Para responder as questões de 41 a 45 tenha como base o Código Civil Brasileiro e a Lei n.º 11101/2005
O texto abaixo se refere à administração da sociedade.
O uso da firma ou denominação social é privativo dos sócios. Em caso de uso indevido da personalidade jurídica com desvio de finalidade; utilização do patrimônio da sociedade em interesse próprio ou pela confusão patrimonial entre os bens da sociedade e os do administrador, os demais sócios poderão, independentemente da intervenção judicial, declarar que a sociedade não responde pelos atos praticados pelo administrador em prejuízo da sociedade.
Com relação ao estipulado no artigo 50 CCB/2002, o texto acima está:
Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.
Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.
Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.
Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.
Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.
Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.
Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.
Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]
Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Quem fará essa escola?”, o pronome demonstrativo essa foi usado para indicar
A psicóloga Ana recebeu para atendimento um homem de 45 anos que foi interditado desde os 30 anos de idade. Após alguns atendimentos, Ana procurou o responsável legal para obter autorização para a continuidade dos atendimentos. Como o responsável não a procurou, ela deu prosseguimento ao tratamento. Conforme o Código de Ética do Psicólogo, é CORRETO afirmar:
✂️
✂️ b) Ana deveria procurar o responsável legal, para realizar o atendimento numa situação ocasional de interdito.
✂️ c)
Ana não cometeu nenhuma infração ética, pois o paciente era maior de idade.
✂️ d)
Ana não cometeu nenhuma infração ética, pois procurou o responsável legal antes da continuidade do atendimento.
Leia a seguir informações contidas no art. 99 da Constituição do Estado de Minas Gerais, integrante de capítulo que trata da organização dos Poderes. I.20% dos lugares dos tribunais de segundo grau serão compostos de membros do Ministério Público e de advogados. II.Tanto os membros do Ministério Público quanto os advogados, para ocuparem lugar nos tribunais de segundo grau, deverão contar, pelo menos, dez anos de efetiva atuação em suas respectivas profissões. III.Dos advogados que pretendam ocupar lugar nos tribunais de segundo grau exigem-se notório saber jurídico e reputação ilibada. IV.Para ocupar um lugar nos tribunais de segundo grau, advogados e representantes do Ministério Público devem ser indicados, em lista contendo seis nomes, formulada pelos órgãos de representação de suas respectivas classes. Assinale a alternativa em que todas essas informações tenham sido CORRETAMENTE reunidas num único período.
✂️ a) Dois em cada dez dos lugares dos tribunais de segunda instância serão ocupados por advogados e membros do Ministério Público com dez ou mais anos de carreira, de notório saber jurídico e de reputação ilibada, indicados, em lista hexanominal fornecida pelos órgãos de representação de cada uma dessas classes.
✂️ b) Vinte por cento dos tribunais de segundo grau serão constituídos de membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, indicados pelos seus órgãos de representação em lista sêxtupla.
✂️ c) Um quinto dos lugares dos tribunais de segundo grau será composto de membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e de advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional, indicados pelos órgãos de representação das respectivas classes em lista sêxtupla.
✂️ d) Nos tribunais de segundo grau, um quinto dos lugares será de membros do Ministério Público, advogados de saber jurídico notório e de reputação ilibada, indicados, pelos órgãos que representam sua classe, em lista sêxtupla, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional.
Para obtenção dos parâmetros de resistência do solo compactado são realizados ensaios triaxiais drenados e não drenados em amostras saturadas. Com relação a esses ensaios, NÃO está correto o que se afirma em:
✂️ a) Os ensaios não drenados devem ser feitos lentamente para melhor qualidade dos resultados.
✂️ b) Os ensaios não drenados mostram o comportamento da geração de poropressão no cisalhamento.
✂️ c) Os níveis de tensão confinante dos ensaios triaxiais devem ser compatíveis com os níveis de tensão esperados em campo.
✂️ d) Os parâmetros efetivos são obtidos com maior precisão nos ensaios drenados.
Analise as seguintes afirmativas sobre as sub-rotinas (procedimentos e funções) da programação modularizada:
I. As variáveis declaradas dentro das sub-rotinas são chamadas de variáveis locais e aquelas declaradas fora de qualquer sub-rotina são chamadas de variáveis globais.
II. Um parâmetro passado por valor para uma sub-rotina se comportará como uma variável local, isto é, qualquer modificação no valor desta variável não será visível fora da sub-rotina.
III. Um parâmetro passado por referência para uma sub-rotina se comportará como uma variável global, isto é, qualquer modificação no valor desta variável será visível também fora da sub-rotina.
Para responder as questões de 46 a 50 tenha com base o Código de Processo Civil.
Marque a resposta CORRETA:
✂️ a) Ocorrendo a morte de qualquer das partes, dar- se-á a substituição pelo seu espólio ou pelos seus sucessores.
✂️ b) A alienação da coisa ou do direito litigioso, a título particular, por ato entre vivos, altera a legitimidade das partes.
✂️ c) No curso do processo, a substituição voluntária das partes é permitida a qualquer tempo.
✂️ d) O advogado poderá, a qualquer tempo, renunciar ao mandato, provando que cientificou o mandante a fim de que este nomeie substituto. Durante os 5 (cinco) dias seguintes, o advogado continuará a representar o mandante, desde que necessário para Ihe evitar prejuízo.
A ferramenta SNAP, do software AutoCAD da Autodesk, restringe o movimento do cursor a intervalos especificados. Sua ativação ou desativação pode-se dar por meio do status bar, do menu bar ou pressionando a tecla: