Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q118072 | Informática , Sistemas de numeração, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

O sistema binário representa a base para o funcionamento dos computadores. Assim, um odômetro binário mostra no display o número 10101111.

A representação desse número em decimal e em hexadecimal e o próximo número binário mostrado no display, serão, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q686548 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

“O hábito de ler é sem dúvida um dos maiores presentes que uma criança pode receber. A leitura abre inúmeras portas para o desenvolvimento do indivíduo e seus benefícios intelectuais e de apoio ao aprendizado escolar são proporcionais ao prazer de desbravar novos mundos pela imaginação.” 
Ricardo Viveiros, in Oficina de Comunicação. 
As opções a seguir apresentam alguns benefícios do ato de ler, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q49712 | Matemática, Aritmética e Problemas, Merendeiro, SEDUC AM, FGV

Joana comprou 31 baterias para as calculadoras de seus alunos e pagou R$ 527,00. 

O preço, em reais, de cada bateria é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q33871 | Informática, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

É uma fórmula válida no MS Excel 2010, em português:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q263131 | , Técnico Superior Especializado Desenvolvimento de Sistemas, DPE RJ, FGV

Considere que uma equipe esteja trabalhando num software web com severas restrições de segurança. Além dos desenvolvedores e analistas, essa equipe conta com profissionais especialistas em segurança que têm, entre outras atribuições, a responsabilidade de realizar a revisão dos códigos a fim de evitar vulnerabilidades. Se durante a etapa de desenvolvimento um revisor da equipe de segurança detectar uma vulnerabilidade, é sua responsabilidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q28088 | Informática, Assistente Administrativo Legislativo, Câmara de Recife PE, FGV

Na aba Desenvolvedor, do MS Excel, há uma opção rotulada Gravar Macro.

O uso desse recurso permite:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q13296 | Português, Administrador, FUNARTE, FGV

Texto associado.
O JEITINHO BRASILEIRO
(Roberto da Matta)

O jeitinho brasileiro é uma forma de corrupção?
Se a regra transgredida não causa prejuízo, temos o “jeitinho” positivo e, direi eu, ético. Por exemplo: estou tranquilo na fila, chega uma senhora que parece preocupada, precisando pagar sua conta que vence aquele dia e pede para passar na frente. Não há o que reclamar dessa forma de “jeitinho”, que permaneceria universal porque poderia ocorrer na maioria dos países conhecidos, exceto talvez na Alemanha ou na Suíça, onde um trem sai às 14:57! E sai mesmo: eu fiz o teste.
A questão sociológica que o “jeitinho” apresenta, porém, é outra. Ela mostra uma relação ruim com a lei geral, com a norma desenhada para todos os cidadãos, com o pressuposto que essa regra universal produz legalidade e cidadania! Eu pago meus impostos integralmente e por isso posso exigir dos funcionários públicos do meu país. Tenho o direito - como cidadão - de tomar conta da Biblioteca Nacional, que também é minha. Agora, se eu dou um jeito nos meus impostos porque o delegado da receita federal é meu amigo ou parente e faz a tal “vista grossa”, aí temos o “jeitinho” virando corrupção.
Diante da pergunta que lhe foi feita, o sociólogo Roberto da Matta partiu da seguinte estratégia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q19487 | Matemática, Raciocínio Matemático, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

No  basquete,  uma  cesta  pode  valer  3  pontos,  2  pontos  ou   1 ponto. Em um dos períodos de um jogo de basquete o jogador  Alceu fez 6 cestas totalizando 11 pontos.  Considere as afirmativas a seguir. 

I.  Alceu fez, no máximo, 2 cestas de 3 pontos. 

II.  Alceu fez, no mínimo, 1 cesta de 1 ponto. 

III.  Alceu fez, no máximo, 4 cestas de 2 pontos. 

Assinale
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q688246 | Português, Interpretação de Textos, Agente de Trânsito e Transporte, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Um jornal carioca publicou a seguinte manchete nas páginas esportivas: 
Vasco obtém empréstimo para acertar pagamentos 
Dessa manchete deduz-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q12570 | Direito Sanitário, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV

Um dos princípios do SUS é a utilização da epidemiologia para o estabelecimento de prioridades, a alocação de recursos e a orientação programática. Isso porque a epidemiologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q319461 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

Inês Barbosa de Oliveira afirma que pensar alternativas curriculares como uma possibilidade de contribuição para a emancipação social traz em si dois pressupostos. Um deles refere-se à definição de currículo. Para a autora, adepta de uma visão pós-estruturalista, o currículo deve ser compreendido como criação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q158940 | Raciocínio Lógico, Assistente Judiciário Web Designer, TJ AM, FGV

Dona  Maria  tem  quatro  filhos:  Francisco,  Paulo,  Raimundo  e  Sebastião. 

A esse respeito, sabe-se que 

I.  Sebastião é mais velho que Raimundo. 
II.  Francisco é mais novo que Paulo. 
III.  Paulo é mais velho que Raimundo. 

Assim, é obrigatoriamente verdadeiro que 

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q191515 | Administração Geral, Estrutura Organizacional, Administrador, TJ AM, FGV

A especialização horizontal é também denominada processo funcional e caracteriza-se pelo crescimento horizontal do organograma. Pela sua tendência de criar departamentos, é mais conhecida como departamentalização.

O fragmento a seguir "É indicada quando o negócio depende de diferentes características de produtos/serviços que variam conforme o tipo e a necessidades do cliente” , caracteriza a aplicação da departamentalização denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q99345 | Administração Geral, Gestão do conhecimento e Informação, Analista Administrativo, BADESC, FGV

Com relação ao conhecimento tácito e ao conhecimento explícito, analise as afirmativas a seguir.

I. O conhecimento tácito é simples de ser articulado na linguagem formal.
II. O conhecimento tácito possui natureza intangível e pessoal.
III. Os conhecimentos tácito e explícito são complementares e suas interações proporcionam dinamismo às organizações.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q12559 | Raciocínio Lógico, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV

Carla tem dois irmãos gêmeos mais velhos do que ela. O produto das idades dos três é 300.

A soma das idades dos três é
 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q134595 | Português, Interpretação de Textos, Analista Judiciário Assistência Social, TJ RJ, FGV

TEXTO 2 – A REALIDADE PERCEBIDA PELOS ANIMAIS

É difícil imaginar como pode ser o mundo de um animal considerando que não só sua inteligência, mas também seus sistemas sensoriais são diferentes dos nossos. Todavia, os animais captam estímulos que nós não captamos. O ornitorrinco, por exemplo, percebe com seu bico, parecido com o dos patos, as descargas elétricas produzidas pelos camarões, a um metro de distância. As abelhas percebem as alterações elétricas causadas por uma tempestade distante e voltam para a colmeia; as serpentes detectam o calor de suas vítimas; os morcegos percebem o eco dos sons que lançam.

O biólogo alemão von Uexküll assinalou que cada espécie animal vive em um mundo próprio, ao que chamou Umwelt.

Segundo o texto 2, as diferentes espécies animais apresentam percepções distintas do mundo porque:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q328191 | Pedagogia, Papel Político Pedagógico e Organicidade, Analista Judiciário, TJ RO, FGV

Competências profissionais podem ser definidas como a combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes que atuam de forma integrada no desempenho humano no trabalho. Nesse sentido, há uma relação direta entre competência e desempenho, de tal sorte que é esperado que pessoas que desenvolveram mais competências profissionais tenham também um maior desempenho no trabalho. O correto entendimento das dimensões que compõem o conceito de competência permite fazer as seguintes associações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q119911 | Raciocínio Lógico, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Considere a afirmação: “Se hoje é sábado, amanhã não trabalharei."


A negação dessa afirmação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q44805 | Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, INEA RJ, FGV

A sequência de letras a seguir mantém o mesmo padrão de repetição. 

I N E A R J I N E A R J I N E A R J ... 

A letra que ocupa a 555a posição é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q556837 | Informática, Writer, Técnico de Procuradoria, PGE RO, FGV

João está preparando um texto que contém uma tabela T cujo leiaute exige que certas células contenham outras tabelas.

A solução para João é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.