Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q161624 | Contabilidade Geral, Demonstração do Valor Adicionado DVA, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

Uma das mudanças introduzidas pela legislação societária no Brasil foi a DVA (Demonstração do Valor Adicionada).

Com relação à DVA é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q33658 | Direito Processual Civil, Direito Processual Civil CPC 1973, Técnico Médio de Defensoria Pública, DPE RJ, FGV

Quanto a sua atuação no processo (civil ou penal), é correto afirmar que a Defensoria Pública
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q687293 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

“Querendo abolir a pena de morte, que comecem os senhores assassinos!” 
Em relação à pena de morte, esse pensamento é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q371779 | Direito Processual Penal, Procedimento Comum Sumaríssimo Lei 9099, FGV, 2018

Maicon, na condução de veículo automotor, causou lesão corporal de natureza leve em Marta, desconhecida que dirigia outro automóvel, que inicialmente disse ter interesse em representar em face do autor dos fatos, diante da prática do crime do Art. 303, caput, do Código de Trânsito Brasileiro. Em audiência preliminar, com a presença de Maicon e Marta acompanhados por seus advogados e pelo Ministério Público, houve composição dos danos civis, reduzida a termo e homologada pelo juiz em sentença. No dia seguinte, Marta se arrepende, procura seu advogado e afirma não ter interesse na execução do acordo celebrado.
Considerando apenas as informações narradas, o advogado de Marta deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1445Q371180 | Direito do Consumidor, Proteção Contratual do Consumidor, FGV

Josefa celebrou contrato de prestação de serviço com a transportadora X, cujo teor do documento assinado seguia o formato “de adesão”. Considerando tal instrumento de negócio jurídico nas relações de consumo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1446Q196244 | Direito do Consumidor, Contratos no CDC, Analista Advocacia, DPE MT, FGV

Em relação à cobertura de tratamento experimental por operadora de plano de saúde, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q29391 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, CODEBA, FGV

Um trecho da viga principal de concreto armado de uma pequena ponte suporta um esforço cortante de cálculo constante de 391,5 kN. A altura útil da viga é igual a 100 cm.

Admitindo as diagonais de compressão inclinadas de 45° em relação ao eixo longitudinal da viga e estribos verticais e adotando a resistência ao escoamento de cálculo dos estribos igual a 435 MPa, a razão entre a área da seção transversal dos estribos e o espaçamento entre os estribos, em cm2 /m, é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q923670 | Direito Processual Penal, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Fernanda, durante uma discussão com seu marido Renato, levou vários socos e chutes. Inconformada com a agressão, dirigiu-se à Delegacia de Polícia mais próxima e narrou todo o ocorrido. Após a realização do exame de corpo de delito, foi constatada a prática de lesão corporal leve por parte de Renato. O Delegado de Polícia registrou a ocorrência e requereu as medidas cautelares constantes no Artigo 23 da Lei nº 11.340/2006. Após alguns dias e com objetivo de reconciliação com o marido, Fernanda foi novamente à Delegacia de Polícia requerendo a cessação das investigações para que não fosse ajuizada a ação penal respectiva.

Diante do caso narrado, de acordo com o recente entendimento do Supremo Tribunal Federal, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1449Q371546 | Direito Ambiental, Sistema Nacional de Unidades de Conservação, FGV

Paulo é proprietário de um grande terreno no qual pretende instalar um loteamento, já devidamente aprovado pelo Poder Público.

Contudo, antes que Paulo iniciasse a instalação do projeto, sua propriedade foi integralmente incluída nos limites de um Parque Nacional.

Considerando as normas que regem o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1450Q160000 | Informática, Dispositivos de Armazenamento, Assistente Administrativo, FBN, FGV

Analise a citação a seguir.

"No ambiente de microinformática, um dispositivo utilizado na configuração de um microcomputador intel i5, é caracterizado como um que emprega tecnologia SATA e possui capacidade de armazenamento de 500 GB."

