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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q374716 | Português, Pontuação, Técnico de Som, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes frases, observando o emprego dos sinais de pontuação:

I. O candidato impaciente espera o momento da prova.

II. O candidato, impaciente, espera o momento da prova.

III. O candidato, impaciente espera, o momento da prova.

IV. Impaciente, o candidato espera o momento da prova.

V. O candidato espera impaciente, o momento da prova.

As frases estão corretamente pontuadas apenas em:

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1042Q113373 | Matemática, Sequências, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Considere a seguinte grade numérica:
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Sabe-se que a soma de cada linha, a soma de cada coluna e a soma de cada diagonal são todas iguais ao número S, isto é:
>Soma das linhas: a1 + a2 + a3 = a4 + a5 + a6 = a7 + a8 + a9 = S.
Soma das colunas: a1 + a4 + a7 = a2 + a5 + a8 = a3 + a6 + a9 = S
Soma das diagonais: a1 + a5 + a9 = a3 + a5 + a7 = S.
Suponha ainda que ( ?j ? N) ( aj ? N ) e ( ?i ? N) ( ?j ? N) ( i ? j ? ai?aj ); em que N é o conjunto N = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9}.
Considerando as informações acima é CORRETO afrmar que

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1043Q117225 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Texto associado.

DIRECTIONS: Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 25.
Questions 16 to 20:
Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 20, according to TEXT 01.

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Questions 21 to 23: Choose the CORRECT alternative to answer questions 21 to 23 according to TEXT 02.

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Write True ( T ) or False ( F ).

If someone has a healthy diet, it is likely for this person to

( ) be helped to keep a healthy weight.
( ) be protected from most short-term illnesses.
( ) have the possibility of getting cancer increased.

Choose the right sequence:

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1044Q119049 | Engenharia de Software , XP, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre o processo ágil Extreme Programming (XP).

I. Planejamento, Projeto, Codificação e Teste são atividades de arcabouço do XP.

II. Cartões CRC (Class Responsibility Collaborator) são produtos de trabalho da atividade de projeto do XP.

III. O XP recomenda a programação em par durante a atividade de codificação.

Marque a alternativa CORRETA:

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1045Q27733 | Administração Geral, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

São vantagens da descentralização, segundo Ronchi, EXCETO:
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1046Q244058 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre a ONU, NÃO é correto afirmar:
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1047Q57979 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

É imunidade extensível aos vereadores:
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1048Q342170 | Raciocínio Lógico, Análise Combinatória, Fiscal de Transporte e Trânsito, BHTRANS MG, FUMARC

Considere um ANAGRAMA como sendo uma permutação simples das letras de uma palavra dada. Usando a informação acima, é CORRETO afirmar que o número de anagra-mas da palavra BHTRANS que começam pela letra A é igual a:

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1049Q29083 | Direito Administrativo, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Caio Mário Souza Parreira, professor concursado pela Universidade Estadual de Minas Gerais, onde leciona no período matutino, submeteu-se a concurso público para o cargo de Técnico Administrativo da Assembleia Legislativa.

Em sendo aprovado e, nos termos do que dispõe o artigo 37 da Constituição Federal de 1988, Caio Mário .
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1050Q49828 | Português, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Texto associado.
Não "temos de"
Lia Luft


      Vivemos sob o império do "ter de". Portanto, vivemos num mundo de bastante mentira. Democracia? Meia mentira. Pois a desigualdade é enorme, não temos os mesmos direitos, temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam. Liberdade de escolha profissional? Temos de ter um trabalho bom, que dê prazer, que pague dignamente (a maioria quer salário de chefe no primeiro dia), que permita grandes realizações e muitos sonhos concretizados? "Teríamos". No máximo, temos de conseguir algo decente, que nos permita uma vida mais ou menos digna.
      Temos de ter uma vida sexual de novela? Não temos nem podemos. Primeiro, a maior parte é fantasia, pois a vida cotidiana requer, com o tempo, muito mais carinho e cuidados do que paixão selvagem. Além disso, somos uma geração altamente medicada, e atenção: muitos remédios botam a libido de castigo.

