Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


821Q5175 | História, Soldado Bombeiro, Bombeiro Militar MG, FUMARC

Foto O bombardeio com napalm - Prova Bombeiro MG
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

822Q366152 | Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A principal causa de morte materno-fetal no trauma na gestante é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

823Q12369 | Administração Geral, Administração Geral, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Assinale (F) para Falso e (V) para Verdadeiro.

( ) Valor presente, taxa de desconto e equivalência de fuxos de caixa são conceitos absolutamente interligados.

( ) Denomina-se valor presente de um fuxo de caixa o valor monetário do ponto zero da escala de tempo, que é equivalente à soma de suas parcelas futuras, descontadas para o ponto zero, com uma determinada taxa de juros.

( ) No Modelo Price o valor das prestações são constantes, os juros crescentes e a amortizações decrescente.

( ) No Sistema de Amortizações Constantes (SAC) os juros são crescentes.

Marque a opção CORRETA, na ordem de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

824Q29035 | Redação Oficial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre o correio eletrônico, é correto afirmar, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

825Q7121 | Medicina, Médico Legista, Polícia Civil MG, FUMARC

Trata-se de lesão corporal de natureza gravíssima, conforme o Artigo 129 do Código Penal Brasileiro:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

827Q648714 | Informática, PMBOK, Analista de Saneamento, Companhia de Saneamento de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Analise as seguintes afirmativas sobre os tipos de estrutura organizacional, de acordo com o PMBOK 5ª Edição:

I. Uma estrutura “Matricial Fraca” possui baixa disponibilidade de recursos e o papel do gerente de projetos em tempo parcial.

II. Uma estrutura “Projetizada” possui o papel do gerente de projetos em tempo integral e o Gerente Funcional gerencia o orçamento do projeto.

III. Uma estrutura “Matricial Forte” possui autoridade do gerente de projeto moderada a alta e é o gerente do projeto que gerencia o orçamento do projeto.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

828Q367372 | Enfermagem, Saúde da Mulher, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Uma das prioridades da enfermagem na atenção à saúde da mulher é a pre-venção das doenças de transmissão sexual. Cabe ao profissional Auxiliar de Enfermagem, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

829Q242026 | Português, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.

INSTRUÇÃO: Leia com atenção o Texto 1 para responder às questões 01 a 06.

TEXTO 1


O mais terrível

Luis Fernando Veríssimo

O mais terrível não era a menina me chamando de "tio" e pedindo um trocado, ela de pé no chão no asfalto e eu no meu carro de bacana. O mais terrível não era eu escolhendo a cara e a voz para dizer que não tinha trocado, desculpe, como se a vergonha tivesse um protocolo que a absolvesse. O mais terrível foi nem a naturalidade com que ela cuspiu na minha cara. O mais terrível foi que ela era tão pequena que a cusparada não me atingiu.
Somos boas pessoas, bons cidadãos e bons pais, mas somos tios relapsos. Nossas sobrinhas e nossos sobrinhos enchem as ruas de nossas cidades, cercam nossos carros, invadem nossas vidas e insistem que são nossa família, e não temos nada para lhes dar ou dizer, além de esmola ou "desculpe". Na família brasileira "tios" e sobrinhos têm um diálogo de ameaça e medo, revolta e remorso, e poucas palavras. Nenhum consolo possível, nenhuma esperança, nenhuma explicação. O que dizer a uma sobrinha cuja cabeça mal chega à janela do carro e tenta cuspir na cara do tio? Feio. Falta de educação. Papai do céu castiga. Paciência, minha filha, este é apenas um ciclo econômico e a nossa geração foi escolhida para este vexame, você aí desse tamanho pedindo esmola e eu aqui sem nada para te dizer, agora afasta que abriu o sinal. Não pergunte ao titio quem fez a escolha, é tudo muito complicado e, mesmo, você não entenderia a teoria. Vá cheirar cola, para passar. Vá morrer, para esquecer. Ou vá crescer, para me matar na próxima esquina.
A história, dizem, terminou, e os mocinhos ganharam. Os realistas, os antiutópicos, os racionais. Ficou provado que a solidariedade é antinatural e que cada um deve cuidar dos apetites dos seus. Ou seja: ninguém é "tio" de ninguém. A família humana é um mito, o sofrimento alheio é um estorvo e se a miséria à tua volta te incomoda, compra uma antena parabólica. Ninguém é insensível, dizem os mocinhos, mas a compaixão não funciona. Todos esses anos de convivência com a dor dos outros, que deviam ter nos educado para a compaixão, nos educaram para a autodefesa, para cuspir primeiro. Os bons sentimentos faliram, dizem os mocinhos. Confiemos o futuro ao mercado, que não tem sentimentos, que tritura gerações entre seus dedos invisíveis, pra que se envolver? Afasta do carro que abriu o sinal.
Mas mais terrível do que tudo é eu ficar aqui, escolhendo frases para encher o papel, até cuidando o estilo, já que é domingo. Como se fizesse alguma diferença. Como se isso fosse nos salvar, o tio da sua impotência e cumplicidade e a sobrinha anônima do seu destino. Desculpe.

