Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1061Q164398 | Economia, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Seja a curva de oferta do mercado de milho dada por Qs=10+100p e a curva de demanda do mercado de milho dada por Qd=12010p. Com base nas curvas de oferta e demanda, analise as afirmativas a seguir:

I. O preço de equilíbrio no mercado de milho é $10.

II. A quantidade de equilíbrio de milho é de 110.

III. O excedente do produtor é igual a $155.

Assinale

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1062Q119095 | Informática , Sistemas de numeração, Analista de Sistemas, CODESP SP, FGV

Se o sistema decimal é utilizado pelos seres humanos, o sistema binário constitui a base para a representação da informação nos computadores. Nesse contexto, um equipamento dispõe de três displays, o primeiro que mostra números em formato decimal, o segundo em binário e o terceiro em hexadecimal, havendo uma correspondência entre as representações. Se o display decimal mostra o número 250, os equivalentes em binário e em hexadecimal mostrarão, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1063Q51458 | Contabilidade Geral, Analista Legislativo, AL RO, FGV, 2018

Em 01/12/2016, uma empresa de consultoria adquiriu computadores para utilizar em sua atividade de prestação de serviços por R$50.000. Do valor, metade foi pago à vista e o restante foi pago em 02/01/2017.

Assinale a opção que indica a correta classificação na Demonstração dos Fluxos de Caixa da empresa em 31/12/2016 e em 31/12/2017, respectivamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1064Q49716 | Matemática, Aritmética e Problemas, Merendeiro, SEDUC AM, FGV

Três jarras de suco, de 1,8 litro cada, servem 36 copos idênticos para os alunos de uma escola, sem desperdício.

A capacidade de cada copo, em mililitros, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1065Q14125 | Direito Civil, Assistente Social, TJ SC, FGV

Sobre o tema “Relação de Parentesco”, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1066Q12349 | Português, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

Texto associado.
Texto

Apesar de todos os avanços na medicina, o câncer é uma palavra que assusta qualquer paciente no momento do diagnóstico. E, embora não existam estudos científicos que comprovem, os médicos que trabalham na área garantem que a forma como a pessoa encara a doença é determinante para o sucesso do tratamento. É por isso que espaços que permitem a troca de experiências – seja em encontros presenciais, criados por associações de pacientes, por exemplo, ou na Internet – são tão importantes. Eles ajudam a entender que ninguém está sozinho nessa luta que leva tempo.

(Saúde Uol)
As orações adjetivas equivalem a adjetivos. Assinale a opção que indica a substituição de segmento de oração adjetiva que se mostra adequada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1067Q5950 | Direito Processual Penal, Oficial de Cartório, Polícia Civil RJ, FGV

A respeito do inquérito policial, analise as afirmativas a seguir:

I. Nos crimes de ação pública, o inquérito policial será
iniciado de ofício ou mediante requisição da autoridade
judiciária ou do Ministério Público, ou a requerimento do
ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
II. Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente
poderá proceder a inquérito de ofício ou a requerimento do
ofendido ou de quem tiver qualidade para representá-lo.
III. O inquérito, nos crimes em que a ação pública depender
de representação, não poderá sem ela ser iniciado.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1068Q448533 | Direito Constitucional, Informações Gerais Sobre a Constituição Federal de 1988, Técnico Tributário, Secretaria de Estado de Finanças RO, FGV, 2018

Pedro e Antônio travaram intenso debate a respeito dos princípios fundamentais encampados pela Constituição de 1988, dentre os quais, a forma de Estado adotada. Após intensas reflexões a esse respeito, chegaram à única conclusão constitucionalmente correta: a de que a forma de Estado prevista na Constituição é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1069Q371129 | Direito do Consumidor, Direitos Básicos do Consumidor, FGV

Antônio desenvolve há mais de 40 anos atividade de comércio no ramo de hortifrúti. Seus clientes chegam cedo para adquirir verduras frescas entregues pelos produtores rurais da região. Antônio também vende no varejo, com pesagem na hora, grãos e cereais adquiridos em sacas de 30 quilos, de uma marca muito conhecida e respeitada no mercado. Determinado dia, a cliente Maria desconfiou da pesagem e fez a conferência na sua balança caseira, que apontou suposta divergência de peso. Procedeu com a imediata denúncia junto ao Órgão Oficial de Fiscalização, que confirmou que o instrumento de medição do comerciante estava com problemas de calibragem e que não estava aferido segundo padrões oficiais, gerando prejuízo aos consumidores. A cliente denunciante buscou ser ressarcida pelo vício de quantidade dos produtos.

