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Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


901Q7131 | Medicina, Médico Legista, Policia Civil MG, FUMARC

Com relação à hipotermia, NÃO é correto o que se afirma em:
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902Q817152 | Legislação Federal, Lei 8935 1994, Outorga de Delegações de Notas e de Registro, TJ MG, FUMARC

Em Minas Gerais, foi publicada a portaria conjunta que institui o selo eletrônico e, em Belo Horizonte, já funciona no Cartório do 4º Ofício de Registro de Imóveis. NÃO é correto o que se afirma em

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903Q707614 | Português, Morfologia 3210 Verbo, Psicologo Fiscal, CRP MG, FUMARC, 2019

Texto associado.
QUE TEMPOS, ESTES!Lya Luft      Em todas as épocas houve quem desse esta exclamação: que tempos!      “A gente não entende mais nada” é outra. Mas as pessoas sempre querem saber tudo, entender tudo, com preguiça de usar a sua própria maravilhosa imaginação. Corremos com o tempo, ou contra ele, para outra vida, para novos horizontes, em círculo nos lugares e pessoas que amamos, finalmente para o nada ou para “um lugar melhor”, como se diz.      Não dá pra ver só o vazio no copo, na vida, no país, no horizonte. O jeito é multiplicar o brilho dos afetos, o calor dos abraços.      “De repente, eu tenho oitenta anos”, comentou com ar de surpresa minha mãe, antes que a enfermidade lhe roubasse a consciência de si e de nós. De repente, quem sabe, então, vão-se resolver nossas aflições civis de hoje, e as econômicas, e o sentimento de desamparo e confusão. E voltaremos a ser um país simpático, um pouco malandro, quem sabe, mas não criminoso, não corrupto, não destruidor do cotidiano digno ou possível de seus filhos.      “Vivemos tempos estranhos” é frase repetida em todos os níveis. Tempos confusos, surpreendentes, cada dia uma chateação maior, uma confusão mais elaborada, uma perplexidade mais pungente. (Ainda bem que nos salvamos com novidades boas: os bebês que nascem, as crianças que começam a trotar naquele encantador jeito só delas, os amigos que recuperam a saúde, a família que se encontra, os amados distantes que se comunicam mais, o flamboyant delirando em vermelhos surreais na rua.)       Nós, os incautos pagadores de contas, contadores de trocados e trocadores de emprego (ou simplesmente sem ele), não sabemos bem o que fazer. “Tá tudo muito esquisito”, comentamos uns com os outros, alguns querendo ir embora, outros querendo aguentar até que tudo melhore, porque é a terra da gente, e muitos são, como esta que escreve, reis em sua zona de conforto.      Todos imaginamos, procuramos, uma solução, que parece impossível ou distante.      Mas que está ruim está, todas as providências hoje nos deixam duvidosos, e as festas andam sem o brilho de outros tempos, essa é a verdade. Onde estão as ruas iluminadas numa competição de beleza em tantos bairros da cidade no Natal, por exemplo? A gente pegava o carro para ver, de noite, toda aquela cintilação.      Hoje mal saímos de casa na noite escura.      Mas não dá pra ver só o vazio no copo, na vida, no país, no horizonte. O jeito é multiplicar outro brilho, nos tempos tormentosos: o brilho dos afetos, o calor dos abraços, a sinceridade na tolerância e o respeito pelas manias, esquisitices, aflições alheias – porque é tempo de aflições. Dá algum trabalho manter a ciranda emocional lubrificada e funcionando com certa mansidão, mas também traz um enorme conforto, apesar da unhada eventual da mágoa, da saudade ou da preocupação – que, diga-se de passagem, é a inefugível marca das mães.      Complicado: se de um lado corre, de outro lado o rio parece se arrastar. Depende do ângulo pelo qual olhamos, do quanto sobra no bolso antes do fim do mês, depende do emprego seguro, da capacidade de alegria, depende de pessoas decentes, depende de recursos, para que a grande engrenagem enferrujada volte a funcionar, e o tempo seja de mais alegria e mais aconchego de uns com os outros.
Em: “[...] depende de recursos, para que a grande engrenagem enferrujada volte a funcionar, e o tempo seja de mais alegria e mais aconchego de uns com os outros.”, o verbo destacado está flexionado no
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904Q253041 | Informática, Concorrência, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

Quanto às técnicas de controle de concorrência, avalie as seguintes alternativas.

I. O esquema de Esperar-morrer e Ferir-esperar são técnicas de prevenção de deadlocks (impasses).

II. Uma solução para a inanição é ter um esquema onde as transações sempre são atendidas, como, por exemplo, primeira que chega é a primeira a ser servida.

