Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1051Q29279 | Meio Ambiente, Técnico em Meio Ambiente, CODEBA, FGV

A NBR nº 10004/04 da ABNT classifica os resíduos sólidos quanto aos riscos potenciais à saúde humana ou de contaminação do meio ambiente. Segundo esse instrumento legal, os resíduos são classificados como perigosos por suas características. Relacione as características listadas a seguir às respectivas propriedades.

1. Inflamabilidade
2. Reatividade
3. Patogenicidade 

( ) Contém, ou apresenta a suspeita de conter, agentes etiológicos, ácido desoxiribonucleico (ADN) ou ácido ribonucleico (ARN) recombinantes, organismos geneticamente modificados, plasmídios, cloroplastos, mitocôndrias ou toxinas capazes de produzir doenças em homens, animais ou vegetais.
( ) Gerar gases, vapores e fumos tóxicos em quantidades suficientes capazes de provocar danos à saúde pública ou ao meio ambiente, quando misturados com a água.
( ) Não ser líquida e ser é capaz de, sob condições de temperatura e pressão de 25ºC e 0,1 MPa (1 atm), produzir fogo por fricção, absorção de umidade ou por alterações químicas espontâneas e, quando inflamada, queimar vigorosa e persistentemente, dificultando a extinção do fogo.

Assinale a opção que mostra a relação correta, de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q23117 | Raciocínio Lógico, Assessoria Legislativa, AL BA, FGV

Quando os 63 deputados de uma Assembleia Legislativa são listados em ordem alfabética, um determinado deputado ocupa a 17ª posição.
Quando os mesmos 63 deputados são listados na ordem inversa da alfabética, o citado deputado ocupa a posição de ordem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q372100 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, FGV, 2019

João, por força de divergência ideológica, publicou, em 03 de fevereiro de 2019, artigo ofensivo à honra de Mário, dizendo que este, quando no exercício de função pública na Prefeitura do município de São Caetano, desviou verba da educação em benefício de empresa de familiares.

Mário, inconformado com a falsa notícia, apresentou queixa-crime em face de João, sendo a inicial recebida em 02 de maio de 2019. Após observância do procedimento adequado, o juiz designou data para a realização da audiência de instrução e julgamento, sendo as partes regularmente intimadas. No dia da audiência, apenas o querelado João e sua defesa técnica compareceram.


Diante da ausência injustificada do querelante, poderá a defesa de João requerer ao juiz o reconhecimento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1054Q371226 | Direito do Trabalho, Cessação do contrato de emprego, FGV

Plácido, empregado de um restaurante, sem qualquer motivo, passou a agredir verbalmente seu superior, até que, violentamente, quebrou uma mesa e uma cadeira que estavam próximas. Contornada a situação, Plácido foi dispensado e a empresa descontou no seu TRCT os valores do prejuízo com os móveis, que correspondiam a 60% do salário do trabalhador. Sobre o episódio apresentado, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1055Q371129 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, FGV

Antônio desenvolve há mais de 40 anos atividade de comércio no ramo de hortifrúti. Seus clientes chegam cedo para adquirir verduras frescas entregues pelos produtores rurais da região. Antônio também vende no varejo, com pesagem na hora, grãos e cereais adquiridos em sacas de 30 quilos, de uma marca muito conhecida e respeitada no mercado. Determinado dia, a cliente Maria desconfiou da pesagem e fez a conferência na sua balança caseira, que apontou suposta divergência de peso. Procedeu com a imediata denúncia junto ao Órgão Oficial de Fiscalização, que confirmou que o instrumento de medição do comerciante estava com problemas de calibragem e que não estava aferido segundo padrões oficiais, gerando prejuízo aos consumidores. A cliente denunciante buscou ser ressarcida pelo vício de quantidade dos produtos.

Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1056Q264269 | Contabilidade Geral, Técnico Superior Especializado Ciências Contábeis, DPE RJ, FGV

A respeito da Demonstração do Valor Adicionado, o Pronunciamento Técnico CPC 09 menciona: “para os investidores e outros usuários, essa demonstração proporciona o conhecimento de informações de natureza econômica e social e oferece a possibilidade de melhor avaliação das atividades da entidade dentro da sociedade na qual está inserida”.
O CPC 09 ainda define valor adicionado como “a riqueza criada pela empresa, de forma geral medida pela diferença entre o valor das vendas e os insumos adquiridos de terceiros. Inclui também o valor adicionado recebido em transferência, ou seja, produzido por terceiros e transferido à entidade”.

A alternativa que relaciona corretamente apenas componentes da distribuição do valor adicionado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1057Q184024 | Enfermagem, Enfermeiro, Câmara Municipal do Recife PE, FGV

O choque característico de uma lesão raquimedular em que o paciente apresenta hipotensão, bradicardia, bom nível de consciência e pele rosada no local da lesão, é denominado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q51458 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

Em 01/12/2016, uma empresa de consultoria adquiriu computadores para utilizar em sua atividade de prestação de serviços por R$50.000. Do valor, metade foi pago à vista e o restante foi pago em 02/01/2017.

Assinale a opção que indica a correta classificação na Demonstração dos Fluxos de Caixa da empresa em 31/12/2016 e em 31/12/2017, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q29866 | Direito Tributário, Advogado, COMPESA PE, FGV

Em 2016, Caio adquiriu um carro de João que tinha débitos do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor – IPVA em atraso.

