Início

Questões de Concursos FSADU

Resolva questões de FSADU comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q324314 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A escola que pretende oferecer um ensino de qualidade afinado com os pressupostos de uma pedagogia progressista deverá desenvolver um projeto educativo que:

I. contemple experiências de aprendizagem que ajudem o aluno a utilizar de forma consciente e produtiva os conhecimentos adequados.

II. adote metodologias de ensino que privilegiem a memorização de conhecimentos e o acúmulo de informações.

III. considere a aprendizagem numa perspectiva contínua.

IV. contemple políticas de formação continuada dos professores.

É CORRETO o que se diz apenas em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q473319 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

O exercício físico provoca diferentes modificações no organismo dependendo do tipo de exercício, das cargas de volume e das cargas de intensidade. Entre os efeitos que o exercício aeróbio pode provocar, a longo prazo,destacam-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q322294 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Os sistemas educacionais, assim como as escolas, devem ser entendidos como organismos vivos e dinâmicos que fazem parte de um contexto socioeconômico e cultural, demandando um modelo de gestão democrática que implica a participação de todos os segmentos de forma articulada para realizar um projeto educacional compatível com as necessidades sociais. Assinale a alternativa que contempla um pressuposto desse modelo de gestão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q472867 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Segundo Payne (2007), os termos hiperplasia, hipertrofia e acreção, bem como as progressões e as regressões, que ocorrem desde a concepção até a morte, correspondem, respectivamente, aos processos de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q381962 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Abaixo são apresentadas três afirmações:

I. Possuem respiração pulmonar, com dois pulmões sem alvéolos.

II. Os mamíferos são classificados em três subclasses divididas de acordo com a reprodução (ovíparos, vivíparos com desenvolvimento final no marsúpio e vivíparos com desenvolvimento total no útero).

III. O sistema excretor é composto de rins metanefros, ureteres, bexiga urinária e uretra, que se abre para o exterior. O principal produto de excreção é a uréia.

Assinale a alternativa CORRETA que indica a afirmação ou afirmações referente(s) aos mamíferos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q319244 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Das alternativas abaixo, qual a opção que melhor representa o novo perfil do professor de Ensino Religioso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q325720 | Pedagogia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

“A função social e política da escola básica é a socialização do saber por meio do ensino de qualidade, garantindo o ingresso e o sucesso escolar para todos”. A análise dessa afirmativa nos permite caracterizar a escola como:

I. única via de acesso do conhecimento.

II. espaço de inclusão social.

III. espaço onde se desenvolvem ações de ensino com objetivos pedagógicos explícitos e sistematizados.

É CORRETO o que se expressa em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q324206 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Um dos importantes princípios definidos pela Constituição de 1988 foi a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei.” A LDB (lei 9.394/96) referenda tal princípio. De acordo com esses preceitos legais, em relação à gestão escolar, analise as proposições abaixo:

I. A gestão escolar tem como objetivos essenciais planejar, organizar, dirigir e controlar os serviços necessários à educação que se desenvolve na escola.

II. É de competência exclusiva do diretor escolar estabelecer as diretrizes que nortearão o processo de elaboração do projeto político pedagógico.

III. A participação é o principal meio de assegurar a gestão democrática da escola, possibilitando o envolvimento de profissionais da educação e usuários do processo de tomada de decisão e funcionamento da organização escolar.

IV. A prática da participação, por si só, é suficiente para desenvolver ações necessárias para garantir a finalidade do ensino.

Estão CORRETAS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q725534 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Analista Bancário, BNB, FSADU

Sobre os contratos é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q352055 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

A obra “A refeição do Cego”, de Picasso, pertence ao período de sua produção pictórica denominado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q396321 | Direito Administrativo, Poderes e Deveres do Administrador Público, Oficial, Bombeiro Militar GO, FSADU

Quanto ao poder regulamentar da administração pública, pode-se dizer que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q351595 | Artes, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Qual teatrólogo brasileiro adaptou o “Sistema de Jogos Teatrais” de Viola Spolin fundado na ênfase que esta confere à função da platéia intragrupo, no desenvolvimento do processo pedagógico teatral, redimensionada particularmente nas práticas do que ele intitulou de “Teatro-forum”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q725727 | Conhecimentos Bancários, Estrutura do Sistema Financeiro Nacional, Analista Bancário, Banco do Nordeste, FSADU

Analise as assertivas apresentadas, classificandoas em V (verdadeira) ou F (falsa) e marque a opção correspondente.

Analise as assertivas apresentadas, classificandoas em V (verdadeira) ou F (falsa) e marque a opção correspondente.

( ) O Sistema Financeiro Nacional (SFN) é composto por um conjunto de instituições públicas e privadas e tem como órgão normativo máximo o Conselho Monetário Nacional (CMN).

( ) O SFN envolve dois grandes subsistemas: um normativo e outro de intermediação financeira, sendo que este último é composto por instituições que estabelecem diretrizes de atuação das instituições financeiras operativas, como a Comissão de Valores Mobiliários, por exemplo.

( ) O CMN reveste-se de amplas atribuições, inclusive da formulação da política de moeda e do crédito, com o objetivo de resguardar os interesses econômico-sociais do País.

( ) Um sistema financeiro, grosso modo, pode ser entendido como um conjunto de instituições e instrumentos que, em última análise, se ocupa da transferência de recursos dos agentes econômicos superavitários para os agentes deficitários.

( ) Como regra, as instituições financeiras são classificadas como bancárias ou monetárias e não bancárias ou não monetárias. Como exemplos destas últimas estão as sociedades corretoras, os bancos de investimentos e os bancos múltiplos.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q472038 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira, considerando os princípios epistemológicos que têm fundamentado o conhecimento abordado pela Educação Física brasileira.

1. Princípio positivista.

2. Princípio fenomenológico.

3. Princípio histórico-crítico.

4. Princípio holístico.

5. Princípio hermenêutico.

( ) concepção de Educação Física que prioriza o resgate da totalidade humana no seu contexto social.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biofisiológicos.

( ) concepção de Educação Física a partir da interpretação dos referenciais clássicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza os aspectos biopsicológicos.

( ) concepção de Educação Física que prioriza a relação dos fenômenos naturais e sociais.

Assinale a alternativa que apresenta seqüência CORRETA das respostas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q351462 | Artes, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Relacionando-se os elementos de composição do Bumba-Meu-Boi, em seus diferentes estilos, com o processo e dinâmica da formação histórica do Maranhão, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

96Q389165 | História, História Geral, Analista Bancário, BNB, FSADU

A invasão do Iraque por forças militares de vários países, sob o comando dos EE.UU., deuse oficialmente porque aquele país:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q381801 | Biologia, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Sobre os moluscos, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q325851 | Pedagogia, Professor Educação Infantil, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

Como professor das séries iniciais da Educação Básica, você, provavelmente, encontrará nas produções textuais dos alunos ocorrências como as destacadas nos trechos abaixo, extraídas do texto de um aluno da 2ª série.

“Era uma vez um palhaço que queria um (1) enpregada e (2) comvidou um mulher bonita (...) o palhaço dece essa (3) mulhe trabanar muito(...) ele (4) olho um lindo carro de briquedo (...)”

Observe os dados destacados no texto e assinale a alternativa que contém a CORRETA explicação para a ocorrência dos dados destacados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q473446 | Educação Física, Professor Ensino Fundamental Séries Finais, Prefeitura de São Luís MA, FSADU

De acordo com Gallahue; Ozmun (2001) relacione a segunda coluna de acordo com a primeira.

1. Fase dos movimentos especializados.

2. Fase dos movimentos fundamentais.

3. Estágio transicional.

4. Estágio de aplicação.

5. Estágio de utilização vitalícia.

( ) Combinação e aplicação de habilidades motoras fundamentais mais complexas ao desempenho de habilidades especializadas relativas ao esporte e em ambientes recreacionais com crianças de 7 a 10 anos.

( ) Caracteriza-se por padrões fundamentais maduros, atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos dos 7 anos até o final da vida.

( ) Representa o pináculo do processo de desenvolvimento motor, com utilização de repertório de movimentos adquiridos pelo indivíduo, a partir dos 14 anos, e perdura por toda a vida.

( ) Variedade de movimentos locomotores, manipulativos e estabilizadores que devem ser trabalhados pelo professor de Educação Física isoladamente e em combinação com crianças dos 2 aos 7 anos.

( ) Refinamento de habilidades mais complexas na escolha do esporte com crianças de 11 a 13 anos.

Assinale a alternativa que apresenta a seqüência CORRETA das respostas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q725659 | Conhecimentos Bancários, Produtos e serviços financeiros, Analista Bancário, BNB, FSADU

Acerca das operações de crédito, em geral, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.