Início

Questões de Concursos FUMARC

Resolva questões de FUMARC comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


922Q616810 | Informática, Aspecto Gerais, Técnico, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Analise as seguintes afirmativas sobre a Análise Essencial e escolha a opção CORRETA:

I. Em algumas situações, um depósito de dados pode enviar e receber dados de outro depósito de dados através de um fluxo de dados bidirecional.
II. No DFD, uma entidade externa não pode enviar dados diretamente para um depósito de dados.
III. Todos os fluxos de dados do Diagrama de Contexto devem estar no DFD, mas nem todos os fluxos de dados do DFD estão no Diagrama de Contexto.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

923Q57975 | Direito Constitucional, Delegado de Polícia Substituto, Polícia Civil MG, FUMARC, 2018

João, candidato ao cargo de Delegado de Polícia do Estado de Minas Gerais, inconformado com sua reprovação no certame, impetrou ação mandamental argumentando a existência de ilegalidade decorrente da formulação de questões com base em legislação não prevista no edital. Sobre o caso, NÃO é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

925Q109236 | Português, Interpretação de Textos, Analista de Desenvolvimento, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Imagem 005.jpg

Imagem 006.jpg

Sobre as relações entre os textos I e II, NÃO é possíve afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

926Q21718 | Conhecimentos Específicos, Ordem Social, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.
Para responder as questões de 74 a 76, tenha como base a Constituição Federal.
Dentre outras medidas, a Política Nacional do Meio Ambiente visará, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

927Q251639 | Enfermagem, Hipertensão, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

A Hipertensão Arterial é comprovadamente uma condição de risco para doenças cardiovasculares. Ampliar o conhecimento com relação é imprescindível para a abordagem junto à população na atenção preventiva e curativa. Analise as alternativas e marque a opção INCORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

928Q427011 | Direito Constitucional, Repartição de Competências, Gestor Governamental, SEPLAG MG, FUMARC

Com base na Constituição da República, assinale a matéria sujeita à competência legislativa concorrente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

929Q220188 | Criminologia, Perito Criminal, Polícia Civil MG, FUMARC

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

930Q259924 | Enfermagem, Técnico Judiciário, TJ MG, FUMARC

A Angina de Peito , enquanto doença coronariana crônica, pode estabelecer-se como estável e instável. Com relação à Angina Instável, marque a opção INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

931Q478054 | Farmácia, Farmacologia, Farmácia, Prefeitura de Betim MG, FUMARC

O empenho em suprimir a dor causada por procedimentos cirúrgicos através do uso de drogas remonta à Antigüidade, incluindo a administração oral de etanol e opiáceos. Os anestésicos, atualmente, são administrados por inalação ou por injeção intravenosa.
São anestésicos inalatórios, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

932Q244349 | Redação Oficial, Técnico Assistente da Polícia Civil Técnico em Radiologia, Polícia Civil MG, FUMARC

Sobre a Redação Oficial, NÃO é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

933Q360869 | Enfermagem, Imunização, Enfermeiro, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Sobre a vacina contra a febre amarela, é correto afirmar, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

934Q49834 | Português, Agente de Saneamento, COPASA, FUMARC, 2017

Texto associado.
Não "temos de"
Lia Luft


      Vivemos sob o império do "ter de". Portanto, vivemos num mundo de bastante mentira. Democracia? Meia mentira. Pois a desigualdade é enorme, não temos os mesmos direitos, temos quase uma ditadura da ilusão dos que ainda acreditam. Liberdade de escolha profissional? Temos de ter um trabalho bom, que dê prazer, que pague dignamente (a maioria quer salário de chefe no primeiro dia), que permita grandes realizações e muitos sonhos concretizados? "Teríamos". No máximo, temos de conseguir algo decente, que nos permita uma vida mais ou menos digna.
      Temos de ter uma vida sexual de novela? Não temos nem podemos. Primeiro, a maior parte é fantasia, pois a vida cotidiana requer, com o tempo, muito mais carinho e cuidados do que paixão selvagem. Além disso, somos uma geração altamente medicada, e atenção: muitos remédios botam a libido de castigo.

