Início

Questões de Concursos FEPESE

Resolva questões de FEPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1341Q13739 | Direito Constitucional, Agente de Ação Social, SJC SC, FEPESE

Em relação ao direito de nacionalidade previsto na Constituição da República de 1988, consideram-se brasileiros natos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1342Q436399 | Direito Constitucional, Direitos Sociais, Procurador, PGE SC, FEPESE

De acordo com a Constituição Federal, são direitos sociais, exceto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1343Q671941 | Direito Processual Civil, Da Forma dos Atos Processuais, Assistente Jurídico, Prefeitura de Itajaí SC, FEPESE, 2020

É correto afirmar de acordo com o Código de Processo Civil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1344Q20722 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assistente Administrativo, CASAN, FEPESE

O Conselho de Administração do Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou recentemente a participação da instituição financeira no resgate internacional a Portugal.

Assinale a alternativa correta a respeito do tema.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1345Q591360 | Química, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

A água de abastecimento não deve conter microorganismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal.

Assinale a alternativa que apresenta materiais laboratoriais, indispensáveis na preparação da amostra para análise de coliformes totais e fecais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1346Q641289 | Informática, VPN, Auditor Fiscal da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado SC, FEPESE

Acerca da segurança na Internet, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1347Q721684 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Analista Executivo, Prefeitura de Fraiburgo SC, FEPESE, 2017

Em 2016, os Jogos Olímpicos foram sediados pela primeira vez no Brasil, contemplando quarenta e duas modalidades esportivas, conforme divulgado pelo portal oficial do Governo Federal sobre os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos (www.brasil2016.gov.br). Assinale a alternativa que contém as cinco modalidades em que o Brasil estreou em Jogos Olímpicos na edição do Rio 2016:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1348Q843540 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Crimes e Infrações Administrativas do ECA, Prefeitura de Itajaí SC Assistente Jurídico, FEPESE, 2020

De acordo com a Lei nº 8.069, de 13 julho de 1990, caracteriza-se crime privar a criança ou o adolescente de sua liberdade, procedendo à sua apreensão sem estar em flagrante de ato infracional ou inexistindo ordem escrita da autoridade judiciária competente, com a sujeição do infrator à seguinte pena:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1349Q235546 | Direito Constitucional, Conselho da República e Conselho de Defesa Nacional, Promotor de Justiça, MPE SC, FEPESE

Texto associado.

Analise os enunciados das questões abaixo e assinale se ele é Certo ou Errado.

Compete ao Conselho da República pronunciar-se sobre as questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas; estado de defesa; estado de sítio; intervenção federal.
  1. ✂️
  2. ✂️

1350Q47460 | Português, Analista Técnico Administrativo, JUCESC, FEPESE, 2017

Identifique abaixo as frases corretas ( C ) e as erradas ( E ) em relação à concordância verbal ou nominal, de acordo com a norma culta.

( ) O narrador pulou longas páginas e capítulos.
( ) Era necessário a organização neste setor.
( ) As listas dos pedidos de material seguem anexas.
( ) Se houvessem mais pessoas honestas, não existiriam tantas brigas por justiça.
( ) Vão fazer dez dias que não saio de casa.
( ) Fui eu quem se responsabilizou pelas tarefas do setor.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1351Q28519 | Informática, Procurador Municipal, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE

Ao copiar um intervalo de células contíguas de um única coluna no MS Excel 2010 em português, deseja-se colar seu conteúdo em um intervalo de células de uma única linha.

Para tanto, deve-se selecionar a opção de Colar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1352Q12915 | Português, Administrador, MPE SC, FEPESE

Texto associado.
Texto 1

“Formação do Brasil no Atlântico Sul”: o leitor que  bateu o olho na capa do livro estará intrigado com o subtítulo. Quer dizer então que o Brasil se formou fora  do Brasil? É exatamente isso: tal é o paradoxo histórico  que pretendo demonstrar nas páginas seguintes.

Nossa história colonial não se confunde com a  continuidade do nosso território colonial. Sempre se pensou o Brasil fora do Brasil, mas de maneira incompleta: o país aparece no prolongamento da Europa.  Ora, a ideia exposta neste livro é diferente e relativamente simples: a colonização portuguesa, fundada no  escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social  bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de  reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial,  um arquipélago lusófono composto dos enclaves da   América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí  que emerge o Brasil do século XVIII. Não se trata, ao  longo dos capítulos, de estudar de forma comparativa as colônias portuguesas no Atlântico. O que se quer,  ao contrário, é mostrar como essas duas partes unidas  pelo oceano se complementam num só sistema de  exploração colonial cuja  singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.

