Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q27501 | Português, Técnico em Informática, Câmara de Presidente Olegário MG, FUMARC

Texto associado.
HISTÓRIA E CULTURA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

     O calendário de eventos da cidade de Presidente Olegário conta com algumas festas, religiosas e profanas. O evento de maior tradição é a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
     Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do Estado de Minas Gerais e de flhos da terra residentes em outros estados e distritos. Ainda no âmbito das festas religiosas, durante o mês de janeiro, o município conta com uma gama de Folias de Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão. Até bem pouco tempo, contávamos ainda com a Congada em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, festa bonita e interessante por sua natureza e constituição mas que, por motivos outros, deixou de acontecer nesta cidade gloriosa e triste pelo esquecimento de algumas tradições.
     Outra tradição que malgradamente caiu no ocaso foi a bela Contradança dos Godinhos, folguedo iniciado em princípios do século XX pela família que dá nome à dança e que transita entre o sagrado e o profano, constituindo um joguete em que homens constituem pares nos quais a outra parte é um homem vestido de mulher (talvez em protesto ao arraigado patriarcalismo católico cristão do estado das Gerais), dançando ao som de uma sanfona, baixos e um violão e ciceroneados por um palhaço. É interessante notar que a profanação está justamente no vestir-se de mulher e questionar os tabus estabelecidos pelos costumes civeis e religiosos e a sagração, ou seja, a manutenção do sagrado nos símbolos sagrados do catolicismo estampados nas vestimentas dos participantes. A tradição, infelizmente, vem se perdendo, em parte por falta de investimentos de recursos públicos, através das secretarias de cultura, em parte pelo crescente afastamento das gerações hodiernas em manifestações culturais tradicionais, de forma que há apenas uma pessoa que ainda detém parte do conhecimento desta Contradança.
     Outra interessante Festa, que vem perdendo, infelizmente, suas forças ao longo dos anos, é a Festa da Produção, durante a qual o município, através da Prefeitura Municipal e do Sindicado dos Produtores Rurais, expõe, discute e negocia os produtos agropecuários da cidade, além de promover shows musicais no parque de exposições e atrações culturais em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, como fora dito, esta festa também tem perdido suas forças, mas nada que não possa ser resolvido com força de vontade e investimentos efetivos nos setores de educação e cultura, principalmente.
     No distrito da Galena também existe uma festa tradicional que é a Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento, ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas e no dia 05 de janeiro (dia dos Santos Reis) o dia da Festa, quando todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Em todas as alternativas, a circunstância expressa pelo termo ou expressão destacada foi corretamente identifcada, EXCETO em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

542Q483499 | Geografia, Brasil, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

No Brasil, graças às diversas modalidades do impacto da modernização sobre o seu território, todas as áreas do país, nas últimas décadas, conheceram um revigoramento do seu processo de urbaniza-ção, ainda que em níveis e formas diferentes, pois a lógica dada pela divisão territorial do trabalho em escala nacional privilegia, diferentemente, cada fração em dado momento de sua evolução. A lógica é comum, os resultados regionais e locais são diferentes.

Considerando o texto, avalie as afirmativas a seguir:

I. O Centro-Oeste apresenta-se extremamente receptivo aos novos fenômenos da urbanização e conhece, nas últimas décadas, uma elevada taxa de urbanização.

II. No Nordeste, a introdução de inovações materiais e sociais encontra resistência de um passado cristalizado, atrasando o processo de desenvolvimento, tornando menos dinâmico o processo de revigoramento da sua urbanização, se comparado a outras áreas do país.

III. Ao contrário do que aconteceu nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste, onde o povoamento pre-cedeu a urbanização, na Amazônia, o aparecimento de um recente e vigoroso processo de urbanização ocorre sobre poucos núcleos, em função da descontinuidade e da característica rarefeita do povoamento que o precede.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q5300 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos conhecidos de vírus.

