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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1421Q540948 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O planejamento de um projeto de engenharia se faz em etapas de progressivo detalhamento, partindo-se de uma ideia, intenção ou conceito até chegar-se a um projeto executivo ou construtivo detalhado. É natural que, na avaliação de impacto ambiental, se proceda de maneira compatível, ou seja, com sucessivo aprofundamento, conforme o projeto vá se mostrando viável (SANCHÉZ, p. 356). Como os empreendimentos sujeitos ao processo de AIA dependem de uma Licença Ambiental, assinale em qual das licenças o EIA é exigível.
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1422Q709153 | Psicologia, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

A criminalidade entre adolescentes é uma temática atual e relevante a ponto de ter sido incluída na agenda nacional de prioridades de pesquisa em saúde (BRASIL, 2005). O assunto da violência juvenil ganha contornos de gravidade, em diferentes estudos de diversas áreas como Direito, Psicologia, Educação dentre outras. A Justiça Restaurativa tem sido uma prática utilizada para enfrentar dificuldades encontradas no sistema Socioeducativo.


A Justiça Restaurativa é caracterizada, especialmente, por

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1423Q354609 | Contabilidade Geral, Demonstração das Orígens e Aplicações de Recursos, Contador, CEASA CONTAGEM, FUMARC

Em relação à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, é correto afirmar que são origens de recursos:

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1424Q708961 | Psicologia, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

São atribuições dos Psicólogos Agentes de Orientação e Fiscalização, representantes legais do CRP e porta-vozes da política de atuação da entidade, EXCETO:
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1425Q364153 | Enfermagem, Enfermeiro, TJ MG, FUMARC

Em relação à enfermagem em situações de emergência, assinale a alternativa INCORRETA:

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1426Q806556 | Legislação Federal, Lei 9492 1997, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre o que dispõe a Lei 9.492/97, é correto o que se afirma em

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1427Q189358 | Direito Empresarial e Comercial, Código Civil Direito de Empresa, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 41 a 45 tenha como
base o Código Civil Brasileiro e a Lei n.º 11101/2005

O texto abaixo se refere à administração da sociedade.

O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios. Em caso de uso indevido da personalidade jurídica com desvio de finalidade; utilização do patrimônio da sociedade em interesse próprio ou pela confusão patrimonial entre os bens da sociedade e os do administrador, os demais sócios poderão, independentemente da intervenção judicial, declarar que a sociedade não responde pelos atos praticados pelo administrador em prejuízo da sociedade.

Com relação ao estipulado no artigo 50 CCB/2002, o texto acima está:

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1428Q11209 | Português, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Quem fará essa escola?”, o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar
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1429Q116444 | Programação , Delphi, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Analise o programa Delphi abaixo:

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Está CORRETA a opção que corresponde à saída gerada pelo programa:

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1430Q116470 | Gerência de Projetos, Conceitos Básicos, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre o Gerenciamento de Projetos alinhado às práticas do PMI.

I. Escopo é o número de unidades de trabalho necessárias para completar um conjunto de atividades.

II. Encerramento administrativo representa a produção, coleta e disseminação de informações para formalizar a conclusão do projeto.

III. Evento de risco representa uma ocorrência que pode afetar o projeto, tanto para melhor, quanto para pior.

Marque a alternativa CORRETA:

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1431Q368397 | Enfermagem, Doenças, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Entre os achados epidemiológicos do câncer de mama consta:

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1432Q711705 | Psicologia, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

A psicóloga Ana recebeu para atendimento um homem de 45 anos que foi interditado desde os 30 anos de idade. Após alguns atendimentos, Ana procurou o responsável legal para obter autorização para a continuidade dos atendimentos. Como o responsável não a procurou, ela deu prosseguimento ao tratamento. Conforme o Código de Ética do Psicólogo, é CORRETO afirmar:
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1433Q330267 | Segurança e Transporte, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Onde não existir sinalização regulamentadora, a velocidade máxima, nas vias urbanas, será a indicada nas alternativas abaixo, EXCETO:

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1434Q217634 | Português, Oficial do MP Serviços Diversos, MPE MG, FUMARC

Leia a seguir informações contidas no art. 99 da Constituição do Estado de Minas Gerais, integrante de capítulo que trata da organização dos Poderes. I.20% dos lugares dos tribunais de segundo grau serão compostos de membros do Ministério Público e de advogados. II.Tanto os membros do Ministério Público quanto os advogados, para ocuparem lugar nos tribunais de segundo grau, deverão contar, pelo menos, dez anos de efetiva atuação em suas respectivas profissões. III.Dos advogados que pretendam ocupar lugar nos tribunais de segundo grau exigem-se notório saber jurídico e reputação ilibada. IV.Para ocupar um lugar nos tribunais de segundo grau, advogados e representantes do Ministério Público devem ser indicados, em lista contendo seis nomes, formulada pelos órgãos de representação de suas respectivas classes. Assinale a alternativa em que todas essas informações tenham sido CORRETAMENTE reunidas num único período.

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1435Q540486 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Para obtenção dos parâmetros de resistência do solo compactado são realizados ensaios triaxiais drenados e não drenados em amostras saturadas. Com relação a esses ensaios, NÃO está correto o que se afirma em:
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1436Q109911 | Contabilidade Geral, Critérios de avaliação de estoquesPEPS, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Assinale a alternativa FALSA:

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1437Q414625 | Direito Civil, Técnico Ministerial, MPE MG, FUMARC

Sobre os contratos que regulam relações de consumo, é CORRETO afirmar:

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1438Q554932 | Informática, Programação de Sistemas, Técnico em Informática, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre as sub-rotinas (procedimentos e funções) da programação modularizada:

I. As variáveis declaradas dentro das sub-rotinas são chamadas de variáveis locais e aquelas declaradas fora de qualquer sub-rotina são chamadas de variáveis globais.

II. Um parâmetro passado por valor para uma sub-rotina se comportará como uma variável local, isto é, qualquer modificação no valor desta variável não será visível fora da sub-rotina.

III. Um parâmetro passado por referência para uma sub-rotina se comportará como uma variável global, isto é, qualquer modificação no valor desta variável será visível também fora da sub-rotina.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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1439Q21714 | Direito Processual Civil, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 46 a 50 tenha com base o Código de Processo Civil.
Marque a resposta CORRETA:
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1440Q717316 | Arquitetura, Desenhista Projetista, TJ MG, FUMARC

A ferramenta SNAP, do software AutoCAD da Autodesk, restringe o movimento do cursor a intervalos especificados. Sua ativação ou desativação pode-se dar por meio do status bar, do menu bar ou pressionando a tecla:

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