâncias previstas na lei, tais como valor diminuto da dívida, situação difícil que torna impossível ao sujeito passivo solver o débito, inconveniência do processamento da cobrança dado o alto custo não compensável com a quantia em cobrança, probabilidade de não receber, erro ou ignorância escusáveis do sujeito passivo, equidade, entre outros.

A sequência correta dessa associação é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q852106 | Auditoria, Sistema de Controle Interno SCI, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

O controle interno dos municípios tem sua importância atestada, seja pelos seus dignos objetivos, seja pela sua contribuição com fins a evitar apontamentos de não conformidade por parte do parecer do Tribunal de Contas que, quando submetido a julgamento das contas municipais, só pode ser rejeitado pela Câmara Municipal por decisão de um percentual de seus membros equivalente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q28565 | Direito Administrativo, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Representa(m) princípio(s) a ser(em) observado(s) nas três esferas de governo da administração pública, conforme indicações feitas por Chiavenato (2008), com base na Emenda Constitucional nº 19, de 1998, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q28569 | Legislação Municipal, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

No que se refere às responsabilidades do servidor público do município de Barbacena, previstas na Lei n.º 3.245/1995 (Estatuto dos Servidores Públicos Civis do Município de Barbacena):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q673469 | Direito Tributário, Imunidade dos Partidos Políticos e suas Fundações, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Texto associado.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.


O partido político Z é proprietário de dois galpões no Município X, sendo um deles utilizado para a sede de suas atividades e o outro alugado pela empresa W que atua no ramo de transportes coletivos; o partido político Z não paga IPTU sobre os dois galpões


PORQUE


ainda quando alugado a terceiros, o imóvel permanecerá desonerado da obrigação tributária principal no que se refere ao IPTU em razão da imunidade prevista no texto constitucional, desde que os valores auferidos sejam revertidos para as suas atividades essenciais.


A respeito das asserções é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q675917 | Direito Tributário, Espécies de Tributo, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Texto associado.

Considere as legislações hipotéticas descritas a seguir.


A Lei Municipal nº 1.234, de 25/06/2019, determinou a majoração da alíquota do Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISSQN) de 2,5% para 3%. A Lei Municipal nº 5.678, de 02/08/2019, aumentou a base de cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), em virtude de reavaliações imobiliárias, e reduziu a alíquota do imposto predial de 4% para 2%.

Considerando-se essa situação, é correto afirmar que a alteração promovida no ISSQN

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q34936 | Informática, Assistente de Laboratório, IFMG, FCM

A respeito da Área de Trabalho e da gerência de arquivos no Windows, analise as afirmativas abaixo e marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso.

( ) Deletar um atalho de programa, localizado na Área de Trabalho, desinstala o programa ao qual ele está associado.
( ) Realizar a cópia de um arquivo, localizado na Área de Trabalho, utilizando a combinação de teclas Ctrl+C e Ctrl+V, cria um novo atalho para o arquivo.
( ) Deletar um arquivo, localizado na Área de Trabalho, utilizando a combinação de teclas Shift+Delete, exclui o arquivo definitivamente sem poder ser recuperado da Lixeira.

A sequência correta é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q28570 | Legislação Municipal, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

No tocante à Lei Orgânica de Barbacena, NÃO são de competência do Município os impostos sobre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q673292 | Contabilidade Geral, Conceitos, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

No setor público, de acordo com a Lei no 4.320/64, o regime orçamentário reconhece a despesa orçamentária no exercício financeiro da emissão do empenho e a receita orçamentária pela arrecadação.


Com base nessa afirmação, na Lei nº 4.320/64 e no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q674154 | Probabilidade e Estatística, Estatística Descritiva, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Texto associado.

Ao analisar os valores mensais pagos em impostos pelos contribuintes, percebeu-se que um contribuinte em particular apresentava o maior desvio padrão de toda a base de dados.



Isso significa que, em toda base de dados, os valores mensais pagos por esse contribuinte eram os mais 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q708898 | Português, Analista de Tecnologia da Informação, Prefeitura de Caranaíba MG, FCM, 2019

Texto associado.

 Um país do balacobaco 

Mentor Neto

       1. Nossa cultura popular é uma enciclopédia aberta, envolvente e rica em termos e frases de profundidade inquestionável. Conhecimento comum, da gente simples, do dia a dia, que resultou em gotículas de sabedoria muitas vezes desprezadas. Ao longo dos anos venho colecionando inúmeras. Utilizo esta enciclopédia aberta como repositório que, acredito, poderia ser de amplo emprego por alguns brasileiros.

