Início

Questões de Concursos FMP Concursos

Resolva questões de FMP Concursos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q406790 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Em relação à Administração Pública Indireta, considere as seguintes assertivas:

I- A autarquia é pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com patrimônio e receita próprios, para o desempenho de atividades típicas do Estado.

II – As empresas públicas e sociedades de economia mista possuem como característica comum a criação autorizada por ato administrativo específico de caráter normativo.

III – Conforme o regime de organização administrativa do Brasil, a sociedade de economia mista estrutura-se sob a forma de sociedade anônima.

Quais estão CORRETAS?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q534067 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. O tipo de fornecimento define o número de fases que irão alimentar a instalação elétrica. Está relacionado com a carga instalada. São atendidos em baixa tensão (127V/220V) aqueles consumidores que apresentarem carga (potência total) instalada igual ou inferior a 75kW. O padrão de cor utilizado para identificação dos condutores é verde para o condutor neutro, vermelho para o condutor fase, preto para o condutor retorno e azul para o condutor terra.

II. Comando simples é um único interruptor acionando um ou mais pontos de luz. Comando de duas seções são dois interruptores acionando dois conjuntos de um ou mais pontos de luz. Comando Three-Way (3 vias ou paralelo) utiliza dois interruptores de modo a acionar um ponto ou conjunto de pontos de locais distintos. O comando four-way (4 vias ou intermediário) é utilizado de maneira similar ao three-way. Entretanto, é possível acionar um mesmo ponto ou um conjunto de pontos de luz a partir de determinados locais.

III. Quadro de Distribuição de Circuitos (QDC) é o componente da instalação elétrica que recebe os condutores oriundos de quadro de medição. Nele também se encontram os dispositivos de proteção. Circuito é o conjunto de equipamentos e condutores elétricos ligados ao mesmo dispositivo de proteção (disjuntor convencional ou DR). Disjuntores são dispositivos eletromecânicos de proteção e seccionamento de circuitos. Os circuitos de iluminação e tomadas devem ser distintos, salvo os casos em que a corrente do circuito comum à iluminação e às tomadas seja inferior a 16A e que este não seja o único circuito de tomadas e/ou iluminação de toda a instalação. Dessa forma, adota-se o critério de separação integral de circuitos de luz e força.

IV. Em circuitos residenciais, os condutores fase e neutro devem possuir a mesma bitola. Em instalações residenciais e/ou prediais, os condutores mais utilizados são de cobre com isolamento em PVC (policloreto de vinila), EPR (borracha etilenopropileno) e XLPE (polietileno reticulado). Basicamente, existem dois tipos de condutores, os fios e os cabos e a principal distinção entre eles está relacionada à flexibilidade dos condutores, uma vez que, à medida que a bitola do condutor aumenta, sua flexibilidade diminui.

V. Os aparelhos consumidores de energia elétrica são projetados para trabalharem em determinado valor de tensão com reduzida tolerância. À medida que a distância entre o medidor de energia e a potência da carga aumenta, a queda de tensão ao longo do condutor também aumenta. Em baixa tensão, em nenhum caso a queda de tensão nos circuitos terminais deve ser superior a 4%. O condutor neutro pode ser comum a mais de um circuito, quando a rede for monofásica devendo esse ter a mesma seção do condutor fase. O aterramento é a ligação elétrica intencional com a terra. Tal ligação tem por objetivo fornecer um caminho favorável e seguro ao percurso de correntes elétricas indesejáveis e inseguras.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q523539 | Auditoria, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

Avalie as alternativas a seguir e marque a resposta correta.

I. O controle interno compreende o plano de organização e o conjunto coordenado dos métodos e medidas, adotados pela empresa, para proteger seu patrimônio, verificar a exatidão e a fidedignidade de seus dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a adesão à política traçada pela administração.

II. A NBC TA considera que existe uma deficiência de controle interno em duas situações: Uma possibilidade é quando o controle existe, é planejado, implementado ou operado de tal forma que não consegue detector o problema. Outra é quando está obsoleto, ultrapassado, já não funciona mais para aquela determinada situação.

