Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1221Q7367 | Informática, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

No Excel 2000, são operadores de cálculo utilizados em fórmulas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1222Q16639 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Sendo D o número de divisores naturais de 252, e N o número de divisores naturais de 1296, então o valor de 2.D+ 3. N será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1223Q43268 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

O estado de Rondônia é uma das unidades da federação que possuem grande concentração de grupos indígenas. Existe, no estado a Terra Indígena Igarapé Lourdes, ocupada, principalmente, por dois povos indígenas. Assinale a alternativa que indica, respectivamente, a autodenominação e como é conhecido um dos povos indígenas que habitam a Terra Indígena Igarapé Lurdes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1224Q524055 | Auditoria, Fraude e Erro, Contador, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Um Auditor independente no curso de seu trabalho na Cia XWZ, verifica que, no decorrer do exercício sob análise, ocorreram prejuízos em função de atos voluntários de omissão e por atos relacionados à má interpretação de normas relativas à atividade da empresa auditada. Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade, tais atos são, respectivamente, caracterizados, como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1225Q161561 | Direito Processual Civil, Do Juiz, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

O Código de Processo Civil, em seu artigo 162, estabelece que os atos do juiz consistem em sentença, decisões interlocutórias e despachos. A respeito desse tema, é correto afirmar que o ato por meio do qual o juiz:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1227Q17523 | Português, Interpretação de Textos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Texto associado.
O nome da culpa

            No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência . recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificadas as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos. Em nota, eles afirmaram "a bem da verdade" que a empresa estava em situação regular , com o . "sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros . Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à "fatalidade".
            Portanto, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação, plano de prevenção vencido, inexistência de saída de emergência, artefatos pirotécnicos com fogos de artifício, uso de " revestimento acústico altamente inflamável, falta de fiscalização. Em suma, como disse o delegado logo após as primeiras investigações, "a boate Kiss não podia estar funcionando".
             A bem da verdade mesmo, o nome para a cu pa por esse e outros episódios trágicos não e fatalidade, mas impunidade, uma espécie de mãe de todos os vícios nacionais, não apenas da corrupção. Aqui se faz e aqui em geral não se paga.
            Pode-se alegar que incêndios em boates acontecem em toda parte - no Japão, na China, na Europa, na Argentina. De fato. Mas a diferença é que em Buenos Aires, por exemplo, tragédia semelhante ocorrida em 2004, com 194 mortos, levou o dono à prisão por anos e provocou mudanças drásticas no sistema de segurança das casas noturnas.
            Aqui, há 52 anos houve o incêndio do circo de Niterói, o maior da história. A comoção geral, a repercussão internacional, a mobilização das autoridades (o então presidente Jango visitou as . vítimas, o Papa enviou mensagem de solidariedade, houve jogo com Pelé e Garrincha), a indignação e o clamor popular foram parecidos com a reação de agora.
            Acreditava-se que a morte de mais de 500 pessoas iria pelo menos servir de lição, pois as autoridades prometeram logo "rigorosa apuração da culpa" e medidas enérgicas de segurança.
            Mais ou menos como naquela época, as inúmeras promessas de providências estão disputando espaço no noticiário com o relato de dor dos que ficaram.
             Governadores e prefeitos anunciam varreduras e em algumas cidades estabelecimentos ja foram interditados por falta de segurança.
            Por que só agora?
            De qualquer maneira, vamos esquecer que as providências já deveriam ter sido tomadas muito antes, pois mais do que legislação o que falta é aplicação da lei e fiscalização, e vamos torcer para que dessa vez a tragédia sirva realmente de lição.

Zuenir Ventura. O Globo. 30/01/2013.
Qual das opções poderia substituir a palavra destacada em: "PORTANTO, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação [ ...] " (parágrafo 3) mantendo a mesma relação semântica?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1228Q17537 | Química, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Em 1985, químicos da Rice University (Texas, EUA) e da Sussex University (Brighton, Reino Unido), vaporizaram grafita e obtiveram uma molécula curiosa, com 60 atomos, dispostos em vinte hexágonos e doze pentágonos, como os gomos de uma bola de futebol. Em português recebeu o nome de fulereno e, juntamente com a grafita e o diamante, são formas alotrópicas do:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1229Q385414 | Biologia, Recursos Hídricos, Biólogo, CAGECE CE, FUNCAB

