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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q422044 | Direito Civil, Pessoas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Amanda tem 15 anos de idade. Mateus, por deficiência mental, não tem o neces-sário discernimento para a prática pessoal dos atos da vida civil. Tício é excepcio-nal, sem desenvolvimento mental completo. De acordo com o Código Civil e o Estatuto da Pessoa com Deficiência, consi-dera(m)-se absolutamente incapaz(es) de exercer, pessoalmente, os atos da vida civil:
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1082Q541090 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Um restaurante com 100 lugares serve 3 refeições diárias e consome 25 litros de água no preparo de cada refeição. Considerando que a taxa média de ocupação desse estabelecimento seja igual a 80%, a estimativa de seu consumo mensal de água, em metros cúbicos, é:

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1083Q11208 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.”, as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:
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1084Q707875 | Psicologia, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

Considerando a Resolução do CFP nº 11, de 11 de maio de 2018, que regulamenta a prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação e da comunicação, NÃO está correto o que indica a alternativa:
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1085Q120642 | Sistemas Operacionais , Processo ou Ciclo de Compras, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Analise as seguintes afrmativas sobre política de escalo- namento do processador:
I. Uma política (disciplina) de escalonamento do processador pode ser preemptiva ou não preemptiva. Em uma disciplina preemptiva, se o sistema atribuir o processador a um processo, este executa até concluir ou até devolver voluntariamente o processador ao sistema.

II. Em um esquema de escalonamento do tipo FIFO (First-In-First-Out), os processos são atendidos por ordem de chegada e são tratados igualmente, não havendo priorização de processos para execução.

III. No escalonamento por alternância circular, também conhecido por Round-Robin, cada processo recebe uma quantidade de tempo limitada do processador e se não concluir antes de seu tempo terminar, o sistema passará o processador para o próximo processo na fla.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

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1087Q116855 | Programação , Java, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Analise o seguinte programa desenvolvido na linguagem Java.

Imagem 036.jpg

Assinale a opção com a sequência CORRETA, de cima para baixo.

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1088Q29091 | Informática, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São opções disponíveis no menu “Dados” do Microsoft Excel, versão português do Office 2003, EXCETO:
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1089Q380112 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Os triatomíneos, vetores de doença de Chagas, são identificados morfologicamente através:
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1090Q541405 | Probabilidade e Estatística, Estatística, CEASA MG, FUMARC

Em 1999, uma Universidade pagou a cada um de seus instrutores um salário mensal de R$1500,00; a cada um de seus 67 assistentes R$2000,00; a cada um dos 58 adjuntos R$2600,00 e a cada um de seus 32 titulares R$3100,00. O salário mediano dos 202 docentes dessa universidade é:

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1091Q361950 | Enfermagem, Sistema Único de Saúde, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

A portaria 648/GM de 28 de março de 2006 aprovou a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica para o Programa Saúde da Família (PSF) e o Programa Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Nesta portaria encontram-se as responsabilidades atribuídas a cada esfera de governo. Das atribuições descritas abaixo, marque a opção que é de competência da Secretaria Municipal de Saúde e do Distrito Federal.

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1092Q118535 | Raciocínio Lógico, Proposições com operadores lógicos, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Considere as duas sentenças:

(i) A neve é azul.
(ii) O céu é branco.

Suponha que ambas, (i) e (ii), sejam verdadeiras.
Observe as quatro proposições abaixo.

(I) (i) > (ii).
(II) (ii) > (i).
(III) (i) ou ~ (ii).
(IV) (ii) ou ~ (i).

