Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q365497 | Enfermagem, Epidemiologia, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A infecção de sítio cirúrgico (ISC), anteriormente denominada infecção de ferida cirúr-gica, é um processo infeccioso que acomete tecido, órgão e cavidade abordada em um procedimento cirúrgico (Couto, 2003. p. 535). Sobre a epidemiologia e os fatores de risco para infecção de sítio cirúrgico (ISC), é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

702Q5314 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
O autor enfoca a missão da educação, mas demonstra que a construção da cidadania extrapola essa dimensão. Marque a alternativa que CONTÉM esse argumento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

703Q7128 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC

NÃO é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

704Q113983 | Administração Geral, Comunicação organizacional, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

O processo de comunicação é essencial para que as informações passem de uma pessoa a outra dentro das organizações. Quando a informação não ocorre de maneira clara, surgem as barreiras no processo de comunicação. Representa uma barreira humana à comunicação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

705Q219493 | Criminologia, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre o contexto geral do trabalho pericial é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q5313 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Pode-se afirmar que, segundo o autor do Texto 01, os “valores” devem ser trabalhados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q814310 | Legislação Federal, Lei 10216 2001, Psicólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

De acordo com a Lei 10.216 de 2001, são direitos da pessoa portadora de transtorno mental, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

708Q614150 | Informática, Algoritmos, Analista de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Um certo professor criou um programa para levantar estatísticas sobre o de-sempenho de seus alunos. A eficiência do programa é medida pelo número de comparações feitas no processamento e é expressa pela função F(N) = N² – N – 10, onde N é o número de alunos da turma. A direção da es-cola aprovou o uso do programa e resolveu aplicá-lo para todos os alunos da escola. Outro professor gostou da idéia e resolveu criar o seu próprio progra-ma com eficiência medida por G(N) = 22N + 200. Agora é necessário saber qual dos dois programas será utilizado. De modo a auxiliar a direção da esco-la na tomada de decisão, assinale a alternativa que indica a partir de qual valor de N a função G(N) tem eficiência melhor do que F(N):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

709Q637226 | Informática, Criptografia, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUMARC

Sobre os conceitos de criptografia, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

710Q27863 | Direito Administrativo, Agente Legislativo, Câmara de Mariana MG, FUMARC

“É a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação”.

A modalidade de licitação a que se refere o dispositivo acima é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

711Q8424 | Direitos Humanos, Soldado Bombeiro Militar, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Quanto à política de atendimento ao idoso prevista na Lei 10.741/2003 – Estatuto do Idoso, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

712Q108822 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Imagem 010.jpg
Imagem 011.jpg

O Grupo Petrópolis tem um compromisso com o meio
ambiente e por isso pratica programas visando à
conservação de toda a água utilizada em seus processos
produtivos. Além disso, conta com o Projeto AMA, uma
iniciativa que através do plantio de 1,1 milhão de mudas de
árvores nativas protege grandes áreas de mata atlântica e
do cerrado, preserva 36 bilhões de litros de água por ano
e atua na remoção de mais de 85 mil toneladas de CO2
da atmosfera. Afinal, para nós, dia de preservar a água é
todo dia.

Sobre os numerais presentes no trecho, que vem abaixo da frase destaque (ver o trecho em letra ampliada logo abaixo da peça publicitária), é possível afirmar que têm a função de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q448282 | Direito Constitucional, Limitações do Poder de Tributar, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A limitação ao poder de tributar consistente na denominada imunidade tributária recíproca impede que um ente da Federação institua imposto sobre a renda obtida por empresa pública criada por outro ente da Federação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

