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Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


131Q22341 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CAERN, FGV

Considere a sequência numérica (1, 4, 5, 9, 14, 23, ...). O primeiro número dessa sequência a ter 3 algarismos é
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132Q323281 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor Licenciado em Pedagogia, Prefeitura de Boa Vista RR, FGV, 2018

“Procedimentos de ensino são ações, processos ou comportamentos planejados pelo professor para colocar o aluno em contato direto com coisas, fatos ou fenômenos que lhes possibilitem modificar sua conduta, em função dos objetivos previstos’’.

Considerando a efetividade do planejamento, os procedimentos de ensino devem:

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133Q37239 | Matemática, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

Em uma sala de arquivos há armários dispostos em ordem e designados pelas letras A, B, C, ... . Cada armário tem 5 gavetas numeradas de 1 a 5 e cada gaveta contém 12 pastas numeradas de 01 a 12. Cada pasta é identificada por um símbolo que indica o armário, a gaveta e a pasta em si. Por exemplo, o símbolo B307 indica a pasta 07 da gaveta 03 do armário B. Certo dia Celso recebeu a tarefa de conferir, em ordem, os conteúdos de todas as pastas, desde a pasta C310 até a pasta E202.
O número de pastas que Celso vai conferir é:
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134Q970 | Raciocínio Lógico, Agente Administrativo, CAERN, FGV

Deseja-se criar senhas bancárias de 4 algarismos. Quantas senhas diferentes podem ser criadas de modo que o último dígito seja ímpar e todos os algarismos da senha sejam diferentes?
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135Q29762 | Português, Técnico de Administração, CONDER, FGV

Texto associado.
Nossa Missão

Você e eu estamos na Terra para nos reproduzirmos. Nossa missão é transmitir os nossos genes, multiplicar a nossa espécie e dar o fora. Tudo o mais que fazemos, tudo a mais que nos acontece, ou é decorrência ou é passatempo. O que vem antes e depois dos nossos anos férteis é só o prólogo e o epílogo. Se a natureza quisesse otimizar seus métodos já nasceríamos púberes e morreríamos assim que nossos filhos, que também nasceriam púberes, pudessem criar seus filhos (púberes) sem a ajuda dos avós. Daria, no total, aí uns 35, 40 anos de vida, e adeus. O que resolveria a questão demográfica do planeta e, claro, os problemas da Previdência. Mas a Natureza nos dá o resto da vida - a infância e a velhice e todos os prazeres extrarreprodutivos do mundo, inclusive os sexuais - como brinde. Como um chaveiro, um agradecimento pela nossa colaboração.

A laranjeira não existe para dar laranja, existe para produzir e espalhar sua própria semente. A fruta não é o objetivo da planta frutífera, é o que ela usa para carregar suas sementes, é o seu estratagema. Agradecer à laranjeira pela laranja é não entendê- la. Ela não sabe do que nós estamos falando. Suco? Doçura? Vitamina C? Eu?! Você e eu ficamos aí especulando sobre o que a vida quer de nós, e só o que a vida quer é continuar. Seja em nós e na nossa prole, seja na minhoca e na sua. Nossa missão, nossa explicação, é a mesma do rinoceronte e da anêmona. Estamos aqui para fazer outros iguais a nós. Isto que chamamos, carinhosamente, de "eu", com suas peculiaridades e sua biografia única, não é mais do que uma laranja personalizada. Um estratagema da Natureza, a polpa com que a Natureza protege a nossa semente e assegura a continuação da vida. Enfim, um grande mal-entendido.

E os que passam pelo mundo sem se reproduzir? São caronas. Mas ganham o brinde da vida assim mesmo. A Natureza não discrimina.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Globo, 22/09/2013)
"A laranjeira não existe para dar laranja, existe para produzir e espalhar sua própria semente. a fruta não é o objetivo da planta frutífera, é o que ela usa para carregar suas sementes, é o seu estratagema".

O paralelismo traçado com a vida humana nesse segmento é evidente; nessa correspondência, o único elemento mal identificado é
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136Q374907 | Português, Ortografia, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Assinale a opção em que a palavra sublinhada está corretamente grafada.
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137Q371928 | Direito Empresarial e Comercial, Títulos de Crédito, FGV, 2017

Um cliente apresenta a você um cheque nominal à ordem com as assinaturas do emitente no anverso e do endossante no verso. No verso da cártula, também consta uma terceira assinatura, identificada apenas como aval pelo signatário.


Com base nessas informações, assinale a afirmativa correta.

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138Q57337 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV, 2017

Em certo concurso inscreveram-se 192 pessoas, sendo a terça parte, homens. Desses, apenas a quarta parte passou.

O número de homens que passaram no concurso foi:
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139Q374382 | Português, Sentido e significado da, Analista Técnico, Ministério Público Estadual BA, FGV, 2017

No período “O Governo optou por transformar o Carnaval em um evento privado”, a oração reduzida sublinhada pode ser reescrita em forma de oração desenvolvida adequada ao sentido global do texto, do seguinte modo:
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140Q372006 | Direito Penal, Crimes contra a vida, FGV, 2019

Sandra, mãe de Enrico, de 4 anos de idade, fruto de relacionamento anterior, namorava Fábio. Após conturbado término do relacionamento, cujas discussões tinham como principal motivo a criança e a relação de Sandra com o ex-companheiro, Fábio comparece à residência de Sandra, enquanto esta trabalhava, para buscar seus pertences. Na ocasião, ele encontrou Enrico e uma irmã de Sandra, que cuidava da criança.

Com raiva pelo término da relação, Fábio, aproveitando-se da distração da tia, conversa com a criança sobre como seria legal voar do 8º andar apenas com uma pequena toalha funcionando como paraquedas. Diante do incentivo de Fábio, Enrico pula da varanda do apartamento com a toalha e vem a sofrer lesões corporais de natureza grave, já que cai em cima de uma árvore.

Descobertos os fatos, a família de Fábio procura advogado para esclarecimentos sobre as consequências jurídicas do ato.


Considerando as informações narradas, sob o ponto de vista técnico, deverá o advogado esclarecer que a conduta de Fábio configura

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141Q239891 | Sociologia, Max Weber, Sociólogo, CAERN, FGV

Assinale a alternativa que aponta a ideia que mais se aproxima do conceito de Tipo Ideal definido por Max Weber.

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142Q373784 | Português, Sentido e significado da, Analista, IBGE, FGV

A polissemia – possibilidade de uma palavra ter mais de um sentido – está presente em todas as frases abaixo, EXCETO em:
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143Q36923 | Direito Processual Civil, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Em sua clássica obra “Acesso à Justiça", Mauro Cappelletti e Bryant Garth identificaram os obstáculos a serem transpostos para assegurar o direito ao acesso efetivo à justiça e propuseram soluções práticas para os problemas relacionados a esse acesso, denominando-as de “ondas". Nesse contexto, a alternativa que caracteriza uma das ondas de acesso à justiça é:
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144Q27278 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV

No que diz respeito à finalidade da auditoria, a NBC TA 200, publicada no final do ano de 2009, com eficácia para os exercícios iniciados a partir de 01/01/10, explicita que
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145Q12558 | Raciocínio Lógico, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV

André, Bruno, Caio e Davi organizaram uma fila em ordem crescente de suas idades.
Sabe-se que:

• todas as idades são números inteiros;
• todas as idades são diferentes;
• Caio tem um ano a mais do que André;
• a soma das idades de Caio e Davi é igual à idade de Bruno;
• Davi é mais novo que Caio.

Assim, é correto afirmar que
 
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146Q26739 | Raciocínio Lógico, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Cinco pessoas, representadas por A, B, C, D e E, sentam-se em volta de uma mesa circular.

Sabe-se que:

B não é vizinho de A.
D é o vizinho à esquerda de C.
B e C não são vizinhos.

Assim, é correto concluir que
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147Q341269 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere a afirmação:

“Quem rouba é preso. ”

A negação dessa afirmação é:

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148Q117958 | , Analista de redes e comunicação de dados, DPE RJ, FGV

Considere o seguinte trecho de um programa escrito na linguagem Python.
 
                 class Carro(object): 
                       def FaleComigo(self): 
                             print "Sou um carro"
 
                 class Fusca (Carro): 
                       def FaleComUmFusca(self): 
                             print "Sou um Fusca"
 
                 x = Carro()
                 y = Fusca()
 
                 x.FaleComigo()
                 y.FaleComigo()
 

No primeiro bloco, o método FaleComigo é definido para a classe Carro, que simplesmente produz a mensagem “Sou um carro” ao ser invocado. Para a classe Fusca, definida no segundo bloco, foi definido o método FaleComUmFusca, que apenas produz a mensagem “Sou um Fusca”. No terceiro bloco, os objetos x e y tornam-se instâncias das classes Carro e Fusca, respectivamente. No quarto bloco, o método FaleComigo é invocado para cada um dos dois objetos, x e y. Ao ser executado, esse programa produz duas linhas na sua tela de saída:

                                Sou um carro
                                Sou um carro

A mensagem produzida no comando y.FaleComigo deve-se ao mecanismo de :

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149Q11969 | Matemática, Analista Bancário, BNB, FGV

Uma loja cobra, nas compras financiadas, 10% de juros ao mês. Nessa loja um forno de micro-ondas estava anunciado da seguinte forma: entrega na hora com zero de entrada, R$ 264,00 um mês após a compra e R$ 302,50 dois meses após a compra.

O preço à vista equivalente para esse forno é de:
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150Q23110 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assessoria Legislativa, AL BA, FGV

As  políticas  educacionais  implementadas  no  Brasil  na  última  década  têm  procurado  enfrentar  deficiências  antigas,  como  o  analfabetismo,  e  urgências  novas,  como  a  inserção  do  país  na  chamada economia do conhecimento.

Com  relação  a  essas  políticas  educacionais,  assinale  V  para  a  afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(    ) O programa Ciência sem Fronteiras incrementa a mobilidade e o intercâmbio internacionais para aluno de graduação e pós-graduação brasileiros, abrindo-lhe a chance de estágio no exterior.
(    ) A criação do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego), em 2011, visa a expandir e democratizar o ensino técnico, além de qualificar os profissionais brasileiros por meio da oferta de cursos presenciais e a distância.
(    ) Segundo o PISA  (Programa  Internacional  de  Avaliação  de  Estudantes), o desempenho dos estudantes  brasileiros  em  matemática,  entre  2003  e  2012, melhorou, e o Brasil foi o país de melhor desempenho no período. 

As afirmativas são, respectivamente,
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