Analise as afirmativas abaixo sobre os sistemas para tratamento dos esgotos. I. As ETEs são câmaras fechadas com a finalidade de deter os despejos domésticos por um período de tempo estabelecido, de modo a permitir a decantação dos sólidos e retenção do material graxo contido nos esgotos, transformando-os bioquimicamente em substâncias e compostos mais simples e estáveis. II. Os lodos ativados consistem de agregados floculentos de micro-organismos, materiais orgânicos e inorgânicos. Nesse sistema, os micro-organismos se relacionam por uma cadeia de alimentação: bactérias e fungos decompõem o material orgânico complexo e por essa atividade se multiplicam, servindo de alimento aos protozoários os quais, por sua vez, são consumidos pelos metazoários que também podem se alimentar diretamente de bactérias, fungos e mesmo de fragmentos maiores dos flocos de lodos ativados. III. Nos tanques sépticos, o esgoto passa por um gradeamento e caixa de areia, onde se dá o tratamento preliminar, retendo os sólidos grosseiros e a remoção do lodo. Em seguida, terá início o tratamento primário no tanque de sedimentação, ocorrendo a decantação e a digestão do lodo. Finalmente, o efluente passa pelo filtro biológico onde ocorre o tratamento secundário, após o que o efluente é lançado num corpo receptor. Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1230Q543125 | Probabilidade e Estatística, Amostragem, Auditor Fiscal de Tributo Municipais, Prefeitura de Machadinho D Oeste RO, FUNCAB

Atécnica de amostragem estatística em que se divide a população em subpopulações distintas que tenham características similares, visando, por exemplo, a diminuir o tamanho da amostra é chamada de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1231Q45981 | Arquivologia, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

Entre as rotinas que envolvem o arquivamento de um documento na fase corrente, assinale a que tem como procedimento a leitura do último despacho, verificando se o documento destina-se ao arquivamento ou se deverá obedecer a uma outra rotina de trâmite.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1232Q12506 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Auditor de Tributos Fiscais, Prefeitura de Vassouras RJ, FUNCAB

O conflito na Síria já se arrasta por um longo período sem que as Nações Unidas consigam apontar para um caminho seguro. Além do impasse internacional, o conflito continua causando sofrimento humano e destruição imensuráveis. Entre as alternativas a seguir, a principal consequência do conflito na Síria é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1233Q18157 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Texto associado.
Apenas um tiroteio na madrugada

São 2:30 da madrugada e eu deveria estar dormindo, mas acordei com uma rajada de metralhadora na escuridão. É mais um tiroteio na favela ao lado.

Além dos tiros de metralhadora, outros tiros se seguem, mais finos, igualmente penetrantes, continuando a fuzilaria. Diria que armas de diversos calibres estão medindo seu poder de fogo a uns quinhentos metros da minha casa.

No entanto, estou na cama, tecnicamente dormindo. Talvez esteja sonhando, talvez esteja ouvindo o tiroteio de algum filme policial. Tento em princípio descartar a ideia de que há uma cena de guerrilha ao lado. Aliás, é fim de ano, e quem sabe não estão soltando foguetes por aí em alguma festa de rico?

Não. É tiroteio mesmo. Não posso nem pensar que são bombas de São João, como fiz de outras vezes, procurando ajeitar o corpo insone no travesseiro.

Estou tentando ignorar, mas não há como: é mais um tiroteio na favela ao lado. [...]

O tiroteio continua e estamos fingindo que nada acontece.

Sinto-me mal com isso. Me envergonho com o fato de que nos acostumamos covardemente a tudo. Me escandalizo que esse tiroteio não mais me escandalize. Me escandaliza que minha mulher durma e nem ouça que há uma guerra ao lado, exatamente como ela já se escandalizou quando em outras noites ouvia a mesma fuzilaria e eu dormia escandalosamente e ela ficava desamparada com seus ouvidos em meio à guerra.

Sei que vai amanhecer daqui a pouco. E vai se repetir uma cena ilustrativa de nossa espantosa capacidade de negar a realidade, ou de diminuir seu efeito sobre nós por não termos como administrá-la. Vou passar pela portaria do meu edifício e indagar ao porteiro e aos homens da garagem se também ouviram o tiroteio. Um ou outro dirá que sim. Mas falará disso como de algo que acontecesse inexplicavelmente no meio da noite.

No elevador, um outro morador talvez comente a fuzilaria com o mesmo ar de rotina com que se comenta um Fia - Flu. E vamos todos trabalhar. As crianças para as escolas. As donas de casa aos mercados. Os executivos nos seus carros.

Enquanto isso, as metralhadoras e as armas de todos os calibres se lubrificam. Há um ou outro disparo durante o dia. Mas é à noite que se manifestam mais escancaradamente. Ouvirei de novo a fuzilaria. Rotineiramente. É de madrugada e na favela ao lado recomeça o tiroteio. Não é nada.