715Q27722 | Português, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

Texto associado.
PROFUSÃO DE ESTÍMULOS
Rosely Sayão 


      Aumenta o número de adultos que não consegue focar sua atenção em uma única coisa por muito tempo. São tantos os estímulos e tanta a pressão para que o entorno seja completamente desvendado que aprendemos a ver e/ou fazer várias coisas ao mesmo tempo. Nós nos tornamos, à semelhança dos computadores, pessoas multitarefa, não é verdade? 
     Vamos tomar como exemplo uma pessoa dirigindo. Ela precisa estar atenta aos veículos que vêm atrás, ao lado e à frente, à velocidade média dos carros por onde trafega, às orientações do GPS ou de programas que sinalizam o trânsito em tempo real, às informações de alguma emissora de rádio que comenta o trânsito, ao planejamento mental feito e refeito várias vezes do trajeto que deve fazer para chegar ao seu destino, aos semáforos, faixas de pedestres etc.
     Quando me vejo em tal situação, eu me lembro que dirigir, após um dia de intenso trabalho no retorno para casa, já foi uma atividade prazerosa e desestressante.
      O uso da internet ajudou a transformar nossa maneira de olhar para o mundo. Não mais observamos os detalhes, por causa de nossa ganância em relação a novas e diferentes informações. Quantas vezes sentei em frente ao computador para buscar textos sobre um tema e, de repente, me dei conta de que estava em temas que em nada se relacionavam com meu tema primeiro.
      Aliás, a leitura também sofreu transformações pelo nosso costume de ler na internet. Sofremos de uma tentação permanente de pular palavras e frases inteiras, apenas para irmos direto ao ponto. O problema é que alguns textos exigem a leitura atenta de palavra por palavra, de frase por frase, para que faça sentido. Aliás, não é a combinação e a sucessão das palavras que dá sentido e beleza a um texto? 
      Se está difícil para nós, adultos, focar nossa atenção, imagine, caro leitor, para as crianças. Elas já nasceram neste mundo de profusão de estímulos de todos os tipos; elas são exigidas, desde o início da vida, a dar conta de várias coisas ao mesmo tempo; elas são estimuladas com diferentes objetos, sons, imagens etc.
      Aí, um belo dia elas vão para a escola. Professores e pais, a partir de então, querem que as crianças prestem atenção em uma única coisa por muito tempo. E quando elas não conseguem, reclamamos, levamos ao médico, arriscamos hipóteses de que sejam portadoras de síndromes que exigem tratamento etc.
      A maioria dessas crianças sabe focar sua atenção, sim. Elas já sabem usar programas complexos em seus aparelhos eletrônicos, brincam com jogos desafiantes que exigem atenção constante aos detalhes e, se deixarmos, passam horas em uma única atividade de que gostam.
      Mas, nos estudos, queremos que elas prestem atenção no que é preciso, e não no que gostam. E isso, caro leitor, exige a árdua aprendizagem da autodisciplina. Que leva tempo, é bom lembrar.
      As crianças precisam de nós, pais e professores, para começar a aprender isso. Aliás, boa parte desse trabalho é nosso, e não delas. 
      Não basta mandarmos que elas prestem atenção: isso de nada as ajuda. O que pode ajudar, por exemplo, é analisarmos o contexto em que estão quando precisam focar a atenção e organizá-lo para que seja favorável a tal exigência. E é preciso lembrar que não se pode esperar toda a atenção delas por muito tempo: o ensino desse quesito no mundo de hoje é um processo lento e gradual.

Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidiano/151733-... Acesso em: 20 abr. 2014.
Há traços de oralidade em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

716Q318104 | Administração Geral, Comunicação Empresarial, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Em seu livro Desenvolvimento Interpessoal (1985), Moscovici trata da importância do feedback nas relações interpessoais, entendendo-o como, no processo de desenvolvimento da competência interpessoal, a comunicação a uma pessoa ou grupo no sentido de fornecer-lhe informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Segundo a autora, para ser um processo útil, o feedback precisa ter algumas características, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q5304 | Informática, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Em relação às fórmulas disponíveis no Microsoft Office Excel 2003, versão português, analise os itens a seguir,
marcando com (V) a assertiva Verdadeira e com (F) a assertiva Falsa.

( ) CONT.NÚM: calcula o número de células em um intervalo que contém números.
( ) SE: verifica se uma condição foi satisfeita e retorna V, se a condição for verdadeira, ou F, se a condição
for falsa.
( ) SOMASE: adiciona as células especificadas por um determinado critério ou condição.
( ) ARRED: arredonda um número eliminando as suas casas decimais.

Assinale a sequência CORRETA, na ordem de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q375014 | Português, Termos da Oração, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Atente para o excerto abaixo:

Huxley declarou mais tarde que a realidade havia confirmado muito de sua ficção. De fato, hoje a nossa subjetividade é controlada por medicamentos. São ingeridos comprimidos para dormir, acordar, ir ao banheiro, abrir o apetite, estimular o cérebro, fazer funcionar melhor as glândulas, reduzir o colesterol, emagrecer, adquirir vitalidade, obter energia etc. O que explica encontrar uma farmácia em cada esquina e, quase sempre, repleta de consumidores.

Apresentam a mesma função sintática, no contexto em que ocorrem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q474114 | Educação Física, Educação Física, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O ensino da Educação Física no Brasil passou por um momento complexo a partir da década de 1990, na medida em que as críticas feitas pelos movimentos renovadores da década de 1980 convenceram muitos professores sobre a inadequação do que estava sendo feito nas escolas, com a hegemonia do esporte como conteúdo das aulas, a utilização de abordagens metodológicas baseadas na seletivi-dade, além do tratamento deste conteúdo apenas como atividade e sem comprometimento com a finalidade social da escola no país. Entretanto, grande parte dos professores da área teve dificuldade em substituir suas práticas antigas por novas, mais atualizadas. Essas dificuldades causaram uma situação incômoda, já que não se ensinava mais com base no modelo anterior, mas ainda não se tinha certeza sobre como se ensinar com base nas novas concepções. Várias pesquisas relacionaram a situação descrita com a falta de legitimidade da disciplina em muitas escolas. Por esse motivo, a pro-posta curricular de Educação Física para as escolas estaduais de Minas Gerais, conhecida como Conteúdos Básicos Comuns (CBC), apresenta razões que justificam o seu ensino nas escolas. Considerando as razões apresentadas pelo CBC, assinale a alternativa que NÃO justifica o ensino da Educação Física nas escolas estaduais de Minas Gerais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.