Início

Questões de Concursos FMP Concursos

Resolva questões de FMP Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q405969 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Em relação aos servidores públicos, considere as seguintes assertivas:

I- O regime jurídico de subsídios, conforme a Constituição Federal, na redação dada pela EC nº 19/98, é obrigatório para os servidores públicos organizados em carreira.

II- Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

III- A exoneração, cuja consequência é a vacância do cargo ou função pública, constitui-se espécie de sanção disciplinar, aplicada em virtude da prática de ilícito administrativo grave.

Quais estão CORRETAS?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q528749 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Os objetivos do saneamento são: abastecimento de água; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos esgotos; coleta, remoção, tratamento e disposição final dos resíduos sólidos - lixos; drenagem das águas pluviais; higiene dos locais de trabalho e de lazer, escolas e hospitais; higiene e saneamento dos alimentos; controle de artrópodes e de roedores (vetores de doenças); controle da poluição do solo, do ar e da água, poluição sonora e visual; saneamento em épocas de emergências.

II. A captação é o conjunto de estruturas e dispositivos construído ou montado junto ao manancial, para se efetuar a tomada de água destinada ao sistema de abastecimento. As obras de captação devem ser projetadas e construídas de forma a assegurar, em qualquer época do ano, condições de fácil entrada de água e, tanto quanto possível, da melhor qualidade encontrada no manancial escolhido. As obras de captação deverão ser implantadas, preferencialmente em trechos retilíneos do curso de água ou, quando em curva, junto à sua curvatura externa (margem côncava), onde a velocidade da água é maior.

III. Os reservatórios têm por finalidades: atendimento das variações do consumo; atendimento das demandas de emergência da cidade; melhoria e adequação das condições de pressão. Para definir a capacidade do reservatório de um sistema de distribuição, existem várias fórmulas e maneiras, porém na prática se adota 1/3 do consumo máximo diário. Um reservatório retangular em planta terá o menor comprimento de paredes se suas dimensões guardarem a relação x/y = 3/4. Um reservatório elevado será mais econômico se sua seção horizontal for circular. Os reservatórios cilíndricos têm dimensões econômicas, quando a relação entre a altura de água e o raio do reservatório estiver na proporção 1:1, ou h = R.

IV. A água no cenário urbano tem os seguintes destinos: o doméstico, quando a água é usada nas habitações e compreende as parcelas destinadas às finalidades higiênicas, alimentares, e à lavagem em geral; comercial e industrial variando de acordo com o tipo de estabelecimento; público que corresponde à parcela de água utilizada na irrigação de jardins, lavagem de ruas e passeios, nos edifícios públicos, alimentação de fontes, esguichos e chafarizes e demais equipamentos públicos.

V. A rede de distribuição é constituída por um conjunto de condutos assentados nas vias públicas, com a função de conduzir a água para os pontos de consumo. Nas redes de distribuição, têm-se dois tipos de condutos: principais e secundários. Os condutos principais, troncos ou mestres, são as canalizações de maior diâmetro, responsáveis pela alimentação dos condutos secundários. Efetuam o abastecimento de extensas áreas da cidade. Os condutos secundários, de menor diâmetro, são os que estão em imediato contato com os pontos de consumo ou ramais de entrada. A vazão de distribuição é calculada Q=PqK1K2/86400 "l/s"

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q403187 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Sobre os princípios básicos que regem a Administração Pública, assinale a assertiva correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q720237 | Arquitetura, Analista de Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

O movimento de arquitetura modernista, geralmente associada aos arranha-céus, sofre diversas críticas. Mas um de seus documentos fundadores, a Carta de Atenas, propugnava a solução para uma das mazelas que afligem o ser humano nos centros urbanos. Essa mazela seria:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q531661 | Engenharia Civil, Analista Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar os fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.

II. A Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balança de pagamentos e taxa de câmbio. Assim sendo, a Macroeconomia faz uma abordagem global das unidades econômicas individuais e de mercados específicos. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que mediante suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Estes cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas.

III. A teoria do consumidor estuda as preferências do consumidor analisando o seu comportamento, as suas escolhas, as restrições quanto a valores e a demanda de mercado. A partir dessa teoria se determina a curva de demanda. A teoria da firma estuda a estrutura econômica de organizações cujo objetivo é maximizar lucros. Organizações que para isso compram fatores de produção e vendem o produto desses fatores de produção para os consumidores. Estuda estruturas de mercado tanto competitivas quanto monopolísticas. A partir dessa teoria se determina a curva de oferta. A teoria da produção estuda o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para a venda no mercado. Estuda as relações entre as variações dos fatores de produção e suas consequências no produto final. Determina as curvas de custo, que são utilizadas pelas firmas para determinar o volume ótimo de oferta.

IV. O indivíduo é considerado como fornecedor de trabalho e capital, demandantes de bens de consumo. Já a firma é considerada demandante de trabalho e fatores de produção e fornecedoras de produtos. Assim, o indivíduo requer maximizar o seu consumo, e uma firma (empresa) maximizar o seu lucro. Entre esses dois pontos, a microeconomia procura analisar o mercado, e, ainda, os tipos de mecanismos, que estabelecem preços relativos entre os produtos e serviços, tentando alocar de modos alternativos os recursos dos quais dispõe determinados indivíduos organizados numa sociedade. Para esse fim, a microeconomia preocupa-se em explicar como é gerado o preço dos produtos finais e dos fatores de produção num equilíbrio, geralmente perfeitamente competitivo.

V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se os valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE), é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ? 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ? 0.

