Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1831Q683293 | Psicologia, Técnico Superior Especializado Psicologia, DPE RJ, FGV, 2019

As configurações da família tradicional vêm passando por constantes modificações. O ordenamento jurídico tem como desafio se reconfigurar, de modo a reconhecer a diversidade de formas de entidades familiares existentes na sociedade contemporânea. O arranjo familiar conhecido como família anaparental caracteriza-se como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q372905 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Das Relações com o Cliente e o Dever de Urbanidade, FGV

Cláudio, advogado com vasta experiência profissional, é contratado pela sociedade LK Ltda. para gerenciar a carteira de devedores duvidosos, propondo acordos e, em último caso, as devidas ações judiciais. Após um ano de sucesso na empreitada, Cláudio postula aumento nos seus honorários, o que vem a ser recusado pelos representantes legais da sociedade. Insatisfeito com o desenrolar dos fatos, Cláudio comunica que irá renunciar aos mandatos que lhe foram conferidos, notificando pessoalmente os representantes legais da sociedade que apuseram o seu ciente no ato de comunicação. Dez dias após, a sociedade contratou novos advogados, que assumiram os processos em curso.

Observado tal relato, baseado nas normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1833Q372803 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Inscrição do Advogado na OAB, FGV

Laura, advogada na área empresarial, após concluir o mestrado em renomada instituição de ensino superior, é convidada para integrar a equipe de assessoria jurídica da empresa K S/A . No dia da entrevista final, é inquirida pelo Gerente Jurídico da empresa, bacharel em Direito, sem inscrição na Ordem dos Advogados do Brasil, apesar de o mesmo ter logrado êxito no Exame de Ordem.

Observado tal relato, consoante as normas do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1834Q221111 | Informática, Internet e intranet, Produtor de Conteúdos Jornalísticos para Internet, Senado Federal, FGV

Comparando alguns dos formatos de imagens utilizados em sítios web, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q211567 | Direito Tributário, Impostos de Competência da União, Fiscal da Receita Estadual, SEAD AP, FGV

Não é considerado como imposto de competência da União, aquele incidente sobre:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1836Q53356 | Matemática, Fiscal de Posturas, Prefeitura de Niterói RJ, FGV

Um triângulo e um quadrado têm perímetros iguais. Os lados do triângulo medem 7,3 m, 7,2 m e 5,5 m.
A área do quadrado, em m2, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1837Q49641 | Direito Processual Penal, Estágio Forense, MPE RJ, FGV

Sobre a prova penal, analise as afirmativas a seguir. 

I – São princípios que informam a prova penal: verdade material, vedação da prova ilícita, aquisição ou comunhão da prova, audiência contraditória, concentração e imediação, auto- responsabilidade das partes, identidade física do juiz, publicidade e livre convencimento motivado. 
II – Como formas de avaliação da prova no direito processual penal brasileiro são admitidos os seguintes sistemas: tarifada ou legal, íntima convicção e persuasão racional. 
III – A confissão do réu no processo penal é de valor relativo e deve ser cotejada com as demais provas. Se reconhecida na sentença não poderá levar a pena abaixo do mínimo cominado. 
IV – A prova ilícita é inadmissível no direito processual penal brasileiro, exceto aquela a favor do réu e para proteger o seu estado de liberdade. As provas ilícitas por derivação, extraídas da “Teoria dos frutos da árvore envenenada”, chegam ao processo por meio de informação obtida por prova ilicitamente colhida. O Código de Processo Penal hoje mitiga a vedação das provas ilícitas por derivação, no caso da fonte independente e da descoberta inevitável

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1838Q49567 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ AL, FGV, 2018

