Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1681Q175458 | Direito Empresarial e Comercial, Defensor Público, DPE MG, FUMARC

Analise as alternativas abaixo:

1. A composse é um pressuposto para o condomínio.
2. Na teoria de Savigny, o inquilino é possuidor.
3. Os Direitos Reais, ao contrário dos Direitos Pessoais, não prescrevem.
4. Pela cláusula constituti, o credor fica proibido de apoderar-se da coisa dada em garantia real caso não seja paga a dívida.

Está(ao) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1682Q256905 | Redes de Computadores, Arquitetura TCP IP, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Em relação aos protocolos da pilha TCP/IP, analise as seguintes afrmativas.

I. O protocolo ARP é o protocolo responsável pela resolução de endereço lógico para endereço físico e utiliza broadcast para essa atividade.
II. O protocolo UDP (User Datagram Protocol) é um protocolo orientado a conexão e oferece garantia de entrega dos datagramas às camadas superiores.
III. No processo de roteamento, o protocolo IP é responsável por decrementar o TTL (time to live) de um pacote a cada salto. Esse mecanismo tem o objetivo de evitar loops no encaminhamento de pacotes que poderiam acontecer por falhas na confguração dos roteadores.

Assinale a alternativa CORRETA:
>

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1683Q121746 | Segurança da Informação , Plano de Continuidade de Negócios, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Um Plano de Continuidade de Negócio visa garantir a continuidade dos serviços essenciais de uma organização, minimizando perdas decorrentes de um evento de segurança de grande impacto. O Plano de Continuidade de Negócio é constituído pelos seguintes planos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1684Q806048 | Legislação e Decretos, Regulamento da Previdência Social, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O Decreto nº 3.048/99 (aprova o Regulamento da Previdência Social, e dá outras providências) menciona agentes ou fatores de risco de natureza ocupacional rela-cionados com a etiologia de doenças profissionais e de outras doenças relaciona-das com o trabalho. Considerando o que consta nesse decreto, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1685Q257742 | Direito Processual Penal, Preventiva, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Em se tratando do procedimento cautelar e do poder geral de cautela do Juiz, apenas uma dentre as alternativas abaixo é INCORRETA.
Assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1686Q226022 | Direito Econômico, Repartição de Receitas Tributárias, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Os artigos de 157 a 162 da Constituição Federal disciplinam as hipóteses de repartição das receitas tributárias. As hipóteses abaixo se referem às receitas que devem ser repassadas aos municípios, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1687Q802308 | Fonoaudiologia, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Nova União MG, FUMARC

Segundo Grunwell (1997), todos os aspectos abaixo devem ser levados em consideração quando da elaboração de um plano de terapia com base fonológica, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1688Q241416 | Direitos Humanos, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Constituem objetivos da República Federativa do Brasil, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1689Q525340 | Auditoria, Parte Geral, Auditor, CEASA MG, FUMARC

De acordo com o Prof. Antônio de Loureiro Gil, os objetivos da atuação da auditoria operacional são, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1690Q447812 | Direito Constitucional, Congresso Nacional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

É da competência exclusiva do Congresso Nacional, que independe da sanção do Presidente da República:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1691Q525130 | Auditoria, Auditor, CEASA MG, FUMARC

São vetores da atuação da Auditoria Operacional, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1692Q105546 | Legislação Estadual, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Relativamente aos integrantes dos órgãos da Polícia Civil do Estado de Minas Gerais, é CORRETO afirmar que a remoção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1693Q110691 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg
imagem-retificada-texto-002.jpg

The majority of peoples diet should include

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1694Q133492 | Sistemas Operacionais, Linux, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Considere o um diretório criado em um sistema Linux com as permissões abaixo:

dr-xr-xr-x pedro users 2010-11-15 12:16 Documentos

Qual o comando shell do sistema Linux que é capaz de configurar o arquivo para ter permissão de leitura, escrita e execução para o proprietário e seu grupo, e sem nenhuma permissão para os demais usuários do sistema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1696Q468360 | Direito Tributário, Impostos sobre o patrimônio e a renda, Advogado, CEASA CONTAGEM, FUMARC

Aponte a alternativa cujo imposto se encontre sujeito ao princípio da anterioridade:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1698Q861110 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Texto associado.

Texto II

                                   O Direito à Literatura

                                                                                           Antônio Cândido

Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos de folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações.

