Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


421Q458822 | Direito Penal, Do Crime, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp AL, FGV, 2018

Julia, primária e de bons antecedentes, verificando a facilidade de acesso a determinados bens de uma banca de jornal, subtrai duas revistas de moda, totalizando o valor inicial do prejuízo em R$15,00 (quinze reais). Após ser presa em flagrante, é denunciada pela prática do crime de furto simples, vindo, porém, a ser absolvida sumariamente em razão do princípio da insignificância.

De acordo com a situação narrada, o magistrado, ao reconhecer o princípio da insignificância, optou por absolver Julia em razão da:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

422Q374338 | Português, Figura e Vícios de Linguagem, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV

Todos os pensamentos abaixo partem de uma metáfora ou de uma comparação; o pensamento que mostra uma justificativa para a metáfora ou comparação realizada é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

423Q370668 | Direito Empresarial e Comercial, Falência e Recuperação de Empresas, FGV

A sociedade empresária Pará de Minas Veículos Ltda. pretende requerer sua recuperação judicial. Ao analisar a minuta de petição inicial, o gerente administrativo listou os impedimentos ao pedido de recuperação.


Assinale a opção que apresenta um desses impedimentos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

424Q185570 | Máquinas Elétricas, Engenheiro Elétrico, Senado Federal, FGV

Um material ferromagnético de forma toroidal e seção circular é o núcleo de permeabilidade µ de uma bobina de N espiras percorridas por corrente i. O núcleo toroidal tem comprimento médio l e seção reta S. Nessa situação, o fluxo gerado é de:
Dados: µ = 2,0 x 10-3 H/m; N = 100 espiras
i = 3,0A; / = 24cm; S = 12,0 cm2 .

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

425Q29501 | Direito Civil, Advogado Societário, CODEMIG, FGV

Júlio firmou contrato preliminar com Ricardo, para que este em 90 (noventa) dias criasse aplicativo a ser empregado na empresa de confecção daquele, visando à otimização dos estoques de tecido, sem cláusula de arrependimento. Ricardo apresentou o aplicativo a Júlio dentro do prazo estabelecido. Júlio, então, manifestando sua aceitação por escrito, comprometeu-se a assinar o contrato principal, de prestação de serviços, em 30 (trinta) dias, o que não ocorreu.

Considerando as disposições contidas no Código Civil sobre o tema do contrato preliminar, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

426Q370711 | Direito Administrativo, Agentes públicos e Lei 8112 de 1990, FGV, 2018

João foi aprovado em concurso público para ocupar um cargo federal. Depois de nomeado, tomou posse e entrou em exercício imediatamente. Porém, em razão da sua baixa produtividade, o órgão ao qual João estava vinculado entendeu que o servidor não satisfez as condições do estágio probatório.

Considerando o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, à luz do caso narrado, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

427Q691488 | Direitos Humanos, Sistema Interamericano de Direitos Humanos, Técnico Superior Jurídico, DPE RJ, FGV, 2019

Em março de 2018, o Brasil sofreu uma condenação na Corte Interamericana de Direitos Humanos porque o Estado brasileiro atuou de forma lenta e inadequada na demarcação da terra do povo indígena Xukuru, em Pernambuco. A responsabilidade do Brasil em realizar as reparações determinadas pela Corte, com base na Convenção Americana de Direitos Humanos, recai sobre: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

428Q372295 | Estatuto da Advocacia e da OAB, Da Atividade de Advocacia, FGV

A empresa Consumidor Ltda., composta por contadores, despachantes, arquitetos e engenheiros, divulga, semanalmente, sua agenda de defesa judicial dos direitos dos consumidores, não possuindo advogados nos seus quadros. Notificada pelo órgão seccional da OAB, alega que as atividades de consultoria jurídica não seriam privativas dos advogados. Diante desse quadro, à luz das normas estatutárias, é correto afirmar que é atividade privativa da advocacia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

429Q167148 | Informática, Portais e comércio eletrônico, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

No que se refere à análise dos negócios e às aplicações empresarias, poucos conceitos revolucionaram tão profundamente os negócios como o e-commerce. A seguir, são descritas três formas básicas das modalidades desse comércio.

I. Venda eletrônica de bens e serviços entre clientes como em leilões via Web, por exemplo.

II. Venda de produtos e serviços no varejo diretamente a consumidores individuais via lojas virtuais e catálogos multimídia, por exemplo.

III. Venda de bens e serviços entre empresas e instituições do mercado de consumo via intercâmbio eletrônico de dados, por exemplo.

Essas modalidades são conhecidas, respectivamente, por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

430Q372698 | Direito do Trabalho, Alterações do contrato de emprego, FGV, 2019

Plínio foi contratado, em 30/11/2017, como auxiliar administrativo de uma fábrica de motores. Graças ao seu ótimo desempenho, foi promovido, passando a gerente de operações, cargo dispensado do registro de horário, com padrão salarial cinco vezes mais elevado que o cargo efetivo imediatamente abaixo. Plínio era o responsável pela empresa, apenas enviando relatório mensal à diretoria. Em razão da nova função, Plínio passou a receber uma gratificação equivalente a 50% do salário básico recebido na função anteriormente exercida.

