Início

Questões de Concursos FEPESE

Resolva questões de FEPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1121Q352590 | Contabilidade Geral, Analista em Auditoria, MPE SC, FEPESE

Com relação à Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e à Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), é correto afirmar: 1. A adesão às normas internacionais de contabilidade trouxe, para todas as empresas, a obrigatoriedade de elaborar e publicar a DRE e a DRA. 2. Apesar de as normas internacionais facultarem a elaboração e apresentação dessas demonstrações numa única demonstração, a legislação brasileira, exige que elas sejam apresentadas separadamente. 3. A DRA deve, obrigatoriamente, trazer o resultado líquido apurado na DRE. 4. As empresas de grande porte de capital fechado estão dispensadas de elaborar a DRA. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1122Q42340 | Informática, Segurança da Informação, Analista Técnico de Gestão Ambiental, FATMA, FEPESE

Identifique as afirmativas corretas a respeito da Certificação digital.

1. A operação de emissão do certificado envolve duas entidades: Autoridade responsável (AR) e Autoridade correspondente (AC).
2. É um documento eletrônico, assinado digitalmente por uma terceira parte confiável, que associa uma pessoa ou entidade a uma chave pública.
3. Um certificado digital normalmente apresenta as seguintes informações de seu titular: nome da pessoa ou entidade a ser associada à chave pública, período de validade do certificado, chave pública, nome e assinatura da entidade que assinou o certificado e número de série.

Assinale a alternativa que indica todas as alternativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1123Q49770 | Direito Tributário, Advogado, UDESC, FEPESE

De acordo com a Lei no 5.172/66, é incorreto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1124Q28526 | Direito Tributário, Procurador Municipal, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE

A legislação tributária, de acordo com o Código Tributário Nacional, compreende:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1125Q42368 | Conhecimentos Específicos, Auxiliar de Enfermagem, SES SC, FEPESE

A respeito da circulação sangüínea, assinale a afirmativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1126Q12931 | Controle Externo, Administrador, MPE SC, FEPESE

Assinale a alternativa correta em relação aos Recursos ao Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1127Q675733 | Raciocínio Lógico, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

Ao jogar simultaneamente um dado de seis faces (numeradas de 1 a 6) e uma moeda (com um lado numerado 2 e outro 3), a probabilidade de o produto do número na face superior do dado e de o número da face superior da moeda ser par é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1128Q7318 | Português, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
TEXTO 3
Fritz Müller - a prova do evolucionismo no Brasil


Imigrante alemão testou pela primeira vez, em Santa Catarina, a teoria de Darwin. Para o naturalista inglês, seu colega era o “príncipe dos observadores da natureza”.

Charles Darwin sabia que não seria fácil a comunidade científica aceitar sua tese de que uma espécie daria origem a outra distinta. Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão. Estudos começaram a ser feitos no mundo todo, em uma verdadeira “corrida do ouro”. Mas o resultado que Darwin esperava só foi surgir em 1864, com o trabalho batizado de FürDarwin (Para Darwin, em alemão), do naturalista alemão, radicado no Brasil, Fritz Müller.

Johann Friedrich Theodor Müller (1822-1897) era um jovem médico e naturalista alemão que, em 1852, chegava ao Brasil com a esposa e uma filha. Eles tinham sido atraídos ao país pela propaganda feita por Hermann Blumenau, que desejava povoar uma colônia ao lado do rio Itajaí (hoje conhecida pelo sobrenome de seu fundador) e atrair o maior número possível de cientistas - que trabalhariam como professores.

Em Blumenau, Müller ganhou um grande terreno e passou a cuidar das terras como colono, aguardando convite para lecionar - o que viria a acontecer em 1856, quando assumiu a vaga de professor de matemática no Liceu Provincial de Desterro, atual Florianópolis. Para os habitantes da ilha, seu nome era quase impronunciável e ele ganhou um carinhoso apelido: Fritz Müller.