[…]

A propósito do modo de escrever, é preciso notar que  o território do historiador da Colônia deve abranger  toda a extensão da lusofonia, da documentação ultramarina onde estão registrados os contatos entre as  culturas que nos formaram. Além do mais, numa cultura tradicionalmente oral como a nossa, um meio privilegiado de patentear a presença do passado consiste  em dar relevo à perenidade das palavras. Das palavras,  dos coloquialismos – ainda vivos agora – grafados nos  textos, na linguagem das estradas, das ruelas e das  praias brasileiras. Por isso, da leitura dos documentos e dos textos seiscentistas, retomei expressões que  encadeiam a narrativa das oito partes do livro.

ALANCASTRO, Luiz Felipe. O trato dos viventes: formação do Brasil no 
Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. [prefácio].
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto 1.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1353Q858517 | Português, Pontuação, Técnico de Enfermagem, FEPESE, 2020

Leia a crônica de Carlos Drummond de Andrade.


Brasileiro Cem-Milhões


Telefonei para a maternidade indagando se havia nascido o bebê no 100.000.000, e não souberam informar-me:

— De zero hora até este momento nasceram oito, mas nenhum foi etiquetado com esse número.

É uma falha do nosso registro civil: as crianças não recebem números ao nascer. Dão-lhes apenas um nome, às vezes surrealista, que o acompanhará por toda a vida como pesadelo, quando a numeração pura e simples viria garantir identidade insofismável, poupando ainda o vexame de carregar certos antropônimos. Centenas de milhares nascem João ou José, mais o homem ou a mulher 25.786.439 seria uma única pessoa viva, muito mais fácil de cadastrar no Imposto de Renda e nos mil outros fichários com que é policiada a nossa existência.

Passei por baixo do viaduto, onde costumam nascer filhos do vento, e reinava uma paz de latas enferrujadas e grama sem problemas. Ninguém nascera ali depois da meia-noite. O dia 21 de agosto, marcado para o advento do brasileiro cem-milhões, transcorria sem que sinal algum, na terra ou no ar, registrasse o acontecimento.

Costumo acreditar nos bancos, principalmente nos oficiais, e se o Banco Nacional da Habitação, através do Serfhau, garantiu que nessa segunda-feira o Brasil atingiria a cifra redonda de 100 milhões de habitantes, é porque uma parturiente adrede orientada estaria de plantão para perfazer esse número.

Verdade seja que o IBGE, pelo Centro Brasileiro de Estudos Demográficos, julgou prematura a declaração, e só para o trimestre de outubro/dezembro nos promete o brasileiro em questão. Não ponho em dúvida sua autoridade técnica, mas um banco é um banco, ainda mais se agência governamental, e a esta hora deve ter recolhido nosso centésimo milionésimo compatrício em berço especial da casa própria, botando-lhe à cabeceira um cofre de caderneta de poupança.

É que me custa admitir o nascimento desse garoto, ou garota, sem o amparo de nossas leis sociais, condenado a ser menos que número - uma dessas crianças mendicantes, que não conhecerão as almofadas da felicidade. Não queria que a televisão lhe desse um carnê e uma viagem à Grécia, nem era preciso que Manchete lhe dedicasse 10 páginas coloridas, sob o patrocínio do melhor leite em pó. Mas gostaria que viesse ao mundo com um mínimo de garantia contra as compulsões da miséria e da injustiça, e de algum modo representasse situação idêntica de milhões de outras crianças que recebessem - estou pedindo muito? - não somente o dom da vida, mas oportunidades de vivê-la.

Seria vaidade irrisória proclamar-se ele, o 100.000.000o brasileiro, membro eufórico da geração dos 100 milhões, e saber-se apenas mais um marginalizado, que só por artifício de média ganha sua fatia no bolo do Produto Nacional Bruto.

Não desejo o herói do monumento nem mártir anônimo. Prefiro vê-lo como um ser capaz de fazer alguma coisa de normal numa sociedade razoavelmente suportável, em que a vida não seja obrigação estúpida, sem pausa para fruir a graça das coisas naturais e o que lhes acrescentou a imaginação humana.