Fonte: VERÍSSIMO, Luis Fernando; FONSECA, Joaquim da. Traçando Porto Alegre. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995, p. 87–88.

Sobre o Texto 1, NÃO é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

830Q418173 | Direito Civil, Sucessão em Geral, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Sobre a petição de herança, considerando o Código Civil Brasileiro,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

831Q118528 | Inglês, Interpretação de Textos, Analista de Sistemas, BDMG, FUMARC

Texto associado.

DIRECTIONS: Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 25.
Questions 16 to 20:
Choose the CORRECT alternative to
answer questions 16 to 20, according to TEXT 01.

Imagem 012.jpg
Imagem 013.jpg
Imagem 014.jpg

Question 24: Choose the CORRECT alternative to answer question 24, according to TEXT 03.

Imagem 017.jpg

You are in London for the first time. You go to a supermarket because you want to buy some fresh vegetables. You find the sign above near the till.

So you conclude that you can:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

832Q358915 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Um melhor desempenho dos serviços de saúde é resultado de um bom planejamento e uma adequada infra-estrutura de serviços. Em vacinação isso se traduz por, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

833Q106832 | Português, Pontuação, Analista da Polícia Civil Direito, Polícia Civil MG, FUMARC

Texto associado.
TEXTO 1:

O policiamento comunitário, hoje em dia, encontra-se amplamente disseminado nos países economicamente mais desenvolvidos. Sem dúvida isso é uma conquista desses países, pois essa é a forma de policiamento que mais se aproxima das aspirações da população: ter uma polícia que trabalhe próxima da comunidade e na qual ela possa crer e confiar. Acreditar e confiar na polícia são considerados elementos essenciais para que a polícia possa ter legitimidade para aplicar as leis, isto é, para a polícia ser percebida pela população como tendo um direito legítimo de restringir comportamentos, retirar a liberdade de cidadãos e, em casos extremos, até mesmo a vida.

Ter legitimidade para aplicar as leis significa poder contar com o apoio e a colaboração da população para exercer seu papel. Isso difere da falta de reação da população às ações da polícia, quer por apatia ou por medo, ou ainda, da reação daqueles que delínquem. Em qualquer um desses casos a reação da população já sugere que há um déficit de confiança na polícia.

Ter legitimidade para aplicar as leis significa poder contar com o apoio e a colaboração da população para exercer seu papel. Isso difere da falta de reação da população às ações da polícia, quer por apatia ou por medo, ou ainda, da reação daqueles que delínquem. Em qualquer um desses casos a reação da população já sugere que há um déficit de confiança na polícia.

Nos países economicamente mais desenvolvidos, a adoção do policiamento comunitário decor- reu da constatação de que os modelos de policiamento em vigência não eram mais eficazes diante dos novos padrões de violência urbana que emergiram no fim dos anos 1960 e meados dos anos 1970. Ao longo desse período, cresceram, em muitos desses países, tanto diferentes formas de violência criminal como também manifestações coletivas (pacíficas ou não) por melhor acesso a direitos. O desempenho das polícias em coibir a violência criminal ou ao conter (ou reprimir) as manifestações coletivas adquiriu grande visibilidade e saliência, resultando em muitas críticas. Em decorrência disso, houve, em vários países, forte deterioração da imagem das forças policiais junto à população.

Uma pior imagem tem impacto na credibilidade da população na polícia. A falta ou baixa credibilidade afeta o desempenho da polícia no esclarecimento de delitos e, até mesmo, no registro de ocorrências. De maneira geral, quando não há confiança, a população hesita em relatar à polícia que foi vítima de violência ou, até mesmo, de fornecer informações que poderiam auxiliar a polícia a esclarecer muitos delitos.

