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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q111856 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Texto associado.

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Dentre os argumentos a seguir, apenas UM não é apresentado, no texto, como contrário ao avanço tecnológico. ASSINALE-O.

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1563Q116259 | Redes de Computadores , Arquitetura TCP IP, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Associe o protocolo da pilha TCP/IP às funcionalidades que ele implementa.

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Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:

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1564Q227368 | Direito Administrativo, Agentes Públicos Disposições Constitucionais, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Segundo o entendimento do STF sobre o acesso a cargos, empregos e funções públicas, é CORRETO afirmar que:

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1565Q12377 | Direito Administrativo, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

São critérios que definem a competência do ato administrativo, EXCETO:
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1566Q474218 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Entre as décadas de 1970 e 1980, vários professores de Educação Física brasileiros iniciaram suas trajetórias na pós-graduação, principalmente no exterior. Muitos deles fizeram seus cursos de mes-trado e doutorado em programas de ciências sociais e humanas. Isso foi definitivo para que surgissem movimentos de crítica ao paradigma conhecido como aptidão física, hegemônico até aquele momento. Esse momento de crítica ficou conhecido como movimento renovador da Educação Física brasileira e resultou no surgimento de novas concepções para a área no país, especialmente para o contexto escolar.

Sobre essas concepções, assinale a afirmativa INCORRETA.

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1567Q861109 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Texto associado.

Texto II

O Direito à Literatura

Antônio Cândido

Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.

Vista deste modo, a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independente da nossa vontade. E durante a vigília, a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito – como anedota, causo, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.

Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

Alterando o conceito de Otto Ranke sobre o mito, podemos dizer que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Deste modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade, inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e no inconsciente. Neste sentido, ela pode ter importância equivalente à das formas conscientes de inculcamento intencional, como a educação familiar, grupal ou escolar. Cada sociedade cria as suas manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com os seus impulsos, as suas crenças, os seus sentimentos, as suas normas, a fim de fortalecer em cada um a presença e atuação deles.

Por isso é que em nossas sociedades a literatura tem sido um instrumento poderoso de instru- ção e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas. Por isso é indispensável tanto a literatura sancionada quanto a literatura proscrita; a que os poderes sugerem e a que nasce dos movimentos de negação do estado de coisas predominante.

A respeito destes dois lados da literatura, convém lembrar que ela não é uma experiência inofensiva, mas uma aventura que pode causar problemas psíquicos e morais, como acontece com a própria vida, da qual é imagem e transfiguração. Isto significa que ela tem papel formador da personalidade, mas não segundo as convenções; seria antes segundo a força indiscriminada e poderosa da própria realidade. Por isso, nas mãos do leitor, o livro pode ser fator de perturbação e mesmo de risco. Daí a ambivalência da sociedade em face dele, suscitando por vezes condenações violentas quando ele veicula noções ou oferece sugestões que a visão convencional gostaria de proscrever. No âmbito da instrução escolar, o livro chega a gerar conflitos, porque o seu efeito transcende as normas estabelecidas.

(CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 176-178. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3327587/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf. Acesso em: 31/01/18.)

Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para respondera questão.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

(BNCC. Conteúdo em discussão no CNE. Texto em Revisão. 2017, p. 8).

Conforme argumentação do literato e sociólogo Antônio Cândido, a literatura ser um componente curricular é compreensível devido aos aspectos abaixo, EXCETO:

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1568Q798209 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Assinale a afirmativa CORRETA sobre a Hemiplegia, após Acidente Vascular Cerebral:

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1569Q556311 | Informática, Protocolo, Técnico em Informática, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre os protocolos de rede:

I. O protocolo 802.11 corresponde às LANs sem fio.

II. O protocolo 802.16 corresponde às redes pessoais Bluetooth.

III. O protocolo 802.3 corresponde às redes Ethernet.

Estão CORRETAS as afirmativas:

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1570Q792625 | Engenharia Sanitária, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Em relação à utilização de valas sépticas para a disposição dos resíduos de serviços de saúde, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

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1571Q133979 | Informática, Banco de Dados, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA sobre desempenho em bancos de dados.

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1572Q108918 | Economia, Economia Monetária, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

O BNDES é uma entidade vinculada ao:

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1573Q106380 | Enfermagem, Imunização, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

De acordo com o Manual de Procedimentos para Vacinação do Ministério da Saúde (2001), quanto à composição da vacina, NÃO é correto o que se afirma em:
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1575Q420075 | Direito Civil, Sucessão em Geral, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre a aceitação e a renúncia da herança, de acordo com o Código Civil Brasileiro, é correto afirmar

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1576Q552434 | Informática, PowerPoint, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre as opções disponíveis nos grupos e guias do Microsoft PowerPoint, versão português Office 2013:

I – Apagar, Dividir e Barras Aleatórias são opções de Transição de Slides.

II – O atalho de teclado “Shift+F5” inicia a apresentação a partir do slide que estiver selecionado.

III – Esmaecer, Surgir e Dividir são opções de Animação de elementos contidos em um Slide.

Está CORRETO o que se afirma em:

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1577Q200702 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:

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1578Q814629 | Legislação Federal, Lei 6015 1973, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Considerando a Lei 6.015, de 31 de dezembro de 1973, sobre o cancelamento de matrícula pela fusão de imóveis, NÃO é correto afirmar

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1579Q645683 | Informática, PMBOK, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUMARC

De acordo com o PMBOK, assinale a alternativa que identifica o conjunto mais abrangente de fases do processo de gerenciamento de projetos, onde é possível identificar partes interessadas.

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1580Q446010 | Direito Constitucional, Direitos e Deveres Individuais e Coletivos, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A Constituição da República de 1988 cuidou expressamente dos direitos humanos, enumerando-os no Título que trata dos direitos e garantias fundamentais. Existem, entretanto, outros direitos humanos não enumerados no texto, mas cuja proteção a própria Constituição assegura, PORQUE:
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