Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q466562 | Direito Tributário, Impostos, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Assinale a alternativa que NÃO contém característica de imposto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1842Q325002 | Pedagogia, Fundamentos da Educação, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Libâneo (1999, p. 50), "o campo do conhecimento pedagógico corresponde ao estudo científico e filosófico da educação e aos conhecimentos teóricos e práticos de sua aplicação". Sendo assim, eles podem ser agrupados nas seguintes áreas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1843Q29087 | Direito Constitucional, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

É competência privativa da Câmara Municipal, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1844Q609468 | Biblioteconomia, Automação de Bibliotecas, Bibliotecário, TJ MG, FUMARC

Considerando os objetivos do Consórcio Eletrônico de Bibliotecas, analise as afirmativas abaixo e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Apoiar o desenvolvimento dos projetos de automação bibliográfica no Brasil, permitindo às bibliotecas brasileiras, através do compartilhamento dos recursos de catalogação on line da Biblioteca Nacional, a formação de bases de dados locais ou de redes de bases regionais. ( ) Permitir às bibliotecas conveniadas copiar ou baixar registros bibliográficos, via Internet, das bases de dados da Fundação Biblioteca Nacional, disponíveis no site http://www.bn.br. ( ) Promover a competência, o desenvolvimento de recursos e a infra-estrutura de informação em direito para a produção, socialização e integração do conhecimento na área. Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a sequência de letras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1845Q603649 | Biblioteconomia, Bibliotecário, TJ MG, FUMARC

RESPONDA ÀS QUESTÕES DE 46 A 54 DE ACORDO COM O ESQUEMA A SEGUIR, ASSINALANDO, PARA CADA QUESTÃO:

Em relação às atividades de aquisição de materiais de informação, pode-se afirmar que:

1. As publicações da chamada literatura cinzenta ou não convencional são facilmente encontradas em canais tradicionais de distribuição.

2. O processo de seleção de periódicos só é concluído após o recebimento de todos os fascículos ou volumes correspondentes à assinatura feita.

3. A aquisição de um CD-ROM pode não representar a posse total e irrevogável desse material, mas simplesmente o direito de utilizá-lo durante determinado período.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1846Q524814 | Auditoria, Planejamento e Orçamento Governamental, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Segundo o Prof. Marcelo Cavalcanti Almeida, as limitações do controle interno são principalmente com relação a, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1847Q218409 | Português, Oficial do MP Estatística, MPE MG, FUMARC

Assinale a alternativa em que a concordância verbal esteja CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1848Q534325 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Numa barragem, o uso da condição geostática de tensões pode levar a erros grosseiros na estimativa das tensões vertical e horizontal. NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1849Q242013 | Administração Geral, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

O número de pessoas subordinadas a um gerente define a ___I___ ou ____II____ desse gerente. As expressões que completam a sentença, tornando-a verdadeira, são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1850Q422548 | Direito Civil, Direito Pessoal, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre o Processo de Habilitação para o casamento, de acordo com o Código Civil Brasileiro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1851Q469655 | Direito Tributário, Impostos, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

A norma constitucional, segundo a qual é vedado cobrar tributos antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou, não se aplica EXCETO a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1852Q447905 | Direito Constitucional, Defesa do Estado e das instituições Democráticas, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre o regime constitucional atribuído à polícia civil e aos policiais civis, é COR-RETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1853Q861112 | Português, Interpretação de Textos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

Texto associado.

Texto I

                                 Direito à fantasia

                                                                    Frei Betto 05/08/2017 - 06h00

  A fantasia é a matéria-prima da realidade. Tudo que é real, do computador ao jornal no qual você lê este texto, nasceu da fantasia de quem criou o artigo, concebeu o computador e editou a publicação.

      A cadeira na qual me sento teve seu desenho concebido previamente na mente de quem a criou. Daí a força da ficção. Ela molda a realidade.

      A infância é, por excelência, a idade da fantasia. A puberdade, o choque de realidade. Privar uma criança de sonhos é forçá-la a, precocemente, antecipar seu ingresso na idade adulta. E esse débito exige compensação. O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo onírico.