III. Se o auditor estiver auditando uma empresa pela primeira vez, deve tomar alguns cuidados especiais, dentre eles: avaliar o risco do cliente, preencher o formulário de aceitação de clientes, revisar os saldos anteriores e práticas contábeis adotadas pela empresa e revisar os papeis de trabalho do auditor anterior para se apropriar dos principais pontos levantados no ano que o antecede.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q408979 | Direito Administrativo, Contratos, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

No que se referem aos contratos administrativos de que trata a Lei N° 8.666/93, que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q442633 | Direito Constitucional, Princípios Fundamentais e Objetivos, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

Quanto à organização estatal da República Federativa do Brasil, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q376617 | Administração Pública, Analista de Orçamento, MPE AC, FMP Concursos

Sobre a “trajetória” das reformas administrativas, modernização administrativa e reforma do Estado no Brasil no século XX, pode-se dizer que

I – o governo Collor foi responsável pela reforma do Estado que gerou descentralização e flexibilização.

II – o governo FHC foi o responsável pela reforma do Estado que construiu o Estado Regulador.

III – o governo Lula foi o responsável pela revitalização do Estado, a partir da criação inédita de Plano de Metas e Planos Nacionais de Desenvolvimento.

As alternativas corretas são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q718137 | Arquitetura, Analista de Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Na execução de obras, admite-se o uso de escadas de mão, desde que para uso restrito para acessos provisórios e serviços de pequeno porte. Ainda, exige-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q433995 | Direito Constitucional, Administração Pública, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Tendo em vista o tratamento dado pela Constituição Federativa do Brasil ao controle interno, considere as seguintes assertivas.

 I – Os responsáveis pelo sistema de controle interno não podem, em face do sigilo fiscal a que estão submetidos, dar ciência ao Tribunal de Contas sobre irregularidades de que tenham conhecimento.

II – O cumprimento das metas previstas no plano plurianual e a execução dos planos de governo fazem parte da discricionariedade administrativa, razão pela qual não estão sujeitos ao sistema de controle interno.

III – A denúncia de irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas só poderá ser feita por membro de Poder ou do Ministério Público ou por detentor de mandato eletivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q530531 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completandoo, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca. Repique refere-se à penetração permanente de uma estaca, causada pela aplicação de um golpe do pilão. Em geral é medida por uma série de dez golpes. Ao ser fixada ou fornecida, deve ser sempre acompanhada do peso do pilão e da altura de queda ou da energia de cravação (martelos automáticos).

II. Fundação superficial (ou rasa ou direta): elementos de fundação em que a carga é transmitida ao terreno, predominantemente pelas pressões distribuídas sob a base da fundação, e em que a profundidade de assentamento em relação ao terreno adjacente é inferior a duas vezes a menor dimensão da fundação. Incluem-se nesse tipo de fundação as sapatas, os blocos, os radier, as sapatas associadas, as vigas de fundação e as sapatas corridas.

III. Sapata é elemento de fundação superficial de concreto armado, dimensionado de modo que as tensões de tração nele produzidas não sejam resistidas pelo concreto, mas, sim, pelo emprego da armadura. Pode possuir espessura constante ou variável, sendo sua base em planta normalmente quadrada, retangular ou trapezoidal. Cota de arrasamento é o nível em que deve ser deixado o topo da estaca ou tubulão, demolindo-se o excesso ou completando-o, se for o caso. Deve ser definido de modo a deixar que a estaca e sua armadura penetrem no bloco com um comprimento que garanta a transferência de esforços do bloco à estaca.

IV. São considerados métodos semi-empíricos aqueles em que as propriedades dos materiais são estimadas com base em correlações e são usadas em teorias de Mecânica dos Solos, adaptadas para incluir a natureza semi-empírica do método. Quando métodos semiempíricos são usados, devem-se apresentar justificativas, indicando a origem das correlações (inclusive referências bibliográficas). As referências bibliográficas para outras regiões devem ser feitas com reservas e, se possível, comprovadas. São considerados métodos empíricos aqueles pelos quais se chega a uma pressão admissível com base na descrição do terreno (classificação e determinação da compacidade ou consistência pelas investigações de campo e/ou laboratoriais). Esses métodos apresentam-se usualmente sob a forma de tabelas de pressões básicas onde os valores fixados servem para orientação inicial.