Sobre a responsabilidade de Caio pelo pagamento do IPVA do carro, assinale a afirmativa correta
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q5950 | Direito Processual Penal, Oficial de Cartório, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito do inquérito policial, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será
iniciado de ofício ou mediante requisição da autoridade
judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do
ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
II. Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente
poderá proceder a inquérito de ofício ou a requerimento do
ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
III. O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender
de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1061Q372364 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de Crédito, FGV

Um cheque no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais) foi sacado em 15 de agosto de 2012, na praça de Santana, Estado do Amapá, para pagamento no mesmo local de emissão. Dez dias após o saque, o beneficiário endossou o título para Ferreira Gomes. Este, no mesmo dia, apresentou o cheque ao sacado para pagamento, mas houve devolução ao apresentante por insuficiência de fundos, mediante declaração do sacado no verso do cheque.

Com base nas informações contidas no enunciado e nas disposições da Lei n. 7.357/85 (Lei do Cheque), assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1062Q248425 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Programador de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação à comparação entre os dados operacionais e os utilizados no processo de tomada de decisão em aplicações de data warehousing, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os dados de suporte à decisão tendem a cobrir um curto espaço de tempo quando comparados aos dados operacionais utilizados em processamento OLTP. Os dados de suporte à decisão são considerados como um retrato instantâneo dos dados operacionais em um determinado ponto no tempo.
( ) Os dados de suporte à decisão podem apresentar diferentes granularidades (níveis de agregação), desde itens altamente resumidos até itens de dados indivisíveis. A partir de granularidades distintas podem ser executadas operações de drilldown para decomposição de dados ou operações de rollup para agregação.
( ) Os dados de suporte à decisão focam na representação de transações individuais e não no efeito das transações através do tempo. Além disso, os dados de suporte à decisão são caracterizados por seu grande volume, uma vez que ao serem comparados aos dados operacionais verifica-se que podem ser armazenados em estruturas desnormalizadas e apresentarem redundâncias e duplicatas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q248326 | Engenharia Civil, Técnico de Gestão Administrativa Engenheiro Civil, AL MA, FGV

Relacione os tipos de vidros com suas respectivas definições ou características.

1. vidro comum
2. vidro de segurança
3. vidro laminado
4. vidro temperado

( ) vidro formado pela união de uma chapa de vidro com uma ou mais chapas de vidro ou material plástico.
( ) vidro plano recozido.
( ) vidro plano cujo processamento de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra.
( ) vidro que foi submetido a um tratamento térmico, o que aumenta sua resistência mecânica.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q239402 | Sociologia, Sociologia, Sociólogo, CAERN, FGV

De acordo com Émile Durkheim, o fato social NÃO se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q219143 | Toxicologia, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito da análise bioquímica para encontrar substâncias toxicológicas, analise as afirmativas a seguir.

I. A concentração de tóxicos encontrados nas amostras de humor vítreo, nos casos post mortem, é muito próxima a da sanguínea.

II. O etanol é produzido após a morte por fermentação e isto pode comprometer a análise bioquímica.

III. A concentração de drogas encontradas no fígado nem sempre é a mesma concentração letal encontrada no sangue.

IV. O conteúdo gástrico é útil para determinar quantidades residuais de fármacos e venenos.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q719636 | Arquitetura, Sistemas Construtivos, Arquiteto, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

O escoramento consiste em estruturas temporárias utilizadas para sustentação de formas para concretagem. Sobre o tema, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q375376 | Português, Oficial de Justiça, TJ RS, FGV, 2020

Ao escrever um texto, o autor enfrenta várias dificuldades. Uma delas é evitar a repetição de palavras e um dos meios para isso é substituir uma palavra de valor específico por outra de conteúdo geral, como no exemplo a seguir.
O sargento foi atropelado; depois de alguns minutos, chegou uma ambulância que levou o militar para o hospital.
Assinale os vocábulos abaixo que mostram, respectivamente, esse mesmo tipo de relação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q342972 | Raciocínio Lógico, Proposição Argumento, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV, 2017

Um assaltante declarou ao juiz: ?Senhor Juiz, minha família está passando necessidades, daí eu ter assaltado o banco?.

O argumento do assaltante mostra o seguinte problema estrutural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q191249 | Matemática, Conjuntos numéricos, Agente Administrativo, CAERN, FGV

Uma pesquisa de opinião foi realizada com 50 pessoas. Essa pesquisa procurava saber que veículos de comunicação (jornal, rádio ou televisão) essas pessoas utilizam para tomar conhecimento das notícias diariamente. Após a pesquisa, descobriu-se que:

41 pessoas utilizam televisão;
33 pessoas utilizam jornal;
30 pessoas utilizam rádio;
29 pessoas utilizam televisão e jornal;
25 pessoas utilizam televisão e rádio;
21 pessoas utilizam jornal e rádio;
18 pessoas utilizam os três veículos.

A quantidade de pessoas que não utilizam nenhum dos três veículos é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1070Q29446 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Arquivista, CODEMIG, FGV

Joana foi à loja de roupas para comprar peças novas do uniforme da escola do seu filho. Uma bermuda custava R$ 35,00 e uma camiseta com o logotipo do colégio custava R$ 20,00. Joana comprou uma bermuda e duas camisetas e, por ter comprado as três peças juntas, ganhou um desconto e pagou o total de R$ 66,00 pelas três peças.

O desconto que Joana ganhou foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.