      As novas tecnologias tendem a coibir a fantasia em crianças que preferem a companhia do celular à dos amigos. O celular isola; a amizade entrosa. O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica. O risco é a tecnologia, tão rica em atrativos, "roubar" da criança o direito de sonhar.

      Agora, sonham por ela o filme, o desenho animado, os joguinhos, as imagens. A criança se torna mera espectadora da fantasia que lhe é oferecida nas redes sociais, sem que ela crie ou interaja.

      Na infância, eu escutava histórias contadas por meus pais, de dona Baratinha à Branca de Neve e os sete anões. Eu interferia nos enredos, com liberdade para recriá-los. Isso fez de mim, por toda a vida, um contador de histórias, reais e fictícias.

      Hoje, a indústria do entretenimento sonha pelas crianças. Não para diverti-las ou ativar nelas o potencial onírico, e sim para transformá-las em consumistas precoces. Porque toda a programação está ancorada na publicidade voltada ao segmento mais vulnerável do público consumidor.

      Embora a criança não disponha de dinheiro, ela tem o poder de seduzir os adultos que compram para agradá-la ou se livrar de tanta insistência. E ela não tem idade para discernir ou valorar os produtos, nem distinguir entre o necessário e o supérfluo.

      Fui criança logo após a Segunda Grande Guerra. O cinema e as revistas em quadrinhos, em geral originados nos EUA, exaltavam os feitos bélicos, do faroeste aos combates aéreos. No quintal de casa eu e meus amigos brincávamos de bandido e mocinho. Nossos cavalos eram cabos de vassoura.

      Um dia, o Celsinho ganhou do pai um cavalinho de madeira apoiado em uma tábua com quatro rodinhas. Ficamos todos fascinados diante daquela maravilha adquirida em uma loja de brinquedos.

      Durou pouco. Dois ou três dias depois voltamos aos nossos cabos de vassoura. Por quê? A resposta agora me parece óbvia: o cabo de vassoura "dialogava" com a nossa imaginação. Assim como o trapo que o bebê não larga nem na hora de dormir.

      O direito à fantasia deveria constar da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Disponível em: http://hojeemdia.com.br/opini%C3%A3o/colunas/frei-betto-1.334186/direito-%C3%A0-fantasia-1.550900. Adaptado. Acesso em: 18 jan. 2018.

 

Atente para os dois excertos abaixo, sobre os quais se seguirão algumas assertivas referentes a escolhas morfossintáticas e semânticas feitas pelo autor. Anteponha-lhes V (verdadeiro) ou F (falso):

I - As novas tecnologias tendem a coibir a fantasia em crianças que preferem a companhia do celular à dos amigos. O celular isola; a amizade entrosa. O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica. O risco é a tecnologia, tão rica em atrativos, "roubar" da criança o direito de sonhar.

II - A infância é, por excelência, a idade da fantasia. A puberdade, o choque de realidade. Privar uma criança de sonhos é forçá-la a, precocemente, antecipar seu ingresso na idade adulta. E esse débito exige compensação. O risco é ele ser pago com as drogas, a via química ao universo onírico.

( ) Em “O celular estabelece uma relação monológica com o real; a amizade, dialógica.”, o uso da vírgula indicando elipse é crucial para a correta compreensão do enunciado. Da mesma forma, isso ocorre em “A puberdade, o choque de realidade.”

( ) Em ambos os fragmentos, veem-se situações em que se justifica o emprego da vírgula para separar termo(s) intercalado(s).

( ) No excerto II, temos o emprego da vírgula separando vocativo, que é termo discursivo de grande relevância para a construção do enunciado.

( ) As aspas, presentes no fragmento I, têm por função chamar a atenção para um uso inadequado do item lexical, no caso o verbo “roubar”.

( ) O uso da crase, no fragmento I, está adequado, pois permite identificar a elipse de um substantivo, evitando-lhe a repetição. É uso equivalente ao que ocorre em “tutu à mineira”, “bife à milanesa”, entre outras expressões afins, nas quais se identifica um substantivo elidido.