       Temos de ter diploma superior, depois mestrado, possivelmente doutorado e no Exterior? Não temos de... Pois muitas vezes um bom técnico ganha mais, e trabalha com mais gosto, do que um doutor com méritos e louvações. Temos de nos casar? Nem sempre: parece que o casamento à moda antiga, embora digam que está retornando, cumpre seu papel uma vez, depois com bastante facilidade vivemos juntos, às vezes até bem felizes, sem mais do que um contrato de união estável se temos juízo. E a questão de gênero está muito mais humanizada.
      Temos de ter filho: por favor, só tenham filhos os que de verdade querem filhos, crianças, adolescentes, jovens, adultos, e mesmo adultos barbados, para amar, cuidar, estimular, prover e ajudar a crescer, e depois deixar voar sem abandonar nem se lamentar. Mais mulheres começam a não querer ter filho – e não devem. Maternidade não pode mais ser obrigação do tempo em que, sem pílula, as mulheres muitas vezes pariam a cada dois anos, regularmente, e aos cinquenta, velhas e exaustas, tinham doze filhos. Bonito, sim. Sempre desejei muitos irmãos e um bando de filhos (consegui ter três), mas ter um que seja requer uma disposição emocional, afetiva, que não é sempre inata. Então, protejam-se as mulheres e os filhos não nascidos de uma relação que poderia ser mais complicada do que a maternidade já pode ser.
      Temos de ser chiques, e, como sempre escrevo, estar em todas as festas, restaurantes, resorts, teatros, exposições, conhecer os vinhos, curtir a vida? Não temos, pois isso exige tempo, dinheiro, gosto e disposição. Teríamos de ler bons livros, sim, observar o mundo, aprender com ele, ser boa gente também.
      Temos, sobretudo, de ser deixados em paz. Temos de ser amorosos, leais no amor e na amizade, honrados na vida e no trabalho, e, por mais simples que ele seja, sentir orgulho dele. Basta imaginar o que seriam a rua, a cidade, o mundo, sem garis, por exemplo. Sem técnicos em eletricidade, sem encanadores (também os chamam bombeiros), sem os próprios bombeiros, policiais, agricultores, motoristas, caminhoneiros, domésticas, enfermeiras e o resto. Empresários incluídos, pois, sem eles, cadê trabalho?
      Então, quem sabe a gente se protege um pouco dessa pressão do "temos de" e procura fazer da melhor forma possível o que é possível. Antes de tudo, um lembrete: cada um do seu jeito, neste mundo complicado e vida-dura, temos de tentar ser felizes. Isso não é inato: se tenta, se conquista, quando dá. Boa sorte!

Disponível em http://zh.clicrbs.com.br/rs/opiniao/colunistas/lya-luft/noticia/2017/06/nao-temos-de-9807278.html Acesso em 11 jul. 2017
A colocação do pronome oblíquo é facultativa em: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

935Q540081 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Ensaios de compactação são de extrema importância para avaliar a umidade ótima e a densidade máxima esperada em campo. Com relação a estes ensaios, NÃO está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

937Q537650 | Engenharia Civil, Engenheiro, Prefeitura de Contagem MG, FUMARC

Um dos processos utilizados para se estimar a população futura de uma determinada comunidade, para fins de abastecimento de água, é o processo aritmético. Sobre esse processo, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

938Q187207 | Direito Internacional, Organizações Internacionais, Advogado, BDMG, FUMARC

Texto associado.

Para responder as questões de 77 a 80 tenha como
base a doutrina.

Leia os dois textos abaixo:

TEXTO I

O BIRD (Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento - Banco Mundial) foi criado na Conferência de Bretton Woods, em 1944, tendo como principal objetivo a promoção do desenvolvimento mundial por meio da concessão de financiamentos e de projetos de cooperação.

TEXTO II

O BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) visa a contribuir para o desenvolvimento econômico e social das Américas. Ele disponibiliza aos setores público e privado dos Estados americanos, recursos financeiros, por meio de empréstimos, doações e garantias, e oferece assessoria e assistência técnica na formulação de políticas públicas e de projetos de cooperação. Também pode conceder crédito a entidades subnacionais, como Estados da federação, autarquias e organizações da sociedade civil, sempre com o aval do Estado soberano onde se localizam, e outros bancos e organismos regionais americanos de fomento de desenvolvimento.

Baseando-se nos textos I e II acima, marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

939Q529759 | Engenharia Civil, Mecânica dos Solos, Engenheiro de Segurança de Barragens Júnior, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018

Solos não saturados são muito comuns em geotecnia, geralmente sendo mais presentes que os solos saturados. Com relação a este tema, é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

940Q380767 | Biologia, Parasitologia, Biólogo, Prefeitura de Belo Horizonte MG, FUMARC

Para uma área urbana ser potencialmente favorável à transmissão de Leishmaniose visceral, devem estar presentes alguns elementos epidemiológicos importantes. Assinale a alternativa que NÃO tem relação com essa afirmativa:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.