Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1741Q330663 | Segurança e Transporte, Equipamentos obrigatórios, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

A inspeção técnica de veículos objetiva detectar possíveis falhas nas peças que compõem os vários sistemas de um veículo. Um dos sistemas fundamentais para a segurança do veículo é o de iluminação, que possibilita enxergar bem o seu trajeto. Os principais componentes dese sistema são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1742Q356276 | Contabilidade Geral, Balanço Financeiro, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Dentre os quocientes que são utilizados na análise e interpretação dos resultados que são apresentados nos balanços financeiros (balanços públicos), podemos citar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1743Q354747 | Contabilidade Geral, Demonstração das Orígens e Aplicações de Recursos, Contador, CEASA CONTAGEM, FUMARC

Em relação à Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1744Q708552 | Português, Sintaxe, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

Texto associado.

QUE TEMPOS, ESTES!

Lya Luft


      Em todas as épocas houve quem desse esta exclamação: que tempos!

      “A gente não entende mais nada” é outra. Mas as pessoas sempre querem saber tudo, entender tudo, com preguiça de usar a sua própria maravilhosa imaginação. Corremos com o tempo, ou contra ele, para outra vida, para novos horizontes, em círculo nos lugares e pessoas que amamos, finalmente para o nada ou para “um lugar melhor”, como se diz.

      Não dá pra ver só o vazio no copo, na vida, no país, no horizonte. O jeito é multiplicar o brilho dos afetos, o calor dos abraços.

      “De repente, eu tenho oitenta anos”, comentou com ar de surpresa minha mãe, antes que a enfermidade lhe roubasse a consciência de si e de nós. De repente, quem sabe, então, vão-se resolver nossas aflições civis de hoje, e as econômicas, e o sentimento de desamparo e confusão. E voltaremos a ser um país simpático, um pouco malandro, quem sabe, mas não criminoso, não corrupto, não destruidor do cotidiano digno ou possível de seus filhos.

      “Vivemos tempos estranhos” é frase repetida em todos os níveis. Tempos confusos, surpreendentes, cada dia uma chateação maior, uma confusão mais elaborada, uma perplexidade mais pungente. (Ainda bem que nos salvamos com novidades boas: os bebês que nascem, as crianças que começam a trotar naquele encantador jeito só delas, os amigos que recuperam a saúde, a família que se encontra, os amados distantes que se comunicam mais, o flamboyant delirando em vermelhos surreais na rua.) 

      Nós, os incautos pagadores de contas, contadores de trocados e trocadores de emprego (ou simplesmente sem ele), não sabemos bem o que fazer. “Tá tudo muito esquisito”, comentamos uns com os outros, alguns querendo ir embora, outros querendo aguentar até que tudo melhore, porque é a terra da gente, e muitos são, como esta que escreve, reis em sua zona de conforto.

      Todos imaginamos, procuramos, uma solução, que parece impossível ou distante.

      Mas que está ruim está, todas as providências hoje nos deixam duvidosos, e as festas andam sem o brilho de outros tempos, essa é a verdade. Onde estão as ruas iluminadas numa competição de beleza em tantos bairros da cidade no Natal, por exemplo? A gente pegava o carro para ver, de noite, toda aquela cintilação.

      Hoje mal saímos de casa na noite escura.

      Mas não dá pra ver só o vazio no copo, na vida, no país, no horizonte. O jeito é multiplicar outro brilho, nos tempos tormentosos: o brilho dos afetos, o calor dos abraços, a sinceridade na tolerância e o respeito pelas manias, esquisitices, aflições alheias – porque é tempo de aflições. Dá algum trabalho manter a ciranda emocional lubrificada e funcionando com certa mansidão, mas também traz um enorme conforto, apesar da unhada eventual da mágoa, da saudade ou da preocupação – que, diga-se de passagem, é a inefugível marca das mães.

      Complicado: se de um lado corre, de outro lado o rio parece se arrastar. Depende do ângulo pelo qual olhamos, do quanto sobra no bolso antes do fim do mês, depende do emprego seguro, da capacidade de alegria, depende de pessoas decentes, depende de recursos, para que a grande engrenagem enferrujada volte a funcionar, e o tempo seja de mais alegria e mais aconchego de uns com os outros.

O articulador sintático pode ser substituído ADEQUADAMENTE pela palavra ou expressão indicada entre parênteses em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1746Q228065 | Direito Processual Civil, Ação Civil Pública, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Em relação à ação civil pública, pode-se afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1747Q635878 | Informática, Filosofia do SGBD, Administrador de Banco de Dados, TJ MG, FUMARC

Em relação aos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD), analise as seguinte afirmativas.