V. Solos expansivos são aqueles que, por sua composição mineralógica, aumentam de volume quando há um aumento do teor de umidade. Nesses solos não se pode deixar de levar em conta o fato de que, quando a pressão de expansão ultrapassa a pressão atuante, podem ocorrer deslocamentos para cima. Por isso, em cada caso, é indispensável determinar experimentalmente a pressão de expansão, considerando que a expansão depende das condições de confinamento. Para o caso de fundações apoiadas em solos de elevada porosidade, não saturados, deve ser analisada a possibilidade de colapso por encharcamento, pois esses solos são potencialmente colapsíveis. Em princípio devem ser evitadas fundações superficiais apoiadas nesse tipo de solo, a não ser que sejam feitos estudos considerando-se as tensões a serem aplicadas pelas fundações e a possibilidade de encharcamento do solo.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q820495 | Legislação Federal, Lei 4320 1964, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Na Lei 4.320, as categorias econômicas das despesas são discriminadas por elementos. O elemento que não pertence ao esquema das despesas de custeio é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q715301 | Arquitetura, Analista de Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Quando o arquiteto estiver trabalhando em um prédio com qualidades de patrimônio cultural, ao deparar-se com partes faltantes, as substituições devem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q532275 | Engenharia Civil, Analista Engenharia, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS:

I. Em geral a determinação do momento de uma força no espaço será simplificada consideravelmente se a força e o vetorposição de seu ponto de aplicação forem decompostos em componentes cartesianas x, y e z. O teorema de Varignon diz que o momento em relação a um dado ponto da resultante de diversas forças concorrentes é igual ao produto dos momentos das várias forças em relação ao mesmo ponto.

II. Duas forças F e F’ que tenham o mesmo módulo, linha de ação paralelas e sentidos opostos formam um binário. A soma dos momentos das duas forças F e F’em relação a um dado ponto é zero.

III. Cada parte portante da construção, também denominada peça estrutural, deve resistir aos esforços incidentes e transmiti-los a outras peças, pelos vínculos que as unem, com a finalidade de conduzi-los ao solo. Barras ou fios são elementos estruturais que apresentam uma de suas dimensões predominando sobre as outras duas. Folhas são elementos estruturais que apresentam duas de suas dimensões predominando sobre a terceira. Blocos são elementos estruturais que apresentam as três dimensões na mesma ordem de grandeza.

IV. As forças que atuam nas edificações precisam ser muito bem conhecidas (intensidade, direção e sentido) para que a concepção estrutural seja coerente com o caminho que essas forças devem percorrer até o solo e para que os elementos estruturais estejam adequadamente dimensionados. Dentre os critérios de projeto, o equilíbrio estrutural consiste em conceber um arranjo capaz de absorver as solicitações e transmiti-las aos elementos de apoio mantendo-se em repouso,

V. As condições matemáticas que o modelo estrutural tem que satisfazer para representar adequadamente o comportamento da estrutura real podem ser dividas nos seguintes grupos: condições de equilíbrio que são condições que garantem o equilíbrio estático de qualquer porção isolada da estrutura ou da estrutura como um todo, condições de compatibilidade entre deslocamentos e deformações que são condições geométricas que devem ser satisfeitas para garantir que a estrutura, ao se deformar, permaneça contínua (sem vazios ou sobreposição de pontos) e compatível com seus vínculos externos e condições sobre o comportamento dos materiais que compõem a estrutura (leis constitutivas dos materiais).

Estão corretas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q470889 | Direito Tributário, Aplicação da legislação tributária, Auditor Público Externo, TCE MT, FMP Concursos

O Presidente da República, em 23 de novembro de 2010, editou e publicou medida provisória aumentando a alíquota do imposto de importação sobre determinado produto. A medida provisória foi convertida em lei em 5 de março de 2011. O imposto majorado pode ser exigido a partir de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q405969 | Direito Administrativo, Servidores Públicos, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Em relação aos servidores públicos, considere as seguintes assertivas:

I- O regime jurídico de subsídios, conforme a Constituição Federal, na redação dada pela EC nº 19/98, é obrigatório para os servidores públicos organizados em carreira.

II- Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público não serão computados nem acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.

III- A exoneração, cuja consequência é a vacância do cargo ou função pública, constitui-se espécie de sanção disciplinar, aplicada em virtude da prática de ilícito administrativo grave.