Com base na hipótese sugerida, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1070Q239402 | Sociologia, Sociologia, Sociólogo, CAERN, FGV

De acordo com Émile Durkheim, o fato social NÃO se caracteriza por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1071Q225537 | Educação Física, Professor Educação Física, SEDUC SP, FGV

Sobre as possíveis dificuldades para a inclusão do ensino de lutas na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. A falta de vivência em lutas por parte dos professores, tanto no cotidiano de vida como no âmbito acadêmico, impede a prática adequada de lutas.
II. A falta de estrutura física e a falta de equipamentos nas escolas inviabilizam o treinamento adequado das diferentes vertentes da luta.
III. A preocupação com o fator violência, que julgam ser intrínseco às práticas de luta, incompatibiliza a possibilidade de abordagem deste conteúdo na escola.
Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1072Q10267 | Direito Administrativo, Analista Judiciário, DPE DF, FGV

João conduzia seu veículo por via pública e parou no sinal vermelho. Enquanto aguardava, parado, o sinal de trânsito mudar para a cor verde, de repente, João escutou um barulho e percebeu que um ônibus, que realizava transporte público coletivo intramunicipal de passageiros, colidiu com a traseira de seu carro. A empresa de ônibus, concessionária do serviço público municipal, recusou-se a realizar qualquer pagamento a título de indenização, alegando que não restou comprovada a culpa do motorista e que João não era usuário do serviço público. Ao buscar assistência jurídica na Defensoria Pública, João foi informado de que, adotando a tese mais benéfica em sua defesa, atualmente predominante na jurisprudência, seria cabível o ajuizamento de ação indenizatória, com base na responsabilidade civil:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1073Q373957 | Português, Acentuação Gráfica, Assistente Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV

As duas palavras do texto 1 que são acentuadas graficamente em função da mesma regra são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1074Q371998 | Direito Processual Penal, Revisão Criminal, FGV

José foi absolvido em 1ª instância após ser denunciado pela prática de um crime de extorsão em face de Marina. O Ministério Público interpôs recurso de apelação, sendo a sentença de primeiro grau reformada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina para condenar o réu à pena de 05 anos, sendo certo que o acórdão transitou em julgado. Sete anos depois da condenação, já tendo cumprido integralmente a pena, José vem a falecer. Posteriormente, Caio, filho de José, encontrou um vídeo no qual foi gravada uma conversa de José e Marina, onde esta admite que mentiu ao dizer que foi vítima do crime pelo qual José foi condenado, mas que a atitude foi tomada por ciúmes. Caio, então, procura o advogado da família.
Diante da situação narrada, é correto afirmar que Caio, através de seu advogado,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1075Q248425 | Sistemas de Informação, Técnico de Gestão Administrativa Programador de Sistemas, AL MA, FGV

Com relação à comparação entre os dados operacionais e os utilizados no processo de tomada de decisão em aplicações de data warehousing, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Os dados de suporte à decisão tendem a cobrir um curto espaço de tempo quando comparados aos dados operacionais utilizados em processamento OLTP. Os dados de suporte à decisão são considerados como um retrato instantâneo dos dados operacionais em um determinado ponto no tempo.
( ) Os dados de suporte à decisão podem apresentar diferentes granularidades (níveis de agregação), desde itens altamente resumidos até itens de dados indivisíveis. A partir de granularidades distintas podem ser executadas operações de drilldown para decomposição de dados ou operações de rollup para agregação.
( ) Os dados de suporte à decisão focam na representação de transações individuais e não no efeito das transações através do tempo. Além disso, os dados de suporte à decisão são caracterizados por seu grande volume, uma vez que ao serem comparados aos dados operacionais verifica-se que podem ser armazenados em estruturas desnormalizadas e apresentarem redundâncias e duplicatas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1076Q191004 | Economia, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

?Uma super-colheita de trigo reduz os preços do pão?. A opção que indica a justificativa correta desse trecho é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1077Q922200 | Direito Civil, Do Direito de Família, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Rejane, solteira, com 16 anos de idade, órfã de mãe e devidamente autorizada por seu pai, casa-se com Jarbas, filho de sua tia materna, sendo ele solteiro e capaz, com 23 anos de idade.

A respeito do casamento realizado, é correto afirmar que é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1078Q752679 | Engenharia Ambiental, Analista, MPE MS, FGV

Com base na resolução CONAMA n. 306/02, assinale a alternativa que define Auditoria Ambiental.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1079Q650571 | Ciências Políticas, Políticas Públicas, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Conforme a tipologia de políticas públicas, apresentada no modelo de Lowi, assinale a opção que indica um exemplo de Política pública redistributiva.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1080Q370859 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Inscrição do Advogado na OAB, FGV

Diogo é estudante de Direito com elevado desempenho acadêmico. Ao ingressar nos últimos anos do curso, ele é convidado por um ex-professor para estagiar em seu escritório.

Inscrito nos quadros de estagiários da OAB e demonstrando alta capacidade, Diogo ganha a confiança dos sócios do escritório e passa a, isoladamente e sob a responsabilidade do advogado, retirar e devolver autos em cartório, assinando a respectiva carga; visar atos constitutivos de sociedades para que sejam admitidos a registro; obter junto a escrivães e chefes de secretaria certidões de peças ou autos de processos em curso ou findos; assinar petições de juntada de documentos a processos judiciais ou administrativos; e subscrever embargos de declaração opostos em face de decisões judiciais.

Considerando as diversas atividades desempenhadas por Diogo, isoladamente e sob a responsabilidade do advogado, de acordo com o Estatuto e Regulamento da OAB, ele pode

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.