Supondo a veracidade de (i) e de (ii) é CORRETO afirmar que:

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1093Q619034 | Informática, Técnico Administrativo, MPE MG, FUMARC

As duas áreas de conhecimento que formam a base para atividades de audito-ria de computador, além do próprio conhecimento em técnicas de auditoria são:

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1094Q359454 | Enfermagem, Semiologia e semiotécnica, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

A sondagem gastrointestinal é a inserção de uma sonda no estômago, duodeno ou intestino. A aspiração pulmonar é um dos riscos associados à sondagem gastrointestinal, devendo a equipe de enfermagem estar sempre atenta ao correto posicionamento da sonda.Segundo Brunner & Suddarth (2001) pode-se utilizar métodos de controle de maior segurança para confirmação do posicionamento da sonda.

Marque a opção que representa a combinação dos métodos de maior confiabilidade segundo Brunner & Suddarth (2001).

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1095Q649811 | Informática, COBIT, Analista de Sistemas de Informática Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Princípio do COBIT 5, versão português, que apresenta o mecanismo da cascata de objetivos:
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1096Q482965 | Geografia, Globalização, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Pode-se afirmar que o processo de “globalização” ou “mundialização” é uma caracteri?stica do pro-cesso de desenvolvimento e expansão do modo de produção capitalista. Consiste na integração / articulação do espaço geográfico, em escala global, por meio de processos econômicos, poli?ticos, sociais e culturais, estando intimamente ligada ao desenvolvimento técnico, especialmente nos seto-res de transporte, comunicação e informação. Suas rai?zes remontam à expansão capitalista ocorrida na expansão colonial, se intensificando com o desenvolvimento industrial e o avanço das práticas imperialistas. Após a II Guerra Mundial, o processo de globalização se intensificou, com a expansão global das grandes corporações (multinacionais), a ampliação do comércio internacional, a formação dos blocos econômicos e, em especial, com a cons-tituição de novos padrões de governança, em escala global, com a criação da ONU, do Banco Mundial, FMI, OMC etc. Nas últimas décadas do Século XX, o desenvolvimento e a expansão de um novo sistema técnico, sustentado nas tecnologias de informação, nos sistemas de comunicação por satéli-tes, na utilização maciça dos recursos da informática, na modernização dos sistemas de transportes e telefonia proporcionaram o aparato técnico e estrutural para a intensificação das relações socioeco-nômicas em âmbito mundial. No entanto, nos últimos anos, alguns cientistas sociais e analistas políticos têm chamado a atenção para um suposto esfacelamento dos ideais e das características da globalização econômica, social e cultural, como reação aos efeitos perversos produzidos pela mesma. Analisando alguns desses indi-cativos, tais cientistas passaram a utilizar o termo “desglobalização”, para caracterizar essa nova ten-dência, marcada por um conjunto de fatos, dentre os quais se destacou a vitória do movimento Brexit no Reino Unido, que decidiu pela retirada do Reino Unido da União Europeia. Além desse fato, os estudiosos indicam vários outros, que apontariam na mesma direção.

Dentre os aspectos apresentados abaixo, NÃO possui relação com a suposta tendência indicada no texto:

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1097Q474050 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Um grupo de reações metabólicas que ocorrem no interior celular ficou conhecido como mapa meta-bólico ou Ciclo de Krebs, por ter sido descrito pelo pesquisador alemão Hans Adolf Krebs (1900 – 1981). O conhecimento sobre essas reações é fundamental para o professor de Educação Física nas escolas, uma vez que as reações descritas no ciclo se relacionam com o movimento humano. Assinale a alternativa que apresenta corretamente a finalidade das reações metabólicas que ocorrem no ciclo de Krebs em relação ao movimento humano e à Educação Física.
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1098Q729029 | Direito Internacional, Estado Proteção Internacional dos Direitos Humanos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Ainda sobre a seletividade discricionária no Direito Internacional dos Direitos Humanos, é CORRETO afirmar:

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1099Q21247 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

Nos termos da Constituição do Estado, NÃO se inclui entre as matérias sobre as quais cabe à Assembleia Legislativa dispor  com a sanção do Governador:
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1100Q21257 | Enfermagem, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

A respeito do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é correto afirmar, de acordo com a NR7, EXCETO:
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