Início

Questões de Concursos FGR

Resolva questões de FGR comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


31Q16005 | Específico Agente de Endemias, Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa abaixo que apresenta a continuidade CORRETA ao texto:
Na Constituição Federal de 1988, o estado brasileiro assume, como seus objetivos precípuos, a redução das desigualdades sociais e regionais, a promoção do bem de todos e a construção de uma sociedade solidária sem quaisquer formas de discriminação. Tais objetivos marcam o modo de conceber os direitos de cidadania e os deveres do estado no País, entre os quais a saúde (BRASIL,1998). Neste contexto, a garantia da saúde implica assegurar o acesso universal e igualitário dos cidadãos aos serviços de saúde, como também à formulação de políticas sociais e econômicas que operem na redução dos riscos de adoecer. No texto constitucional tem-se ainda que o sistema sanitário brasileiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q16008 | Específico Agente de Endemias, Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

De acordo com as responsabilidades de cada esfera de gestão do Sistema Único de Saúde SUS – Ministério da Saúde, Estados e Municípios, destacamos as estratégias preconizadas para implementação da Política Nacional de Promoção da Saúde.

Leia as afirmativas abaixo e coloque V para verdadeiro e F para Falso.

( ) Estruturação e fortalecimento das ações de promoção da saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), privilegiando as práticas de saúde sensíveis à realidade do Brasil;
( ) Estímulo à inserção de ações de promoção da saúde em todos os níveis de atenção, com ênfase na atenção básica, voltadas às ações de cuidado com o corpo e a saúde, alimentação saudável e prevenção e controle ao tabagismo;
( ) Desenvolvimento de estratégia de qualidade em ações de promoção da saúde para profissionais de saúde inseridos no Sistema Único de Saúde (SUS).

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q29122 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Texto associado.
TEXTO 1
HORA DE MUDAR HÁBITOS

Elian Guimarães.

     O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
     Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
     Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
     Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
 
(Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
O autor, ao dar ao texto o título HORA DE MUDAR HÁBITOS, apoiou-se no pressuposto de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q326324 | Pedagogia, Estrutura Educacional Brasileira, Especialista Educacional, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

A Lei 8069, de 13 de julho de 1990, dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e dá outras providências. Em seu artigo 2º, o ECA, que dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, considera, sem as excepcionalidades, criança e adolescente para efeitos dela própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q722240 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

A respeito de Belo Horizonte, pode-se dizer que foi inventada três vezes.

I. A primeira vez foi a invenção política (1897-1914) – obra da república que queria demarcar o início de novos tempos, superar o passado colonial-imperial tido como fator de atraso e estagnação.

II. A segunda foi a invenção mercantil (1914-1980) que culminou com a privatização de serviços, o domínio dos interesses econômicos, a modernização e a verticalização da cidade, a expansão da infraestrutura material e a industrialização.

III. A terceira invenção é a social – que tendo antecedentes nas lutas sociais, que resistiram à tendência excedente, que marca o projeto da cidade desde o início, consolidou-se nos anos 80-90 pela emergência de uma série de iniciativas democráticas populares.

Marque a alternativa CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q16011 | Específico Agente de Endemias, Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Baseado nos preceitos constitucionais, a construção do Sistema Único de Saúde (SUS) se norteia pelos seguintes princípios doutrinários:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q29118 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Texto associado.
TEXTO 1
HORA DE MUDAR HÁBITOS

Elian Guimarães.

     O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
     Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
     Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
     Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
 
(Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
Pode-se afirmar que o TEXTO 1 tem por objetivo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q606760 | Biblioteconomia, Metodologia da pesquisa científica e Pesquisa bibliográfica, Bibliotecário, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Marque a alternativa que preenche de modo CORRETO as lacunas do período abaixo.

Na _______ um grupo de especialistas analisa uma questão de forma interativa e anônima. Trata-se de uma técnica livre de influência individual e seu objetivo principal é identificar tendências. Pode ser usada para participantes que estão geograficamente dispersos. Para a aplicação da _______, reúne-se um grupo relacionado com o problema a ser explorado e um moderador para assegurar que o assunto será discutido sem distorções. A vantagem dessa técnica consiste na obtenção de um maior número de informações com riqueza de detalhes.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q29146 | Matemática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Dois jovens empreendedores, ao terminar um curso avançado de informática, resolveram abrir uma microempresa de computação. Um deles investiu R$ 5.000,00 e outro R$ 7.000,00. Após três meses de funcionamento, a empresa deu lucro de R$ 9.000,00.

Dividindo o lucro proporcionalmente aos investimentos, o sócio que investiu mais recebeu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q724103 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Em relação à cidade de Belo Horizonte, marque a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

43Q16007 | Específico Agente de Endemias, Saúde Pública, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Leia os itens abaixo e marque a alternativa CORRETA.