Olho para esse brasileiro cem-milhões, nascido ontem ou por nascer daqui a algumas semanas, como se ele fosse meu neto… bisneto, talvez. Pois quando me dei conta de mim, isto aí era um país de 20 milhões de pessoas, diluídas num território quase só mistério, que aos poucos se foi desbravando, mantendo ainda bolsões de sombra. Vi crescer a terra e lutarem os homens, entre desajustes e sofrimentos. Os maiorais que dirigiam o processo lá se foram todos. Vieram outros e outros, e encontro nesta geração um novo rosto de vida que se interroga. Há muita ingenuidade, também muita coragem, e os problemas se multiplicam com o crescimento desordenado. Somos mais ricos… e também mais pobres.

Meu querido e desconhecido irmão no 100.000.000, onde quer que estejas nascendo, fica de olho no futuro, presta atenção nas coisas para que não façam de ti subproduto de consumo, e boa viagem pelo século XXI adentro.
Assinale a alternativa com a frase corretamente pontuada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1354Q383658 | Biologia, Anatomia, Técnico em Anatomia e Necrópsia, UFFS, FEPESE

Dependendo do tipo de necropsia, diferentes técnicas são empregadas.

A técnica de Rokitansky é utilizada para:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1355Q324350 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Educador Pedagógico Projeto Sentinela, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo, quanto aos objetivos do Programa Sentinela.

I. Identificar o fenômeno e riscos decorrentes.

II. Prevenir o agravamento da situação.

III. Promover e incitar o ciclo de violência.

IV. Contribuir para a devida responsabilização dos autores da agressão ou exploração.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1356Q167430 | Segurança da Informação, Criptografia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE

Acerca dos sistemas criptográficos e dos algoritmos de função hash, julgue as afirmativas abaixo.

1. O algoritmo SHA-1 é um exemplo de função geradora de digest (resumo) adotado no processo de assinaturas digitais. Este algoritmo possui vulnerabilidades já comprovadas no que se refere a resistência a colisões, porém continua sendo amplamente adotado em assinaturas de documentos digitais.

2. Em um sistema de cadastro de usuários, antes de ser salva no banco de dados, a senha do usuário é criptografada com uma função hash unidirecional. Em caso de perda de senha, para recuperar a senha armazenada no banco, o sistema decifra a senha usando o algoritmo AES e a envia para o cliente.

3. Em sistemas criptográficos assimétricos que utilizam o algoritmo RSA, para se garantir a confidencialidade de uma mensagem, o emissor da mensagem deve cifrá-la usando sua chave privada RSA. Já o receptor da mensagem deverá decifrar a mensagem utilizando a chave pública do emissor.

4. Os algoritmos simétricos, que utilizam a mesma chave para cifrar e decifrar mensagens, podem oferecer cifragem de fluxo e cifragem de blocos. DES, 3DES e AES são exemplos de algoritmos simétricos que oferecem cifra de blocos.

5. Os algoritmos simétricos, como o DES e 3DES, são considerados mais eficientes, do ponto de vista de desempenho computacional, quando comparados com os algoritmos assimétricos, como o RSA.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1357Q163855 | Contabilidade Geral, Custo de Produção, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ SC, FEPESE

Analise as afirmativas abaixo e assinale com ( V ) as verdadeiras e ( F ) as falsas.

( ) Custo dos Produtos Vendidos é a soma dos custos incorridos na fabricação dos bens que estão sendo vendidos.
( ) Custo de Produção do Período é a soma dos gastos incorridos na empresa durante um determinado período.
( ) Custo Direto é aquele que pode ser medido (identificado) objetivamente com o produto.
( ) Custo da Produção Acabada é a soma dos custos incorridos no período dentro da fábrica.
( ) Custo Fixo não depende do volume de produção.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1358Q225316 | Direito Administrativo, Tipos e Modalidades Concorrência, Procurador do Estado, PGE SC, FEPESE, 2018

Com base na Lei 8.666/1993 e suas alterações posteriores, a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1360Q182586 | Informática, Engenheiro Civil, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE

Assinale a alternativa que descreve a função CONT.NÚM() do MS Excel 2010 em português.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.