Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q257914 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Segundo Potter e Perry (2005), a coleta de dados histórico de enfermagem e a análise destes dados necessitam de precisão, bem como serem concisas e completas. As informações obtidas devem ser sustentadas por dados constatados e não inferência.Com relação às etapas do processo de enfermagem: investigação e diagnóstico de enfermagem, analise as afrmativas abaixo e identifque as (V) verdadeiras e as (F) falsas.

I. Os dados coletados são provenientes da percepção do paciente de um problema de saúde, das percepções e observações da família, do enfermeiro, de outros membros da equipe de saúde, de registros de prontuários,resultados de exames laboratoriais e de imagem, bem como da terapêutica proposta, que exigiram planejamento da assistência de enfermagem.


II. Todas as informações obtidas têm sua origem no agrupamento de dados subjetivos/ percepções da família e de dados objetivos/percepções do cliente.


III. As constatações e medidas realizadas pelo enfermeiro, através do exame físico, compreendem a aplicação das técnicas propedêuticas de inspeção, palpação e ausculta, além da mensuração de dados vitais, perímetros, estatura e peso.


IV. A coleta de dados é um processo deliberado, sistemático, realizado apenas no primeiro contato com o cliente.


V. O diagnóstico de enfermagem,ou seja, a interpretação e agrupamento de dados coletados na primeira etapa, que culmina com a tomada de decisão sobre os conceitos diagnósticos de enfermagem que representam, com mais exatidão, as respostas da pessoa, família ou coletividade humana em um dado momento do processo saúde e doença; e que constituem a base para a seleção das ações ou intervenções com as quais se objetiva alcançar os resultados esperados.


Marque a opção CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q413885 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A responsabilidade por dano ao meio ambiente no Brasil é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q12373 | Contabilidade Geral, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Em relação ao IFRS assinale a opção FALSA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q219497 | Matemática, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Com o objetivo de diversificar sua renda, um produtor rural decidiu construir um tanque para criar tilápias. Colocou, inicialmente, 1.000 tilápias e, descuidadamente, deixou cair também 8 piabas. Suponha que o aumento das populações de piabas e tilápias ocorre segundo as leis P(t)=P010t e T(t)=T02t , respectivamente, em que P0 é a população inicial de piabas, T0 é a população inicial de tilápias e t o número de anos contados a partir do ano inicial. O tempo, em anos, em que o número de piabas será igual ao número de tilápias é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

265Q7136 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC

É correto o que se afirma, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q57994 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Considere as seguintes afirmativas a respeito do direito das sucessões:

I. Ninguém pode suceder, representando herdeiro renunciante. Se, porém, ele for o único legítimo da sua classe, ou se todos os outros da mesma classe renunciarem à herança, poderão os filhos vir à sucessão, por direito próprio, e por cabeça.
II. Fideicomisso é meio pelo qual o testador pode instituir como fideicomissário os não concebidos ao tempo de sua morte. Assim, é possível instituir fideicomisso em que contemplem, sucessivamente, determinada pessoa, seu filho e seu neto.
III. O testador pode estabelecer cláusula de inalienabilidade sobre os bens da parte legítima, desde que exponha uma justa causa para tanto.
IV. É lícito o testamento conjuntivo recíproco entre marido e mulher, quando o regime de bens do casamento for da comunhão universal.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q244799 | Administração Geral, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

É uma técnica, a partir da experiência da Toyota, que se disseminou por outras empresas japonesas, originando um conjunto de soluções que se tornou conhecido como “o modelo japonês de administração”. No tema qualidade, este conceito diz respeito a ;
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q27500 | Português, Técnico em Informática, Câmara de Presidente Olegário MG, FUMARC

Texto associado.
HISTÓRIA E CULTURA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

