Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


561Q102354 | Inglês, Adjetivos comparativos e superlativos, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Texto associado.

imagem-retificada-texto-002.jpg

The word sustainable in Sustainable energy is an adjective formed by sustain+ the suffix able. Choose another word from the list below that can form adjectives with the suffix able.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

562Q19442 | Legislação Estadual, Legislação Estadual de Minas Gerais, Analista de Sistemas, AL MG, FUMARC

No que se refere às proposições do processo legislativo estadual, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

563Q108792 | Português, Pontuação, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Instruções:

Caro candidato, leia com atenção a peça publicitária em
destaque e responda às questões 14 e 15 a ela referentes.

Imagem 010.jpg
Imagem 011.jpg

O Grupo Petrópolis tem um compromisso com o meio
ambiente e por isso pratica programas visando à
conservação de toda a água utilizada em seus processos
produtivos. Além disso, conta com o Projeto AMA, uma
iniciativa que através do plantio de 1,1 milhão de mudas de
árvores nativas protege grandes áreas de mata atlântica e
do cerrado, preserva 36 bilhões de litros de água por ano
e atua na remoção de mais de 85 mil toneladas de CO2
da atmosfera. Afinal, para nós, dia de preservar a água é
todo dia.

A expressão como o Grupo Petrópolis, presente na frase em destaque da peça publicitária, vem entre vírgulas.
Essa pontuação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

564Q322387 | Pedagogia, Planejamento de Ensino, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Segundo Borba e Penteado (2001), é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

565Q29082 | Direito Administrativo, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O ato administrativo unilateral, discricionário e precário, gratuito ou oneroso, pelo qual a Administração Pública faculta ao particular a execução de serviço público ou a utilização privativa de bem público denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

566Q58013 | Direito Processual Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre citação no processo penal, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

567Q5297 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre a Internet.

I. É globalmente ligada por um espaço de endereços únicos baseado no Internet Protocol (IP).
II. É capaz de suportar a comunicação usando o Transmission Control Protocol/Internet Protocol (TCP/IP).
III. O correio eletrônico (e-mail) é baseado na troca de mensagens entre usuários da Internet, por meio de conexões ponto a ponto (P2P).

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

568Q8433 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

São características da ideologia do Nacional-Socialismo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

569Q101376 | Inglês, Significado das Palavras, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Texto associado.

Imagem 003.jpg

The word additionally in Additionally, research has shown that means

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

570Q202330 | Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre a Política Nacional de Direitos Humanos do Brasil, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

571Q8432 | História, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Ao pensarmos o final da república oligárquica, encontraremos um germe político, econômico e social da crise dessa primeira república, que se encontra no sonho de industrialização e no crescimento da vida urbana pujante, que fizeram surgir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

572Q5167 | Geografia, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

A partir da análise e interpretação desse mapa, bem como de seus conhecimentos sobre o assunto, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

573Q360878 | Enfermagem, Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A enfermagem do trabalho é caracterizada por um conjunto de ações que visam interferir no processo trabalho/saúde/adoecimento. Com base nessa afirmação, o conceito de enfermagem do trabalho fundamenta-se em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

574Q111669 | Matemática, Probabilidade de um evento num espaço equiprovável, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Uma urna contém 21 bolas. Algumas delas são brancas e as outras são pretas. Duas bolas são retiradas aleatoriamente sem reposição. Sabe-se que a probabilidade das duas bolas retiradas serem brancas é de 1/2.
Considerando as informações acima é CORRETO afrmar que a quantidade de bolas brancas que havia na urna era de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

575Q27499 | Português, Sintaxe, Técnico em Informática, Câmara de Presidente Olegário MG, FUMARC

