Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1241Q32353 | Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

A retribuição pecuniária fixada em lei pelo exercício de cargo público denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1242Q30845 | Arquitetura, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

De acordo com a Resolução n° 1.025/2009, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), quando houver a subcontratação de uma pessoa jurídica para realizar parte de um serviço sob a supervisão de profissional da pessoa jurídica originalmente contratada para realizar a totalidade do serviço:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1243Q242385 | Matemática, Divisibilidade, Técnico Administrativo, SEAD PB, FUNCAB

Sendo x e y dois números naturais e positivos demodo que o m.m.c (x;y) = 216 e o m.d.c (x;y) = 6, o valor de x, se y for igual a 54, será:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1244Q17384 | Português, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Texto associado.
Esquadrão de quatro patas

      Dia do show de Madonna. Ruas fechadas, policiamento ostensivo, pessoas revistadas, gente para todo lado. Mas foi no palco, antes de a cantora dar boa-noite aos cariocas, que uma cena chamou atenção. Enquanto os ávidos fãs da diva do pop chegavam ao Parque dos Atletas, na Barra, o soldado Boss, da PM do Rio, comandava seus amigos Scot e Brita numa varredura completa em busca de qualquer objeto suspeito no perímetro onde a estrela americana iria se apresentar. Caixas, camarim, backstage, tudo foi vasculhado. Nada encontrado. Sinal verde para começar o espetáculo.
      Boss é um labrador de 6 anos. Ele e seus colegas rottweilers, pastores e malinois vêm atingindo números excepcionais no que diz respeito ao combate ao crime. Na quarta passada foram divulgados índices atualizados, já incluindo a primeira semana de dezembro - constata-se, por exemplo, que a quantidade de drogas apreendidas graças ao faro dos cachorros é vinte vezes maior em relação a 2010. O desempenho da equipe incomoda de tal maneira os líderes do tráfico que, há algumas semanas, a ordem partida do comando do crime era atirar diretamente nos cachorros. “Foi um momento de tensão”, revela o tenente-coronel Marcelo Nogueira, do Batalhão de Ação com Cães (BAC). Bem que tentaram, mas nenhum foi atingido. Os 69 animais do BAC continuam de pé, em quatro patas.
      Meliantes se desesperam, autoridades se regozijam. “Os cães são uma ótima alternativa no combate ao crime, têm uma atuação fantástica”, elogia o secretário de Segurança Pública, José Mariano Beltrame. Desde o início da instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), em 2008, a tropa canina sempre esteve envolvida. E também se destaca em qualquer grande evento que o Rio receba, além de acompanhar as principais personalidades que desembarcam na cidade. Em 2011, foram os cachorros policiais que vasculharam o carro de Barack Obama e toda a frota presidencial americana.
      Seu quartel-general, o BAC, fica em Olaria, na Zona Norte do Rio. Os animais trabalham seis horas por dia, fazem duas refeições - 250 gramas de ração por vez - , dormem à tarde e só entram na piscina quando não há mais operações previstas. Desde muito cedo é possível identificar os filhotes mais corajosos, ágeis e que gostam de buscar objetos. Para a turma boa de olfato e que caça bem, os policiais atrelam ao seu brinquedo favorito como uma bolinha, o cheiro de uma droga ou de pólvora. Assim, toda vez que o bicho sobe uma favela, para ele é nada mais, nada menos que uma possibilidade de “divertimento”. Por sua vez, o grupo destinado a intervenções (que ataca sob ordens dadas em português, inglês e alemão) passa por um treinamento físico mais rígido e por variadas simulações de busca por reféns, procura de bandidos e invasões a locais de difícil acesso. A carreira é curta: se com 1 ano e 8 meses o animal está formado, com 8 anos é aposentado e encaminhado para adoção.
      Os primeiros cães policiais chegaram ao Rio em 1955, vinte no total, vindos de um criadouro em São Paulo. Hoje pode-se dizer que a maior parte da tropa é nascida no canil de Olaria. As raças se alternam ao longo do tempo. Se no começo era o pastor-alemão que combatia os ladrões do mundo inteiro, nas décadas seguintes o dobermann e o rottweiler ganharam fama de maus na caça aos criminosos. De dez anos para cá, destacam-se o pastor-holandês e os temidos malinois, estes com participação fundamental na ação contra o terrorista Bin Laden. Por aqui, logo após o episódio do ônibus 174, em 2000, o treinamento intensivo com cães para resgate de reféns foi reforçado. “Se acontecesse hoje, o seqüestrador teria sido imobilizado por um cão e nenhum inocente sairia ferido”, ressalta o tenente-coronel Nogueira.
      Até a Copa de 2014 está prevista a aquisição de oitenta cães europeus já treinados, o que vai permitir que cada soldado tenha seu próprio cachorro (atualmente existe um revezamento). Com vistas à Olimpíada de 2016, serão intensificados os intercâmbios com a polícia de Espanha, Suíça e França - aliás, uma força parisiense esteve aqui na semana passada para mais uma etapa de aprimoramento dos trabalhos com animais. “Em três anos, teremos uma das melhores companhias do mundo”, aposta o major Victor Valle, do BAC. Ali, existe uma máxima: o melhor amigo do homem está se tornando o inimigo número 1 do crime.