III. Podem ocorrer deadlocks quando o controle de concorrência é baseado em ordenação de rótulo (timestamp).

Assinale a alternativa CORRETA:

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905Q29042 | Conhecimentos Específicos, Raciocínio Matemático, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Pedro possui uma dívida de R$ 208.080,00 com determinado banco, que deverá ser quitada em um ano. Nessa quantia já estão incluídos os juros compostos correspondentes aos 12 meses, à taxa mensal de 2%. Pedro deseja pagar sua dívida com 1 mês de antecedência, mas, para isso, solicitou ao banco que retirasse os juros correspondentes ao mês de antecipação, no que foi prontamente atendido.

O valor a ser pago por Pedro ao banco será igual a
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906Q107921 | Matemática, Situações problemas com equações do 1grau, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Suponha que o preço do litro de jabuticaba seja 60 centavos. Sabe-se também que um litro de jabuticaba corresponde a 3 centésimos da caixa.

Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que o preço da caixa de jabuticaba é

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907Q103879 | Administração Geral, Gestão organizacional e empresarial, Analista Administrativo, CEMIG, FUMARC

Escolha a seqüência correta que complete o sentido do texto abaixo, e assinale a letra correspondente: ________I_______ é a primeira função administrativa, definindo ____II______ para o futuro desempenho organizacional e _______III_______ sobre os _____IV _____ e tarefas necessários para ______V________ adequadamente.

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908Q592371 | Química, Reações, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

O soro fisiológico é uma solução isotônica em relação aos líquidos corporais que contém 0,9%, em massa, de NaCl em água destilada. Cada 100 mL da solução aquosa contém 0,9 gramas do sal. Um aumento na concentração de sal no soro fisiológico consumido por um paciente
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909Q223756 | Direito Processual Civil, Mandado de Segurança, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

A Administração até hoje, infelizmente, continua a girar em torno dos velhos dogmas de autoridade. Nas belas palavras de Gustavo Zagrebelsky, a idéia de direito que o Estado constitucional e sua constituição implicam não entrou ainda plenamente no ar que os juristas respiram. Diante da realidade deste quadro, para se tentar qualquer evolução no âmbito do controle da Administração pelo Judiciário, em prol do cidadão, por meio do instrumento constitucional de proteção por excelência contra abusos do poder estatal, qual seja, no Brasil, o mandado de segurança, impõe-se, como primeiro passo, a adoção do comportamento preconizado por Massimo S. Giannini já em meados do século XX: a leitura do mandado de segurança deve partir sempre da ótica do cidadão, da sua necessidade de proteção.
A lição, hoje, é de inteira atualidade, uma vez que se encontra, claramente, delineada na Constituição a centralidade da figura do cidadão: o Poder Público se desenvolve em prol do cidadão, ou seja, exerce função administrativa objetivada e voltada para o cidadão. (ANDRADE, Érico. O mandado de segurança: a busca da verdadeira especialidade: (proposta de releitura à luz da efetividade do processo). Rio de Janeiro: Lumen Iuris, 2010, p. 461)

Sobre a ação de mandado de segurança pode-se afirmar, EXCETO:

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910Q23325 | Português, Advogado, CEMIG, FUMARC

I. A empresa investiu na expansão de sua rede de transporte local, visando à ampliação da capacidade de anéis ópticos. (objetivando)
II. O trabalho dos funcionários tem permitido à empresa crescer de maneira mais sustentável. (nossa empresa)
III. Para acesso às Atas de Registro de Preços, clicar no ícone a seguir. (acessar)
IV. Os acionistas referiram-se à mudança empreendida pela direção da empresa. (essa mudança)

Nas frases acima, substituindo-se a expressão em destaque pela indicada entre parênteses, o acento grave deverá ser eliminado em:
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911Q23615 | Telecomunicações, Técnico de Operação, CEMIG, FUMARC

Dentre os modems classe de voz abaixo, marque a alternativa correta:
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912Q132934 | Português, Pontuação, Analista de TI Júnior, CEMIG, FUMARC

Assinale a alternativa que apresenta INCORREÇÃO.

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913Q359287 | Enfermagem, Doenças, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A respeito da AIDS, de acordo com o manual de bolso sobre doenças infecciosas e para-sitárias do Ministério da Saúde, é CORRETO afirmar que:

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914Q159115 | Português, Adjunto Adverbial, Assistente Administrativo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Texto associado.

