Questões de Concursos FGV

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141Q239891 | Sociologia, Max Weber, Sociólogo, CAERN, FGV

Assinale a alternativa que aponta a ideia que mais se aproxima do conceito de Tipo Ideal definido por Max Weber.

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142Q372006 | Direito Penal, Crimes contra a vida, FGV, 2019

Sandra, mãe de Enrico, de 4 anos de idade, fruto de relacionamento anterior, namorava Fábio. Após conturbado término do relacionamento, cujas discussões tinham como principal motivo a criança e a relação de Sandra com o ex-companheiro, Fábio comparece à residência de Sandra, enquanto esta trabalhava, para buscar seus pertences. Na ocasião, ele encontrou Enrico e uma irmã de Sandra, que cuidava da criança.

Com raiva pelo término da relação, Fábio, aproveitando-se da distração da tia, conversa com a criança sobre como seria legal voar do 8º andar apenas com uma pequena toalha funcionando como paraquedas. Diante do incentivo de Fábio, Enrico pula da varanda do apartamento com a toalha e vem a sofrer lesões corporais de natureza grave, já que cai em cima de uma árvore.

Descobertos os fatos, a família de Fábio procura advogado para esclarecimentos sobre as consequências jurídicas do ato.


Considerando as informações narradas, sob o ponto de vista técnico, deverá o advogado esclarecer que a conduta de Fábio configura

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143Q36923 | Direito Processual Civil, Analista Judiciário, TJ PI, FGV

Em sua clássica obra “Acesso à Justiça", Mauro Cappelletti e Bryant Garth identificaram os obstáculos a serem transpostos para assegurar o direito ao acesso efetivo à justiça e propuseram soluções práticas para os problemas relacionados a esse acesso, denominando-as de “ondas". Nesse contexto, a alternativa que caracteriza uma das ondas de acesso à justiça é:
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144Q27278 | Auditoria, Auditor Fiscal da Receita Municipal, Prefeitura de Angra dos Reis RJ, FGV

No que diz respeito à finalidade da auditoria, a NBC TA 200, publicada no final do ano de 2009, com eficácia para os exercícios iniciados a partir de 01/01/10, explicita que
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145Q12558 | Raciocínio Lógico, Técnico em Radiologia, Prefeitura de Cuiabá MT, FGV

André, Bruno, Caio e Davi organizaram uma fila em ordem crescente de suas idades.
Sabe-se que:

• todas as idades são números inteiros;
• todas as idades são diferentes;
• Caio tem um ano a mais do que André;
• a soma das idades de Caio e Davi é igual à idade de Bruno;
• Davi é mais novo que Caio.

Assim, é correto afirmar que
 
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146Q26739 | Raciocínio Lógico, Analista Legislativo, Câmara de Caruaru PE, FGV

Cinco pessoas, representadas por A, B, C, D e E, sentam-se em volta de uma mesa circular.

Sabe-se que:

B não é vizinho de A.
D é o vizinho à esquerda de C.
B e C não são vizinhos.

Assim, é correto concluir que
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147Q341269 | Raciocínio Lógico, Negação Não p, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Considere a afirmação:

“Quem rouba é preso. ”

A negação dessa afirmação é:

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148Q11969 | Matemática, Analista Bancário, BNB, FGV

Uma loja cobra, nas compras financiadas, 10% de juros ao mês. Nessa loja um forno de micro-ondas estava anunciado da seguinte forma: entrega na hora com zero de entrada, R$ 264,00 um mês após a compra e R$ 302,50 dois meses após a compra.

O preço à vista equivalente para esse forno é de:
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149Q117958 | , Analista de redes e comunicação de dados, DPE RJ, FGV

Considere o seguinte trecho de um programa escrito na linguagem Python.
 
                 class Carro(object): 
                       def FaleComigo(self): 
                             print "Sou um carro"
 
                 class Fusca (Carro): 
                       def FaleComUmFusca(self): 
                             print "Sou um Fusca"
 
                 x = Carro()
                 y = Fusca()
 
                 x.FaleComigo()
                 y.FaleComigo()
 

No primeiro bloco, o método FaleComigo é definido para a classe Carro, que simplesmente produz a mensagem “Sou um carro” ao ser invocado. Para a classe Fusca, definida no segundo bloco, foi definido o método FaleComUmFusca, que apenas produz a mensagem “Sou um Fusca”. No terceiro bloco, os objetos x e y tornam-se instâncias das classes Carro e Fusca, respectivamente. No quarto bloco, o método FaleComigo é invocado para cada um dos dois objetos, x e y. Ao ser executado, esse programa produz duas linhas na sua tela de saída:

                                Sou um carro
                                Sou um carro

A mensagem produzida no comando y.FaleComigo deve-se ao mecanismo de :

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150Q23110 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Assessoria Legislativa, AL BA, FGV

As  políticas  educacionais  implementadas  no  Brasil  na  última  década  têm  procurado  enfrentar  deficiências  antigas,  como  o  analfabetismo,  e  urgências  novas,  como  a  inserção  do  país  na  chamada economia do conhecimento.

