Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q219860 | Criminologia, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

O Perito Criminal obtém os vestígios e as evidências físicas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

742Q21719 | Conhecimentos Específicos, Ordem Social, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 74 a 76, tenha como base a Constituição Federal.
Leia as assertivas abaixo:

I. Aquele que explorar recursos minerais fica obrigado a recuperar o meio ambiente degradado, de acordo com solução técnica exigida pelo órgão público competente, na forma da lei.

II. As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, a sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados.

III. A Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense e a Zona Costeira são patrimônio nacional, e sua utilização far-se-á, na forma da lei, dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente, inclusive quanto ao uso dos recursos naturais.

IV. São indisponíveis as terras devolutas ou arrecadadas pelos Estados, por ações discriminatórias, necessárias à proteção dos ecossistemas naturais.

V. As usinas que operem com reator nuclear deverão ter sua localização definida em lei federal, sem o que não poderão ser instaladas.

Marque a alternativa VERDADEIRA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

743Q23611 | Português, Técnico de Operação, CEMIG, FUMARC

Tendo em conta que, nos termos do Acordo Ortográfico de 1990, o “i” e o “u” não levam acento gráfico quando, em paroxítonos, ocorrem antecedidos de ditongo e que os ditongos abertos “ei” e “oi” não são acentuados nas palavras paroxítonas, assinale a alternativa em que TODAS as palavras tenham sido CORRETAMENTE grafadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

744Q190318 | Direito Penal, Lei n9613, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 71 a 73 tenha como
base o Código Penal.

Leia o texto:

A Lei 9613/1998 dispõe sobre os crimes de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; a prevenção da utilização do sistema financeiro para os ilícitos nela previstos; cria o Conselho de Controle de Atividades Financeiras - COAF, e dá outras providências.
Dentre outros, ela tipifica como crime: ocultar ou dissimular a natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de crime:

I. De tráfico ilícito de substâncias entorpecentes ou drogas afins; de terrorismo e seu financiamento; de contrabando ou tráfico de armas, munições ou material destinado à sua produção;

II. De extorsão mediante seqüestro; Contra a Administração Pública, inclusive a exigência, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, de qualquer vantagem, como condição ou preço para a prática ou omissão de atos administrativos;

III. Contra o sistema financeiro nacional; Praticado por organização criminosa; Praticado por particular contra a administração pública estrangeira;

IV. Contra partido político.

Baseando-se no contexto acima, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

745Q454144 | Direito do Trabalho, Convenções Coletivas de Trabalho, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Quanto à negociação coletiva, em conformidade com o disposto na Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

746Q360717 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A respeito da vacina contra sarampo, são verdadeiras as afirmativas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

747Q540717 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A altura do reservatório é determinante no cálculo das pressões dinâmicas nos pontos de consumo. Dessa maneira, independentemente do tipo de reservatório adotado (industrializado ou moldado in loco), deve-se posicioná-lo a uma determinada altura, para que as peças de utilização tenham um funcionamento perfeito. A altura do barrilete deve ser calculada pelo engenheiro hidráulico e, depois, compatibilizada com a altura estabelecida no projeto arquitetônico (CARVALHO JÚNIOR. Instalações Hidráulicas Prediais. p. 49). Considerando esses fatos, é CORRETO afirmar em relação ao reservatório e às pressões:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

748Q334428 | Matemática, Porcentagem, Técnico de Som, Câmara de Pará de Minas MG, FUMARC, 2018

Pedro possuía no dia do vencimento, 01/03/2017, uma dívida de R$ 1000,00 na fatura de seu cartão de crédito. Caso Pedro não efetuasse o pagamento do valor total da fatura, seriam cobrados juros de 16% sobre o saldo devedor para a pró-xima fatura. Para quitar sua dívida, Pedro optou por pagar sempre o mínimo (15% sobre o saldo devedor total) da fatura a cada mês e não efetuar mais compras. A dívida desse consumidor, em 01/05/2017, era de, aproximadamente: (Considere 2 casas decimais)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

749Q120169 | Sistemas Operacionais , Sistemas de arquivos, Analista de Tecnologia da Informação, PRODEMGE, FUMARC

Em relação à organização dos dados em sistemas de arquivos, todas as afrmativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

750Q29078 | Português, Assistente Técnico de Informática, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.
ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas.

Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.

Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara.

Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá-los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real.

Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real.

Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos.

Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja.

Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...]

Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).
Em “Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista.”, as substituições feitas mantiveram o período com o mesmo sentido do original destacado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

751Q21720 | Direito Constitucional, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 51 a 55 tenha como base a Constituição Federal.
Marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

752Q325630 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Segundo Góes (2004), o conceito "educandos com necessidades educacionais especiais" abarca os alunos que durante o processo educacional apresentarem:

I. dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares;

II. dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de diferentes formas de linguagens;

III. altas habilidades/superdotação e grande facilidade de aprendizagem.

A opção CORRETA é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

753Q23621 | Telecomunicações, Técnico de Operação, CEMIG, FUMARC

As emendas e conexões utilizadas em sistemas por fibras ópticas são feitas por processo de fusão, por conectores ou emendas mecânicas. A fusão é feita com auxílio de máquinas de fusão. Os conectores e emendas mecânicas têm diversos padrões e formatos e devem garantir a continuidade da propagação da luz no núcleo óptico.

Sobre este assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

754Q812795 | Legislação Federal, Lei n 9455 1997 Lei da Tortura, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Sobre o crime de tortura, é INCORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

755Q535044 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro de Planejamento Hidroenergético Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O Tempo de Retorno de uma determinada vazão é o intervalo médio de tempo, em anos, que decorre entre duas ocorrências subsequentes de uma vazão maior ou igual àquela determinada e expresso pelo inverso da probabilidade de ocorrência (TR = 1/P). Considerando este conceito, os valores usuais para os tempos de recorrência utilizados nos cálculos de grandes barragens (vertedor) e pequenas barragens são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

756Q243972 | Administração de Recursos Materiais, Técnico Assistente da Polícia Civil Administrativa, Polícia Civil MG, FUMARC

São princípios básicos para controle de estoques, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

757Q131628 | Português, Pontuação, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Assinale a alternativa em que a pontuação esteja CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

758Q27728 | Legislação Municipal, Técnico em Administração, Câmara de Governador Mariana MG, FUMARC

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal de Mariana, cada legislatura é dividida em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q329384 | Segurança e Transporte, Mecânica, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Um dos principais causadores da poluição do ar é o monóxido de carbono. Ele está presente nos gases provenientes da queima dos combustíveis, como a gasolina e o diesel. Suas características são as seguintes:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

760Q5311 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Um dos objetivos do Texto 01, é o de discutir sobre o conceito de Cidadania. Aponte a alternativa que demonstra CORRETAMENTE o posicionamento do autor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.