Texto associado.
TEXTO - Ressentimento e Covardia
 
Tenho comentado aqui na Folha em diversas crônicas, os usos da internet, que se ressente ainda da falta de uma legislação específica que coíba não somente os usos mas os abusos deste importante e eficaz veículo de comunicação. A maioria dos abusos, se praticados em outros meios, seriam crimes já especificados em lei, como a da imprensa, que pune injúrias, difamações e calúnias, bem como a violação dos direitos autorais, os plágios e outros recursos de apropriação indébita.
No fundo, é um problema técnico que os avanços da informática mais cedo ou mais tarde colocarão à disposição dos usuários e das autoridades. Como digo repetidas vezes, me valendo do óbvio, a comunicação virtual está em sua pré-história.
Atualmente, apesar dos abusos e crimes cometidos na internet, no que diz respeito aos cronistas, articulistas e escritores em geral, os mais comuns são os textos atribuídos ou deformados que circulam por aí e que não podem ser desmentidos ou esclarecidos caso por caso. Um jornal ou revista é processado se publicar sem autorização do autor um texto qualquer, ainda que em citação longa e sem aspas. Em caso de injúria, calúnia ou difamação, também. E em caso de falsear a verdade propositadamente, é obrigado pela justiça a desmentir e dar espaço ao contraditório.
Nada disso, por ora, acontece na internet. Prevalece a lei do cão em nome da liberdade de expressão, que é mais expressão de ressentidos e covardes do que de liberdade, da verdadeira liberdade. (Carlos Heitor Cony, Folha de São Paulo, 16/05/2006 – adaptado)
A internet tem produzido uma série de neologismos semânticos, ou seja, vocábulos antigos a que foram acoplados sentidos novos; NÃO está nesse caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1839Q46640 | Odontologia, Cirurgião Dentista, SUSAM, FGV

A  infecção  fúngica  causada  pela  Cândida  albicans  pode  apresentar  formas  clínicas  variadas.  A  forma  de  candidíase  caracterizada clinicamente por máculas vermelhas e sensação de  queimação, acomete mais comumente o palato duro posterior, a  mucosa  jugal  e  o  dorso  da  língua  e  está  fortemente  associada  com  história  prévia  de  antibioticoterapia,  xerostomia  e  imunossupressão, é chamada de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1840Q42634 | Pedagogia, Professor de Química, SEDUC PE, FGV

Kátia e Lúcia são professoras do 5º ano em duas escolas diferentes da rede estadual de Pernambuco. O planejamento anual de cada uma delas revela abordagens próprias sobre as relações entre as disciplinas.

Kátia planejou, para as aulas de Geografia, o estudo das Regiões do Brasil por meio de leituras do livro didático, pesquisas e uma prova final. O trabalho em Língua Portuguesa envolverá o estudo de tempos verbais, ortografia, produção de texto e leitura de livros de aventura.
Lúcia estudará com seus alunos o tema “Regiões Brasileiras” e planejou a leitura do livro didático, pesquisas em grupo e trabalhos individuais. Para o trabalho em Língua Portuguesa, selecionou livros que retratam as diferentes regiões brasileiras, além de propor o estudo sobre dialetos e regionalismos do Brasil, a fim de desenvolver a competência oral dos alunos. O planejamento de Língua Portuguesa também inclui o estudo de tempos verbais, ortografia e produção de texto, cujo tema será uma viagem imaginária pelas diferentes regiões do Brasil.


Sobre a abordagem das professoras a respeito das relações entre as disciplinas, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1841Q702861 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2019

Ler nas entrelinhas. Esta frase dá conta de uma das muitas sutilezas da escrita, indicando que num texto até o que não está escrito deve ser lido, pois o sentido vai muito além das palavras, situando-se no contexto, para que não se perca “o espírito da coisa”. (Deonísio da Silva) Um segmento incoerente retirado desse texto é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1842Q689916 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV, 2019

Em situações de formalidade, é conveniente evitar o uso de linguagem informal; a frase abaixo que se mostra inteiramente formal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1843Q687867 | Português, Interpretação de Textos, Técnico Judiciário, TJ CE, FGV, 2019

“As leis existem, mas quem as aplica?” Esse pensamento de Dante Alighieri critica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1844Q609938 | Biblioteconomia, Organização e tratamento da informação, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

De acordo com as regras da ABNT para citações em documentos, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Nas citações, as chamadas pelo sobrenome do autor incluído na sentença devem ser em letras maiúsculas e minúsculas.

( ) Nas citações indiretas, a indicação da(s) página(s) consultada(s) é opcional.

( ) As citações diretas, no texto, de até quatro linhas, devem estar contidas entre aspas duplas.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1845Q555396 | Informática, Switch, Técnico legislativo, SF, FGV

Considere as seguintes afirmativas sobre o uso de hubs e switches:

I. Hubs podem ter VLANs associadas às suas portas.

II. O uso de hubs melhora o desempenho da rede.

III. Switches não propagam broadcasts.

IV. Switches são mais eficientes que hubs no processamento de frames.

V. Switches aumentam o número de domínios de colisão em uma rede.

 Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1846Q371179 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Dos Direitos e Prerrogativas do Advogado, FGV, 2018

Juan e Pablo, ambos advogados, atuaram conjuntamente patrocinando uma demanda trabalhista em favor de certo trabalhador empregado. Tiveram bastante sucesso no exercício dessa função, tendo se valido de teses jurídicas notórias. Em razão disso, após o fim desse processo, duas pessoas jurídicas contrataram, respectivamente, Juan e Pablo, como integrantes de seus departamentos jurídicos, em relação empregatícia. A sociedade que empregou Juan determinou que ele atue de forma consultiva, emitindo parecer sobre a mesma questão jurídica tratada naquele primeiro processo, embora adotando orientação diversa, desta feita favorável aos empregadores. A pessoa jurídica que emprega Pablo pretende que ele realize sua defesa, em juízo, em processos nos quais ela é ré, sobre a mesma questão, também sustentando o posicionamento favorável aos empregadores.
Considerando o caso narrado, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1847Q120056 | Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Os ataques relativos à segurança da informação baseiam-se em aspectos técnicos, físicos e/ou humanos. O tipo de ataque que está baseado principalmente no aspecto humano é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1848Q39505 | Raciocínio Lógico, Agente Público, TCE BA, FGV

Em uma serraria há dez varas de madeira: cinco de 1,40m de comprimento, três de 1,80m e duas de 2,40m. Essas varas devem ser cortadas em pedaços iguais, com o maior comprimento possível e aproveitando toda a madeira.

A quantidade de pedaços que será obtida é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1849Q37230 | Direito Penal, Técnico Judiciário, TJ RO, FGV

Leonardo foi condenado pela prática de um crime de roubo majorado pelo emprego de arma de fogo. No momento da execução da pena, o juiz verificou que Leonardo já ostentava em sua Folha de Antecedentes Criminais condenações pela prática de um crime de homicídio simples contra seu primo, ocorrido em razão de uma discussão familiar no ano de 2013; de um crime de estupro simples realizado no ano de 2012; e pela prática, no ano de 2011, do crime de extorsão qualificada pela morte. De acordo com a Lei nº 8.072/90, são considerados hediondos os seguintes crimes praticados por Leonardo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1850Q14866 | Português, Assistente de Trânsito, Detran MA, FGV

Texto associado.
A EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO

      A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes. É crescente a preocupação com o ensino dos princípios básicos do trânsito desde a infância e ele pode acontecer no espaço escolar, com aulas específicas, ou também nos ambientes especialmente desenvolvidos para o público infantil nos departamentos de trânsito. Com a chegada do Código Brasileiro de Trânsito (CBT), em 1998, os condutores imprudentes passaram a frequentar aulas de reciclagem, com o propósito de reeducação.
      Como se vê, alguma coisa já vem sendo feita para reduzir o problema. Mas há muito mais a fazer. A experiência mundial mostra que as campanhas para alertar e convencer a população, de forma periódica, da necessidade de obedecer regras básicas de trânsito, não são suficientes para frear veículos em alta velocidade e evitar infrações nos semáforos. O bolso, nessas horas, ajuda a persuadir condutores e transeuntes a andar na linha. A Capital Federal é um exemplo de casamento bem- sucedido entre comunicação de massa e fiscalização. Um conjunto de ações foi responsável por significativa queda no número de vítimas fatais do trânsito na cidade. O governo local, a partir da década de 1990, adotou uma série de medidas preventivas. Foram veiculadas campanhas de conscientização, foi adotado o controle eletrônico de velocidade e foi implementado o respeito às faixas de pedestres. Essas providências, associadas a promulgação do novo Código de Trânsito, levaram a uma expressiva redução nos índices de mortalidade por 10 mil veículos em Brasília - de 14,9 em 1995 para 6,4 em 2002. Nesse período, apesar do crescimento da frota de 436 mil para 469 mil veículos, o número de mortes por ano caiu de 652 em 1995 para 444 em 2002.
      Foi um processo polêmico. O governo foi acusado de estar encabeçando uma indústria de multas, devido ao grande número de notificações aplicadas. Reclamações à parte, o saldo das ações se apresentou bastante positivo. Recentemente as estatísticas mostram que o problema voltou a se agravar. O número de vítimas fatais de acidentes no trânsito passou de 444 em 2002 para 512 em 2003. Pesquisas do DETRAN apontam que um dos principais motivos desse aumento e o uso de álcool por motoristas.

(Pedro Ivo Alcantara. www.ipea.gov.br)
"A comunicação é uma arma poderosa na batalha cotidiana pela queda dos números de acidentes, servindo ao mesmo tempo como instrumento de educação e conscientização. Campanhas de mobilização pelo uso de cinto de segurança, das práticas positivas na direção, da não utilização de bebidas alcoólicas ao dirigir, do uso da faixa de pedestres, entre outras, são comprovadamente eficientes".

No caso desse segmento do texto, o segundo período, em relação ao primeiro, funciona como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.