Quais estão CORRETAS?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q535330 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Teoria econômica trata da identificação do fato econômico. É com base nos levantamentos sobre a conduta dos agentes econômicos que se inicia o complexo de conhecimento sistematizado da realidade no campo da economia positiva. Economia descritiva é o compartimento central da economia, compete-lhe dar ordenamento lógico aos levantamentos sistematizados fornecidos pela economia descritiva, produzindo generalizações que sejam capazes de ligar aos fatos entre si, desvendar cadeias de ações manifestadas e estabelecer relações que identifiquem os graus de dependência de um fenômeno em relação a outro. A microeconomia é aquela parte da teoria econômica que estuda o processo de formação de preços e o funcionamento dos mercados, ou seja, comportamento das unidades, tais como os consumidores, as indústrias e empresas, e suas inter-relações. A macroeconomia estuda o funcionamento do sistema econômico em seu conjunto.

II. Basicamente, a macroeconomia constitui-se de cinco mercados, que por suas ofertas e demandas determinam os agregados macroeconômicos. Esses cinco mercados são mercado de bens e serviços, de trabalho, monetário, de títulos e de divisas. Umas das leis tipicamente econômicas é a lei da oferta e da procura. A estrutura do mercado pode ser classificada em: monopólio; monopsónio; oligopólio; oligopsónio; concorrência perfeita; e concorrência monopolística. Um segundo ponto de estudo de microeconomia é a produção, o custo e a eficiência. A produção é um processo que usa insumos para criar produtos, destinados ao comércio ou ao consumo.

III. Pode-se definir engenharia econômica como o estudo que compreende os métodos, as técnicas e os princípios necessários para se tomar decisões entre alternativas de investimentos, relativas à aquisição e à disposição de bens de capital, tanto de empresas, como de particulares ou de entidades do governo, indicando a mais econômica. O estudo de engenharia econômica envolve: um problema a resolver ou uma função a executar, como, por exemplo, o transporte de material dentro de um almoxarifado; diversas alternativas possíveis, por exemplo, transporte manual, por empilhadeira, por carrinhos ou ainda por correia transportadora; avaliação de cada alternativa, determinando as vantagens e desvantagens, tais como custo, eficiência, distância, volume transportado, etc.; comparação e escolha da melhor alternativa, sendo que, neste caso, devemos “otimizar alternativas”, ou seja, minimizar custos ou maximizar lucros.

IV. Os juros são a remuneração do capital. Representam o dinheiro pago pelo uso de dinheiro emprestado ou o ganho de dinheiro gerado pelo capital empregado num investimento. A especificação dos juros é feita pela taxa de juros, definida como a razão entre os juros que serão cobrados no fim do período e o capital inicialmente empregado. Taxas fixas são aquelas que não se alteram durante todo o prazo da operação financeira, mesmo que exista mais de um período de capitalização. Taxas prefixada quando determinada ou definida no ato da contratação. Taxas pós-fixadas, quando o valor efetivo do juro é calculado somente após o reajuste da base de cálculo.

V. O Valor Presente Líquido (VPL) de um fluxo de caixa é obtido pela soma de todos os valores do fluxo de caixa, trazidos para a data presente. Ou seja, descontam-se os valores futuros para a data presente e somam-se esses valores descontados com o valor que o fluxo de caixa apresenta na data inicial. O Valor Anual Uniforme Equivalente (VAUE) ou simplesmente Valor Uniforme Equivalente (VUE) é um método que consiste em achar a série uniforme equivalente (A) ao fluxo de caixa do investimento em análise, à TMA do investidor. Se VAUE ? 0 o projeto é viável. A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa que iguala os recebimentos futuros aos investimentos feitos no projeto, ou seja, é a taxa de desconto para a qual temse VPL ? 0.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q555090 | Informática, Firewall, Analista Controle Interno, MPE AC, FMP Concursos

Com relação ao Firewall do Windows assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q747371 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Auditor do Estado, Controladoria Geral do Estado MT, FMP Concursos

Sobre o papel do estado como órgão regulador considere as seguintes afirmações:

I – A investigação e a denúncia de atividades anticompetitivas ou o abuso do monopólio concedido é uma das principais funções dos órgãos reguladores.

