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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1581Q805182 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Nos ranchos de praças, ao neles entrar o Comandante, Diretor ou Chefe da Organização Militar ou outra autoridade superior, o praça de serviço, o militar mais antigo presente ou o que primeiro avistar aquela autoridade comanda:

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1582Q752974 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Considerando as características da Mata Atlântica e suas particularidades, identifique com V as afirmativas Verdadeiras e com F, as Falsas:

( ) Se comparada com a Floresta Amazônica, apresenta, proporcional-mente ao seu tamanho, maior diversidade biológica.

( ) Em relação à fauna, tem enorme quantidade de espécies endêmi-cas.

( ) Por estar presente em grande área de abrangência, não tem proble-mas com espécies em extinção, que se encontram bem distribuídas.

( ) A diversidade de sua flora é bem mais restrita que a da fauna, já que está presente em áreas muito antropizadas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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1583Q752992 | Engenharia Ambiental, Engenharia Ambiental, Engenheiro de Meio Ambiente Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O assoreamento está entre os principais processos poluidores da água. Considerando seus efeitos nos cursos d’água, é INCORRETO afirmar que
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1584Q799339 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Em relação à instabilidade postural e quedas em idosos, é INCORRETO afirmar:

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1585Q861130 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

“A Educação do Campo, tratada como educação rural na legislação brasileira, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, e se estende, também, aos espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas, entre outros.”

(Fonte: MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução 2197 de 26 de outubro de 2012. Dispõe sobre a organização e o funcionamento do ensino nas Escolas Estaduais de Educação Básica de Minas Gerais e dá outras providências. Belo Horizonte: SEE, 2012).

A partir do texto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As Escolas Estaduais do campo podem adotar a metodologia da Pedagogia da Alternância, nos anos finais do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na Modalidade de Jovens e Adultos.

PORQUE

II. A Educação do Campo, tratada como educação rural na legislação brasileira, incorpora os espaços da floresta, da pecuária, das minas e da agricultura, e se estende, também, aos espaços pesqueiros, caiçaras, ribeirinhos, quilombolas e extrativistas, entre outros.

A respeito dessas asserções, é CORRETO afirmar:

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1586Q861140 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia o texto:

O conceito de competência é assumido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) no tratamento dos fundamentos pedagógicos. O texto da BNCC esclarece que esta é uma discussão pedagógica e social das últimas décadas inclusive demarcada na LDBEN nº 9.394/1996.

O documento esclarece que “[...] desde as décadas finais do século XX e ao longo deste início do século XXI, o foco no desenvolvimento de competências tem orientado a maioria dos Estados e Municípios brasileiros e diferentes países na construção de seus currículos”. (BRASIL, 2017, p. 13). Informa, ainda, que a centralidade nas competências é também o enfoque evidenciado pelas avaliações externas nacionais e internacionais.

Nesse contexto e tendo como base o texto da BNCC, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Competência significa a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana no exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

II. O desenvolvimento curricular por meio de competências torna-se importante no sentido de orientar não apenas o que os alunos devem “saber”, mas, sobretudo, o que devem “saber fazer”. A orientação por competências oferece referências claras para o fortalecimento das ações educativas, no sentido de alcançar os direitos de aprendizagem de todos os alunos da educação básica.

É CORRETO afirmar que

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1587Q813345 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

São requisitos formais essenciais do instrumento público notarial, EXCETO

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1588Q253995 | Direito Constitucional, Lei de Execução Penal LEP, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Dentre as penas possíveis de serem aplicadas aos infratores da lei, expressamente previstas na Constituição da República, de 1988, podem ser enumeradas as seguintes, EXCETO:

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1589Q120649 | Engenharia de Software , UML, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Analise as afrmativas abaixo em relação aos tipos de relacionamentos da UML.
I. ____? Representa um relacionamento generalização.
II. -----? Representa um relacionamento de dependência.
III. _____ Representa um relacionamento de associação.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

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1590Q333666 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Auxiliar de Serviços Gerais, Câmara Municipal de Nova Lima MG, FUMARC

Com 10 litros de gasolina, o carro de José percorre 5/7 de uma estrada e o carro de Adalberto percorre 5/8. Qual dos carros é mais econômico?