O policiamento comunitário foi adotado nesses países como uma forma de melhorar o relacionamento entre a polícia e a sociedade. Para isso, procurou reconstruir a credibilidade e a confiança do público na polícia e, desse modo, melhorar o desempenho dela na contenção da violência urbana. A adoção desse tipo de policiamento não só exige empenho das autoridades e da comunidade, mas, sobretudo, mudança na cultura policial: requer retreinamento dos envolvidos, alteração na estrutura de poder de tomada de decisão com maior autonomia para os policiais que estão nas ruas; alteração nas rotinas de administração de recursos humanos, com a fixação de policiais a territórios; mudanças nas práticas de controle interno e externo e de desempenho, entre outros. Essas mudanças, por sua vez, exigem também que a decisão de implementar o policiamento comunitário seja uma política de governo, entendendo-se que tal decisão irá atravessar diferentes administrações: o policiamento comunitário leva anos para ser totalmente integrado pelas forças policiais.

No Brasil, ocorreram, ao longo dos últimos 18 anos, várias tentativas de implementar o policia- mento comunitário. Quase todas as experiências foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polícia Militar: a) em 1991, a Polícia Militar de São Paulo promoveu um Seminário Internacional sobre o Policiamento Comunitário, abordando os obstáculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em São Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas áreas da capital; c) nessa mesma época, no Espírito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, também houve experimentos com policiamento comunitário; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavão e Pavãozinho, com a experiência do GEPAE

Apesar de não ter havido uma avaliação dessas experiências, os relatos dos envolvidos, tanto de policiais como da população, revelam satisfação com o processo e com os resultados e insatisfação com o término das mesmas. Ao longo desses últimos anos, a violência urbana continuou a crescer e passou a atingir cidades que antes pareciam menos vulneráveis - aquelas de médio e pequeno porte. Nesse período, a população continuou a cobrar das autoridades uma melhora na eficiência das polícias. Essa melhora não depende só das autoridades, depende também da crença que a população tem na polícia: crença que as pessoas podem ajudar a polícia com informações e que essas serão usadas para identificar e punir responsáveis por delitos e não para colocar em risco a vida daqueles que tentaram ajudar a polícia a cumprir seu papel.

Sem a colaboração do público, a polícia não pode melhorar seu desempenho e essa colaboração exige confiança. A experiência tem demonstrado que o policiamento comunitário é um caminho seguro para se reconstruir a confiança e credibilidade do público na polícia. [...]

Leia o trecho a seguir, observando o emprego dos sinais de pontuação.

No Brasil, ocorreram, ao longo dos últimos 18 anos, várias tentativas de implementar o policiamento comunitário. Quase todas as experiências foram, nos diferentes Estados, lideradas pela Polícia Militar: a) em 1991, a Polícia Militar de São Paulo promoveu um Seminário Internacional sobre o Policiamento Comunitário, abordando os obstáculos para esse tipo de policiamento; b) em 1997, ainda em São Paulo, projetos piloto foram implantados em algumas áreas da capital; c) nessa mesma época, no Espírito Santo e em algumas cidades do interior do Estado, também houve experimentos com policiamento comunitário; o mesmo se deu na cidade do Rio de Janeiro, nos morros do Pavão e Pavãozinho, com a experiência do GEPAE.

Quanto à pontuação do trecho, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

834Q359404 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

As vacinas de bactérias ou vírus vivos atenuados têm como contra-indicações gerais o fato de não poderem, a princípio, ser administradas em, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

835Q804880 | Legislação e Decretos, Decreto n 2243 1997 Regulamento de Continências, Guarda Municipal, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

No que se refere ao disposto no Decreto nº 2.243/97, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

836Q651798 | Códigos de Ética, Código de Ética do Dentista, Dentista, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

De acordo com o código de ética odontológica, constitui infração ética, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

837Q631089 | Informática, Relacionamentos, Administrador de Banco de Dados, TJ MG, FUMARC

Considere o seguinte esquema de dados relacional que representa departamentos e seus empregados.

DEPARTAMENTO (CodDepto, NomeDepto)

EMPREGADO (CodEmp, NomeEmp, CodDepto)

Considere também a seguinte restrição de integridade referencial para esse esquema: EMPREGADO.CodDepto é chave estrangeira de DEPARTAMENTO.CodDepto com as opções ON DELETE SET NULL e ON UPDATE CASCADE

Todas as sentenças abaixo respeitam essa restrição de integridade, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

838Q317536 | Administração Geral, Abordagem Comportamental da Administração, Analista, BHTRANS MG, FUMARC

Segundo Chiavenato (1999), as principais técnicas de intervenção em Desen-volvimento Organizacional são, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

839Q57968 | Direito Administrativo, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

A Lei n. 13.303/2016, em seu artigo 3º, traz o seguinte conceito: “entidade dotada de personalidade jurídica de direito privado, com criação autorizada por lei e com patrimônio próprio, cujo capital social é integralmente detido pela União, pelos Estados, pelo Distrito Federal ou pelos Municípios”. A entidade da administração indireta conceituada é uma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

840Q11200 | Direito Administrativo, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.