       Temos de ter diploma superior, depois mestrado, possivelmente doutorado e no Exterior? Não temos de... Pois muitas vezes um bom técnico ganha mais, e trabalha com mais gosto, do que um doutor com méritos e louvações. Temos de nos casar? Nem sempre: parece que o casamento à moda antiga, embora digam que está retornando, cumpre seu papel uma vez, depois com bastante facilidade vivemos juntos, às vezes até bem felizes, sem mais do que um contrato de união estável se temos juízo. E a questão de gênero está muito mais humanizada.
      Temos de ter filho: por favor, só tenham filhos os que de verdade querem filhos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e mesmo adultos barbados, para amar, cuidar, estimular, prover e ajudar a crescer, e depois deixar voar sem abandonar nem se lamentar. Mais mulheres começam a não querer ter filho – e não devem. Maternidade não pode mais ser obrigação do tempo em que, sem pílula, as mulheres muitas vezes pariam a cada dois anos, regularmente, e aos cinquenta, velhas e exaustas, tinham doze filhos. Bonito, sim. Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional, afetiva, que não é sempre inata. Então, protejam-se as mulheres e os filhos não nascidos de uma relação que poderia ser mais complicada do que a maternidade já pode ser.
      Temos de ser chiques, e, como sempre escrevo, estar em todas as festas, restaurantes, resorts, teatros, exposições, conhecer os vinhos, curtir a vida? Não temos, pois isso exige tempo, dinheiro, gosto e disposição. Teríamos de ler bons livros, sim, observar o mundo, aprender com ele, ser boa gente também.
      Temos, sobretudo, de ser deixados em paz. Temos de ser amorosos, leais no amor e na amizade, honrados na vida e no trabalho, e, por mais simples que ele seja, sentir orgulho dele. Basta imaginar o que seriam a rua, a cidade, o mundo, sem garis, por exemplo. Sem técnicos em eletricidade, sem encanadores (também os chamam bombeiros), sem os próprios bombeiros, policiais, agricultores, motoristas, caminhoneiros, domésticas, enfermeiras e o resto. Empresários incluídos, pois, sem eles, cadê trabalho?
      Então, quem sabe a gente se protege um pouco dessa pressão do "temos de" e procura fazer da melhor forma possível o que é possível. Antes de tudo, um lembrete: cada um do seu jeito, neste mundo complicado e vida-dura, temos de tentar ser felizes. Isso não é inato: se tenta, se conquista, quando dá. Boa sorte!

Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/lya-luft/noticia/2017/06/nao-temos-de-9807278.html Acesso em 11 jul. 2017
Em: “Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional”, o articulador mas pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por 
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1051Q379842 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A prevenção atual da Esquistossomose é feita através do uso de várias estratégias disponíveis. A estratégia menos eficaz é:
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1053Q21727 | Direito Administrativo, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 56 a 60 tenha como base a Constituição Federal.
Leia as assertivas abaixo:

I. Permissão de uso é o ato administrativo pelo qual a Administração consente que certa pessoa utilize privativamente bem público, atendendo ao mesmo tempo aos interesses público e privado.

II. Concessão de uso é o contrato administrativo pelo qual o Poder Público confere a pessoa determinada o uso privativo de bem público, independentemente do maior ou menor interesse público da pessoa concedente.

III. Cessão de uso é o ato administrativo pelo qual o Poder Público consente que determinado indivíduo utilize bem público de modo privativo, atendendo primordialmente seu próprio interesse.

IV. Autorização de Uso é o ato em que o Poder Público consente o uso gratuito de bem público por órgão da mesma pessoa ou de pessoa diversa, incumbida de desenvolver atividade que, de algum modo, traduza interesse para a coletividade.

Assinale a alternativa CORRETA:
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1054Q317474 | Administração Geral, Administração Contábil, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA.

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1055Q23618 | Telecomunicações, Técnico de Operação, CEMIG, FUMARC

Todas as afirmativas abaixo sobre a modulação angular estão corretas, EXCETO:
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1056Q27723 | Português, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

Texto associado.
PROFUSÃO DE ESTÍMULOS
Rosely Sayão 


      Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade? 
     Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, às informações de alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito várias vezes do trajeto que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
     Quando me vejo em tal situação, eu me lembro que dirigir, após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
      O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não mais observamos os detalhes, por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador para buscar textos sobre um tema e, de repente, me dei conta de que estava em temas que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
      Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. Sofremos de uma tentação permanente de pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto? 
      Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. Elas já nasceram neste mundo de profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
      Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
      A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, passam horas em uma única atividade de que gostam.
      Mas, nos estudos, queremos que elas prestem atenção no que é preciso, e não no que gostam. E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
      As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, boa parte desse trabalho é nosso, e não delas. 
      Não basta mandarmos que elas prestem atenção: isso de nada as ajuda. O que pode ajudar, por exemplo, é analisarmos o contexto em que estão quando precisam focar a atenção e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/151733-... Acesso em: 20 abr. 2014.
Em: “As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso.", isso se refere a
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1057Q57974 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre a responsabilidade do Estado por atos legislativos, NÃO está correto o que se afirma em:
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1058Q29063 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Conforme Arts. 18 e 19 da Constituição da República de 1988, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios
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1059Q352921 | Contabilidade Geral, Contabilidade de Custos, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Assinale a opção que caracteriza apenas custos variáveis em uma empresa de transporte coletivo urbano:

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1060Q524186 | Auditoria, Parte Geral, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Para a realização da contagem de caixa, o auditor deverá tomar os cuidados necessários para que o resultado seja válido. Indique a opção que NÃO representa uma atitude de zelo do auditor.

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