 

ESCOLA IDEAL PARA ALUNOS NÃO IDEAIS

Cláudio de Moura Castro

Na segunda metade do século XIX, dom Pedro II transformou a primeira escola pública secundária do Brasil em um modelo inspirado no colégio Louis Le Grand, reputado como o melhor da França. Mantiveram-se na sua réplica brasileira as exigências acadêmicas do modelo original. O próprio dom Pedro selecionava os professores, costumava assistir a aulas e arguir os alunos. Sendo assim, o colégio que, mais adiante, ganhou o seu nome constituiu-se em um primoroso modelo para a educação das elites brasileiras. Dele descendem algumas excelentes escolas privadas. Mais tarde do que seria desejável, o ensino brasileiro se expande, sobretudo no último meio século. Como é inevitável, passa a receber alunos de origem mais modesta e sem o ambiente educacional familiar que facilita o bom desempenho. Sendo mais tosca a matéria-prima que chega, em qualquer lugar do mundo não se podem esperar resultados equivalentes com o mesmo modelo elitista. Os países de Primeiro Mundo perceberam isso e criaram alternativas, sobretudo no ensino médio. A melhor escola é aquela que toma alunos reais - e não imaginários - e faz com que atinjam o máximo do seu potencial. Se os alunos chegam a determinado nível escolar com pouco preparo, o pior cenário é tentar ensinar o que não conseguirão aprender. O conhecimento empaca e a frustração dispara. Voltemos a 1917, às conferências de Whitehead em Harvard. Para ele, o que quer que seja ensinado, que o seja em profundidade. Segue daí que é preciso ensinar bem o que esteja ao alcance dos alunos, e não inundá- los com uma enxurrada de informações e conhecimentos. Ouvir falar de teorias não serve para nada. O que se aprende na escola tem de ser útil na vida real. Se mesmo os melhores alunos das nossas melhores escolas são entulhados com mais do que conseguem digerir, e os demais, os alunos médios? Como suas escolas mimetizam as escolas de elite, a situação é grotesca. Ensina-se demais e eles aprendem de menos. Pelos números da Prova Brasil, pouco mais de 10% dos jovens que terminam o nível médio têm o conhecimento esperado em matemática! A escola está descalibrada do aluno real. Aquela velha escola de elite deve permanecer, pois há quem possa se beneficiar dela. Mas, como fizeram os países educacionalmente maduros, respondendo a uma época de matrícula quase universal, é preciso criar escolas voltadas para o leque variado de alunos. Nessa nova escola, os currículos e ementas precisam ser ajustados aos alunos, pois o contrário é uma quimera nociva. Na prática, devem-se podar conteúdos, sem dó nem piedade. É preciso mostrar para que serve o que está sendo aprendido. Ainda mais importante, é preciso aplicar o que foi aprendido, pois só aprendemos quando aplicamos. A escola deve confrontar seus alunos com problemas intrigantes e inspiradores. E deve apoiá-los e desafiá-los para que os enfrentem. No entanto, sem encolher a quantidade de matérias, não há tempo para mergulhar em profundidade no que quer que seja. Atenção! Não se trata de uma escola aguada em que se exige menos e todos se esforçam menos. Sabemos que bons resultados estão associados a escolas que esperam muito de seus alunos, que acreditam neles. A diferença é que se vai exigir o que tem sentido na vida do estudante e está dentro do que realisticamente ele pode dominar. Precisamos redesenhar uma escola voltada para os nossos alunos, e não para miragens e sonhos. Quem fará essa escola? [...] Revista Veja, 05 fev. 2014 (adaptado).

 

A vírgula foi utilizada, nos trechos destacados, com a mesma função: indicar a inversão do adjunto adverbial, EXCETO em:

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915Q318091 | Administração Geral, Administração de Projetos, Administrador, CEASA MG, FUMARC

Assinale a alternativa INCORRETA.

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916Q537766 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

NÃO é uma etapa corretamente identificada do planejamento executivo de uma obra de engenharia civil:

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918Q11199 | Direito Administrativo, Assistente Técnico, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

A licitação pode ser conceituada como o “procedimento administrativo pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato.” (DI PIETRO). A Lei 8.666/1993 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública, prevê, dentre outros, como critério de desempate, que será assegurada preferência, sucessivamente, aos bens e serviços produzidos ou prestados por empresas
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919Q330250 | Segurança e Transporte, Sistema Nacional de Trânsito SNT, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, referente ao Capítulo VI – Da Educação para o Trânsito, podemos afirmar que as disposições abaixo transcritas estão exatamente de acordo com a Lei, EXCETO:

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920Q222248 | Direito Econômico, Orçamento, Procurador Municipal, Prefeitura de Nova Lima MG, FUMARC

Em relação ao orçamento, analise as afirmações abaixo.

I. O orçamento tem seu aspecto político, porque revela os desígnios sociais na destinação das verbas; econômico; porque manifesta a atualidade econômica; técnico, com o cálculo de receitas e despesas; e jurídico; pelo atendimento às normas constitucionais e legais.

II. O controle da execução orçamentária cabe ao Poder Judiciário, por meio de um dos seus órgãos, que é o Tribunal de Contas, ao qual cabe à fiscalização orçamentária não só sob o aspecto estritamente legal, mas segundo critérios de legitimidade e de economicidade.

III. O artigo 165 da Constituição dispõe que existirão três tipos de leis orçamentárias, todas de iniciativa do Poder Executivo, quais sejam: o plano plurianual, a lei de diretrizes orçamentárias e a de orçamento anual.

Marque a alternativa CORRETA.

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