Pouco tempo depois, em 1861, o Liceu seria fechado e daria lugar ao Colégio da Santíssima Trindade, instituição religiosa que nada tinha a ver com o que Müller acreditava. O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além. Nesse mesmo ano, ele recebeu a tradução alemã de A Origem - sendo considerado o primeiro habitante do Brasil a ter contato com a obra - e percebeu que o convite de Darwin para novas pesquisas era uma oportunidade de colocar seu intelecto em prática.

Por meses, Müller realizou pesquisas de campo e experiências com espécies típicas do litoral catarinense. Em um desses trabalhos, encontrou a prova de que parte de uma espécie poderia se diferenciar do restante e ganhar características próprias, transformando-se em uma nova espécie que poderia competir com a outra e se destacar, tornando-se mais apta a sobreviver. Fritz Müller foi o primeiro cientista a apresentar modelos matemáticos para explicar a seleção natural e fornecer provas contundentes da veracidade da teoria.

MOÇO, Anderson.

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/fritz-muller-prova-evolucionismo- brasil-432259.shtml) [Adaptado]. Acesso em 10/03/2014.
Considere os trechos extraídos do texto 3.

1. “Logo na primeira edição de A Origem das Espécies, publicada em 1858, ele solicitou o envolvimento de naturalistas para que estudassem, imparcialmente, os dois lados da questão.” (primeiro parágrafo)

2. “O naturalista agora teria tempo de percorrer as matas atrás dos espécimes que colecionava, em um ofício que lhe foi caro desde a juventude. Mas os planos do alemão iam além.” (quarto parágrafo)

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base nos trechos em seu contexto.

( ) Em 1, o vocábulo “logo” tem o mesmo valor sintático-semântico que em “estudou, logo passou.”
( ) Em 1, o uso do modo subjuntivo no verbo da oração subordinada é motivado pela locução conjuntiva “para que”, estabelecendo-se a correlação modo-temporal entre pretérito perfeito do indicativo (“solicitou”) e pretérito imperfeito do subjuntivo (“estudassem”).
( ) Em 2, o uso do advérbio “agora” faz referência a um tempo que se segue imediatamente ao período de trabalho de Fritz no Liceu, época em que ele não podia realizar as pesquisas de campo.
( ) Os pronomes “ele” e “lhe”, respectivamente em 1 e 2, fazem referência anafórica a Fritz Müller.
( ) Em 2, o enunciado “Mas os planos do alemão iam além” cria no leitor uma expectativa de que algo importante estaria por ocorrer na vida de Fritz.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1129Q745885 | Economia, O Lado Monetário da Economia, Economista, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

A respeito da especificação de demanda por moeda, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1130Q34011 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Técnico Administrativo, DPE SC, FEPESE

Notícias dão conta de que uma grande cidade de um país asiático sofreu, em um recente final de semana, com o pior nível de qualidade do ar já registrado em sua história. Os índices de poluição chegaram a ser 30 a 40 vezes mais elevados do que os recomendados.

O desastre, certamente, guarda íntima relação com o enorme crescimento econômico do país, o mais populoso e a segunda economia do planeta.

Assinale a alternativa que indica a cidade e o país a que o texto faz referência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1131Q560620 | Informática, Windows, Técnico de Segurança do Trabalho, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Sobre a central de ações do Windows 8.1 Pro em português, considere as seguintes afirmativas.

1. Permite ao usuário verificar se há algum software potencialmente prejudicial ao computador, detectado pelo Windows.

2. Permite iniciar e verificar o status de manutenções automáticas do Windows.

3. Permite ao usuário verificar mensagens de segurança do Windows.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1132Q668928 | Direito Tributário, Interpretação e Integração Legislação Tributária, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

Assinale a alternativa correta nos termos do Código Tributário Nacional (Lei n° 5.172, de 1966).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1133Q475404 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia Co, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Para o tratamento do diabetes Mellitus, um dos seguintes medicamentos abaixo não pode ser utilizado. Assinale-o.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1134Q23576 | Informática, Técnico Industrial de Eletrônica, CELESC, FEPESE

Assinale a alternativa correta com relação ao botão AutoSoma do MS Excel versão 2010 em português.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1135Q14376 | Informática, Analista Financeiro, SEFAZ SC, FEPESE

Considere as ações descritas abaixo, executadas por softwares de proteção, com o intuito de permitir que o usuário utilize o computador com segurança. 