Texto associado.
HISTÓRIA E CULTURA DE PRESIDENTE OLEGÁRIO

     O calendário de eventos da cidade de Presidente Olegário conta com algumas festas, religiosas e profanas. O evento de maior tradição é a Festa de Nossa Senhora da Abadia de Andrequicé, localidade situada cerca de 60 km da sede; esta festa acontece no mês de agosto, e a comemoração propriamente dita tem lugar no dia 15 deste mês. É importante lembrar que a Romaria de Andrequicé (festa irmã da Romaria de Água Suja), tem origens no final do século XIX, quando da doação do terreno e início das celebrações e peregrinações em homenagem à Nossa Senhora da Abadia.
     Nos dias hodiernos, a romaria conta com a presença de romeiros de diferentes partes do Estado de Minas Gerais e de flhos da terra residentes em outros estados e distritos. Ainda no âmbito das festas religiosas, durante o mês de janeiro, o município conta com uma gama de Folias de Reis, realizadas em diferentes localidades rurais e no distrito sede. Em janeiro acontece também a Festa em Louvor a São Sebastião, que tem lugar na localidade de Pissarrão. Até bem pouco tempo, contávamos ainda com a Congada em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, festa bonita e interessante por sua natureza e constituição mas que, por motivos outros, deixou de acontecer nesta cidade gloriosa e triste pelo esquecimento de algumas tradições.
     Outra tradição que malgradamente caiu no ocaso foi a bela Contradança dos Godinhos, folguedo iniciado em princípios do século XX pela família que dá nome à dança e que transita entre o sagrado e o profano, constituindo um joguete em que homens constituem pares nos quais a outra parte é um homem vestido de mulher (talvez em protesto ao arraigado patriarcalismo católico cristão do estado das Gerais), dançando ao som de uma sanfona, baixos e um violão e ciceroneados por um palhaço. É interessante notar que a profanação está justamente no vestir-se de mulher e questionar os tabus estabelecidos pelos costumes civeis e religiosos e a sagração, ou seja, a manutenção do sagrado nos símbolos sagrados do catolicismo estampados nas vestimentas dos participantes. A tradição, infelizmente, vem se perdendo, em parte por falta de investimentos de recursos públicos, através das secretarias de cultura, em parte pelo crescente afastamento das gerações hodiernas em manifestações culturais tradicionais, de forma que há apenas uma pessoa que ainda detém parte do conhecimento desta Contradança.
     Outra interessante Festa, que vem perdendo, infelizmente, suas forças ao longo dos anos, é a Festa da Produção, durante a qual o município, através da Prefeitura Municipal e do Sindicado dos Produtores Rurais, expõe, discute e negocia os produtos agropecuários da cidade, além de promover shows musicais no parque de exposições e atrações culturais em diferentes pontos da cidade. Infelizmente, como fora dito, esta festa também tem perdido suas forças, mas nada que não possa ser resolvido com força de vontade e investimentos efetivos nos setores de educação e cultura, principalmente.
     No distrito da Galena também existe uma festa tradicional que é a Festa de Reis, em devoção aos Três Reis que visitaram o menino Jesus após o seu nascimento, ela acontece a partir do dia 25 de dezembro, quando começa a visita da folia nas casas e nas fazendas e no dia 05 de janeiro (dia dos Santos Reis) o dia da Festa, quando todos se reúnem para rezar e comemorar o dia dos Santos Reis.

(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre)
Em todas as alternativas abaixo, o “que” apresenta a mesma função sintática, EXCETO em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

576Q477617 | Farmácia, Patologia Clínica, Farmácia, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Leucocitose patológica é o aumento da contagem total de leucócitos (CTL) que ocorre como resultado de doença e normalmente é a resposta a um dano tecidual. Assinale a causa de leucocitose que NÃO está de acordo com o tipo celular:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

577Q7133 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC

Quanto ao afogamento, NÃO é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

578Q21242 | Português, Enfermeiro, AL MG, FUMARC

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE, na ordem em que ocorrem, as lacunas do resumo de artigo científico a seguir.

Resumo:________. artigo traça considerações sobre parte da obra poética de Cecília Meireles, a qual é dirigida às crianças. Com o estudo específico de seu livro, Ou isto ou aquilo (1993), pretende-se observar as características de um livro de poemas infantis. Ao analisar ________ livro quanto ao seu nível estético-literário, tem-se por objetivo destacar sua relevância na literatura infantil e as contribuições da poetisa para ________ gênero literário. Ao final será considerado o estudo da literatura infantil na escola, evidenciando o caráter pedagógico da poesia infantil.

(Disponível em: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/Olhodagua/article/view/3>. Acesso em: 20 out. 2013).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

579Q390649 | Direito Penal, Criminologia, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Sobre o sistema penal e a reprodução da realidade social, segundo Alessandro Baratta, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

580Q336196 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Higienização e Saúde, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Um ônibus, trafegando por uma avenida, parou quatro quarteirões após o ponto de parada. José, para chegar ao seu emprego que fica em frente ao ponto, deverá fazer o quê?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.