Início

Questões de Concursos FGV

Resolva questões de FGV comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q186709 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Agente de Fiscalização, TCM SP, FGV

O diretor de uma empresa afirmou que a maior parte de seu tempo é dedicada à participação em reuniões com stakeholders externos e entrevistas à mídia, informando sobre as atividades, políticas e resultados da organização. O diretor desempenha, principalmente, um papel:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q167505 | Segurança da Informação, Conceitos Básicos, Auditor Fiscal da Receita Estadual, SEFAZ RJ, FGV

Segurança da Informação é um tema que se reveste atualmente de alta importância para os negócios. Um de seus aspectos mais relevantes está associado à capacidade do sistema de permitir que alguns usuários acessem determinadas informações e paralelamente impede que outros, não autorizados, a vejam. O aspecto abordado é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

983Q120507 | Engenharia de Software , Teste de Software, Analista de Teste de Qualidade, MEC, FGV

O teste de software que garante o atendimento aos requisitos, ou seja, que verifica se os requisitos estão corretamente codificados, são conhecidos como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q29236 | Arquivologia, Apoio Administrativo, CODEBA, FGV

Com relação à definição de documento de arquivo, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) É toda informação registrada, original, única e autêntica que resulta da acumulação de documentos produzidos ou recebidos por uma pessoa física ou jurídica.
( ) É a troca de mensagens e informações entre os diversos órgãos do serviço público que seguem fundamentos essenciais de padronização.
( ) É a produção, manutenção e utilização de dados necessários ao desempenho e ao cumprimento das atividades de uma instituição.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q14859 | Raciocínio Lógico, Assistente de Trânsito, Detran MA, FGV

A figura a seguir mostra uma operação de adição com dois números de três algarismos. Cada letra representa um algarismo diferente dos que já aparecem, letras iguais representam algarismos iguais e letras diferentes representam algarismos diferentes.

                                    A B 8
                                    B B C

                                    7 7 A
A letra C representa o algarismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q372512 | Direito Civil, Pessoa Jurídica, FGV

Roberto, por meio de testamento, realiza dotação especial de bens livres para a finalidade de constituir uma fundação com a finalidade de promover assistência a idosos no Município do Rio de Janeiro. Todavia, os bens destinados foram insuficientes para constituir a fundação pretendida pelo instituidor. Em razão de Roberto nada ter disposto sobre o que fazer nessa hipótese, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q30020 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Pedagogo, CONDER, FGV

Em um jogo de tabuleiro, há 80 peças das quais 35 são verdes e as demais são amarelas. As peças são todas triangulares ou quadrangulares. Entre as peças verdes, 17 são triangulares e, entre as peças amarelas, a quantidade de peças quadrangulares é o dobro da quantidade de peças triangulares.

A quantidade total de peças quadrangulares é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q29293 | Raciocínio Lógico, Raciocínio Matemático, Administrador, CODEBA, FGV

Fernanda tem cinco filhas. Algumas das filhas de Fernanda também têm cinco filhas e as outras não têm filha alguma. No total, Fernanda tem 20 filhas e netas e nenhuma bisneta.

O número de filhas e netas de Fernanda que não têm filhas é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

990Q457613 | Direito Empresarial e Comercial, Empresário, Fiscal de Rendas, SEFAZ RJ, FGV

Em relação ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

991Q118998 | Informática , DML, Analista de Sistemas, BADESC, FGV

Os objetivos dos compiladores DDL, DML e DCL são, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

992Q13294 | Português, Administrador, FUNARTE, FGV

Texto associado.
Brasileiro, Homem do Amanhã
(Paulo Mendes Campos)