I. Vírus de script: infectam documentos com macros instaladas. O pacote Office da Microsoft é uma das principais vítimas desse tipo de vírus.
II. Vírus de boot: infectam a área de boot dos discos rígidos dos computadores.
III. Vírus de arquivo: infectam arquivos executáveis.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

544Q629217 | Informática, TCP IP, Administrador de Redes de Computadores, TJ MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre a camada de rede.

I. Um datagrama IP é encapsulado em um quadro para transmissão através de redes físicas que podem utilizar tecnologias diferentes.

II. O protocolo IP oferece um serviço do tipo best effort delivery e por isso não garante a entrega dos datagramas.

III. O endereço de destino contido no cabeçalho do datagrama IP não é alterado no processo de roteamento, diferentemente do endereço de destino do quadro que se altera a cada salto.

Assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

545Q8422 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

À luz do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/90), é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

546Q23333 | Direito Constitucional, Advogado, CEMIG, FUMARC

Texto associado.
As questões de nº 33 a 41 estão baseadas na Constituição da República.
Assinale a alternativa INCORRETA, no que concerne à organização político- administrativa brasileira:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

548Q21724 | Direito Constitucional, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 51 a 55 tenha como base a Constituição Federal.
Todas as afirmações abaixo são corretas, EXCETO:

Compete ao Supremo Tribunal Federal, dentre outras, processar e julgar, originariamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

549Q228612 | Direito Administrativo, Consórcios Públicos, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Sobre a realização de consórcios públicos, regulados pela Lei nº. 11.107, de 06 de abril de 2005, todas as afirmativas são verdadeiras, EXCETO:
>

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

550Q49838 | Português, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Texto associado.
Não "temos de"
Lia Luft


      Vivemos sob o império do "ter de". Portanto, vivemos num mundo de bastante mentira. Democracia? Meia mentira. Pois a desigualdade é enorme, não temos os mesmos direitos, temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam. Liberdade de escolha profissional? Temos de ter um trabalho bom, que dê prazer, que pague dignamente (a maioria quer salário de chefe no primeiro dia), que permita grandes realizações e muitos sonhos concretizados? "Teríamos". No máximo, temos de conseguir algo decente, que nos permita uma vida mais ou menos digna.
      Temos de ter uma vida sexual de novela? Não temos nem podemos. Primeiro, a maior parte é fantasia, pois a vida cotidiana requer, com o tempo, muito mais carinho e cuidados do que paixão selvagem. Além disso, somos uma geração altamente medicada, e atenção: muitos remédios botam a libido de castigo.

       Temos de ter diploma superior, depois mestrado, possivelmente doutorado e no Exterior? Não temos de... Pois muitas vezes um bom técnico ganha mais, e trabalha com mais gosto, do que um doutor com méritos e louvações. Temos de nos casar? Nem sempre: parece que o casamento à moda antiga, embora digam que está retornando, cumpre seu papel uma vez, depois com bastante facilidade vivemos juntos, às vezes até bem felizes, sem mais do que um contrato de união estável se temos juízo. E a questão de gênero está muito mais humanizada.
      Temos de ter filho: por favor, só tenham filhos os que de verdade querem filhos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e mesmo adultos barbados, para amar, cuidar, estimular, prover e ajudar a crescer, e depois deixar voar sem abandonar nem se lamentar. Mais mulheres começam a não querer ter filho – e não devem. Maternidade não pode mais ser obrigação do tempo em que, sem pílula, as mulheres muitas vezes pariam a cada dois anos, regularmente, e aos cinquenta, velhas e exaustas, tinham doze filhos. Bonito, sim. Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional, afetiva, que não é sempre inata. Então, protejam-se as mulheres e os filhos não nascidos de uma relação que poderia ser mais complicada do que a maternidade já pode ser.
      Temos de ser chiques, e, como sempre escrevo, estar em todas as festas, restaurantes, resorts, teatros, exposições, conhecer os vinhos, curtir a vida? Não temos, pois isso exige tempo, dinheiro, gosto e disposição. Teríamos de ler bons livros, sim, observar o mundo, aprender com ele, ser boa gente também.
      Temos, sobretudo, de ser deixados em paz. Temos de ser amorosos, leais no amor e na amizade, honrados na vida e no trabalho, e, por mais simples que ele seja, sentir orgulho dele. Basta imaginar o que seriam a rua, a cidade, o mundo, sem garis, por exemplo. Sem técnicos em eletricidade, sem encanadores (também os chamam bombeiros), sem os próprios bombeiros, policiais, agricultores, motoristas, caminhoneiros, domésticas, enfermeiras e o resto. Empresários incluídos, pois, sem eles, cadê trabalho?
      Então, quem sabe a gente se protege um pouco dessa pressão do "temos de" e procura fazer da melhor forma possível o que é possível. Antes de tudo, um lembrete: cada um do seu jeito, neste mundo complicado e vida-dura, temos de tentar ser felizes. Isso não é inato: se tenta, se conquista, quando dá. Boa sorte!

Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/lya-luft/noticia/2017/06/nao-temos-de-9807278.html Acesso em 11 jul. 2017
Em: “[...] temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam.”, dos é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

551Q541676 | Probabilidade e Estatística, Estatística, CEASA MG, FUMARC

Quando os entrevistados que obtêm altos escores no teste de avaliação esco-lar SAT tendem também a obter altas notas na faculdade, há razão para pres-supormos uma correlação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

552Q218112 | Gerência de Projetos, Oficial Judiciário, TJ MG, FUMARC

De acordo com o PMBOK, assinale a alternativa que identifca o conjunto mais abrangente de fases do processo de gerenciamento de projetos, onde é possível identifcar partes interessadas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

553Q539910 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro de Planejamento Hidroenergético Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O gerenciamento das águas pluviais é um termo utilizado para descrever os esforços no sentido de controlar o escoamento em áreas afetadas pela ocupação urbana. São objetivos do uso de uma bacia de detenção para o gerenciamento das águas pluviais, EXCETO controlar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

554Q735567 | Direito Processual Penal, Prova, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

No que tange à perícia oficial e em acordo com o CPP, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

555Q5302 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

São campos que fazem parte do cabeçalho de uma mensagem e estão disponíveis para edição pelos usuários de correio eletrônico, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

556Q241861 | Português, Sintaxe Período Simples e Composto, Técnico Administrativo, CEMIG, FUMARC

Tendo em conta o padrão culto escrito, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

557Q101384 | Administração Financeira e Orçamentária, LFR Lei de Responsabilidade Fiscal, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Escolha a alternativa que preenche a lacuna e torna a definição abaixo correta.
>
De acordo com o artigo quinto, parágrafo quarto da lei complementar número 101/2000: é vedado consignar na lei orçamentária crédito com finalidade ____________________ou com dotação ilimitada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

558Q7132 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC

Com relação à ação da eletricidade, NÃO é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

559Q814340 | Legislação Federal, Lei 6015 1973, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

O Art. 213 da Lei 6.015/73 diz que o Oficial retificará o registro ou a averbação a requerimento do interessado, no caso de inserção ou alteração de medida perimetral de que resulte ou não alteração de área, instruído com planta e memorial descritivo assinado por profissional legalmente habilitado, com prova de anotação de responsabilidade técnica no CREA, bem assim pelos confrontantes. Se a planta não contiver a assinatura de algum confrontante, este será notificado pelo Registrador a requerimento do interessado a manifestar-se no prazo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

560Q120915 | Informática , Formas normais, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Analise as afrmativas abaixo em relação ao processo de normalização de dados e às formas normais.
I. Na Primeira Forma Normal (1FN), não deve existir relações aninhadas ou a relação não deve ter atributos multivalorados.

II. Na Segunda Forma Normal (2FN), para relações em que a chave primária contém apenas um atributo, nenhum atributo não chave deverá ser funcionalmente dependente da chave primária.

III. Na Terceira Forma Normal (3FN), não devem existir dependências transitivas de um atributo não chave sobre a chave primária.
Assinale a alternativa VERDADEIRA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.