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1591Q414826 | Direito Civil, Sociedade, Advogado, CEASA MG, FUMARC

Quanto à sociedade anônima, é CORRETO afirmar:

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1592Q179340 | Direito Processual Penal, Procedimento, Defensor Público, DPE MG, FUMARC

Em relação aos procedimentos, avalie as afirmativas abaixo:

I. Procedimento comum será ordinário, sumário ou sumaríssimo.
II. É considerado procedimento ordinário, quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
III. Procedimento sumário é o que tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja inferior a 4 (quatro) anos de pena privativa de liberdade.
IV. Procedimento sumaríssimo destina-se a infrações penais de menor potencial ofensivo, na forma da lei.
V. Aplicam-se subsidiariamente aos procedimentos especial, sumário e sumaríssimo as disposições dos procedimentos previstos em legislação extravagante.



Pode-se afirmar que:

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1593Q782483 | Engenharia de Alimentos, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Considerando as possíveis reações de escurecimento em alimentos, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

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1594Q538299 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Para prevenir a erosão do pavimento, caracteriza a faixa de declividade longitudinal admissível:

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1595Q318162 | Administração Geral, Abordagem Comportamental da Administração, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

O campo do Desenvolvimento Organizacional está intimamente ligado aos conceitos de mudança e de capacidade adaptativa da organização à mudança.Para se compreender o desenvolvimento organizacional, é necessário co-nhecer seus pressupostos básicos entre os quais se encontra o conceito de cultura organizacional. Assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE o conceito de cultura organizacional segundo Chiavenato (1988).

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1596Q861139 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Leia os textos abaixo que tratam da função pedagógica e estratégica da Base Nacional Comum Curricular:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE). (BRASIL, 2017, p. 7).

Entende-se por Base Nacional Comum Curricular, na Educação Básica, os conhecimentos, saberes e valores produzidos culturalmente, expressos nas políticas públicas e que são gerados nas institui- ções produtoras do conhecimento científico e tecnológico; no mundo do trabalho; no desenvolvimento das linguagens; nas atividades desportivas e culturais; na produção artística; nas formas diversas de exercício da cidadania; nos movimentos sociais. (BRASIL, 2010).

Considerando as informações apresentadas nos textos, avalie as afirmativas a seguir sobre a Base Nacional Comum Curricular:

I. Constitui-se em uma listagem de conteúdos, conceitos e habilidades que, prescritivamente, devem orientar a elaboração dos currículos dos Sistemas de Ensino.

II. Tem como uma de suas funções balizar a qualidade da educação nacional, buscando a garantia da diversidade das aprendizagens de todos os alunos da Educação Básica.

III. Pretende a superação da fragmentação das políticas educacionais com o fortalecimento do regime de colaboração entre as esferas do governo.

IV. Alinha-se com uma política educacional de formação continuada e comum de professores e com a padronização de avaliações externas.

É CORRETO apenas o que se afirma em:

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1598Q420334 | Direito Civil, Direito de Família, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito de família:

I. A diversidade de sexos entre os companheiros não é requisito essencial para a configuração da união estável.

II. A pessoa casada, mas separada de fato, pode constituir união estável.

III. De acordo com jurisprudência pacificada no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, na união estável, na ausência de contrato de convivência, a partilha de bens exige prova do esforço comum.

IV. A pessoa divorciada, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha de bens do casal, não pode constituir união estável.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

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1599Q111613 | Direito Tributário, Impostos de Competência dos Estados, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

São fatos geradores do tributo ICMS, EXCETO:

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1600Q105470 | Direito Constitucional, Funções Essenciais à Justiça, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

A Constituição de 1988 agrupou, em um capítulo específico, disposições acerca do que denominou “Funções Essenciais à Justiça”. Sob essa rubrica, trata o texto constitucional do Ministério Público, da Advocacia Pública, da Defensoria Pública e da Advocacia privada. São, como afirma o próprio texto constitucional, pessoas ou órgãos que atuam perante o Poder Judiciário. Acerca do tema “Funções Essenciais à Justiça”, NÃO é correto afirmar:
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