    Há em nosso povo duas constantes que nos induzem a sustentar que o Brasil é o único país brasileiro de todo o mundo. Brasileiro até demais. Colunas da brasilidade, as duas colunas são: a capacidade de dar um jeito; a capacidade de adiar.
    A primeira é ainda escassamente conhecida, e nada compreendida, no Exterior; a segunda, no entanto, já anda bastante divulgada lá fora, sem que, direta ou sistematicamente, o corpo diplomático contribua para isso.
    Aquilo que Oscar Wilde e Mark Twain diziam apenas por humorismo (nunca se fazer amanhã aquilo que se pode fazer depois de amanhã), não é no Brasil uma deliberada norma de conduta, uma diretriz fundamental. Não, é mais, é bem mais forte do que qualquer princípio da vontade: é um instinto inelutável, uma força espontânea da estranha e surpreendente raça brasileira.
    Para o brasileiro, os atos fundamentais da existência são: nascimento, reprodução, procrastinação e morte (esta última, se possível, também adiada).
    Adiamos em virtude dum verdadeiro e inevitável estímulo inibitório, do mesmo modo que protegemos os olhos com a mão ao surgir na nossa frente um foco luminoso intenso. A coisa deu em reflexo condicionado: proposto qualquer problema a um brasileiro, ele reage de pronto com as palavras: logo à tarde, só à noite; amanhã; segunda-feira; depois do Carnaval; no ano que vem.
    Adiamos tudo: o bem e o mal, o bom e o mau, que não se confundem, mas tantas vezes se desemparelham. Adiamos o trabalho, o encontro, o almoço, o telefonema, o dentista, o dentista nos adia, a conversa séria, o pagamento do imposto de renda, as férias, a reforma agrária, o seguro de vida, o exame médico, a visita de pêsames, o conserto do automóvel, o concerto de Beethoven, o túnel para Niterói, a festa de aniversário da criança, as relações com a China, tudo. Até o amor. Só a morte e a promissória são mais ou menos pontuais entre nós. Mesmo assim, há remédio para a promissória: o adiamento bi ou trimestral da reforma, uma instituição sacrossanta no Brasil.
    Quanto à morte não devem ser esquecidos dois poemas típicos do Romantismo: na Canção do Exílio, Gonçalves Dias roga a Deus não permitir que morra sem que volte para lá, isto é, para cá. Já Álvares de Azevedo tem aquele famoso poema cujo refrão é sintomaticamente brasileiro: “Se eu morresse amanhã!”. Como se vê, nem os românticos aceitavam morrer hoje, postulando a Deus prazos mais confortáveis.
    Sim, adiamos por força dum incoercível destino nacional, do mesmo modo que, por obra do fado, o francês poupa dinheiro, o inglês confia no Times, o português adora bacalhau, o alemão trabalha com um furor disciplinado, o espanhol se excita com a morte, o japonês esconde o pensamento, o americano escolhe sempre a gravata mais colorida.
    O brasileiro adia, logo existe.
    A divulgação dessa nossa capacidade autóctone para a incessante delonga transpõe as fronteiras e o Atlântico. A verdade é que já está nos manuais. Ainda há pouco, lendo um livro francês sobre o Brasil, incluído numa coleção quase didática de viagens, encontrei no fim do volume algumas informações essenciais sobre nós e sobre a nossa terra. Entre poucos endereços de embaixadas e consulados, estatísticas, indicações culinárias, o autor intercalou o seguinte tópico:

Palavras
Hier: ontem
Aujourd’hui: hoje
Demain: amanhã
A única palavra importante é “amanhã”.
Ora, este francês astuto agarrou-nos pela perna. O resto eu adio para a semana que vem.
No título dado à crônica – Brasileiro, homem do amanhã – a palavra sublinhada está empregada fora de sua classe gramatical (derivação imprópria). A frase em que ocorre o mesmo tipo de derivação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

993Q639469 | Informática, Segurança da Informação, Analista de Tecnologia da Informação, TCE SE, FGV

Sobre os conceitos de segurança da informação, analise as afirmativas a seguir:

I. Uma ameaça tem o poder de comprometer ativos vulneráveis.

II. Risco é a combinação das consequências de um incidente de segurança com a sua probabilidade de ocorrência.

III. Vulnerabilidades técnicas são mais críticas do que vulnerabilidades criadas por comportamento humano.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

994Q371969 | Direitos Humanos, FGV

“Ninguém poderá ser detido, preso ou despojado dos seus bens, costumes e liberdades, senão em virtude de julgamento de seus pares, segundo as leis do país.”

