Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q419793 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, FGV

Fabrício ofereceu verbalmente uma mesa usada a Eduardo, pelo preço de trezentos reais, pagamento à vista, em dinheiro. Eduardo respondeu positivamente. É correto afirmar que o contrato
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1402Q374812 | Português, Redação, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa RO, FGV, 2018

A frase abaixo que não apresenta intertextualidade com um texto amplamente conhecido é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1403Q371419 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Crimes e Infrações Administrativas, FGV

O adolescente F, 16 anos, filho de Pedro, foi surpreendido por seu pai enquanto falava pela internet com Fábio, 30 anos, que o induzia à prática de ato tipificado como infração penal. Pedro informou imediatamente o ocorrido à autoridade policial, que instaurou a persecução penal cabível.

No caso narrado, ao induzir o adolescente F à prática de ato tipificado como infração penal, a conduta de Fábio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1404Q227751 | Biologia, Professor Biologia, SEDUC SP, FGV

Durante uma espermatogênese na espécie humana ocorreu uma não disjunção que resultou na formação de dois tipos de espermatozoides: um tipo com 22 cromossomos (21 + Y) e outro tipo com 24 cromossomos (23 + X).
Considerando que um óvulo normal tenha sido fecundado pelo espermatozoide 23 + X, espera–se como resultado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1405Q42638 | Português, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

“Nisto erramos: em ver a morte à nossa frente, como um acontecimento futuro, enquanto grande parte dela já ficou para trás.Cada hora do nosso passado pertence à morte.” (Sêneca

O emprego da forma isto em “Nisto erramos” se justifica porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1406Q923580 | Direito do Consumidor, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Texto associado.

Saulo e Bianca são casados há quinze anos e, há dez,

decidiram ingressar no ramo das festas de casamento,

produzindo os chamados ?bem-casados", deliciosos doces

recheados oferecidos aos convidados ao final da festa. Saulo e

Bianca não possuem registro da atividade empresarial

desenvolvida, sendo essa a fonte única de renda da família.

No mês passado, os noivos Carla e Jair encomendaram ao

casal uma centena de ?bem-casados" no sabor doce de leite. A

encomenda foi entregue conforme contratado, no dia do

casamento. Contudo, diversos convidados que ingeriram os

quitutes sofreram infecção gastrointestinal, já que o produto

estava estragado. A impropriedade do produto para o

consumo foi comprovada por perícia técnica.

Com base no caso narrado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1407Q446725 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça SC, FGV, 2018

É voz corrente na doutrina especializada que é necessário buscar a concordância prática entre dois ou mais direitos fundamentais incidentes em uma situação concreta, não sendo incomum que um deles se retraia, total ou parcialmente, com a prevalência do outro, podendo a solução se alterar em situação diversa. Tal somente é possível porque os referidos direitos estão previstos em normas com natureza:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1408Q690997 | Informática, Técnico em Segurança do Trabalho, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Assinale a opção que contém somente dispositivos que podem ser utilizados para carga do sistema operacional. 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q422327 | Direito Civil, Teoria das Obrigações Contratuais, Analista de Procuradoria, PGE RO, FGV

Vitor é produtor de vídeos e consulta a sociedade empresária Videolog Ltda. sobre a comercialização de um tipo específico de câmera de filmagem. No dia 19 de outubro, Vitor envia email à Videolog indagando o preço cobrado por cada câmera. Em 22 de outubro, a Videolog envia email de resposta informando o preço individual de cada câmera. Em 25 de outubro, Vitor envia outro email, informando que teria interesse em adquirir o produto e indagando se haveria a possibilidade de desconto se fossem adquiridas quatro câmeras. Termina esse mesmo email encomendando os produtos, para entrega em 30 dias. No dia 27 de outubro, a Videolog responde afirmativamente quanto ao desconto e à entrega em 30 dias, sendo esse email visualizado por Vitor no dia 30 de outubro. Pode-se considerar que o contrato foi celebrado entre as partes na seguinte data:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1411Q371230 | Filosofia e Sociologia do Direito, Filosofia do Direito, FGV, 2018

Em tempos de mudanças e reformas, é comum assistirmos a diferentes tipos de lutas sociais, especialmente visando à garantia de direitos e à conquista de novos direitos. Em A Luta pelo Direito, o jurista alemão Rudolf Von Ihering afirma que o fim do Direito é a paz, mas o meio de atingi-lo é a luta. Considerando essa afirmação e de acordo com o livro citado, assinale a opção que melhor caracteriza o pensamento jusfilosófico de Ihering.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1412Q371184 | Direito do Trabalho, Convenções Coletivas, FGV

Foi celebrada convenção coletiva que fixa jornada em sete horas diárias. Posteriormente, na mesma vigência dessa convenção, foi celebrado acordo coletivo prevendo redução da referida jornada em 30 minutos. Assim, os empregados das empresas que subscrevem o acordo coletivo e a convenção coletiva deverão trabalhar, por dia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1413Q219259 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Em um caso de estupro foram colhidas três amostras para análise de DNA:

Amostra 1: esfregaço genital da vítima;
Amostra 2: raspado bucal da vítima;
Amostra 3: raspado bucal de um suspeito.

A razão para colher a amostra 2 nesse caso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1414Q168644 | Direito Constitucional, Direito à Liberdade, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Abelhudo, cidadão brasileiro, contrai casamento com Abelhudinha, tendo o casal três filhos. Infelizmente, o casal resolve divorciar-se, e o varão assume o dever de prestar alimentos à sua ex-esposa e aos seus filhos. Apesar de contar com boa remuneração, Abelhudo deixa de pagar várias prestações dos alimentos acordados judicialmente, vindo a sofrer processo de cobrança, tendo sua ex-mulher requerido sua prisão caso não solvesse a dívida. O varão, apesar de regularmente comunicado do processo, não pagou a dívida nem justificou o não pagamento, vindo sua prisão a ser declarada pelo magistrado presidente do processo. A respeito da prisão civil, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1415Q135923 | Português, Tipologia Textual, Analista Judiciário Arquivologia, TJ AM, FGV

Texto associado.