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q534420 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. O ensaio de tração é um dos ensaios mais utilizados na determinação das propriedades mecânicas da maioria dos materiais. No ensaio de tração, um corpo de prova com formas e dimensões padronizadas é submetido a uma força de tração uniaxial que tende a esticá-lo ou alongá-lo. O corpo de prova é fixado nas garras de uma máquina de ensaio que aplica esforços crescentes na sua direção axial. Durante o ensaio, são medidas a força e a deformação correspondente. A forma da curva tensão versus deformação tem a mesma forma da curva força versus alongamento. O ponto máximo nos dois casos está associado com o início da deformação localizada (não uniforme), denominada estricção.

II. O ensaio de dureza é provavelmente o ensaio mecânico mais frequentemente utilizado, tanto em empresas como em universidades e centros de pesquisas. Existe mais de uma dezena de ensaios de dureza. Esses ensaios podem ser classificados, conforme a maneira com que o ensaio é realizado, em três tipos: por penetração. por choque e por risco. A propósito, a escala de dureza mais antiga é a escala Mohs, introduzida em 1822, e é baseada na capacidade de um material riscar o outro. A escala Brinell foi proposta em 1900 por J.A. Brinell. O ensaio consiste em comprimir lentamente uma esfera de aço, de diâmetro D , sobre uma superfície plana por meio da aplicação de uma carga P.

III. Os tipos mais comuns de ensaio de impacto são: ensaio Charpy, ensaio Izod e ensaio de tração sob impacto. No ensaio Charpy, o corpo de prova é biapoiado horizontalmente e recebe o impacto de um pêndulo de peso especificado. O corpo de prova sofre uma flexão sob impacto e fratura com uma alta taxa de deformação. Na região próxima ao entalhe, aparece um estado triaxial de tensões. Este estado triaxial de tensões e a alta taxa de carregamento propiciam uma tendência para ocorrência de fratura frágil. A forma mais frágil de fratura em materiais é a clivagem.

IV. No ensaio de fadiga um corpo de prova ou componente é submetido a um carregamento constante: em alta temperatura, ele deforma-se plasticamente em centenas ou milhares de horas, mesmo que a carga seja menor que o limite de escoamento do material nesta temperatura. O ensaio de fadiga é realizado em temperaturas altas (e constante) e com uma tensão aplicada constante. No ensaio de fluência, mede-se o alongamento do corpo de prova em função do tempo.

V. A fluência ocorre, quando um material é submetido a carregamento cíclico. Em geral, quanto maior for o limite de resistência (determinado com auxílio de um ensaio de tração) do material maior será sua resistência. Por outro lado, quando um corpo de prova ou componente é submetido a esforços dinâmicos, repetidos ou flutuantes, o mesmo pode romper-se com uma carga muito inferior ao limite de resistência do material.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q651730 | Códigos de Ética, Código de Ética do Psicólogo, Analista de Saúde, MPE AC, FMP Concursos

Marque a opção correta conforme o Código de Ética.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q557034 | Informática, Teclas de Atalho, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

No sistema operacional MS-Windows o botão direito do mouse (considerando instalação padrão para destros) permite que se façam diversas operações com arquivos ou pastas sobre o qual está clicado. Qual das afirmações abaixo está INCORRETA com relação ao uso das opções disponíveis no botão direito?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q722044 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Mato Grosso, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Sobre o mapa físico e político do estado do Mato Grosso, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q719155 | Arquitetura, Analista de Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Na representação de projetos de arquitetura, devem ser utilizadas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q333014 | Matemática, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

Com base nas premissas a seguir indique a alternativa que torna válido o argumento.

Nenhum homem famoso joga futebol.

Todos políticos são homens famosos.

Portanto,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q433480 | Direito Constitucional, União, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Sobre as intervenções, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q386593 | Biologia, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Em uma população mendeliana, o locus “A” possui apenas 2 alelos (A, a) e a forma de herança para esse locus é monoibridismo com dominância. Considerando que essa população tem 1.000 (mil) indivíduos, encontra-se em equilíbrio de Hardy-Weinberg e que há 90 indivíduos com o genótipo “aa”, assinale a alternativa que representa o no de indivíduos com o genótipo heterozigótico:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

114Q822215 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista de Orçamento, MPE AC, FMP Concursos

Tendo em conta o disposto no artigo 84 da Lei Federal nº 4320/64, ordenador de despesa é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q523774 | Auditoria, Procedimentos de Auditoria, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Segundo o IIA (Institute of Internal Auditors), quem descreve a natureza da auditoria interna e fornece os critérios de qualidade contra os quais o desempenho desses serviços possa ser avaliado são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

116Q434181 | Direito Constitucional, Fiscalização Contábil, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

O Tribunal de Contas da União:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q337707 | Matemática, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

Se João viajou, então ele conhece outras cidades. Assim sendo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q350319 | Arquivologia, Analista de Documentação, MPE AC, FMP Concursos

Gestão arquivística de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos arquivísticos em fase corrente e intermediária, visando à sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Sendo assim, um programa de gestão arquivística de documentos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q815260 | Legislação Federal, Lei n 8742 1993 Organização da Assistência Social LOAS, Analista de Saúde, MPE AC, FMP Concursos

É condição para os repasses, aos Municípios, aos Estados e ao Distrito Federal, dos recursos de que trata a Lei 8742, a efetiva instituição e funcionamento de:

I – Conselho de Assistência Social;

II – Fundo de Assistência Social;

III – Plano de Assistência Social;

 IV – Comprovação orçamentária dos recursos próprios destinados à Assistência Social, alocados em seus respectivos Fundos de Assistência Social, a partir do exercício de 1999.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q401163 | Direito Administrativo, Orgãos e Agentes Públicos, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

Relativamente aos agentes públicos ocupantes de cargos efetivos e vitalícios, nos termos constitucionalmente estabelecidos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.