Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q27721 | Português, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

Texto associado.
PROFUSÃO DE ESTÍMULOS
Rosely Sayão 


      Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade? 
     Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, às informações de alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito várias vezes do trajeto que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
     Quando me vejo em tal situação, eu me lembro que dirigir, após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
      O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não mais observamos os detalhes, por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador para buscar textos sobre um tema e, de repente, me dei conta de que estava em temas que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
      Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. Sofremos de uma tentação permanente de pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto? 
      Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. Elas já nasceram neste mundo de profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
      Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
      A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, passam horas em uma única atividade de que gostam.
      Mas, nos estudos, queremos que elas prestem atenção no que é preciso, e não no que gostam. E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
      As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, boa parte desse trabalho é nosso, e não delas. 
      Não basta mandarmos que elas prestem atenção: isso de nada as ajuda. O que pode ajudar, por exemplo, é analisarmos o contexto em que estão quando precisam focar a atenção e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/151733-... Acesso em: 20 abr. 2014.
Há interlocução entre locutor e interlocutor em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q27497 | Português, Sintaxe, Técnico em Informática, Câmara de Presidente Olegário MG, FUMARC

Texto associado.
HISTÓRIA E CULTURA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

     O calendário de eventos da cidade de Presidente Olegário conta com algumas festas, religiosas e profanas. O evento de maior tradição é a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
     Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do Estado de Minas Gerais e de flhos da terra residentes em outros estados e distritos. Ainda no âmbito das festas religiosas, durante o mês de janeiro, o município conta com uma gama de Folias de Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão. Até bem pouco tempo, contávamos ainda com a Congada em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, festa bonita e interessante por sua natureza e constituição mas que, por motivos outros, deixou de acontecer nesta cidade gloriosa e triste pelo esquecimento de algumas tradições.
     Outra tradição que malgradamente caiu no ocaso foi a bela Contradança dos Godinhos, folguedo iniciado em princípios do século XX pela família que dá nome à dança e que transita entre o sagrado e o profano, constituindo um joguete em que homens constituem pares nos quais a outra parte é um homem vestido de mulher (talvez em protesto ao arraigado patriarcalismo católico cristão do estado das Gerais), dançando ao som de uma sanfona, baixos e um violão e ciceroneados por um palhaço. É interessante notar que a profanação está justamente no vestir-se de mulher e questionar os tabus estabelecidos pelos costumes civeis e religiosos e a sagração, ou seja, a manutenção do sagrado nos símbolos sagrados do catolicismo estampados nas vestimentas dos participantes. A tradição, infelizmente, vem se perdendo, em parte por falta de investimentos de recursos públicos, através das secretarias de cultura, em parte pelo crescente afastamento das gerações hodiernas em manifestações culturais tradicionais, de forma que há apenas uma pessoa que ainda detém parte do conhecimento desta Contradança.
     Outra interessante Festa, que vem perdendo, infelizmente, suas forças ao longo dos anos, é a Festa da Produção, durante a qual o município, através da Prefeitura Municipal e do Sindicado dos Produtores Rurais, expõe, discute e negocia os produtos agropecuários da cidade, além de promover shows musicais no parque de exposições e atrações culturais em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, como fora dito, esta festa também tem perdido suas forças, mas nada que não possa ser resolvido com força de vontade e investimentos efetivos nos setores de educação e cultura, principalmente.
     No distrito da Galena também existe uma festa tradicional que é a Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento, ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas e no dia 05 de janeiro (dia dos Santos Reis) o dia da Festa, quando todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Com relação ao texto, julgue como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das assertivas abaixo:

( ) Os parênteses no primeiro paragrafa podem ser substituídos, sem nenhum prejuízo por duas virgulas.
( ) Na frase: “Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão”. O termo “tambem” remete ao contexto a ideia de adição.
( ) A expressão: “Até bem pouco tempo,…” representa uma circunstancia temporal.