      Vista deste modo, a literatura aparece claramente como manifestação universal de todos os homens em todos os tempos. Não há povo e não há homem que possa viver sem ela, isto é, sem a possibilidade de entrar em contato com alguma espécie de fabulação. Assim como todos sonham todas as noites, ninguém é capaz de passar as vinte e quatro horas do dia sem alguns momentos de entrega ao universo fabulado. O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independente da nossa vontade. E durante a vigília, a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito – como anedota, causo, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco. Ela se manifesta desde o devaneio amoroso ou econômico no ônibus até a atenção fixada na novela de televisão ou na leitura seguida de um romance.

      Ora, se ninguém pode passar vinte e quatro horas sem mergulhar no universo da ficção e da poesia, a literatura concebida no sentido amplo a que me referi parece corresponder a uma necessidade universal, que precisa ser satisfeita e cuja satisfação constitui um direito.

      Alterando o conceito de Otto Ranke sobre o mito, podemos dizer que a literatura é o sonho acordado das civilizações. Portanto, assim como não é possível haver equilíbrio psíquico sem o sonho durante o sono, talvez não haja equilíbrio social sem a literatura. Deste modo, ela é fator indispensável de humanização e, sendo assim, confirma o homem na sua humanidade, inclusive porque atua em grande parte no subconsciente e no inconsciente. Neste sentido, ela pode ter importância equivalente à das formas conscientes de inculcamento intencional, como a educação familiar, grupal ou escolar. Cada sociedade cria as suas manifestações ficcionais, poéticas e dramáticas de acordo com os seus impulsos, as suas crenças, os seus sentimentos, as suas normas, a fim de fortalecer em cada um a presença e atuação deles.

      Por isso é que em nossas sociedades a literatura tem sido um instrumento poderoso de instru- ção e educação, entrando nos currículos, sendo proposta a cada um como equipamento intelectual e afetivo. Os valores que a sociedade preconiza, ou os que considera prejudiciais, estão presentes nas diversas manifestações da ficção, da poesia e da ação dramática. A literatura confirma e nega, propõe e denuncia, apoia e combate, fornecendo a possibilidade de vivermos dialeticamente os problemas. Por isso é indispensável tanto a literatura sancionada quanto a literatura proscrita; a que os poderes sugerem e a que nasce dos movimentos de negação do estado de coisas predominante.

      A respeito destes dois lados da literatura, convém lembrar que ela não é uma experiência inofensiva, mas uma aventura que pode causar problemas psíquicos e morais, como acontece com a própria vida, da qual é imagem e transfiguração. Isto significa que ela tem papel formador da personalidade, mas não segundo as convenções; seria antes segundo a força indiscriminada e poderosa da própria realidade. Por isso, nas mãos do leitor, o livro pode ser fator de perturbação e mesmo de risco. Daí a ambivalência da sociedade em face dele, suscitando por vezes condenações violentas quando ele veicula noções ou oferece sugestões que a visão convencional gostaria de proscrever. No âmbito da instrução escolar, o livro chega a gerar conflitos, porque o seu efeito transcende as normas estabelecidas.

(CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. p. 176-178. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3327587/mod_resource/content/1/Candido%20O%20Direito%20%C3%A0%20Literatura.pdf. Acesso em: 31/01/18.)

Atente para as competências gerais de 3, 4 e 6, da BNCC, apresentadas como metas a serem alcançadas com a educação básica, para respondera questão.

3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4. Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

(BNCC. Conteúdo em discussão no CNE. Texto em Revisão. 2017, p. 8).

Antônio Cândido define o que seja literatura, neste texto que, em sua íntegra, visa a mostrar a literatura como um dos direitos humanos incompressíveis.

Com base na argumentação de Cândido e nas competências da BNCC, pode-se considerar que a literatura como componente curricular seja instrumento adequado para auxiliar o educando no alcance dos seguintes objetivos, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1699Q799483 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

São sinais e sintomas de lesão do neurônio motor superior, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1700Q223257 | Direito Processual Civil, Execução Fiscal, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

As pessoas jurídicas de direito público podem figurar nas ações executivas de título extrajudicial tanto no pólo passivo quanto no pólo ativo. Pode-se afirmar em relação a tais ações, nas quais é parte a Fazenda Pública, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.