O texto transcrito é um trecho da Magna Carta, proclamada na Inglaterra, no ano de 1215. Esse importante documento é apontado como um marco na afirmação histórica dos direitos humanos, dentre outras razões, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

995Q117632 | Engenharia de Software , Gerência de Projetos, Analista de Sistemas, MEC, FGV

Texto associado.

Imagem 017.jpg

A figura abaixo ilustra um recurso empregado no desenvolvimento de sistemas, e tem como características:
I. Constitui um método simples para sistematizar uma classe de fatos, probabilidades e oportunidades combinados, cujos efeitos poderiam ser difíceis de manipular e comparar.
II. pode ser utilizada em diversas situações, da avaliação de riscos ou comparação entre propostas alternativas até a discussão dos resultados de um brainstorming.
III. proporcionam um recurso útil de análise quando utilizada em conjunto com um banco de dados consolidado ou técnicas de modelagem por computador.
Esse recurso é conhecido por:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

996Q19493 | Raciocínio Lógico, Técnico Legislativo, AL MT, FGV

Quatro  parlamentares,  entre  eles  André  e  Beatriz,  sentam-se  aleatoriamente em quatro cadeiras consecutivas de uma mesma  fileira de um auditório. 

A probabilidade de que André e Beatriz fiquem sentados juntos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q606554 | Biblioteconomia, Biblioteconomia, Biblioteconomista, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

As referências à determinada coleção organizada, geradas no contexto de um sistema documentário, são chamadas de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

998Q455469 | Direito do Trabalho, Jornada de Trabalho, Analista Judiciário, TRT 12a, FGV

Antonieta é empregada na empresa Calçados do Sul Ltda., cumprindo jornada de 2ª feira a sábado das 5:30 às 15:30 horas, com pausa alimentar de 2 horas.

Diante da situação apresentada e dos termos da CLT, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q925874 | Direito Civil, Primeira Fase OAB, OAB, FGV

Maria Clara, então com dezoito anos, animada com a conquista da carteira de habilitação, decide retirar suas
economias da poupança para adquirir um automóvel. Por saber que estava no início da sua carreira de motorista,
resolveu comprar um carro usado e pesquisou nos jornais até encontrar um modelo adequado. Durante a visita de
Maria Clara para verificar o estado de conservação do carro, o proprietário, ao perceber que Maria Clara não era
conhecedora de automóveis, informou que o preço que constava no jornal não era o que ele estava pedindo, pois
o carro havia sofrido manutenção recentemente, além de melhorias que faziam com que o preço fosse aumentado
em setenta por cento. Com esse aumento, o valor do carro passou a ser maior do que um modelo novo, zero
quilômetro. Contudo, após as explicações do proprietário, Maria Clara fechou o negócio.
Sobre a situação apresentada no enunciado, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1000Q372373 | Direito Civil, Defeitos do Negócio Jurídico, FGV

Durante uma viagem aérea, Eliseu foi acometido de um mal súbito, que demandava atendimento imediato. O piloto dirigiu o avião para o aeroporto mais próximo, mas a aterrissagem não ocorreria a tempo de salvar Eliseu. Um passageiro ofereceu seus conhecimentos médicos para atender Eliseu, mas demandou pagamento bastante superior ao valor de mercado, sob a alegação de que se encontrava de férias.

Os termos do passageiro foram prontamente aceitos por Eliseu. Recuperado do mal que o atingiu, para evitar a cobrança dos valores avençados, Eliseu pode pretender a anulação do acordo firmado com o outro passageiro, alegando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.