Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1601Q378933 | Biologia, Bioquímica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre proteínas na urina, foram feitas as afirmações:

I- Normalmente, existe uma quantidade diminuta de proteína na urina, podendo ser encontrados até cerca de 150mg/24h ou 10mg/dL, de-pendendo do volume urinário.

II- Proteínas encontradas na urina derivam do plasma ou do trato uriná-rio, sendo que proteínas plasmáticas com peso molecular inferior a 50.000-60.000 são normalmente reabsorvidas.

III- A albumina (PM=69.000) aparentemente é filtrada, mas somente em pequenas quantidades.

 IV- Testes de avaliação diferenciam a excreção normal de proteínas da anormal e, portanto, não devem detectar menos do que 8 a 10mg/dL num adulto normal com uma taxa de fluxo urinário normal.

V- Proteinúria por transbordamento se deve a hemoglobina, mioglobina ou imunoglobulinas perdidas na urina.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1602Q105561 | Direitos Humanos, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Muitos dos princípios nos quais o Direito Internacional dos Direitos Humanos está baseado relacionam-se à necessidade de assegurar que não apenas as violações cessem, mas que a justiça seja feita em relação a ambos, vítimas e perpetradores. Estes princípios NÃO incluem o direito
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1603Q413024 | Direito Administrativo, Entidade em Espécie, Analista de Compras, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Acerca de uma autarquia que o Município venha a criar, é CORRETO afirmar que seus bens serão públicos, seu regime de pessoal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1604Q177015 | Direito Penal, Defensor Público, DPE MG, FUMARC

No crime de peculato culposo, a reparação do dano antes do trânsito em julgado da sentença, deve ser considerada como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1605Q649659 | Informática, Algoritmos, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise as afirmativas a seguir sobre complexidade de algoritmos:

I. Algoritmos de complexidade O(log n) são chamados de complexidade lo-garítmica e resolvem um problema quebrando-o em problemas menores.

II. Algoritmos de complexidade O(n) são chamados de complexidade linear, em que um pequeno trabalho é realizado sobre cada elemento de entrada.

III. Algoritmos de complexidade O(1) são chamados de complexidade cons-tante, em que as instruções do algoritmo são executadas um número fixo de vezes.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1606Q241614 | Português, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia com atenção o Texto 1 para responder às questões 01 a 06.

TEXTO 1


O mais terrível

Luis Fernando Veríssimo

O mais terrível não era a menina me chamando de "tio" e pedindo um trocado, ela de pé no chão no asfalto e eu no meu carro de bacana. O mais terrível não era eu escolhendo a cara e a voz para dizer que não tinha trocado, desculpe, como se a vergonha tivesse um protocolo que a absolvesse. O mais terrível foi nem a naturalidade com que ela cuspiu na minha cara. O mais terrível foi que ela era tão pequena que a cusparada não me atingiu.
Somos boas pessoas, bons cidadãos e bons pais, mas somos tios relapsos. Nossas sobrinhas e nossos sobrinhos enchem as ruas de nossas cidades, cercam nossos carros, invadem nossas vidas e insistem que são nossa família, e não temos nada para lhes dar ou dizer, além de esmola ou "desculpe". Na família brasileira "tios" e sobrinhos têm um diálogo de ameaça e medo, revolta e remorso, e poucas palavras. Nenhum consolo possível, nenhuma esperança, nenhuma explicação. O que dizer a uma sobrinha cuja cabeça mal chega à janela do carro e tenta cuspir na cara do tio? Feio. Falta de educação. Papai do céu castiga. Paciência, minha filha, este é apenas um ciclo econômico e a nossa geração foi escolhida para este vexame, você aí desse tamanho pedindo esmola e eu aqui sem nada para te dizer, agora afasta que abriu o sinal. Não pergunte ao titio quem fez a escolha, é tudo muito complicado e, mesmo, você não entenderia a teoria. Vá cheirar cola, para passar. Vá morrer, para esquecer. Ou vá crescer, para me matar na próxima esquina.
A história, dizem, terminou, e os mocinhos ganharam. Os realistas, os antiutópicos, os racionais. Ficou provado que a solidariedade é antinatural e que cada um deve cuidar dos apetites dos seus. Ou seja: ninguém é "tio" de ninguém. A família humana é um mito, o sofrimento alheio é um estorvo e se a miséria à tua volta te incomoda, compra uma antena parabólica. Ninguém é insensível, dizem os mocinhos, mas a compaixão não funciona. Todos esses anos de convivência com a dor dos outros, que deviam ter nos educado para a compaixão, nos educaram para a autodefesa, para cuspir primeiro. Os bons sentimentos faliram, dizem os mocinhos. Confiemos o futuro ao mercado, que não tem sentimentos, que tritura gerações entre seus dedos invisíveis, pra que se envolver? Afasta do carro que abriu o sinal.
Mas mais terrível do que tudo é eu ficar aqui, escolhendo frases para encher o papel, até cuidando o estilo, já que é domingo. Como se fizesse alguma diferença. Como se isso fosse nos salvar, o tio da sua impotência e cumplicidade e a sobrinha anônima do seu destino. Desculpe.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando; FONSECA, Joaquim da. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995, p. 87–88.