II – Os órgãos reguladores têm como principal função impedir a formação de monopólios estimulando, em qualquer situação, a entrada de novos concorrentes.

III – Um dos principais objetivos da regulação é o bem-estar do consumidor.

Quais afirmações estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q323914 | Pedagogia, Analista de Educação, MPE AC, FMP Concursos

A Escola deve preocupar-se não em fazer o possível, mas em fazer o melhor possível. Essa preocupação deve estar evidente no Projeto Político-Pedagógico (PPP), sobre o qual podemos fazer afirmações como as que seguem. Marque com V as que forem verdadeiras e com F as falsas.

( ) Três são os pilares que devem sustentar a construção do PPP: o ético-político-ideológico; o epistemológico e o didático-metodológico.

( ) O PPP é o principal instrumento de autonomia da Escola.

( ) A construção do PPP requer a participação somente do Diretor e da Equipe Pedagógica na etapa de planejamento; dos professores e alunos, quando da operacionalização e do Conselho Escolar na etapa de avaliação.

( ) O PPP, para ser executado, precisa ser desdobrado, respectivamente, na Proposta ou Plano Curricular, em Planos de Estudo por série ou nível e em Planos Didáticos.

( ) A validade do Projeto Político-Pedagógico é no máximo de dois anos.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de V/F.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q538610 | Engenharia Civil, Analista Pericial, MPE AC, FMP Concursos

Das afirmativas abaixo identifique qual ou quais são VERDADEIRAS.

I. Mineral é um corpo homogêneo, inorgânico com composição química aproximadamente definida e que pode ser encontrado na natureza. Os minerais podem ser divididos em primários e secundários. A rocha é um agregado natural de um ou mais minerais, ou vidro vulcânico, ou ainda matéria orgânica, e que faz parte importante da crosta sólida da Terra. As rochas podem ser magmáticas, sedimentares ou metamórficas.

II. Os minerais que formam a fase sólida do solo são o produto da erosão das rochas. O tamanho dos grãos, individuais tem ampla faixa de variação. Muitas das propriedades físicas do solo são ditadas pelo tamanho, forma e composição química dos grãos. O limite de plasticidade é o limite mais baixo do intervalo plástico do solo. O teor de umidade cujo volume da massa de solo para de mudar é definido como limite de contração.

III. A compactação é utilizada em diversas obras de engenharia. A compactação de um solo é a sua densificação por meio de equipamentos mecânicos ou manuais. A compactação tem em vista esses dois aspectos: o primeiro, aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo. Quando se compacta com umidade baixa, o atrito entre as partículas é muito alto, mesmo assim se consegue significativa redução dos vazios, pelo rearranjo das partículas.

IV. A teoria da elasticidade tem sido empregada para a estimativa das tensões atuantes no interior da massa de solo em virtude de carregamentos na superfície, e mesmo no seu interior, mesmo assim ela é questionável, pois o comportamento dos solos não satisfaz os requisitos de materiais elásticos, ainda assim ela é considerada como a melhor alternativa disponível, porque tem apresentado uma avaliação satisfatória das tensões atuante no solo. Quando se aplica uma carga na superfície de um terreno, em uma área bem definida, os acréscimos de tensão numa certa profundidade mantêm na mesma projeção da área carregada.

V. As forças gravitacionais e do escoamento tendem a causar instabilidade em taludes naturais, em taludes formados por escavações e em taludes de barragens. Os tipos mais importantes de rupturas são circular e não circular, deslizamento translacional e composto. A associação do solo com o reforço leva o material composto a apresentar melhores características mecânicas. As areias limpas têm seus taludes máximos limitados ao ângulo de repouso desse material, enquanto, quando reforçados, permitem taludes verticais, possibilitando grandes desníveis de acordo com a quantidade e resistência dos reforços empregados.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q350344 | Arquivologia, Analista de Documentação, MPE AC, FMP Concursos

A “mudança da forma de apresentação de um documento para fins de acesso ou preservação dos dados, como, por exemplo, a impressão ou transformação de documentos digitais em microfilme (tecnologia COM) ou a transferência de documentos de um sistema computacional para uma mídia móvel (tecnologia COLD)”, corresponde a uma técnica de preservação digital denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.