Assinale a alternativa com sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

303Q29099 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A partir das relações entre língua, léxico e cultura, identifique a assertiva INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

304Q204880 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Uma criança de 4 anos começa a vomitar na frente de pais e tios, dentre outros familiares e amigos, vindo a falecer por um alimento “entalado na garganta”. A conduta CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

305Q7110 | Direitos Humanos, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

Romeu, brasileiro nato,apaixonou-se por uma bela italiana de nome Julieta. O casal contraiu matrimônio no Brasil,mas constituiu, na Itália, o domicílio conjugal. O casal teve uma filha nascida na Itália.Considerando que Romeu não estava a serviço da República Federativa do Brasil, é CORRETO afirmar que sua filha:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q190724 | Direito do Consumidor, Defesa do Consumidor Em Juízo, Advogado Júnior, CEMIG, FUMARC

Com base no Código do Consumidor (Lei Federal nº 8.078/90), assinale a alternativa INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

307Q5170 | Geografia, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Mapa IDH - Prova Bombeiro MG
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

308Q558540 | Informática, Navegadores, Analista de Compras, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Recurso do navegador Google Chrome 63.0, versão português, que permite abrir uma nova janela para navegar com privacidade sem salvar seu histórico de nave-gação, cookies e dados de sites:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

311Q104997 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Familia, Analista da Polícia Civil Enfermagem, Polícia Civil MG, FUMARC

Pode ser considerado parâmetro para acompanhamento da implementação da Política Nacional de Humanização na atenção básica, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

312Q57989 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Nas obrigações negativas, o devedor é considerado inadimplente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

313Q131636 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Cultura Educação, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

São grupos artísticos que alcançaram projeção internacional representando as artes de Minas Gerais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q324353 | Pedagogia, Relação de Educação e Sociedade, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A contemporaneidade mostra uma "sociedade pedagógica", revelando amplos campos de atuação pedagógica. Sendo assim, podemos definir para o pedagogo duas esferas de ação educativa, a saber:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

315Q244187 | Matemática, Divisão, Técnico Administrativo, CEMIG, FUMARC

Brincando com uma calculadora, Pedro digitou o número 888. Em seguida, foi subtraindo 8 sucessivamente, até obter um número negativo. Nesse caso, quantas vezes Pedro apertou a tecla do número 8?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

316Q354814 | Contabilidade Geral, Princípios de Contabilidade, Contador, CEASA CONTAGEM, FUMARC

São Princípios Fundamentais de Contabilidade, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q218952 | Matemática, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

O Sr. João é um economista aposentado que resolveu melhorar sua qualidade de vida comprando uma pousada com 40 suítes em uma bela região praiana. Com base em dados do proprietário anterior, ele deduziu duas funções para gerenciar seu negócio: a função do preço (p) por diária da suíte (x) e a da receita (R). As funções foram definidas, respectivamente, por: p( x ) = - 5x + 350 e R ( x ) = - 5x2 + 350 x.

Considerando essas funções, o preço que o Sr. João deve cobrar para maximizar a receita é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

318Q522364 | Auditoria, Auditor, CEASA MG, FUMARC

Os objetivos da gestão econômica da qualidade em auditoria correspondem a, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

319Q337356 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Um avião fez uma viagem de 3h e 30min com 285 passageiros. A companhia estimou que o custo operacional total dessa viagem foi de R$ 596.534,00. Aproximadamente, qual o custo médio por hora viajada para cada passageiro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q5150 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Considere as assertivas abaixo sobre o Estatuto do Idoso e, após, marque a opção correta:

I - Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
II - É vedada a discriminação do idoso nos planos de saúde pela cobrança de valores diferenciados em razão da idade.
III - Aos idosos, a partir de 65 (sessenta e cinco) anos, que não possuam meios para prover sua subsistência, nem de tê-la provida por sua família, é assegurado o benefício mensal de 1 (um) salário-mínimo, nos termos da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS.
IV - É assegurada prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução dos atos e diligências judiciais em que figure como parte ou interveniente pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, em qualquer instância.

São VERDADEIRAS as assertivas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.