A citação faz referência ao seguinte componente de hardware:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1451Q412397 | Direito Administrativo, Estado, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

O Estado federado tem sua organização caracterizada pela descentralização política, outorgando diferentes atribuições a cada um de seus entes. No Brasil, vigora o federalismo de 3º grau, formado pela União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios, existindo, entre eles, uma relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q371991 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Das Infrações e Sanções Disciplinares, FGV

O advogado Cândido, conhecido pelas soluções criativas para resolver os problemas dos seus clientes, aduz, como tese defensiva, em ação de despejo por falta de pagamento, que a norma que autoriza tal desocupação forçada seria inconstitucional, pois caberia ao Estado fornecer habitação gratuita ou a preços módicos aos necessitados e, em caso de impossibilidade financeira, custear a moradia, pagando ao locador os valores devidos, a título de aluguel social.

Essa defesa foi considerada como contrária à disposição de lei que determina, como consequência do não pagamento dos alugueres, o despejo por falta de pagamento. Em razão disso, foi proferida sentença determinando a desocupação do imóvel e condenando o cliente do advogado Cândido ao pagamento dos alugueres devidos, bem como as demais verbas decorrentes da sucumbência. Além disso, determinou o magistrado a expedição de ofício à Ordem dos Advogados do Brasil para abertura de processo disciplinar.
Consoante as regras do Estatuto da Advocacia, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1453Q162182 | Direito Empresarial e Comercial, Sociedade anônima, Auditor da Receita do Estado, SEAD AP, FGV

A respeito de sociedades empresárias é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q39502 | Raciocínio Lógico, Agente Público, TCE BA, FGV

Severino gastava com a alimentação da família 30% do seu salário líquido. Certo mês foi promovido no trabalho e seu salário líquido aumentou 20%. Entretanto, nessa época, seus sogros vieram morar com ele e a despesa de alimentação aumentou 40% em relação à anterior.

Após essas mudanças, a porcentagem do salário líquido que Severino gasta com a alimentação de sua família é de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1455Q30022 | Raciocínio Lógico, Pedagogo, CONDER, FGV

Nove amigos vão marcar um encontro.

Três deles moram em Feira de Santana e os outros seis moram em Salvador e todos irão ao encontro, individualmente, em seus próprios carros.

Eles desejam escolher um local E para o encontro de modo que a média aritmética das distâncias percorridas por cada um deles desde o local onde moram até o local do encontro seja a menor possível.

Despreze as distâncias percorridas dentro de cada uma das duas cidades e represente por D a distância rodoviária, em quilômetros, entre Salvador e Feira de Santana.

O local do encontro deve ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1456Q13268 | Administração Geral, Administração Geral, Administrador, SUSAM, FGV

Com  relação  ao  planejamento  organizacional,  associe  os  níveis  hierárquicos com os objetivos listados a seguir. 

1.  Nível estratégico 
2.  Nível tático 
3.  Nível operacional 

(   ) Objetivos gerais 
(   ) Foco em unidades específicas da organização  
(   ) Plano genéricos 
(   ) Foco em tarefas rotineiras 
(   ) Definição de procedimentos específicos 
(   ) Orientação de médio prazo 

Assinale  a  opção  que  indica  a  sequência  correta,  de  cima  para  baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q11849 | Português, Bibliotecário, Prefeitura de Florianópolis SC, FGV

Texto associado.
TEXTO 1 – DIREITO AFETIVO

João Paulo Lins e Silva, O Globo, 09/10/2014

Acompanhamos recentemente notícias na imprensa sobre registros de nascimento de menores com a inclusão de duas mães e um pai. Três atos distintos ocorreram; um em Minas Gerais e dois no Rio Grande do Sul. Por maior semelhança, carregam os registros características peculiares, mas que trazem e antecipam uma forte tendência, com a visão da família multiparental, ou seja, a capacidade de uma pessoa possuir, simultaneamente, mais de um pai ou de uma mãe em seu registro de nascimento. O que poderia soar absurdo ou, no mínimo, estranho antigamente, a evolução do formato da família brasileira força a necessidade de uma adequação de nossa legislação notarial.
A frase abaixo em que o sujeito do verbo sublinhado aparece posposto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1458Q373258 | Português, Redação Oficial, Assistente Administrativo, Funarte, FGV

Sobre a forma e a estrutura de um requerimento, a única marca oficialmente reconhecida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1459Q49645 | Direito Civil, Estágio Forense, MPE RJ, FGV

Em matéria de sucessões, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q29504 | Direito Tributário, Advogado Societário, CODEMIG, FGV

A moratória de um tributo estadual pode ser concedida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.