Quanto aos sentimentos despertados pelo Texto 1, NÃO é correto o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1607Q360426 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Vários fatores inerentes ao organismo, que recebe a vacina, podem interferir no processo de imunização, isto é, na capacidade desse organismo responder adequadamente ao imunobiológico administrado.

 Marque entre as opções abaixo, o fator que NÃO interfere no processo de imunização.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1608Q390415 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O antissemitismo vivenciado na “Noite dos Cristais” não se encerra. Hoje, a Europa manifesta preo-cupação com ataques a cemitérios, sinagogas e instituições judaicas e muitos judeus europeus, prin-cipalmente franceses e alemães, têm emigrado para Israel. Sobre antissemitismo atual em comparação com o antissemitismo de 1938, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1609Q374576 | Português, Texto, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Ingressamos na era da globalização. Graças às redes de computadores, um rapaz de São Paulo pode namorar uma chinesa de Beijing sem que nenhum dos dois saia de casa. Bilhões de dólares são eletronicamente transferidos de um país a outro no jogo da especulação, derivativo de ricos. Caem as fronteiras culturais e econômicas, afrouxam-se as políticas e morais. Prevalece o padrão do mais forte.

I. Os termos destacados – “um rapaz de São Paulo”, “Bilhões de dólares” e “o padrão do mais forte” – desempenham mesma função sintática nas orações em que se encontram.

II. O sujeito da 1ª oração do excerto, cujo elemento predicador é o verbo “ingres-sar”, é indeterminado.

III. O termo “às redes de computadores”, preposicionado, completa verbo, por-tanto é objeto indireto deste.

IV. “As políticas e morais são afrouxadas” seria a voz ativa correspondente à ora-ção sublinhada.

Estão CORRETAS as afirmações contidas apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1610Q254776 | Direito Processual Penal, Exame do corpo de delito e perícias em geral, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Em se tratando da prova pericial e do exame de corpo de delito, todas as alternativas abaixo são corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1611Q119360 | Redes de Computadores , Server, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Em relação ao Windows Server 2008, todas as afirmativas a seguir estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1612Q106843 | Direito Penal, Tipicidade, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

São elementos caracterizadores da culpa inconsciente, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1613Q317532 | Administração Geral, Treinamento e Desenvolvimento, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

A etapa final do processo de treinamento é a avaliação de seus resultados. Para Chiavenato (1999), um dos problemas mais sérios relacionados à atividade de treinamento refere-se à avaliação de sua eficiência. Para este autor, a avaliação dos resultados do treinamento deve considerar os seguintes aspectos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1614Q362384 | Enfermagem, Administração de medicamentos, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Na ambulância de suporte avançado, você identificou no paciente o traçado da questão 29. São drogas que podem ser indicadas para o controle/conversão dessa situação em quadro agudo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1615Q244120 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Podem ser considerados avanços da política brasileira na arena internacional de proteção dos direitos humanos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1616Q364961 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Dentre os procedimentos básicos na utilização do refrigerador, segundo o Manual de Procedimentos para vacinação do Ministério da Saúde, 2001, p. 70-72, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1617Q805540 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Com base no Decreto nº 2.243/97, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1618Q560549 | Informática, Cópia de Segurança, Técnico em Informática, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de backup:

I. Backup completo (full) corresponde à cópia completa de todos os arquivos de um determinado ambiente de armazenamento de dados.

II. Backup diferencial corresponde à cópia das últimas modificações relativas ao último backup completo (full).

III. Backup incremental corresponde à cópia das últimas alterações relativas ao último backup.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1619Q262058 | Programação, Delphi, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

São componentes da Visual Component Library (VCL) do Delphi 7, que permitem acesso direto a objetos de banco de dados por meio do Borland Database Engine (bDE), EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1620Q422067 | Direito Civil, Pessoas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do domicílio da pessoa natural:

I. Tem como regra geral o lugar onde a pessoa estabelece a sua residência com ânimo definitivo.

II. Considera-se também como domicílio da pessoa natural, quanto às rela-ções concernentes à profissão, o lugar onde esta é exercida.

III. Se houver exercício da profissão em lugares diversos, o local da contrata-ção constituirá domicílio para as relações que lhe corresponderem.

IV. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais decla-rações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.

 Estão CORRETAS apenas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.