Com  relação  a  essas  políticas  educacionais,  assinale  V  para  a  afirmativa verdadeira e F para a falsa. 

(    ) O programa Ciência sem Fronteiras incrementa a mobilidade e o intercâmbio internacionais para aluno de graduação e pós-graduação brasileiros, abrindo-lhe a chance de estágio no exterior.
(    ) A criação do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao EnsinoTécnico e Emprego), em 2011, visa a expandir e democratizar o ensino técnico, além de qualificar os profissionais brasileiros por meio da oferta de cursos presenciais e a distância.
(    ) Segundo o PISA  (Programa  Internacional  de  Avaliação  de  Estudantes), o desempenho dos estudantes  brasileiros  em  matemática,  entre  2003  e  2012, melhorou, e o Brasil foi o país de melhor desempenho no período. 

As afirmativas são, respectivamente,
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151Q324182 | Pedagogia, Teorias do Ensino e da Aprendizagem, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Relacione os tipos de saberes docentes, listados a seguir, às situações específicas de cada um deles.

1 - Experiência

2 - Conhecimento

3 - Saberes Pedagógicos

( ) A metodologia de ensino do professor de Matemática parece estar favorecendo a aprendizagem dos alunos.

( ) O professor traz na memória suas lembranças dos professores que teve enquanto aluno.

( ) O professor de Geografia domina o conteúdo “Tipos de Relevo”.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

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152Q33872 | Raciocínio Lógico, Técnico Administrativo, DPE RO, FGV

João recebeu seu salário, gastou dele 40% nas despesas habituais e, do restante, 30% foram colocados na caderneta de poupança. A quantia que restou representa, do salário total, a porcentagem de:
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153Q52501 | Matemática, Recenseador, IBGE, FGV

João recebeu 32 relatórios verdes e 40 relatórios vermelhos. Ele deve colocar esses relatórios em envelopes da seguinte forma:

• Todos os envelopes devem conter a mesma quantidade de relatórios.
• Nenhum envelope pode misturar relatórios de cores diferentes.

Cumprindo essas exigências, o menor número de envelopes que ele precisará utilizar é: 
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154Q959 | Redação Oficial, Agente Administrativo, CAERN, FGV

Em relação ao memorando (ou comunicação interna), analise as afirmativas a seguir:

I. Sua principal característica é a agilidade.
II. Quanto à forma, o memorando segue o modelo do padrão ofício, com a diferença de que o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.
III. Tem caráter estritamente administrativo.

Assinale:
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155Q11908 | Português, Analista Judiciário, TJ BA, FGV

Texto 1 – “A história está repleta de erros memoráveis. Muitos foram cometidos por pessoas bem-intencionadas que simplesmente tomaram decisões equivocadas e acabaram sendo responsáveis por grandes tragédias. Outros, gerados por indivíduos motivados por ganância e poder, resultaram de escolhas egoístas e provocaram catástrofes igualmente terríveis.” (As piores decisões da história, Stephen Weir)

No texto 1, a palavra “bem-intencionada” aparece grafada com hífen; o Novo Acordo Ortográfico diz que “Nas palavras em que o primeiro elemento é bem-, a regra geral é o emprego do hífen, não importando se o segundo elemento começa por vogal ou consoante”. Sobre esse caso, a afirmação correta é:
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156Q559536 | Informática, Word, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

No contexto de aplicativos para edição de textos, os termos Arial, Tahoma e Symbol referem-se a padrões de:v
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157Q326987 | Pedagogia, Currículo e Construção do Conhecimento, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

Fernanda, professora do ensino fundamental, argumentou em uma reunião de planejamento curricular:

“O currículo não se esgota nos componentes curriculares e nas áreas de conhecimento.”

De acordo com os fundamentos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, assinale a opção que melhor explica o argumento utilizado pela professora.

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158Q371862 | Direito Internacional, Direito Processual Internacional, FGV

Jogador de futebol de um importante time espanhol e titular da seleção brasileira é filmado por um celular em uma casa noturna na Espanha, em avançado estado de embriaguez. O vídeo é veiculado na internet e tem grande repercussão no Brasil. Temeroso de ser cortado da seleção brasileira, o jogador ajuíza uma ação no Brasil contra o portal de vídeos, cuja sede é na Califórnia, Estados Unidos.
O juiz brasileiro
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159Q343182 | Raciocínio Lógico, Proposição, Assistente Judiciário, TJ AM, FGV

Dona Maria tem quatro filhos: Francisco, Paulo, Raimundo e Sebastião. A esse respeito, sabe?se que I. Sebastião é mais velho que Raimundo. II. Francisco é mais novo que Paulo. III. Paulo é mais velho que Raimundo. Assim, é obrigatoriamente verdadeiro que
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160Q22357 | Raciocínio Lógico, Administrador, CAERN, FGV

Em um cofrinho há R$ 6,00 em moedas de 10 centavos e de 25 centavos. A quantidade de moedas de 10 centavos é um múltiplo de 7. Quantas moedas de 10 centavos há a mais do que moedas de 25 centavos?
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