Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q116994 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

São áreas de conhecimento do PMBOK, EXCETO:
>

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

482Q651522 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Segundo o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, instituído pela resolução do Conselho Federal de Enfermagem, é competência do profissional de enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

483Q337927 | Matemática, Progressões Sequências, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Se os termos da Progressão Geométrica (a, b, c) são lados de um triângulo retângulo, então é CORRETO afirmar que a razão dessa Progressão Geométrica é um número
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

484Q379210 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A malária é considerada um grave problema de saúde pública em várias regi-ões tropicais do globo. Dentre as várias causas, podemos destacar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

485Q5293 | Direitos Humanos, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Para a proteção dos direitos humanos, o instrumento de maior importância no sistema interamericano é a Convenção Americana de Direitos Humanos, também denominada Pacto de San José da Costa Rica.

Leia as assertivas abaixo:

I. Foi esse Pacto assinado em San José, na Costa Rica, em 1969, mas somente entrou em vigor somente em 1988, com a promulgação da chamada Constituição Cidadã no Brasil.
II. Apenas Estados-membros da Organização dos Estados Americanos têm o direito de aderir à Convenção Americana, que até março de 2010 contava com 25 Estados-partes.
III. Os Estados-partes da Convenção têm deveres negativos que consistem em não violar os direitos, as medidas necessárias para assegurar o pleno exercício dos direitos humanos internacionais são da competência da ONU.

Marque a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

486Q7127 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

De acordo com o artigo 129 do Código Penal Brasileiro, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q202980 | Medicina Legal, TANATOLOGIA FORENSE, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Uma mulher comete tentativa de autoextermínio por ingestão de pesticidas. Por isso, ficou internada durante um mês antes do óbito, o qual se deu no próprio hospital onde fora atendida desde o início. O óbito se deu por infecção generalizada, decorrente de complicações da internação prolongada. Nesse caso, o corpo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

488Q220929 | Direito Urbanístico, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

As licenças mais caracteristicamente edilícias são as licenças para edificar (ou licenças para construir). Marque a alternativa que lista, respectivamente, as fases para obtenção dessa licença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

489Q413827 | Direito Ambiental, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

A instalação de usina nuclear depende de definição de sua localização através de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

490Q29098 | Português, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Considerando, na perspectiva da regência, as sequências:

I. O mendigo afirmou várias vezes de que seria acolhido pela senhora.
II. Respondi todas as suas perguntas ontem mesmo.
III Assisti ao filme pela televisão.

IV. Simpatizei-me com ela à primeira vista.

É CORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

491Q99601 | Gestão de Pessoas, Recrutamento e Seleção, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Escolha a alternativa que preenche as lacunas tornando o texto verdadeiro.

A seleção é um processo de comparação entre duas variáveis: de um lado, os ____I___ a ser preenchido e, de outro lado, o ____II_____ que se apresentam.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q57988 | Direito Civil, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre a prescrição e a decadência, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

493Q482993 | Geografia, Demografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A dinâmica demográfica no território brasileiro parece indicar uma nova tendência: uma desmetropo-lização que se verifica em paralelo à permanência do fenômeno da metropolização. A opção que MELHOR explicita a tendência apresentada pelo texto é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q19446 | Informática, Algoritmos e Estrutura de Dados, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre a análise de complexidade das operações possíveis em estruturas de dados do tipo Pilha:

I. A operação de inserção de um elemento na pilha precisa reorganizar a estrutura de dados, podendo gastar um tempo de execução de O(n).
II. A operação de retirada de um elemento da pilha é uma operação de tempo constante O(1).
III. Na operação de consultar toda a pilha, todos os elementos são percorridos, gastando-se um tempo de execução de O(n).

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

495Q19450 | Informática, Governança de TI, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os estágios do ciclo de vida do serviço, de acordo com a biblioteca ITIL V3:

I. O Desenho do Serviço orienta sobre como as políticas e os processos de gerenciamento de serviço podem ser desenhados, desenvolvidos e implementados como ativos estratégicos para uma organização.
II. A Transição do Serviço orienta sobre como efetivar a transição de serviços novos e modificados para operações implementadas.
III. A Operação do Serviço orienta sobre como garantir a entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz no dia a dia de uma organização.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

496Q23323 | Português, Advogado, CEMIG, FUMARC

Assinale a alternativa que NÃO apresenta incorreção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

497Q352836 | Contabilidade Geral, Analise das Demonstrações Contábeis Análise de Balanço, Analista Fazendário, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Calcula-se o Índice de Liquidez Imediata ou Instantânea da seguinte forma:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

498Q482676 | Geografia, Solos e Relevos, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

"Dentre as varias formas e processos de movimentos de massa, destacam-se os deslizamentos nas encostas, em função da sua interferência grande e persisitente com as atividades do homem, da extrema variância de sua escala, da complexidade de causas e mecanismos, além da variabilidade de materiais envolvidos. (...) Os deslizamentos são, assim como os processos de intemperismo e erosão, fenômenos naturais contínuos de dinâmica externa, que modelam a paisagem da superfície terrestre. No entanto, destacam-se pelos grandes danos ao homem, causando prejuízos a propriedades da ordem de dezenas de bilhões de dólares por ano. (...) O Brasil, por suas condições climáticas e grandes extensões de maciços montanhosos, está sujeito aos desastres associados aos movimentos de massas nas encostas. Além da freqüência elevada daqueles de origem natural, ocorre no país, também, um grande número de acidentes induzidos pela ação antrópica".

Fonte: FERNANDES, N. F., AMARAL, C. P. do. Movimentos de massa: uma abordagem geológico – geomorfológica. In: GUERRA, A. J. T. , CUNHA, S. B. da. (Org.) Geomorfologia e Meio Ambiente. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.

A partir da análise e interpretação desse texto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

499Q111548 | Matemática, Sequências quaisquer, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Considere a sequência de números naturais Sn construída através da seguinte lei de formação: S1 = 1, S2 = 1 e Sn = 3Sn-2 + 2Sn-1 para todo n = 3.
O valor do quinto termo S5 é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

500Q5164 | Física, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Para economizar energia, Luís chamou seu colega Severino para fazer a instalação elétrica de sua casa. Porém Severino é um “faz-tudo” e não tem conhecimento técnico sobre circuitos. Ele comprou 3 disjuntores de 30,0 A para montar o quadro de energia da casa, que possui 10 lâmpadas (cada lâmpada permite a passagem de 0,50A), 2 Televisores (cada TV permite a passagem de intensidade de corrente de 4,0 A), 2 chuveiros elétricos (cada chuveiro permite a passagem de 20,0 A), 2 geladeiras (cada geladeira permite a passagem de 8,0 A). Sabe-se que se ele ligar equipamentos com amperagem superior ao valor do disjuntor, esse desarma. Para que a chave não desarme, Severino deve colocar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.