     O calendário de eventos da cidade de Presidente Olegário conta com algumas festas, religiosas e profanas. O evento de maior tradição é a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
     Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do Estado de Minas Gerais e de flhos da terra residentes em outros estados e distritos. Ainda no âmbito das festas religiosas, durante o mês de janeiro, o município conta com uma gama de Folias de Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão. Até bem pouco tempo, contávamos ainda com a Congada em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, festa bonita e interessante por sua natureza e constituição mas que, por motivos outros, deixou de acontecer nesta cidade gloriosa e triste pelo esquecimento de algumas tradições.
     Outra tradição que malgradamente caiu no ocaso foi a bela Contradança dos Godinhos, folguedo iniciado em princípios do século XX pela família que dá nome à dança e que transita entre o sagrado e o profano, constituindo um joguete em que homens constituem pares nos quais a outra parte é um homem vestido de mulher (talvez em protesto ao arraigado patriarcalismo católico cristão do estado das Gerais), dançando ao som de uma sanfona, baixos e um violão e ciceroneados por um palhaço. É interessante notar que a profanação está justamente no vestir-se de mulher e questionar os tabus estabelecidos pelos costumes civeis e religiosos e a sagração, ou seja, a manutenção do sagrado nos símbolos sagrados do catolicismo estampados nas vestimentas dos participantes. A tradição, infelizmente, vem se perdendo, em parte por falta de investimentos de recursos públicos, através das secretarias de cultura, em parte pelo crescente afastamento das gerações hodiernas em manifestações culturais tradicionais, de forma que há apenas uma pessoa que ainda detém parte do conhecimento desta Contradança.
     Outra interessante Festa, que vem perdendo, infelizmente, suas forças ao longo dos anos, é a Festa da Produção, durante a qual o município, através da Prefeitura Municipal e do Sindicado dos Produtores Rurais, expõe, discute e negocia os produtos agropecuários da cidade, além de promover shows musicais no parque de exposições e atrações culturais em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, como fora dito, esta festa também tem perdido suas forças, mas nada que não possa ser resolvido com força de vontade e investimentos efetivos nos setores de educação e cultura, principalmente.
     No distrito da Galena também existe uma festa tradicional que é a Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento, ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas e no dia 05 de janeiro (dia dos Santos Reis) o dia da Festa, quando todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Pode-se inferir que “profano” e “sagrado” a que se refere o texto são ideias
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q29043 | Raciocínio Lógico, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um determinado produto recebeu dois aumentos sucessivos nos meses de fevereiro e março, totalizando 61% ao final do bimestre.

Se o aumento relativo ao mês de fevereiro foi de 15%, então a porcentagem de aumento relativa ao mês de março corresponde a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

270Q49833 | Português, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Texto associado.
Não "temos de"
Lia Luft


      Vivemos sob o império do "ter de". Portanto, vivemos num mundo de bastante mentira. Democracia? Meia mentira. Pois a desigualdade é enorme, não temos os mesmos direitos, temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam. Liberdade de escolha profissional? Temos de ter um trabalho bom, que dê prazer, que pague dignamente (a maioria quer salário de chefe no primeiro dia), que permita grandes realizações e muitos sonhos concretizados? "Teríamos". No máximo, temos de conseguir algo decente, que nos permita uma vida mais ou menos digna.
      Temos de ter uma vida sexual de novela? Não temos nem podemos. Primeiro, a maior parte é fantasia, pois a vida cotidiana requer, com o tempo, muito mais carinho e cuidados do que paixão selvagem. Além disso, somos uma geração altamente medicada, e atenção: muitos remédios botam a libido de castigo.

       Temos de ter diploma superior, depois mestrado, possivelmente doutorado e no Exterior? Não temos de... Pois muitas vezes um bom técnico ganha mais, e trabalha com mais gosto, do que um doutor com méritos e louvações. Temos de nos casar? Nem sempre: parece que o casamento à moda antiga, embora digam que está retornando, cumpre seu papel uma vez, depois com bastante facilidade vivemos juntos, às vezes até bem felizes, sem mais do que um contrato de união estável se temos juízo. E a questão de gênero está muito mais humanizada.
      Temos de ter filho: por favor, só tenham filhos os que de verdade querem filhos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e mesmo adultos barbados, para amar, cuidar, estimular, prover e ajudar a crescer, e depois deixar voar sem abandonar nem se lamentar. Mais mulheres começam a não querer ter filho – e não devem. Maternidade não pode mais ser obrigação do tempo em que, sem pílula, as mulheres muitas vezes pariam a cada dois anos, regularmente, e aos cinquenta, velhas e exaustas, tinham doze filhos. Bonito, sim. Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional, afetiva, que não é sempre inata. Então, protejam-se as mulheres e os filhos não nascidos de uma relação que poderia ser mais complicada do que a maternidade já pode ser.
      Temos de ser chiques, e, como sempre escrevo, estar em todas as festas, restaurantes, resorts, teatros, exposições, conhecer os vinhos, curtir a vida? Não temos, pois isso exige tempo, dinheiro, gosto e disposição. Teríamos de ler bons livros, sim, observar o mundo, aprender com ele, ser boa gente também.
      Temos, sobretudo, de ser deixados em paz. Temos de ser amorosos, leais no amor e na amizade, honrados na vida e no trabalho, e, por mais simples que ele seja, sentir orgulho dele. Basta imaginar o que seriam a rua, a cidade, o mundo, sem garis, por exemplo. Sem técnicos em eletricidade, sem encanadores (também os chamam bombeiros), sem os próprios bombeiros, policiais, agricultores, motoristas, caminhoneiros, domésticas, enfermeiras e o resto. Empresários incluídos, pois, sem eles, cadê trabalho?
      Então, quem sabe a gente se protege um pouco dessa pressão do "temos de" e procura fazer da melhor forma possível o que é possível. Antes de tudo, um lembrete: cada um do seu jeito, neste mundo complicado e vida-dura, temos de tentar ser felizes. Isso não é inato: se tenta, se conquista, quando dá. Boa sorte!

Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/lya-luft/noticia/2017/06/nao-temos-de-9807278.html Acesso em 11 jul. 2017
É obrigatório o uso da crase em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

271Q200563 | Criminologia, Modelos Teóricos da Criminologia Clássico, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

“Dentre as principais contribuições teóricas da criminologia crítica está o fato de que o fundamento mais geral do ato desviado deve ser investigado junto às bases estruturais econômicas e sociais, que caracterizam a sociedade na qual vive o autor do delito. Vale dizer, a perfeita compreensão do fato delituoso não está no fato em si, mas deve ser buscada na sociedade em cujas entranhas podem ser encontradas as causas últimas da criminalidade”. (SCHECAIRA, Sérgio Salomão. Criminologia. 4. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2012. p. 309).
Assim, sendo certo que uma das principais contribuições dos teóricos críticos para a modificação do direito penal está em mudar o paradigma das criminalizações, analise as asserções a seguir:
I. A proposta para o processo criminalizador (incriminação legal), a partir da visão crítica, objetiva reduzir as desigualdades de classe e sociais.
PORQUE
II. Faz repensar toda a política criminalizadora do Estado, que deve assumir uma criminalização e penalização da criminalidade das classes sociais dominantes: criminalidade econômica e política (abuso de poder), práticas antissociais na área de segurança do trabalho, da saúde pública, do meio ambiente, da economia popular, do patrimônio coletivo estatal e – não menos importante – contra o crime organizado.
Está CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

272Q353089 | Contabilidade Geral, Custeio por Absorção e Custeio Variável, Analista de Gestão Contábil Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Se o preço de venda unitário de um determinado produto for R$ 16,00, o custo variável unitário for R$ 12,00 e os custos fixos totalizarem R$ 160.000,00, quantas unidades vendidas seriam necessárias para gerar um lucro operacional de R$ 20.000,00?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

273Q354130 | Contabilidade Geral, Lançamentos, Técnico, BHTRANS MG, FUMARC

A compra de equipamento para uso da própria empresa, pagando-se uma entrada em dinheiro e aceitando-se duplicatas pelo valor restante, será contabilizada através de um único lançamento. Este lançamento será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q532033 | Engenharia Civil, Engenharia Civil, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A crescente consciência dos desafios ambientais levou a sustentabilidade a uma abrangência necessariamente ampla, afetando o modo como administramos os recursos e construímos comunidades, e a questão exige uma abordagem holística que considere os impactos sociais, econômicos e ambientais de desenvolvimento e exija a participação total de planejadores, arquitetos, investidores imobiliários, proprietários de edificações, construtoras, fabricantes, bem como agências governamentais e não governamentais. Considerando o que preconiza o chamado desenvolvimento sustentável, de acordo com Francis D. K. Ching em seu livro Técnicas de Construção Ilustradas (p. 1.3), a alternativa que apresenta somente princípios que norteiam esse desenvolvimento é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

277Q49812 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Se, em uma Progressão Aritmética de sete termos, o primeiro termo é o número 6 e o último termo é o número 30, então é CORRETO afirmar que a adição do quarto termo com o quinto termo dessa progressão corresponde ao total de: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q8426 | Física, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Um segundo de desatenção pode custar uma vida. Muito mais do que retórica, essa frase mostra como o desconhecimento de Física pode ser fatal. Um motorista estava a 90 km/h quando o seu celular tocou. Sua mão direita procura o aparelho na pasta. Não o encontra. Seu olhar é desviado para a pasta. Pronto! Foram apenas 2,0 s de desatenção. Em termos de tempo parece pouco. No entanto, em termos de distância, não! Nesses 2,0 s, o carro percorreu uma distância de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

279Q330306 | Segurança e Transporte, Direção Defensiva, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

São vários os equipamentos relacionados com a direção defensiva, dentre eles estão: cinto de segurança, espelho retrovisor, buzina, pisca-alerta, luz de freio, setas e faroletes. Eles são classificados como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

280Q49810 | Matemática, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Márcio, Pedro, André e Fred são amigos e moram juntos em um apartamento. Em determinado mês, o valor da conta relativa ao consumo de água foi de R$ 86,00. Para fins de conscientização, eles decidiram dividir esse valor em partes proporcionais ao tempo que cada um ficava no banho diariamente. Considerando que Márcio, Pedro, André e Fred ficavam, em média, 5 minutos, 10 minutos, 8 minutos e 20 minutos no banho cada um, respectivamente, o valor pago por Fred foi  
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.