O rendimento de Plínio, oito meses após a promoção, deixou de ser satisfatório, por questões pessoais. Em decorrência disso, a empresa retirou de Plínio a função gerencial e ele voltou à função que exercia antes, deixando de receber a gratificação de função.


Diante disso, assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

431Q39447 | Enfermagem, Enfermeiro, TCE SE, FGV

A respeito da organização do SUS, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a verdadeira e F para a falsa:

( ) As Regiões de Saúde serão referência para as transferências de recursos entre os entes federativos.
( ) Para ser instituída, a Região de Saúde deve conter, no mínimo, ações e serviços de atenção primária e vigilância em saúde.
( ) As Redes de Atenção à Saúde estarão compreendidas no âmbito de uma Região de Saúde, ou de várias delas, em consonância com diretrizes pactuadas nas Comissões Intergestores.

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

433Q375041 | Português, Sentido e significado da, Técnico Bancário, Banco do Espírito Santo ES, FGV, 2018

Reescrevendo as frases abaixo, mantido o sentido original, com a eliminação das formas negativas sublinhadas, a forma INADEQUADA da nova frase é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

434Q371290 | Direito Internacional, Direito Civil Internacional, FGV

Uma sociedade brasileira, sediada no Rio de Janeiro, resolveu contratar uma sociedade americana, sediada em Nova York, para realizar um estudo que lhe permitisse expandir suas atividades no exterior, para poder vender seus produtos no mercado americano. Depois de várias negociações, o representante da sociedade americana veio ao Brasil, e o contrato de prestação de serviços foi assinado no Rio de Janeiro. Não há no contrato uma cláusula de lei aplicável, mas alguns princípios do UNIDROIT foram incorporados ao texto final. Por esse contrato, o estudo deveria ser entregue em seis meses. No entanto, apesar da intensa troca de informações, passados 10 meses, o contrato não foi cumprido. A sociedade brasileira ajuizou uma ação no Brasil, invocando a cláusula penal do contrato, que previa um desconto de 10% no preço total do serviço por cada mês de atraso. A sociedade americana, na sua contestação, alegou que a cláusula era inválida segundo o direito americano.

Conforme a Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, qual é a lei material que o juiz deverá aplicar para solucionar a causa?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

435Q144984 | Direito Civil, Direito das Obrigações, Analista Judiciário Direito, TJ AM, FGV

Carlos e Andréa estão obrigados a entregar um cavalo da espécie Manga Larga Marchador a Manoel. Porém, na véspera da entrega, Carlos, por descuido, deixa o portão aberto, o cavalo foge e tenta atravessar um rio próximo à propriedade, morrendo afogado.

Considerando o contexto fático narrado, analise as afirmativas a seguir.

I. A obrigação deixa de ser indivisível, pois houve conversão da prestação originária.

II. Andréa e Carlos estão obrigados ao pagamento de suas cotas e das perdas e danos.

III. Manoel pode escolher o devedor a ser acionado para requerer o ressarcimento em perdas e danos, pois há pluralidade de credores.

Assinale:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

436Q238431 | Sociologia, Karl marxs, Sociólogo, CAERN, FGV

Com base no materialismo histórico de Karl Marx, o estudo da sociedade deve ter como ponto de partida

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

437Q12354 | Matemática, Técnico de enfermagem, Prefeitura de Osasco SP, FGV

A bula de um medicamento informa que cada 25 gotas contêm 75 mg do ingrediente ativo. Além disso, a bula também informa que a dose máxima diária do ingrediente ativo é de 465 mg. Assim, de acordo com as informações da bula, a dose máxima diária desse medicamento, em gotas, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

438Q181269 | Economia, Microeconomia, Economista, CAERN, FGV

Aqueles bens que têm sua demanda reduzida quando o preço de outro bem relacionado aumenta podem ser chamados de bens

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

439Q103491 | Português, Analista Administrativo, DPE RO, FGV

A charge abaixo, publicada no jornal O Dia (PI) em 1 de abril de

2015, produz humor apoiada numa figura de linguagem expressa

graficamente, figura essa denominada:

2015_08_03_55bf9941cfe97.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

440Q29318 | Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Administrador, CODEBA, FGV

Com relação ao ambiente de trabalho e à produção, Herzberg constatou a existência de dois fatores que atuam de forma particular sobre a motivação do ser humano nas empresas.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Os fatores higiênicos são capazes de desmotivar o trabalhador.
II. Os fatores higiênicos, uma vez resolvidos, promovem a motivação do trabalhador.
III. Os fatores satisfacientes permitem remover a insatisfação do trabalhador.

Assinale:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.