Início

Questões de Concursos FEPESE

Resolva questões de FEPESE comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q7299 | Economia, Analista do Ministério Público, MPE SC, FEPESE

O conceito de “vantagem competitiva” refere-se a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q361545 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Casan SC, FEPESE

O auxiliar de enfermagem precisa tomar alguns cuidados com relação à autoproteção.

No manuseio de agulhas e outros materiais perfuro cortantes, são essenciais os seguintes cuidados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q386818 | Biologia, Recursos Hídricos, Sanitarista, UFFS, FEPESE

Sobre os aspectos relacionados à macrodrenagem urbana, assinale a alternativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q782578 | Engenharia Aquacultura Aquicultura, Engenheiro de Pesca, UFFS, FEPESE

No processamento de pescados, o congelamento é um dos métodos utilizados para prolongar a vida de armazenamento do produto.

Sobre o processo de congelamento de peixes, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q374048 | Português, Usos da Norma Padrão Culta, Técnico em Atividades Administrativas, JUCESC SC, FEPESE, 2017

Assinale a alternativa correta de acordo com a norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q6761 | Português, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Texto associado.
O clima afeta seu humor?

Chuva, calor, frio. Será que esses componentes climáticos
têm poder no seu humor?


Uma pesquisa da Associação Americana de Psicologia
tenta responder essa dúvida. A pesquisa americana
levou em consideração um grupo de adolescentes
e suas mães. Os pesquisadores descobriram quatro
tipos de pessoas quando o assunto é humor e clima:

• Os não afetados. Praticamente metade
dos voluntários está nesse grupo. Essas pessoas
não são influenciadas por mudanças
climáticas.

Aqueles que amam o verão. Nesse grupo, as
pessoas são mais felizes quando chove menos
e faz calor (lembrando que, em geral, o verão
brasileiro é quente e chuvoso; mas a pesquisa
leva em consideração o verão americano). No
entanto, as mães preferem mais o verão do
que os ilhos. Apenas 15% dos adolescentes
estão nesta categoria, enquanto 30% das
mães são amantes do verão.

Aqueles que odeiam o verão. Este é o grupo
de pessoas das quais você menos ouve falar.
Esse tipo de gente não gosta de calor e prefere
quando chove ou faz frio. 27% dos adolescentes
estudados odeiam o verão e apenas
12% das mães se encaixam nessa categoria.

Aqueles que odeiam a chuva. O humor
deste grupo não se afeta com frio, calor ou
quando está nublado; eles simplesmente
odeiam a chuva. Eles são minoria, 8% dos
adolescentes e 12% das mães estão nessa
categoria.

E você? É de qual tipo?

Disponível em: http://noticias.universia.com.br/destaque/noticia/
2012/01/19/906254/clima-afeta-seu-humor.pdf [Adaptado]
Acesso: 15/fev/2014.
1. Analise as afirmativas abaixo.

1. No início do texto, em “Será que esses componentes climáticos têm poder no seu humor?”, o trecho sublinhado refere-se aos substantivos “Chuva, calor, frio”.

2. No quarto parágrafo, em “as mães preferem mais o verão do que os filhos”, há uma relação de comparação.

3. No quarto parágrafo, em “Apenas 15% dos adolescentes estão nesta categoria, enquanto 30% das mães são amantes do verão”, a conjunção sublinhada pode ser substituída por “ao passo que”, sem mudança de sentido na frase.

4. No segundo parágrafo, em “A pesquisa americana levou em consideração um grupo de adolescentes e suas mães”, o elemento sublinhado pode ser substituído adequadamente por “as mães delas”.

5. No quinto parágrafo, em “27% dos adolescentes estudados odeiam o verão”, a forma verbal sublinhada pode ser substituída por “odeia”, sem ferir nenhuma regra de concordância verbal. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q119200 | História do Brasil, Período colonial, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Sobre as razões que levaram Portugal a optar pela produção açucareira no processo de colonização do Brasil, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q553985 | Informática, PowerPoint, Fiscal em Vigilância Sanitária, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

As ferramentas para avanço automático de slides após um certo intervalo de tempo do MS Powerpoint 2013 em português estão localizadas na guia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q386837 | Biologia, Parasitologia, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

A Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles.

