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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q29058 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A licitação que deve preceder os contratos a serem firmados pela Administração Pública pode ser corretamente relacionada à seguinte assertiva:
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1502Q159125 | Português, Pronomes, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em "A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante [...]", o é:

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1504Q796640 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre os efeitos da imobilização, marque a afirmativa INCORRETA:

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1505Q193030 | Direito Constitucional, Remédios constitucionais habeas corpus, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 51 a 55 tenha como
base a Constituição Federal.

Marque a alternativa CORRETA:

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1506Q359187 | Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

No Brasil, as doenças do aparelho cardiovascular são as principais responsáveis pela morte materna. É considerada atribuição do Auxiliar de Enfermagem na assistência à gestante em situação de ECLÂMPSIA, EXCETO:

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1507Q221350 | Direito Constitucional, Forma Federativa de Competências, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Compete aos Municípios, EXCETO:

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1508Q357303 | Contabilidade Geral, Créditos Orçamentários e Adicionais, Gestor em Ciências e Tecnologia, Fundação João Pinheiro MG, FUMARC

Serão autorizados por lei e abertos por decreto do Executivo:

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1509Q326073 | Pedagogia, Função Sociocultural da Escola, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Perrenoud, "a razão de ser da escola é fazer aprender, todo o resto é apenas meio" (2004, p. 55). Os ciclos de aprendizagem têm o interesse de possibilitar um maior número de alunos em melhores condições para aprender. Para aprender, é preciso encontrar-se, tão freqüentemente quanto possível:

I. em uma situação que não ameace a identidade, a segurança e a solidariedade dos que aprendem;

II. em uma situação mobilizadora, que tenha sentido e que provoque uma atividade na qual o aprendiz se envolva pessoal e duradouramente;

III. em uma situação que solicite o sujeito em sua zona próxima de aprendizagem (menor desequilíbrio possível, obstáculo transponível).

A opção CORRETA é:

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1510Q112197 | Raciocínio Lógico, Operações com quantificadores, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Considerando as seguintes proposições em que N simboliza, o conjunto dos números naturais,
2014_08_22_53f7b2b404062.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.
é CORRETO afrmar que

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1511Q242819 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Nos termos do art. 5º da Constituição Federal de 1988, NÃO é correto o que se afirma em:

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1512Q29064 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a Constituição da República de 1988, o Poder Executivo, no âmbito da União, é exercido pelo
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1514Q219824 | Direitos Humanos, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Juan Suaréz Silva nasceu na Espanha, filho de mãe espanhola e de pai brasileiro que não estava (na Espanha) a serviço da República Federativa do Brasil. Considerando que Juan foi registrado em repartição brasileira competente e o que dispõe a Constituição brasileira de 1988, é CORRETO afirmar que
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1515Q119993 | Informática , SQL, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Texto associado.

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De acordo com o diagrama do esquema de banco de dados relacional, escolha a sentença SQL que melhor res- ponda à consulta Listar o nome do corretor que possui telefone cadastrado, mas não atende em nenhuma região:

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1516Q861137 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

A luta das comunidades quilombolas pelo direito à terra, pela afirmação de suas identidades culturais e por uma educação diferenciada extrapola os limites do tempo e da História e envolve a elaboração de documentos às instâncias federais, municipais e estaduais brasileiras. O reconhecimento dessas comunidades e de suas demandas é concomitante ao reconhecimento dos territórios e das ações pela melhoria da qualidade de vida de suas populações. Por isso, para materializar a educação quilombola, é urgente buscar uma escola para a diversidade, ou seja, a favor da diversidade. Uma vez que educar para a diversidade possibilita reconhecer as diferenças, respeitando-as, aceitando-as e inserindo-as na agenda do processo educacional.

Sendo assim, analise a organização curricular da educação quilombola, a partir das “Diretrizes para a Organização da Educação Escolar Quilombola no Estado de Minas Gerais” (2017).

O currículo da educação escolar quilombola deve:

I. observar e respeitar as disposições e orientações da Base Nacional Comum Curricular, do Currículo Básico Comum (CBC) e articulá-las com a parte diversificada, a fim de garantir a dissociabilidade entre conhecimento escolar e os conhecimentos tradicionais produzidos pelas comunidades quilombolas.

II. garantir ao estudante o direito de conhecer o conceito, a história dos quilombos no Brasil e em Minas Gerais, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro, assim como o seu histórico de lutas.

III. implementar a Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afrobrasileira, Africana e Indígena, nos termos da legislação em vigor.

IV. reconhecer a história e cultura afrobrasileiras como elementos estruturantes do processo de formação nacional e regional, considerando as mudanças, as recriações e as ressignificações históricas e socioculturais que fundamentam as concepções de vida dos afro-brasileiros na diáspora africana.

V. dizer respeito aos modos de organização dos tempos e espaços escolares de suas atividades pedagógicas, das interações do ambiente educacional, essencialmente das relações de igualdade presentes no fazer educativo, na sociedade e nas formas de conceber e construir conhecimentos escolares, constituindo parte importante dos processos sociopolíticos e culturais de construções identitárias.

NÃO representam as diretrizes da organização curricular da educação quilombola as afirmativas:

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1517Q359157 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

O DM é uma síndrome de etiologia múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos. Pode ser caracterizada por hiperglicemia crônica com distúrbios do metabolismo dos carboidratos, lipídeos e proteínas. As conseqüências do DM, a longo prazo, incluem disfunção e falência de várias estruturas orgânicas, especialmente rins, olhos, coração e vasos sanguíneos, sendo relevante a identificação precoce dos sinais e sintomas associados à DM.

Marque a opção que NÃO corresponde a sinais e sintomas para rastreamento de DM.

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1518Q449018 | Direito Constitucional, Limitações do Poder de Tributar, Analista de Compras, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

NÃO poderá ser objeto de incidência de imposto:
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1520Q104927 | Enfermagem, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde (2004) tem como princípios norteadores, EXCETO:
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