Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


2421Q262192 | Biblioteconomia, Técnico Superior Especializado Biblioteconomia, DPE RJ, FGV

A linguagem jurídica pode ser detalhada em vários níveis. Associe o tipo de linguagem jurídica com sua respectiva aplicação/função.


1. Linguagem Legislativa
2. Linguagem Judiciária
3. Linguagem Contratual
4. Linguagem Doutrinária
5. Linguagem Notarial

( ) explica os institutos jurídicos e ensina o Direito.
( ) formaliza os direitos e obrigações das partes.
( ) cria o direito.
( ) registra os atos de direito.
( ) aplica o direito.

A sequência correta é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2422Q248305 | Engenharia Civil, Técnico de Gestão Administrativa Engenheiro Civil, AL MA, FGV

Esforços solicitantes que podem atuar na direção horizontal longitudinal em uma ponte são apresentados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2423Q219158 | Medicina Legal, Genética Forense, Perito Legista, Polícia Civil RJ, FGV

Ao aplicar um teste de proficiência, o diretor de um laboratório deseja verificar se os analistas realizam as técnicas e interpretam os resultados corretamente.

Em genética forense, a maneira mais comum de o diretor conduzir os testes de proficiência é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2424Q212805 | Direito Tributário, Simples Nacional, Fiscal da Receita Estadual, SEAD AP, FGV

A Constituição Federal de 1988, no seu artigo 179 (Título VII - Da Ordem Econômica e Financeira) impõe, de forma expressa, que o legislador infraconstitucional conceda tratamento jurídico diferenciado às "micro e pequenas empresas".

A respeito do preceito constitucional citado é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2425Q182610 | Engenharia Civil, Estruturas de Concreto, Engenheiro, BADESC, FGV

Assinale a alternativa que indique o nome dos pilares cuja ruptura por compressão ocorre antes da flambagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2426Q178026 | Informática, MER, Desenvolvedor, MEC, FGV

A respeito dos conceitos básicos do Modelo de Entidade- Relacionamento, analise as afirmativas a seguir:

I. A chave primária de uma entidade é o conjunto mínimo de atributos (um ou mais) que permitem identificar unicamente uma entidade em um conjunto de entidades.

II. Entidades Fortes são aquelas que não possuem atributos suficientes para formar uma chave primária.

III. As entidades fortes dependem existencialmente de entidades fracas.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2427Q162326 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais da República, Assistente Técnico Judiciário, TJ AM, FGV

Os artigos 1° e 3° da Constituição estabelecem os fundamentos e os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil.

Assinale a alternativa que contempla, exclusivamente, previsões constantes naqueles dispositivos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2428Q158332 | Serviço Social, Assistente Social, TJ GO, FGV

Nos primeiros anos do século XX, a questão social já está definitivamente colocada para a sociedade brasileira. Nesse contexto surgem as primeiras instituições assistenciais subvencionadas pelo Estado. É a partir delas que se criam as bases materiais (organizacionais e humanas) para o surgimento das primeiras escolas de Serviço Social, marcadas por forte influência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2429Q30013 | Português, Pedagogo, CONDER, FGV

Texto associado.
Tecnologia

     Para começar, ele nos olha na cara. Não é como a máquina de escrever, que a gente olha de cima, com superioridade. Com ele é olho no olho ou tela no olho. Ele nos desafia. Parece estar dizendo: vamos lá, seu desprezível pré-eletrônico, mostre o que você sabe fazer. A máquina de escrever faz tudo que você manda, mesmo que seja a tapa. Com o computador é diferente. Você faz tudo que ele manda. Ou precisa fazer tudo ao modo dele, senão ele não aceita. Simplesmente ignora você. Mas se apenas ignorasse ainda seria suportável. Ele responde. Repreende.
Corrige. Uma tela vazia, muda, nenhuma reação aos nossos comandos digitais, tudo bem. Quer dizer, você se sente como aquele cara que cantou a secretária eletrônica. É um vexame privado. Mas quando você o manda fazer alguma coisa, mas manda errado, ele diz "Errado". Não diz "Burro", mas está implícito. É pior, muito pior. Às vezes, quando a gente erra, ele faz "bip". Assim, para todo mundo ouvir. Comecei a usar o computador na redação do jornal e volta e meia errava. E lá vinha ele: "Bip!" "Olha aqui, pessoal: ele errou." "O burro errou!"

     Outra coisa: ele é mais inteligente que você. Sabe muito mais coisa e não tem nenhum pudor em dizer que sabe. Esse negócio de que qualquer máquina só é tão inteligente quanto quem a usa não vale com ele. Está subentendido, nas suas relações com o computador, que você jamais aproveitará metade das coisas que ele tem para oferecer. Que ele só desenvolverá todo o seu potencial quando outro igual a ele o estiver programando. A máquina de escrever podia ter recursos que você nunca usaria, mas não tinha a mesma empáfia, o mesmo ar de quem só aguentava os humanos por falta de coisa melhor, no momento. E a máquina, mesmo nos seus instantes de maior impaciência conosco, jamais faria "bip" em público.

     Dito isto, é preciso dizer também que quem provou pela primeira vez suas letrinhas dificilmente voltará à máquina de escrever sem a sensação de que está desembarcando de uma Mercedes e voltando à carroça. Está certo, jamais teremos com ele a mesma confortável cumplicidade que tínhamos com a velha máquina. É outro tipo de relacionamento, mais formal e exigente.
Mas é fascinante. Agora compreendo o entusiasmo de gente como Millôr Fernandes e Fernando Sabino, que dividem a sua vida profissional em antes dele e depois dele. Sinto falta do papel e da fiel Bic, sempre pronta a inserir entre uma linha e outra a palavra que faltou na hora, e que nele foi substituída por um botão, que, além de mais rápido, jamais nos sujará os dedos, mas acho que estou sucumbindo. Sei que nunca seremos íntimos, mesmo porque ele não ia querer se rebaixar a ser meu amigo, mas retiro tudo o que pensei sobre ele. Claro que você pode concluir que eu só estou querendo agradá-lo, precavidamente, mas juro que é sincero.

Quando saí da redação do jornal depois de usar o computador pela primeira vez, cheguei em casa e bati na minha máquina. Sabendo que ela aguentaria sem reclamar, como sempre, a pobrezinha.

(VERÍSSIMO, Luis Fernando. O Globo)
Nas alternativas a seguir, à exceção de uma, o autor humaniza o computador. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2430Q29531 | Contabilidade Geral, Contador Corporativo, CODEMIG, FGV

O princípio básico da divulgação de informações por segmento é que a entidade deve divulgar informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem a natureza e os efeitos financeiros das atividades de negócios nos quais está envolvida e os ambientes econômicos em que opera.
No que tange à divulgação de informações por segmento, analise os itens a seguir:

I. Um segmento operacional pode desenvolver atividades de negócio cujas receitas ainda serão obtidas.
II. Nem todas as partes de uma entidade constituem, necessariamente, um segmento operacional ou parte de segmento operacional.
III. Os planos de benefícios pós-emprego de uma entidade podem ser considerados como segmentos operacionais.
IV. Um único gestor não pode ser o gestor de segmento para mais de um segmento operacional.

É correto somente o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2431Q29227 | Administração Geral, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

As organizações que atuam em ambientes cada vez mais dinâmicos, complexos e competitivos demandam diversas capacidades inovadoras que possibilitam alterar tanto a cultura quanto o clima organizacional.

