Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q384188 | Biologia, Anatomia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Os animais atuais são produtos de seu passado evolutivo e não é possível compreender completamente a biologia moderna sem que se investigue esse passado e se estabeleça as aquisições evolutivas e as características compartilhadas por grupos filogenéticos. Sobre este assunto, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q390415 | História, História Geral, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O antissemitismo vivenciado na “Noite dos Cristais” não se encerra. Hoje, a Europa manifesta preo-cupação com ataques a cemitérios, sinagogas e instituições judaicas e muitos judeus europeus, prin-cipalmente franceses e alemães, têm emigrado para Israel. Sobre antissemitismo atual em comparação com o antissemitismo de 1938, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1683Q161096 | Direito Administrativo, Licitações e Contratos Lei n8666 93, Assistente Técnico Estradas, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A licitação pode ser conceituada como o "procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato." (DI PIETRO). A Lei 8.666/1993 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, prevê, dentre outros, como critério de desempate, que será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1684Q804979 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

No que se refere ao disposto no Decreto nº 2.243/97, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1685Q641425 | Informática, Criptografia, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre Internet.

I. O protocolo https é mais seguro que protocolo http, pois os dados que são transferidos utilizando esse protocolo são criptografados enquanto que os dados transferidos por http são enviados em formato de texto legível.

II. O acesso a sites da web através de nomes amigáveis e o envio de e-mails através da internet dependem do sistema de resolução de nomes de domínio (DNS) para funcionar adequadamente.

III. A assinatura digital em uma mensagem permite que o receptor possa verificar a identidade alegada pelo transmissor e não possa forjar o conteúdo da mensagem.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1686Q244120 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Podem ser considerados avanços da política brasileira na arena internacional de proteção dos direitos humanos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1687Q132003 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

A mudança na regência verbal NÃO implica mudança de sentido em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1688Q356021 | Contabilidade Geral, Classificação da Receita e Despesa Orçamentária, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

As despesas empenhadas e não pagas até o final do exercício financeiro são consideradas como Restos a Pagar. Assim sendo, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1689Q814070 | Legislação Federal, Lei 9492 1997, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre o que dispõe a Lei 9.492/97, NÃO é correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1690Q481042 | Geografia, Clima e Domínios Morfoclimáticos, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Sobre o clima urbano, NÃO é correto admitir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1691Q251160 | Engenharia de Software, Teste de Software, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Tipo de teste que focaliza cada componente de um software de forma individual, garantindo que o componente funciona adequadamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1692Q625695 | Informática, Tipos, Técnico Administrativo, Ministério Público Estadual MG, FUMARC

Você precisa implantar uma política de segurança num servidor de arquivos baseado em Linux. A política de segurança determina os seguintes requisitos:

I. Os arquivos criados pelos usuários devem possuir permissão de leitura e escrita para o próprio dono do arquivo, apenas leitura para o grupo ao qual o dono do arquivo pertence e nenhum tipo de acesso para outros usuários.
II. Os diretórios criados pelos usuários devem possuir permissão de leitu-ra, escrita e acesso para o próprio dono do arquivo, apenas leitura e acesso para o grupo ao qual o dono do arquivo pertence e nenhum tipo de acesso para outros usuários.

O comando que deve estar presente no "login script" dos usuários do servidor é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1693Q378933 | Biologia, Bioquímica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre proteínas na urina, foram feitas as afirmações:

I- Normalmente, existe uma quantidade diminuta de proteína na urina, podendo ser encontrados até cerca de 150mg/24h ou 10mg/dL, de-pendendo do volume urinário.

II- Proteínas encontradas na urina derivam do plasma ou do trato uriná-rio, sendo que proteínas plasmáticas com peso molecular inferior a 50.000-60.000 são normalmente reabsorvidas.

III- A albumina (PM=69.000) aparentemente é filtrada, mas somente em pequenas quantidades.

 IV- Testes de avaliação diferenciam a excreção normal de proteínas da anormal e, portanto, não devem detectar menos do que 8 a 10mg/dL num adulto normal com uma taxa de fluxo urinário normal.

V- Proteinúria por transbordamento se deve a hemoglobina, mioglobina ou imunoglobulinas perdidas na urina.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1694Q558678 | Informática, Word, Técnico em Informática, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Comando acionado pelo atalho de teclado “Ctrl+M” do Microsoft Word, versão português do Office 2013:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1695Q105062 | Informática, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Em relação à estrutura básica dos diretórios do sistema operacional Linux, correlacione as colunas a seguir, numerando os parênteses:

Diretório

I. /boot

II. /dev

III. /lib

IV. /home

Finalidade

( ) Contém arquivos para acessar periféricos.
( ) Contém os diretórios dos usuários.
( ) Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.
( ) Contém bibliotecas compartilhadas por programas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1697Q549008 | Informática, Auxiliar Administrativo, CEASA MG, FUMARC

Giovanna comprou uma bolsa e um sapato, gastando ao todo R$ 192,00. Sabe-se que o sapato custou R$ 42,00 a mais que a bolsa. A quantia que ela pagou pelo sapato foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1698Q806048 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O Decreto nº 3.048/99 (aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências) menciona agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional rela-cionados com a etiologia de doenças profissionais e de outras doenças relaciona-das com o trabalho. Considerando o que consta nesse decreto, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1699Q805293 | Legislação e Decretos, Regulamento Disciplinar Aeronáutica, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Com base no Decreto nº 76.322/75, a exclusão a bem da disciplina é uma modalidade de punição aplicável a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1700Q466638 | Direito Tributário, Suspensão do crédito tributário, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Os eventos abaixo podem suspender a exigibilidade do crédito tributário, se observadas as exigências legais específicas para sua aceitação ou concessão. Assinale a alternativa que contém exceção a essa regra:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.