A sequência CORRETA, de cima para baixo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1854Q806078 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

No que diz respeito ao Decreto nº 2.243/97, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1855Q861119 | Pedagogia, Temas Educacionais Pedagógicos, Especialista em Educação Básica, SEE MG, FUMARC, 2018

“[...] o ofício do professor tem se modificado para contemplar um mundo em rápidas e constantes mudanças, no qual a formação continuada de professores, entendida como um processo constante de busca e renovação do saber-fazer educativo, que abrange as atividades promovidas ou apoiadas pela instituição e os programas de formação pessoal, deve se caracterizar como uma das condições essenciais para a melhoria do ensino e aprendizagem”.

(Fonte: GASQUE; COSTA. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. In: Ci. Inf., Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003, p. 43).

Considerando o papel do Especialista da Educação Básica na formação continuada de professores, analise as asserções a seguir, identificando-as com (V) ou (F) conforme sejam verdadeiras ou falsas:

( ) Cabe ao Especialista propiciar o aprimoramento dos seus professores, incentivando-os a participar de cursos, palestras, congressos de educação e a integrar grupos de estudo.

( ) O Especialista deve organizar ciclos de estudos e oficinas pedagógicas, na intenção de ensinar aos professores o que deve ou não ser realizado em sala de aula.

( ) A formação continuada dos professores em serviço é de responsabilidade do Especialista, que deve realizar uma atividade ao final do ano letivo, obrigatoriamente.

( ) Como sugestão de atividades, o Especialista deve propor a leitura de documentos disponibilizados pela Secretaria de Educação, o trabalho em equipe, a participação do professor em projetos da escola, a reflexão pessoal, a discussão de suas práticas e a promoção e troca de experiências.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1856Q190657 | Direito Constitucional, Princípios das atividades econômicas, Advogado Júnior, CEMIG, FUMARC

Texto associado.

As questões de nº 33 a 41 estão baseadas na Constituição da República.

Os princípios abaixo, aplicáveis à ordem econômica, tiveram sua formulação corrompida, na comparação com o texto constitucional, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1857Q419016 | Direito Civil, Sucessão em Geral, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Em se tratando dos bens do ausente, relativamente à sucessão provisória, apenas uma alternativa é correta. Assinale-a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1858Q108247 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

TEXTO III

Uma boa charge política não precisa de exegese, exatamente como uma boa piada dispensa explicação. Portanto as palavras do cartunista Laerte (painel do Leitor, 15/03) em defesa do colega João Montanaro, de 15 anos, só me convenceram de que a obra chocante talvez seja candidata a ser pendurada num museu qualquer ou numa galeria. Montanaro é menor de idade. Quem foi o maior de idade que o contratou para exercer uma função tão significativa no dia a dia de qualquer jornal que se preza e que respeita os seus leitores?

(Paula Mavienko-sikar, São Carlos, SP, in Painel do Leitor , 18/03/2011)

Sobre a composição do texto III, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1859Q121051 | Sistemas Operacionais , Gerência de Memória, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Em relação ao funcionamento de sistemas operacionais, analise os itens a seguir e coloque (V) para a assertiva Verdadeira e (F) para a assertiva Falsa.
( ) A sondagem (polling) é uma abordagem alternativa à interrupção que consiste no teste de cada dispositivo de forma cíclica para identifcar o estado do hardware. Normalmente, aumenta o desempenho do sistema quando comparado às interrupções, pois diminui a sobrecarga do processador.

( ) No gerenciamento de memória, o fenômeno empírico que descreve eventos estreitamente relacionados em espaço ou tempo é chamado Localidade. Quando se trata de referências (acessos) à memória, Localidade Espacial ocorre quando processos se referem às mesmas localizações de memória repetidamente dentro de um curto período de tempo.

( ) Uma interrupção causada por instruções de um processo em execução é geralmente denominada desvio (trap) sendo considerada síncrona em relação à execução do processo.

( ) A paginação é uma técnica de organização de memória virtual que divide um espaço de endereçamento em blocos contíguos de tamanho fxo enquanto que a segmentação utiliza blocos contíguos de tamanho variável.
Assinale a opção com a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1860Q646899 | Informática, Business Intelligence, Analista de Sistemas de Informática Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O CMC (Central Management Console) é uma ferramenta do SAP BusinessOb-jects BI Plataform utilizada para executar uma série de tarefas administrativas, EX-CETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.