Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


801Q318528 | Administração Geral, Administração Contábil, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Segundo o Prof. José Carlos Marion as técnicas de análise das demonstra-ções financeiras mais atuais são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

802Q374872 | Português, Ortografia, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Em todas as alternativas, o hífen foi utilizado de forma incorreta ao menos uma vez, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

803Q29054 | Direito Administrativo, Regime Jurídico Administrativo, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Pessoas, órgãos e agentes que atuam nas atividades da administração pública devem ter sempre como finalidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

804Q27055 | Contabilidade Geral, Técnico em Contabilidade, Câmara de Catas Altas MG, FUMARC

As receitas de capital são representadas pelos seguintes tipos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

805Q27871 | Informática, Agente Legislativo, Câmara de Mariana MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre noções de segurança:

I – A utilização de senhas de acesso é um método comum para autenticação de usuários.
II – Antivírus são aplicações que visam proteger os computadores de ataques por vírus e outras ameaças semelhantes tais como worms e cavalos de troia.
III – SPAM é um fragmento de código embutido em um programa aparentemente seguro que pode roubar as senhas de e-mail dos usuários.

Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

806Q105999 | Direito Penal, Causas de extinção da punibilidade, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

São causas impeditivas ou suspensivas do curso do prazo prescricional, EXCETO
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

807Q379442 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

O mecanismo de transmissão natural da malária ao homem é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

808Q342602 | Raciocínio Lógico, Algebra das Proposições, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise os seguintes argumentos:

I. Se estudasse todo o conteúdo, então seria aprovado em Estatística. Fui reprovado em Estatística. Concluímos que não estudei todo o conteúdo.

II. Todo estudante gosta de Geometria. Nenhum atleta é estudante. Concluímos que ninguém que goste de Geometria é atleta.

III. Toda estrela possui luz própria. Nenhum planeta do sistema solar possui luz própria. Concluímos que nenhuma estrela é um planeta.

Considerando os argumentos I, II e III, é CORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

809Q536437 | Engenharia Civil, Hidráulica e Hidrologia, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

O medidor de vazão é um importante instrumento de controle do barramento. Sobre este tema, NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

810Q374924 | Português, Preposições, Técnico de Projetos Civis I, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

A ideia expressa pelos articuladores sintáticos destacados está corretamente identificada entre parênteses, EXCETO em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

811Q49825 | Português, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Texto associado.
Não "temos de"
Lia Luft


      Vivemos sob o império do "ter de". Portanto, vivemos num mundo de bastante mentira. Democracia? Meia mentira. Pois a desigualdade é enorme, não temos os mesmos direitos, temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam. Liberdade de escolha profissional? Temos de ter um trabalho bom, que dê prazer, que pague dignamente (a maioria quer salário de chefe no primeiro dia), que permita grandes realizações e muitos sonhos concretizados? "Teríamos". No máximo, temos de conseguir algo decente, que nos permita uma vida mais ou menos digna.
      Temos de ter uma vida sexual de novela? Não temos nem podemos. Primeiro, a maior parte é fantasia, pois a vida cotidiana requer, com o tempo, muito mais carinho e cuidados do que paixão selvagem. Além disso, somos uma geração altamente medicada, e atenção: muitos remédios botam a libido de castigo.

       Temos de ter diploma superior, depois mestrado, possivelmente doutorado e no Exterior? Não temos de... Pois muitas vezes um bom técnico ganha mais, e trabalha com mais gosto, do que um doutor com méritos e louvações. Temos de nos casar? Nem sempre: parece que o casamento à moda antiga, embora digam que está retornando, cumpre seu papel uma vez, depois com bastante facilidade vivemos juntos, às vezes até bem felizes, sem mais do que um contrato de união estável se temos juízo. E a questão de gênero está muito mais humanizada.
      Temos de ter filho: por favor, só tenham filhos os que de verdade querem filhos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e mesmo adultos barbados, para amar, cuidar, estimular, prover e ajudar a crescer, e depois deixar voar sem abandonar nem se lamentar. Mais mulheres começam a não querer ter filho – e não devem. Maternidade não pode mais ser obrigação do tempo em que, sem pílula, as mulheres muitas vezes pariam a cada dois anos, regularmente, e aos cinquenta, velhas e exaustas, tinham doze filhos. Bonito, sim. Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional, afetiva, que não é sempre inata. Então, protejam-se as mulheres e os filhos não nascidos de uma relação que poderia ser mais complicada do que a maternidade já pode ser.
      Temos de ser chiques, e, como sempre escrevo, estar em todas as festas, restaurantes, resorts, teatros, exposições, conhecer os vinhos, curtir a vida? Não temos, pois isso exige tempo, dinheiro, gosto e disposição. Teríamos de ler bons livros, sim, observar o mundo, aprender com ele, ser boa gente também.
      Temos, sobretudo, de ser deixados em paz. Temos de ser amorosos, leais no amor e na amizade, honrados na vida e no trabalho, e, por mais simples que ele seja, sentir orgulho dele. Basta imaginar o que seriam a rua, a cidade, o mundo, sem garis, por exemplo. Sem técnicos em eletricidade, sem encanadores (também os chamam bombeiros), sem os próprios bombeiros, policiais, agricultores, motoristas, caminhoneiros, domésticas, enfermeiras e o resto. Empresários incluídos, pois, sem eles, cadê trabalho?
      Então, quem sabe a gente se protege um pouco dessa pressão do "temos de" e procura fazer da melhor forma possível o que é possível. Antes de tudo, um lembrete: cada um do seu jeito, neste mundo complicado e vida-dura, temos de tentar ser felizes. Isso não é inato: se tenta, se conquista, quando dá. Boa sorte!

Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/lya-luft/noticia/2017/06/nao-temos-de-9807278.html Acesso em 11 jul. 2017
Os tempos dos verbos destacados estão corretamente identificados entre parênteses, EXCETO em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

812Q27864 | Direito Administrativo, Agente Legislativo, Câmara de Mariana MG, FUMARC

A licitação destina-se a, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

813Q390413 | História, Educação em História, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

A discussão de Cidadania é presente e importante no Brasil contemporâneo. Há 30 anos, a Constitui-ção Federal de 1988 já dava destaque com um dos 5 fundamentos (Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político). No ensino de História, Cidadania está atrelada a tudo o que é essencial para a formação tanto no ensino fundamen-tal como no médio.

Sobre a Cidadania no Ensino de História, é CORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

814Q189777 | Direito Empresarial e Comercial, Código Civil Direito de Empresa, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 41 a 45 tenha como
base o Código Civil Brasileiro e a Lei n.º 11101/2005

O Código Civil/2002 estabelece que:

I. O ato de transformação independe de dissolução ou liquidação da sociedade, e obedecerá aos preceitos reguladores da constituição e inscrição próprios do tipo em que vai converter-se.

II. Os bens particulares dos sócios podem ser executados por dívidas da sociedade, antes de executados os bens sociais.

III. Os herdeiros do cônjuge de sócio, ou o cônjuge do que se separou judicialmente, podem exigir desde logo a parte que lhes couber na quota social.

IV. Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem individualmente pela integralização do capital social.

V. O possuidor de título dilacerado, porém identificável, tem direito a obter do emitente a substituição do anterior, mediante a restituição do primeiro e o pagamento das despesas.

Baseando-se nas afrmativas acima, assinale a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

815Q57998 | Direito Penal, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

Com relação à substituição das penas privativas de liberdade pelas restritivas de direito, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

816Q7109 | Direitos Humanos, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

No que diz respeito ao Direito Internacional dos Direitos Humanos, analise as seguintes afirmativas:

I. Pode-se afirmar que se trata de um ramo do Direito que surgiu após a Segunda Guerra Mundial.

II. São direitos inscritos (positivados) em tratados ou em costumes internacionais.

III. Os tratados internacionais sobre Direitos Humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais.

IV.A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007, foram recepcionados no ordenamento nacional e equivalem a emenda constitucional.

As afirmativas CORRETAS são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

817Q5320 | Português, Escrivão de Polícia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
A EDUCAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA
Marque a alternativa CORRETA quanto à função dos documentos do Padrão Ofício: o ofício, o aviso e o memorando.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

818Q330464 | Legislação de Trânsito CTB, Normas Gerais de Circulação e Conduta, Motorista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

Se os veículos estão transitando por fluxos que se cruzem, ao se aproximarem de local não sinalizado, terão preferência de passagem, de acordo com as "Normas Gerais de Circulação e Conduta", contidas no Código de Trânsito Brasileiro, os veículos provenientes de rodovia, os que estiverem circulando por rotatória e, nos demais casos, os que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

819Q255763 | Direito Administrativo, Estatuto dos funcionários públicos civis do estado, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Sobre os Deputados Estaduais, indique a hipótese CORRETA, conforme estabelecido pela Constituição Estadual de Minas Gerais:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

820Q132655 | Gerência de Projetos, PMBOK, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

No PMBOK, qual é a ordem correta dos processos de Monitoramento e Controle no Gerenciamento de Escopo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.