Assinale a opção que indica o conjunto de características que chamamos de capacidade inovadora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2432Q21191 | Matemática, Raciocínio Matemático, Técnico de Nível Médio Administrativa, AL BA, FGV

Carolina ganhou uma quantidade grande de pequenos frascos de um perfume. Cada frasco contém 15 mL de perfume. Carolina deseja abrir o número mínimo de frascos para encher completamente uma embalagem de 200 mL com esse perfume. A quantidade de frascos que ela deve abrir é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2433Q925764 | Direito Processual Penal, Ação Penal Pública, Primeira Fase OAB, OAB, FGV, 2018

Flávio apresentou, por meio de advogado, queixa-crime em desfavor de Gabriel, vulgo “Russinho”, imputando-lhe a prática do crime de calúnia, pois Gabriel teria imputado falsamente a Flávio a prática de determinada contravenção penal. Na inicial acusatória, assinada exclusivamente pelo advogado, consta como querelado apenas o primeiro nome de Gabriel, o apelido pelo qual é conhecido, suas características físicas e seu local de trabalho, tendo em vista que Flávio e sua defesa técnica não identificaram a completa qualificação do suposto autor do fato. A peça inaugural não indicou rol de testemunhas, apenas acostando prova documental que confirmaria a existência do crime. Ademais, foi acostada ao procedimento a procuração de Flávio em favor de seu advogado, na qual consta apenas o nome completo de Flávio e seus dados qualificativos, além de poderes especiais para propor eventuais queixas-crime que se façam pertinentes. Após citação de Gabriel em seu local de trabalho para manifestação, considerando apenas as informações expostas, caberá à defesa técnica do querelado pleitear, sob o ponto de vista técnico, a rejeição da queixa-crime,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2434Q702553 | Português, Interpretação de Textos, Oficial do Ministério Público, MPE RJ, FGV, 2019

Numa entrevista, às vezes o entrevistador contamina a futura resposta do entrevistado com o seu posicionamento; a pergunta abaixo, de uma suposta entrevista, que mostra essa característica é: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2435Q372728 | Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Ato infracional, FGV, 2019

Pedro, 16 anos, foi apreendido em flagrante quando subtraía um aparelho de som de uma loja. Questionado sobre sua família, disse não ter absolutamente nenhum familiar conhecido. Encaminhado à autoridade competente, foi-lhe designado defensor dativo, diante da completa carência de pessoas que por ele pudessem responder.

Após a prática dos atos iniciais, Pedro requereu ao juiz a substituição do seu defensor por um advogado conhecido, por não ter se sentido bem assistido tecnicamente, não confiando no representante originariamente designado.


Com base nessa narrativa, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

2436Q263522 | Administração Pública, Governabilidade, Técnico Superior Especializado Administração, DPE RJ, FGV

A noção de accountability configura-se como um dos pilares fundamentais da boa governança contemporânea, conforme declara o Banco Mundial em seu site. Apesar dessa crescente importância, ainda não existe uma palavra em português que traduza exatamente seu significado, mas é reconhecido que a accountability envolve, como aspectos principais de sua definição,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2437Q182546 | Engenharia Civil, Engenheiro Civil, Senado Federal, FGV

Uma viga biapoiada de comprimento L está submetida a um carregamento simétrico composto por três cargas concentradas de intensidade P distantes entre si de L/4. O momento fletor no ponto-médio da viga é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2438Q117933 | Engenharia de Software , Processo de Software, Analista de Sistemas, Senado Federal, FGV

Considere as seguintes assertivas sobre modelos de processos de software:

I. No modelo em cascata, a fase seguinte não deve iniciar antes que a fase precedente tenha sido concluída.
II. No modelo evolucionário, a mudança constante tende a corromper a estrutura do software
III. A explícita consideração dos riscos no modelo em espiral distingue esse modelo dos modelos em cascata e evolucionário.

As assertivas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2439Q117892 | Redes de Computadores , Transmissão de Dados, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

No que diz respeito à comunicação de dados, a modalidade de comunicação full-duplex é caracterizada por transmissão e recepção:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

2440Q116864 | Informática , Algoritmos, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Analise o trecho de algoritmo a seguir, em pseudocódigo:
Imagem 011.jpg
Após a execução, a variável STR será impressa uma quantidade de vezes igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.