São Diretrizes da Política de Promoção da Saúde:

I. Reconhecer na promoção da saúde uma parte fundamental da busca da equidade, da melhoria da qualidade de vida e de saúde;
II. Estimular as ações intersetoriais, buscando parcerias que propicie o desenvolvimento integral das ações de promoção de saúde;
III. Fortalecer a participação social como fundamental na consecução de resultados de promoção da saúde, em especial a equidade e o empoderamento individual e comunitário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q721879 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Município de Belo Horizonte, Guarda Municipal, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

De 1967 até 1979, os prefeitos de Belo Horizonte deixaram de ser eleitos para serem nomeados. Este período corresponde ao regime militar implantado no país. Assinale qual prefeito abaixo foi eleito pelo voto popular e não nomeado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q29017 | Específico Agente de Endemias, Direito Sanitário, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Ebola é um vírus altamente infeccioso que pode atingir uma taxa de mortalidade alta.

Leia os itens abaixo relacionados ao Ebola e coloque V (verdadeiro) ou F (falso):

( ) O vírus tem cinco cepas (origem ou linhagem). O mais letal deles, chamado Zaire, é predominante na epidemia, que desde março de 2014 atinge a África Ocidental e é considerada a maior da história. Entre março e outubro, quase cinco mil pessoas morreram e a epidemia está longe de estar controlada;
( ) Médicos Sem Fronteiras (MSF) é a organização humanitária com maior experiência no tratamento de pacientes com Ebola e começou a atuar prontamente na África Ocidental, antes mesmo do surto ser oficialmente declarado;
( ) O Ebola teve seu vírus isolado pela primeira vez em 1950, na Tanzânia. Ele recebeu esse nome pois Ebola significa “aqueles que se dobram" no dialeto Makonde da Tanzânia, termo este usado para designar aqueles que sofriam com o mal. A doença, apesar de pouco letal, é muito limitante.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

46Q29121 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Texto associado.
TEXTO 1
HORA DE MUDAR HÁBITOS

Elian Guimarães.

     O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
     Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
     Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
     Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
 
(Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
“Transformar o pensamento em ideia. Ousar.”
O pensamento destacado acima só pode ser comprovado na alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q29125 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Texto associado.
TEXTO 1
HORA DE MUDAR HÁBITOS

Elian Guimarães.

     O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados. É importante entender que ocorre uma situação sui generis no mercado, em que são percebidos três tipos distintos de consumidor. A geração acima de 45 anos, formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar. 
     Há o consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos.  É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado.
     Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico. Lida desde cedo com computador, foi alfabetizado em idade diferente das outras gerações. É consumidor que exige novos produtos e serviços dentro desse novo mercado. Quando se fala de hábito de consumo é preciso falar do consumidor. São eles que pressionam a criação e concepção de novos serviços e produtos no mercado. E o empreendedor precisa saber a hora de mudar e essas transformações precisam ser percebidas pelo consumidor.
     Algumas empresas persistem no modelo do passado e, com isso, vão perdendo mercado. Para não exagerar na dose, o empreendedor precisa acompanhar as tendências do momento. Transformar o pensamento em ideia. Ousar.
 
(Jornal Estado de Minas, 16/5/2010. Texto adaptado).
Leia os itens seguintes:

I. “O mundo de hoje é um grande desafio. Para vencer num meio competitivo é preciso ser jovem, não necessariamente de idade, mas de mente, de cabeça. São pessoas dispostas a mudar, a trazer coisas novas e a engajar em novos nichos e mercados."
II. “A geração acima de 45 anos formada por consumidores dos quais já se conhecem hábitos de compra. São mais tradicionalistas, mas já têm a certeza do que querem e vão comprar". 
III. “Há consumidor geração “X", na faixa de 25 a 45 anos. É aquele que encontrou um período de transição política e cultural, de inflação alta, novos hábitos e valores. Esse consumidor, que surpreende a todo momento, já está habituado a mudanças e transformações no mercado."
IV. “Hoje, há a identificação de novo consumidor, o geração “Y", de 18 a 25 anos, totalmente diferenciado. Já nasceu num país diferente. É essencialmente tecnológico."]

Os trechos acima, transcritos do TEXTO 1, possuem elementos coesivos que promovem sua manutenção temática. 

A partir dessa perspectiva, NÃO se pode concluir que isso ocorra:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q337975 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Coveiro, Prefeitura de Pitangui MG, FGR

Márcia possui R$ 80,00. Gastou 1/5 do dinheiro no Supermercado "Boa Gente" e do que sobrou gastou 2/8 no salão do Merreca. É Incorreto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q386032 | Biologia, Práticas Laborais, Bioquímico, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

O método de coloração de Ziehl-Neelsen tem alto valor diagnóstico e é empregado para a identificação de bactérias do gênero.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

50Q29005 | Legislação Municipal, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FGR

Marque a alternativa CORRETA que dê continuidade à frase:

Em Belo Horizonte, a Vigilância em Saúde envolve atividades de vigilância epidemiológica
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.