(Renan França, in Revista Veja Rio, 19/12/2012)
Em: “MELIANTES se desesperam, autoridades se regozijam.” , qual o sinônimo da palavra em destaque?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1245Q466436 | Direito Tributário, Contribuições de melhoria, Auditor Fiscal, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Tributo cuja instituição visa fazer face ao custo de obras públicas de que decorra valorização imobiliária, tendo como limite individual o acréscimo de valor que da obra resultar para cada imóvel beneficiado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1246Q132914 | Administração Pública, Administração indiretadescentralização, Analista de Trânsito, DETRAN PE, FUNCAB

Sobre as agências reguladoras, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1247Q651582 | Códigos de Ética, Código de Ética de Enfermagem, Técnico Administrativo Operacional, CAGECE CE, FUNCAB

Conforme o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem, no seu Capítulo I – Das Relações Profissionais – considera-se Direito dos profissionais de enfermagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1248Q5715 | Direito Administrativo, Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

A utilização dos meios coativos por parte da Administração, no exercício do poder de polícia, é uma necessidade imposta em nome da defesa dos interesses públicos, a qual encontra, porém, como em qualquer outro setor de atuação da Administração, um limite máximo ao seu exercício, qual seja:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1249Q121180 | Informática , MySQL, Analista de Tecnologia da Informação Banco de Dados, PRODAM AM, FUNCAB

No MySQL, o cache de consultas armazena o texto de um comando SELECT junto com o resultado correspondente que foi enviado para o cliente. Se um comando idêntico for recebido posteriormente, o servidor obtém os resultados do cache de consultas ao invés de analisar e executar a operação novamente. Diversas variáveis do sistema são usadas para controlar a configuração e o uso de memória do cache de consultas.

Qual das alternativas a seguir corresponde a uma das variáveis do sistema usadas para controlar o uso do cache de consultas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1250Q483683 | Geografia, Cartografia, Analista, MPE RO, FUNCAB

As leis de Brisson constituem um conjunto de regras que a morfologia do terreno respeita. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, uma destas regras.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1251Q45979 | História e Geografia de Estados e Municípios, Agente de Atividades Administrativas, IPEM RO, FUNCAB

A construção da usina hidrelétrica de Santo Antônio no rio Madeira, além de ser um marco do investimento de infraestrutura no estado de Rondônia, é também alvo de intensos debates sobre os impactos ambientais. O ciclo reprodutivo dos peixes é um desses temas que suscitaram medidas para tentar compensar o impacto ambiental provocado pela construção da referida hidrelétrica.A principal medida adotada visando a diminuir o impacto nas piracemas após o desvio do rio e que começou a ser avaliada em 2012, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1253Q42712 | Direito Administrativo, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

A respeito das agências reguladoras, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1254Q473062 | Educação Física, Professor, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

Uma boneca permite à criança várias formas de brincadeira, desde a manipulação até a realização de brincadeiras como “mamãe e filhinha”. Ao contrário, jogos como o xadrez, exigem, de modo explícito e implícito, o desempenho de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1255Q30463 | Português, Interpretação de Textos, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

Texto associado.
AMOR MENINO

      Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.

Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60


AMOR DE LONGO ALCANCE

     Durante anos, separados pelo destino, amaram-se a distância. Sem que um soubesse o paradeiro do outro, procuravam-se através dos continentes, cruzavam pontes e oceanos, vasculhavam vielas, indagavam. Bússola da longa busca, levavam a lembrança de um rosto sempre mutante, em que o desejo, incessantemente, redesenhava os traços apagados do tempo.

     Já quase nada havia em comum entre aqueles rostos e a realidade, quando, enfim, numa praça se encontraram. Juntos, podiam agora viver a vida com que sempre haviam sonhado.

     Porém cedo descobriram que a força do seu passado amor era insuperável. Depois de tantos anos de afastamento, não podiam viver senão separados, apaixonadamente desejando-se. E, entre risos e lágrimas, despediram-se, indo morar em cidades distantes.

COLASSANTI, Marina. Contos de amor rasgados. São Paulo,Círculo do Livro, 1986.p.16.)
Sobre os tempos verbais de ambos os textos, verifica-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1256Q160773 | Direito Administrativo, Requisitos do ato administrativo competência, Auditor, SEFAZ BA, FUNCAB

Marque a alternativa correta, em relação à competência administrativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1257Q43275 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Segundo o Dicionário Geológico - Geomorfológico, bacia hidrográfica possui a seguinte definição: “conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes". A noção de bacia hidrográfica obriga naturalmente a existência de cabeceiras ou nascentes, divisores d"água, cursos d"água principais, afluentes, subafluentes, etc.

(GUERRA, Antônio Teixeira - Dicionário Geológico - Geomorfológico - 8 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993, p. 48 -
Adaptado)

O estado de Rondônia, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental, é dividido em sete bacias hidrográficas. Entre as bacias a seguir, a que possui a maior extensão territorial é a do rio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1258Q16925 | Direito Processual Penal, Cadete da Polícia Militar, Polícia Militar GO, FUNCAB

Sobre as regras que tratam dos Juizados Especiais Criminais, previstas na Lei n° 9.099/95, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1259Q17231 | Princípios Normas e Atribuições Institucionais, Médico Psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

No caso de um policial militar se encontrar em situação de flagrante delito, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1260Q116310 | Engenharia de Software , Métricas de Software, Analista de Sistemas, SEJUS RO, FUNCAB

É um exemplo de métrica de controle de software:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.