I. A estrutura de arquivos de dados é armazenada no catálogo do SGBD separadamente do programa de acesso aos dados.

II. O módulo do SGBD para o processamento de consulta e otimização é responsável por criar automaticamente índices que tornem as consultas mais eficientes.

III. O módulo de armazenamento temporário (buffering) de partes do banco de dados em memória é somente utilizado nos processos de backup e recuperação do banco de dados.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1748Q217854 | Português, Oficial do MP Contabilidade, MPE MG, FUMARC

Tendo em conta a concordância nominal, pode-se dizer que há ambigüidade em todas as alternativas abaixo, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1749Q800512 | Fisioterapia, Fisioterapeuta, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Tanto as técnicas simples como os procedimentos de auto cuidados são selecionados a partir dos sinais e sintomas apresentados pelo paciente com hanseníase. Quanto à pre-venção e tratamento de incapacidades físicas na hanseníase, marque a correlação INCORRETA entre sinais / sintomas e as condutas adequadas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1750Q649735 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de verificações de requisitos que fazem parte do processo de Validação de Requisitos, de acordo com Sommerville (2011):

I. Verificações de completeza consistem em validar com todos os stakehol-ders se os requisitos contemplam as suas necessidades e se funcionali-dades adicionais e diferentes também serão necessárias.

II. Verificações de realismo consistem em avaliar se o requisito realmente pode ser implementado, podendo levar em consideração o orçamento e o prazo para desenvolvimento do sistema.

III. Verificações de consistência são necessárias para evitar requisitos confli-tantes, com restrições ou descrições contraditórias para uma mesma fun-ção do sistema.

Estão CORRETAS as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1751Q193321 | Direito Tributário, Competência Tributária, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 61 a 65 tenha como
base a Constituição Federal e o Código Tributário
Nacional

Todas as afirmativas abaixo estão ERRADAS, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1752Q335444 | Matemática, Geometria, FUMARC

A razão entre a altura e a base de um retângulo é 0,75. O perímetro desse retângulo é igual a 70 cm. Então, a área desse retângulo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1753Q105062 | Informática, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Em relação à estrutura básica dos diretórios do sistema operacional Linux, correlacione as colunas a seguir, numerando os parênteses:

Diretório

I. /boot

II. /dev

III. /lib

IV. /home

Finalidade

( ) Contém arquivos para acessar periféricos.
( ) Contém os diretórios dos usuários.
( ) Contém arquivos necessários para a inicialização do sistema.
( ) Contém bibliotecas compartilhadas por programas.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1754Q104332 | Informática, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
Sobre os tipos de diagramas disponíveis através da opção de menu “Inserir” ? “Diagrama...” do Microsoft P werPoint, versão português do Office 2003, analise as seguintes afirmativas.

imagem-003.jpg
Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1755Q636305 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Considere que, no algoritmo em alto nível a seguir, V seja um vetor de inteiros

contendo 100 elementos indexados de 0 a 99, e todas as demais variáveis sejam

inteiras.

1. C := 0; D := 1;

2. while (D < 100) do

3. if V[D] < V[C] then

4. C := D;

5. D := D + 1;

6. end;

7. write(V[C]);

O objetivo desse algoritmo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1756Q861128 | Legislação da Educação, Lei 8069 10639 9394, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Thais explicou para sua amiga Juliana que a educação profissional e tecnológica é um nível de ensino que se articula com o ensino regular, visando à formação para o trabalho.

Essa explicação de Thais está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1757Q200662 | Direito Processual Penal, Da Prisão e da Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Compreendido o conceito de flagrante delito, pode-se definir a prisão em flagrante como uma medida de autodefesa da sociedade, consubstanciada na privação da liberdade de locomoção daquele que é surpreendido em situação de flagrância, a ser executada independentemente de prévia autorização judicial (CF, art. 5°, LXI).
Face ao exposto, a afirmativa CORRETA afeta ao instituto do “flagrante” no âmbito do Processo Penal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1758Q449251 | Direito Constitucional, Sistema Tributário Nacional, Analista de Compras, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Sobre as taxas, é CORRETO afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1759Q219883 | Criminologia, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

O estudo dos vestígios em um local de crime tem como objetivo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1760Q421126 | Direito Civil, Propriedade, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre a propriedade em geral, de acordo como Código Civil Brasileiro, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.