     2. É verdade que algumas dessas expressões caíram em desuso, mas nem por isso perderam o brilhantismo. Por exemplo, no escândalo mais recente, o caso Intercept Brasil, o conselho “em boca fechada não entra mosca” teria sido de profunda utilidade. 

     3. Há como descrever melhor o trabalho da Lava Jato do que com um “cada enxadada uma minhoca”? Aos acusados ou suspeitos de corrupção, aos que se enriqueceram por meios ilícitos, um “bobeou, dançou” cai feito uma luva.

      4. “Entornar o caldo” me parece adequado quando nos referimos à cultura de delações premiadas na qual estamos imersos. Por falar nisso, os delatores encontram um sábio conselho no “ajoelhou, tem que rezar” ou, quem sabe, no consagrado “colocar a boca no trombone”! Já aos que preferem manter o silêncio, “boca de siri” é o ideal.

     5. Alguns personagens desse “bafafá” que tomou conta de nossa política são protagonistas tão importantes que merecem frases conhecidas de aplicação exclusiva, já que “entraram numa fria”. Afinal, como descrever mais precisamente o que ocorreu com aquele que “foi pego com a boca na botija”?

      6. Para os destacados empresários do ramo frigorífico, um belo “mamar na vaca você não quer, né?” é incontestável. Tenho certeza de que o estimado leitor há de concordar.

      7. E os deputados e senadores? E os que infringiram acordos? Ou aquilo está “um quiprocó”, “um perereco” do caramba mesmo. Alguns ministros “aparecem mais que umbigo de vedete”, mas a real é que deveriam “sair de fininho”.

    8. A verdade é que o País está “do jeito que o diabo gosta” e cabe a nós acabar logo com esse “lero-lero” e “partir pras cabeças”. Afinal, amigo, nossa situação “está mais feia que bater na mãe”.

IstoÉ, n. 2581, 19 jun. 2019. Adaptado

Na estrutura frasal "Utilizo esta enciclopédia aberta como repositório que, acredito, poderia ser de amplo emprego por alguns brasileiros." (§ 1), o termo em destaque expressa
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

177Q674485 | Matemática, Médias, Auditor Fiscal Fiscalização, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2020

Texto associado.

Um país, querendo proteger suas indústrias, cria uma taxa extra de importação de certo produto proveniente de alguns países. Para a cobrança dessa taxa extra, deve-se, inicialmente, determinar a média mensal do número de unidades vendidas no ano anterior para, a seguir, cobrar a taxa sobre o valor excedente deste valor.


A quantidade de unidades vendidas por uma empresa sujeita a essa taxação no ano anterior à sua decretação foi:


Mês               Jan.   Fev.  Mar.  Abr.  Mai.  Jun.  Jul.  Ago.  Set.  Out.  Nov.  Dez.

    Quantidade                                                                                                               

(Unidades)     23       42    35     21     37     42    50    65     75     38     22     78



A média mensal do número de unidades vendidas por essa empresa foi de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q858122 | Português, Sintaxe, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

O vocativo, nas comunicações oficiais, é uma invocação ao destinatário e será sempre seguido de vírgula.
Avalie as seguintes expressões dirigidas aos Chefes de Poder.
I - Senhora Ministra, II - Ilustríssimo Senhor Juiz, III - Excelentíssimo Senhor Presidente da República, IV - Digníssimo Senhor Presidente do Supremo Tribunal Federal,
Estão corretos apenas os vocativos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q842638 | Legislação Municipal, Legislação do Município de Queluzito, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

Sobre a Lei Orgânica do Município de Queluzito, analise as asserções a seguir.

I - São direitos sociais, assegurados pelo Município de Queluzito, a educação, o trabalho, a cultura, a moradia, o lazer, a saúde, a segurança, bem como a assistência e a proteção à maternidade, à gestante, à infância, ao idoso, ao deficiente e aos desamparados, que garantam uma existência digna para a pessoa humana.

II - São Poderes do Município, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo e o Executivo.

A respeito das afirmativas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

180Q28563 | Direito Administrativo, Tecnólogo Executivo, Prefeitura de Barbacena MG, FCM

Um servidor investido no cargo de motorista, após a realização de uma inspeção médica, foi diagnosticado com um problema de visão, o qual o impedia de dirigir com segurança. Diante disso, este servidor passou a ocupar um novo cargo na repartição, cujas atribuições e responsabilidades fossem compatíveis com sua limitação física.

O caso descrito trata-se de uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.