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Texto 4
Evocação do Recife
Recife
Não a Veneza americana
Não a Mauritssatd dos armadores das Índias Ocidentais
Não o Recife dos Mascates
Nem mesmo o Recife que aprendi a amar depois ─
Recife das revoluções libertárias
Mas o Recife sem história nem literatura
Recife sem mais nada Recife da minha infância
(...)
Foi há muito tempo...
A vida não me chegava pelos jornais nem pelos livros
Vinha da boca do povo na língua errada do povo
Língua certa do povo
Porque ele é que fala gostoso o português do Brasil
Ao passo que nós
O que fazemos
É macaquear
A sintaxe lusíada
Manoel Bandeira. Evocação do Recife. (Excerto)
In: Libertinagem. Estrela da vida inteira. 20. ed.
Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993. p.133-136.
As obras artísticas são marcadas por seu tempo
histórico e mostram, assim, os valores humanos,
estéticos e estilísticos da arte de cada época. Tais
características, entretanto, dificilmente serão
inteiramente novas ou originais, ou por causa da
interação (entre tempos e entre artistas) ou por reação
ao novo, quando o artista revisita o passado para se
opor ao presente. Acerca das relações entre estilos de
época e entre autores e suas obras na literatura
brasileira, analise as afirmativas a seguir.
1) O Romantismo de Castro Alves, distante dos
ideais libertários, retoma a retórica jesuítica, de
feição barroca, dos sermões de Pe. Antônio
Vieira.
2) O Parnasianismo pretendeu combater os temas
próprios do Romantismo, calcado em referências
clássicas e buscando a perfeição formal.
3) Os valores defendidos pelo Arcadismo foram
retomados na linguagem fluida, mística e
subjetiva do Simbolismo de Cruz e Sousa.
4) O modernista Graciliano Ramos buscou no
Romantismo de José de Alencar as temáticas
voltadas para o homem em sua relação com o
meio.
5) Com “Macunaíma”, o modernista Mário de
Andrade contrapõe-se ao herói indígena de
Alencar, um modo de posicionar-se criticamente
frente ao nacionalismo ufanista do Romantismo.
Estão corretas, apenas:
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