Ouvirei os ecos dos tiros sem saber se é sonho ou realidade e acabarei por dormir. Não é nada. É apenas mais um tiroteio de madrugada numa favela ao lado.

Affonso Romano de Sant"Anna. Porta de colégio. São Paulo. Ática, 1995, p. 69-71.
Em: “ENQUANTO isso, as metralhadoras e as armas de todos os calibres se lubrificam.”, a palavra destacada expressa ideia de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1234Q49142 | Raciocínio Lógico, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Assinale a alternativa que contém a sentença logicamente equivalente a “Carlos não é alto ou Rodrigo é forte".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1235Q630030 | Informática, MYSQL, Analista, MPE RO, FUNCAB

Na criação de uma tabela em um banco de dados MySQL, o parâmetro UNIQUE do comando CREATE INDEX:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1236Q172309 | Direito Processual Penal, Renúncia, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

No que se refere aos aspectos processuais da ação penal,marque a assertiva INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1237Q16945 | Legislação Federal, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, FUNCAB

Acerca das regras previstas na Lei n° 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1238Q46394 | Português, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

Texto associado.
                                           Uma velhinha 

     Quem me dera um pouco de poesia, esta manhã, de simplicidade, ao menos para descrever a velhinha do Westfália! É uma velhinha dos seus setenta anos, que chega todos os dias ao Westfália (dez e meia, onze horas), e tudo daquele momento em diante começa a girar em torno dela. Tudo é para ela. Quem nunca antes a viu, chama o garçom e pergunta quem ela é. Saberá, então, que se trata de uma velhinha “de muito valor", professora de inglês, francês e alemão, mas “uma grande criadora de casos". 

      Não é preciso perguntar de que espécie de casos, porque, um minuto depois, já a velhinha abre sua mala de James Bond, de onde retira, para começar, um copo de prata, em seguida, um guardanapo, com o qual começa a limpar o copo de prata, meticulosamente, por dentro e por fora. Volta à mala e sai lá de dentro com uma faca, um garfo e uma colher, também de prata. Por último o prato, a única peça que não é de prata. Enquanto asseia as “armas" com que vai comer, chama o garçom e manda que leve os talheres e a louça da casa. Um gesto soberbo de repulsa. 

      O garçom (brasileiro) tenta dizer alguma coisa amável, mas ela repele, por considerar (tinha razão) a pronúncia defeituosa. E diz, em francês, que é uma pena aquele homem tentar dizer todo dia a mesma coisa e nunca acertar. Olha-nos e sorri, absolutamente certa de que seu espetáculo está agradando. Pede um filet e recomenda que seja mais bem do que malpassado. Recomenda pressa, enquanto bebe dois copos de água mineral. Vem o filet e ela, num resmungo, manda voltar, porque está cru. Vai o filet, volta o filet e ela o devolve mais uma vez alegando que está assado demais. Vem um novo filet e ela resolve aceitar, mas, antes, faz com os ombros um protesto de resignação. 

      Pela descrição, vocês irão supor que essa velhinha é insuportável. Uma chata. Mas não. É um encanto. Podia ser avó da Grace Kelly. Uma mulher que luta o tempo inteiro pelos seus gostos. Não negocia sua comodidade, seu conforto. Não confia nas louças e nos talheres daquele restaurante de aparência limpíssima. Paciência, traz de sua casa, lavados por ela, a louça, os talheres e o copo de prata. Um dia o garçom lhe dirá um palavrão? Não acredito. A velhinha tão bela e frágil por fora, magrinha como ela é, se a gente abrir, vai ver tem um homem dentro. Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede “isso" de sua magnífica solidão. 

(MARIA, Antônio. “Com Vocês, Antônio Maria". Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1964, p. 262.) 
“Um homem solitário, que sabe o que quer e não cede "isso" de sua magnífica solidão." (§ 4) 

Sobre o emprego do pronome demonstrativo “isso" no período acima, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1239Q17240 | Direito Sanitário, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

De acordo com o Decreto nº 7.508/2011, o cronograma para a instituição das Regiões de Saúde deve ser pactuado nos(as):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1240Q35161 | Biblioteconomia, Bibliotecário, IFAM, FUNCAB

A Classificação Decimal de Dewey (CDD) que divide o conhecimento humano em dez classes é o sistema de classificação mais utilizado em todo mundo. Relacione as notações apresentadas na coluna I com as classes descritas na coluna II.

Coluna I
1. 090
2. 330
3. 981
4. 869

Coluna II
( ) história do Brasil
( ) economia
( ) literatura portuguesa
( ) livros raros

A sequência correta é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.