Assinale a alternativa que contenha apenas parasitoses do tipo Protozooses.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q388373 | História, Santa Catarina, Auditor, SEF SC, FEPESE

Assinale a proposição verdadeira em relação à ocupação e colonização do território de Santa Catarina.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q381931 | Biologia, Anatomia, Biólogo, Prefeitura de Balneário Camburiú SC, FEPESE

O sistema reprodutor masculino humano completo compõe-se dos seguintes segmentos:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q6768 | Específico Agente de Endemias, Epidemia, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Criciúma SC, FEPESE

Qual a ação desencadeada imediatamente após a notificação da ocorrência de um caso de doença de notificação compulsória que visa, através de profilaxia específica, prevenir a disseminação de um surto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q338426 | Matemática, Trinômio do 2 grau, Técnico Judiciário, TRT 12a, FEPESE

As raízes da função quadrática y = 2x2 +mx + 1 são positivas e uma é o dobro da outra. A soma dessas raízes é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q387337 | Biologia, Bioquímica, Técnico de Laboratório, UFFS, FEPESE

O ciclo de Krebs, também chamado de ciclo do ácido cítrico, ou ciclo do ácido tricarboxílico, é uma das fases da respiração celular. Sobre essa importante rota bioquímica, analise as afirmativas a seguir:

1. No ciclo de Krebs, o ácido pirúvico proveniente da glicólise sofre uma descarboxilação oxidativa pela ação da enzima piruvato desidrogenase, existente no interior das mitocôndrias eucariontes, e reage com a coenzima A (CoA), resultando acetilcoenzima A (acetilCoA) que reage com o ácido oxalacético, liberando a molécula de coenzima A, que não permanece no ciclo, formando ácido cítrico e uma molécula de gás carbônico.

2. Ao final das reações do ciclo de Krebs, o ácido oxalacético é restaurado e devolvido à matriz mitocondrial, onde estará pronto para se unir a outra molécula de acetilCoA e recomeçar o ciclo.

3. Podemos concluir que o ciclo de Krebs é uma reação anabólica, e não metabólica, porque promove a oxidação do acetilCoA, a duas moléculas de CO2, e conserva parte da energia livre dessa reação na forma de coenzimas reduzidas, que serão utilizadas na produção de ATP na fosforilação oxidativa, a última etapa da respiração celular.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q722222 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Diversos, Engenheiro Civil, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE

Enchentes devastadoras, desmoronamento de encostas, destruição de pontes e estradas são algumas consequências das mudanças climáticas que estamos vivendo.

Assinale a alternativa que menciona algumas das causas desses eventos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q242533 | Contabilidade Geral, Técnico Contabilidade, MPE SC, FEPESE

De acordo com o artigo 184 da Lei 6.404/76, os elementos do passivo serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:

1. as obrigações, encargos e riscos, conhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão divulgados pelo valor histórico.

2. as obrigações em moeda estrangeira, com cláusula de paridade cambial, serão convertidas em moeda nacional à taxa de câmbio em vigor na data do balanço.

3. as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão ajustados ao seu valor presente, sendo os demais ajustados quando houver efeito relevante.

4. as obrigações, os encargos e os riscos, conconhecidos ou calculáveis, inclusive Imposto sobre a Renda a pagar com base no resultado do exercício, serão computados pelo valor atualizado até a data do balanço.

5. as obrigações, os encargos e os riscos classificados no passivo não circulante serão divulgados pelo valor histórico.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q243570 | Contabilidade Geral, Técnico Contabilidade, MPE SC, FEPESE

Sobre o método de controle de estoques UEPS (Último Produtoa Entrar é o Primeiro a Sair), é correto afirmar:

1. Não é aceito para fins tributários.

2. É aceito para fins tributários.

3. Na devolução de vendas com custos unitários diferentes, o registro na ficha de controle de estoque deve obedecer à lógica do primeiro produto a sair será o primeiro a retornar para o estoque.

4. Na devolução de vendas com custos unitários diferentes, o registro na ficha de controle de estoque deve obedecer à lógica do último produto a sair será o primeiro a retornar para o estoque.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q4997 | Matemática, Assistente Operacional, CELESC, FEPESE

Uma loja tem 210 camisas e 225 calças para distribuir totalmente entre seus funcionários. Para que todos os funcionários recebam exatamente o mesmo número de camisas e calças, a loja deve ter no máximo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q117748 | Informática, Conceitos de internet, Analista de Sistemas, UDESC, FEPESE

Assinale a alternativa correta a respeito da navegação em sites da Web.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.