Volta à polêmica sobre patente de remédios

         Patentes de medicamentos geralmente são reconhecidas pelo prazo de dez anos, de acordo com regras internacionais aceitas por muitos países. Esse prazo inclui a fase final de desenvolvimento dos medicamentos, chamada pipeline no jargão técnico. Muitas vezes, esse período até o lançamento comercial do produto pode levar até quatro anos, de modo que em vários casos o laboratório terá efetivamente cerca de seis anos e proteção exclusiva para obter no mercado o retorno do investimento feito.  

        A partir da perda de validade da patente, o medicamento estará sujeito à concorrência de produtos similares e genéricos que contenham princípios ativos encontrados no original. Por não embutirem os custos de pesquisa e desenvolvimento do produto original, os genéricos e similares podem ser lançados a preços mais baixos do que os dos medicamentos de marca, que, no período de proteção exclusiva, tiveram a oportunidade de conquistar a confiança do consumidor e dos médicos que os prescrevem para seus pacientes.

       A pesquisa para obtenção de novos medicamentos comprovadamente eficazes envolve somas elevadíssimas. Daí que geralmente as empresas que estão no topo da indústria farmacêutica são grandes grupos internacionais, ficando os laboratórios regionais mais voltados para a produção de genéricos e similares.

        A necessidade de se remunerar o investimento realizado faz com que, não raramente, os remédios sejam caros em relação à renda da maioria das pessoas, e isso provoca conflitos de toda ordem, em especial nos países menos desenvolvidos, onde se encontram também as maiores parcelas da população que sofrem de doenças endêmicas, causadas por falta de saneamento básico, habitação insalubre, deficiências na alimentação etc.Muitas vezes para reduzir o custo da distribuição de medicamentos nas redes públicas os governos investem em laboratórios estatais, que se financiam com subsídios e verbas oficiais, diferentemente de empresas, que precisam do lucro para se manterem no mercado. Esse conflito chega em alguns momentos ao ponto de quebra de patente por parte dos países que se sentem prejudicados. O Brasil mesmo já recorreu a essa decisão extrema em relação ao coquetel de remédios para tratamento dos pacientes portadores do vírus HIV e dos que sofrem com a AIDS, chegando depois a um entendimento com os laboratórios.

       O tema da quebra de patente voltou à tona depois que a Corte Superior da Índia não reconheceu como inovação um medicamento para tratamento do câncer que o laboratório suíço Novartis considera evolução do seu remédio original, Glivec. A patente foi reconhecida nos Estados Unidos e em outros 39 países, o que provocou a polêmica. O Brasil hoje é cauteloso nessa questão. Optou por uma atitude mais pragmática, que tem dado bons resultados e permitido, inclusive, o desenvolvimento de novos medicamentos no país. A quebra de patente não pode ser banalizada. (O Globo, 07/04/2013) 

Por sua estrutura global, o texto é caracterizado, prioritariamente como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1416Q115798 | Matemática, Sequências, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Uma seqüência numérica (a1, a2, a3, a4,...) é construída de modo que, a partir do 3° termo, cada um dos termos corresponde à média aritmética dos termos anteriores. Sabendo-se que a1 = 2 e que a9 = 10, o valor do 2° termo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1417Q39469 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

A unidade de assistência semi-intensiva de um hospital geral foi ampliada e o enfermeiro responsável precisa redimensionar a equipe de enfermagem.

Sendo assim, de acordo com os parâmetros recomendados, ele deve fazer a distribuição dos profissionais com base na seguinte proporção:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1418Q924714 | Direito Processual Civil, Tutela Provisória, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Cristina não foi autorizada por seu plano de saúde a realizar cirurgia de urgência indicada por seu médico. Tendo em vista a necessidade de pronta solução para seu caso, ela procura um(a) advogado(a), que afirma que a ação a ser ajuizada terá como pedido a realização da cirurgia, com pedido de tutela antecipada para sua efetivação imediata, sem a oitiva do Réu. O(A) advogado(a) ainda sustenta que não poderá propor a ação sem que Cristina apresente toda a documentação que possui para a instrução da inicial, sob pena de impossibilidade de juntada posterior. A respeito do caso, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1419Q863528 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

A cidade de Asa Branca foi atingida por uma tempestade de grandes proporções. As ruas ficaram alagadas e a
população sofreu com a inundação de suas casas e seus locais de trabalho. Antônio, que tinha uma pequena
barcaça, aproveitou a ocasião para realizar o transporte dos moradores pelo triplo do preço que normalmente
seria cobrado, tendo em vista a premente necessidade dos moradores de recorrer a esse tipo de transporte.
Nesse caso, em relação ao citado negócio jurídico, ocorreu
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1420Q691306 | Medicina do Trabalho, Analista Médico Perito, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Texto associado.
Sobre a discordância com o serviço de perícias médicas do INSS,ainda que aguardando o resultado do pedido de reconsideração ou recurso, analise as afirmativas a seguir.
I. O médico do trabalho pode agir como se da empresa fosse,confrontando a decisão do INSS.
II. O médico do trabalho não tem justificativa para recepcionar esse trabalhador, mesmo que ele exerça funções adequadas e não prejudiciais ao trabalho.
III. O empregado deverá ser considerado apto para o trabalho,revogando, inclusive, o atestado emitido quando do seu encaminhamento inicial ao INSS.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.