1. Verificar os discos rígidos e discos removíveis continuamente, de maneira transparente para o usuário. 

2. Escanear continuamente as conexões de rede, para identificar e impedir a propagação pela rede de softwares maliciosos. 

3. Bloquear o acesso à rede a partir de aplicações que não sejam consideradas seguras. 

4. Bloquear o acesso a anexos de mensagens de correio eletrônico que possam ser nocivas ao computador. 

Assinale a alternativa na qual são enumeradas corretamente as ações executadas tipicamente por um software antivírus.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1136Q23338 | Português, Advogado, CELESC, FEPESE

Leia as frases abaixo, extraídas de um site de compras coletivas (BrazilOfer).

1. Rose Feijão, vem trilhando com sucesso o seu caminho, seguindo as tendências e o dinamismo da moda jovem feminina. Para garotas de 6 à 16 anos. (02/10/2011)
2. A GVT, desde 1996 comprometida na qualidade e bem estar dos meninos, trás a moda social para esse pequenos homens, com a linha infanto-juvenil e linha bebê. (21/10/2011)
3. Com o intuito de trazer coleções românticas e femininas, a Mega Stillo trás para você peças delicadas e de qualidade, enfatizando o seu perfil. (id.)
4. A Venus Victrix trás uma coleção de produtos de decoração originários dos mais exóticos lugares. Para você que está querendo inovar e sofisticar a sua casa, esta é a hora. Lareiras, Almofadas, Vasos, Luminárias. (id.)

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1137Q23348 | Direito Constitucional, Advogado, CELESC, FEPESE

É competente para suspender a execução de lei declarada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1138Q822333 | Legislação Federal, Lei n 8080 1990 Lei Orgânica da Saúde, Fiscal em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Assinale a alternativa que não representa o campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1139Q23377 | Direito Processual do Trabalho, Advogado, CELESC, FEPESE

Assinale a alternativa correta, em sede de execução trabalhista.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1140Q12917 | Português, Administrador, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
Texto 1

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que  bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora  do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico  que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.

Nossa história colonial não se confunde com a  continuidade do nosso território colonial. Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta: o país aparece no prolongamento da Europa.  Ora, a ideia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no  escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social  bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de  reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial,  um arquipélago lusófono composto dos enclaves da   América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí  que emerge o Brasil do século XVIII. Não se trata, ao  longo dos capítulos, de estudar de forma comparativa as colônias portuguesas no Atlântico. O que se quer,  ao contrário, é mostrar como essas duas partes unidas  pelo oceano se complementam num só sistema de  exploração colonial cuja  singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.

[…]

A propósito do modo de escrever, é preciso notar que  o território do historiador da Colônia deve abranger  toda a extensão da lusofonia, da documentação ultramarina onde estão registrados os contatos entre as  culturas que nos formaram. Além do mais, numa cultura tradicionalmente oral como a nossa, um meio privilegiado de patentear a presença do passado consiste  em dar relevo à perenidade das palavras. Das palavras,  dos coloquialismos – ainda vivos agora – grafados nos  textos, na linguagem das estradas, das ruelas e das  praias brasileiras. Por isso, da leitura dos documentos e dos textos seiscentistas, retomei expressões que  encadeiam a narrativa das oito partes do livro.

ALANCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no 
Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. [prefácio].
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) com base no texto 1.

( ) Em “Nossa história colonial não se confunde com a continuidade do nosso território colonial” o autor estabelece uma distinção entre tempo e espaço coloniais.
( ) A construção “[…] o país aparece no prolongamento da Europa” se refere à forma como o Brasil tem sido comumente estudado em relação à história colonial.
( ) Depreende-se que a escravidão, base da colonização portuguesa, possibilitou a emergência de um sistema socioeconômico com duas faces interligadas, uma no Brasil e outra em Angola.
( ) Segundo o texto, a história do Brasil tem início no século XVIII, baseada em um sistema econômico lusófono e aterritorial.
( ) Para o autor, não é possível ter acesso à tradição oral, pois ela se perde no tempo devido à falta de registro escrito. 

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.