Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q43272 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

O setor agropecuário possui grande importância na economia de Rondônia. Inseridos nesse setor, encontram-se a extração vegetal e a silvicultura, características de grande parte da Região Norte do Brasil. Entre os produtos listados a seguir, o que gerou o maior valor da produção em Rondônia, no ano de 2012, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1322Q17422 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Quanto à Emenda Constitucional n° 45/2004, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1323Q17428 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

A Convenção Americana de Direitos Humanos (Pacto de San José de Costa Rica) preceitua que a Corte Interamericana de Direitos Humanos tem como competência e funções:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1324Q14665 | Português, Advogado, EMDAGRO SE, FUNCAB

Texto associado.
Existem pessoas frágeis, mas sexo frágil, esqueça. As mulheres nunca estiveram tão fortes, decididas, abusadas até. O que é saudável: quem não busca corajosamente sua independência acaba sobrando e vivendo de queixas. Uma sociedade de homens e mulheres que prezam sua liberdade e atingem seus objetivos é um lugar mais saudável para se viver. Realização provoca alegria

O que não impede que prestemos atenção no que essa metamorfose pode ter de prejudicial. As mulheres se masculinizaram, é fato. Não por fora, mas por dentro. As qualidades que lhes são atribuídas hoje, e as decorrentes conquistas dessa nova maneira de estar no mundo, eram atributos considerados apenas dos homens. Agora ninguém mais tem monopólio de atributo algum: nem eles de seu perfil batalhador, nem nós da nossa afetividade. Geração bivolt. Homens e mulheres funcionando em dupla voltagem, com todos os atributos em comum. Mas seguimos, sim, precisando uns dos outros -como nunca.

Não são poucas as mulheres potentes que parecem conseguir tocar o barco sozinhas, sem alguém que as ajude com os remos. Mas é só impressão. Talvez não precisemos de quem reme conosco, mas há em todas nós uma necessidade ancestral de confirmar a fêmea que invariavelmente somos. E isso se dá através damaternidade, do amor e do sexo. Se não for possível ter tudo (ou não quiser), ao menos alguma dessas práticas é preciso exercer na vida íntima, caso contrário, viraremos uns tratores. Muito competentes, mas com a identidade incompleta.

Nossa virilização é interessante em muitos pontos, mas se tornará brutal se chegarmos ao exagero de declarar guerra aos nossos instintos. O.k., sermãe não é obrigatório, ter umgrande amor é sorte, e muitas fazem sexo apenas para disfarçar o desespero da solidão, mas seja qual for o contexto em que nos encontramos, é importante seguir buscando algo que nos conecte como que nos restou de terno, aquela doçura que cada mulher sabe que ainda traz em si e que deve preservar, porque não se trata de uma fragilidade paralisante, e sim de uma característica intrínseca ao gênero, a parte de nós que se reconhece vulnerável e que não precisa se envergonhar disso. Se é igualdade que a gente quer, extra, extra: homens tambémsão vulneráveis.

""Cuida bem de mim”, dizia o refrão de uma antiga música do Dalto, e que Nando Reis regravou recentemente. Cafona? Ora, se a gente não se desfizer da nossa prepotência e não se permitir um tantinho de insegurança e delicadeza, a construção desta “nova mulher” terá se desviado para uma “caricatura. A intenção não era a gente se transformar no estereótipo de umhomem, era?

(MEDEIROS, O Globo Martha.: 04/04/2012) 
Releia-se a seguinte passagem do texto a ser reescrita:

""[...] mas seja qual for o contexto em que nos encontramos, é importante seguir buscando algo que nos conecte como que nos restou de terno, aquela doçura que cada mulher sabe que ainda traz em si e que deve preservar, porque não se trata de uma fragilidade paralisante, e sim de uma característica intrínseca ao gênero, a parte de nós que se reconhece vulnerável e que não precisa se envergonhar disso.” (§ 4) “ 

A mudança inaceitável por ferir norma da língua padrão ou alterar o sentido do enunciado está destacada em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1325Q26712 | Informática, Técnico de Administração, CODATA, FUNCAB

No funcionamento padrão do Microsoft Office Excel 2007, um clique no botão direito do mouse sobre uma célula selecionada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1326Q50526 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, MPE RO, FUNCAB

Assinale a alternativa que apresenta a composição da dívida flutuante de forma mais completa e correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1327Q553868 | Informática, Técnico, MPE RO, FUNCAB

Para criar uma senha forte no seu aplicativo de correio eletrônico, algumas recomendações devem ser adotadas na composição da senha, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1328Q41619 | Direito Civil, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RO, FUNCAB

Acerca da tutela, é correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1329Q7572 | Administração Pública, Agente Administrativo, SUDECO, FUNCAB

Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para o cargo de provimento efetivo ficará sujeito ao estágio probatório por quantos meses?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1330Q239002 | História e Geografia de Estados e Municípios, Acre, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar AC, FUNCAB

Um dos traços naturais mais significativos do espaço amazônico é referente ao clima. Sobre o clima do estado do Acre, é correto afirmar que possui a seguinte característica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1331Q8368 | Medicina, Neurocirurgia, Médico Radioterapia, SESAU RO, FUNCAB

O marcador bioquímico com maior acurácia, considerando questões de custo e benefício, para screnning de doença tireoidiana em pacientes assintomáticos, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1332Q7364 | Informática, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em relação à formatação de células no Excel 2000, no tocante ao alinhamento, aquela que contém as formas disponíveis de alinhamento de texto horizontal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1333Q20177 | Direito Sanitário, Técnico de Suporte, ANS, FUNCAB

O programa de Envelhecimento Ativo ao longo do curso de vida pode ser desenhado, segundo a cartilha da ANS, para todos os beneficiários das operadoras nas seguintes faixas etárias:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1335Q49132 | Português, Administrador de Dados, MDA, FUNCAB

Texto associado.
      No primeiro dia, foi o gesto genial. Era um domingo. Ao se curvar no campo do estádio espanhol, descascar a banana, comê-la de uma abocanhada e cobrar o escanteio, Daniel Alves assombrou o mundo. Não só o mundo do futebol, esse que chama juiz de “veado” e negro de “macaco”. O baiano Daniel, mestiço de pele escura e olhos claros, assombrou o mundo inteiro extracampo. Vimos e revimos a cena várias vezes. “Foi natural e intuitivo”, disse Daniel, o lateral direito responsável pelo início da virada do Barcelona no jogo contra o Vilarreal. Por isso mesmo, por um gesto mudo, simples, rápido e aparentemente sem raiva,Daniel foi pop, simbólico, político e eficaz.
      Só que, hoje, ninguém, nem Daniel Alves, consegue ser original por mais de 15 segundos. Andy Warhol previa, na década de 1960, que no futuro todos seríamos famosos por 15 minutos. Pois o futuro chegou e banalizou os atos geniais, transformando tudo numa lata de sopa de tomate Campbell’s. A banana do Daniel primeiro reapareceu na mão de Neymar, também vítima de episódios de racismo em estádios. Neymar escreveu na rede em defesa do colega e dele próprio: “Tomaaaaa bando de racistas, #somostodosmacacos e daí?” Uma reação legítima, mas sem a maturidade do Daniel. Natural. Há quase dez anos de estrada de vida entre um e outro.
      Imediatamente a banana passou a ser triturada por milhares de “selfies”. O casal Luciano Huck-Angélica lançou uma camiseta #somostodosmacacos. Branco, o casal que jamais correu o risco de ser chamado de macaco apropriou-se do gesto genial, por isso foi bombardeado por ovos e tomates na rede, chamado de oportunista. A presidente Dilma Rousseff, em seu perfil no Twitter, também pegou carona no gesto de Daniel “contra o racismo” e chamou de “ousada” a atitude dele. Depois de ler muitas manifestações, acho que #somostodosbobos, a não ser, claro, quem sente na pele o peso do preconceito.
     “Estou há onze anos na Espanha, e há onze é igual... Tem de rir desses atrasados”, disse Daniel ao sair do gramado no domingo. Depois precisou explicar que não quis generalizar. “Não quis dizer que a Espanha seja racista. Mas sim que há racismo na Espanha, porque sofro isso em campos (de futebol) diferentes. Não foi um caso isolado. Não sou vítima, nem estou abatido. Isso só me fortalece, e continuarei denunciando atitudes racistas”.
      Tudo que se seguiu àquele centésimo de segundo em que Daniel pegou a fruta e a comeu, com a mesma naturalidade do espanhol Rafael Nadal em intervalo técnico de torneios mundiais de tênis, como se fizesse parte do script, tudo o que se seguiu àquele gesto é banal. Os “selfies”, a camiseta do casal 1.000, o tuíte de Dilma, as explicações de Daniel após o jogo, esta coluna. Até a nota oficial do Vilarreal, dizendo que identificou o torcedor racista e o baniu do estádio El Madrigal “para o resto da vida”. Daniel continuou a evitar as cascas de banana. Disse que o ideal, para conscientizar sobre o racismo, seria fazer o torcedor “pagar o mal como bem”. 
 
......................................................................
AQUINO, Ruth de. Rev. Época : 05 maio 2014.
No enunciado seguinte, observa-se a repetição dos antropônimos “Daniel” e “Neymar”:

“ A banana do Daniel primeiro reapareceu na mão de Neymar, também vítima de episódios de racismo em estádios. Neymar escreveu na rede em defesa do colega e dele próprio ‘[...] #somostodosmacacos e daí?’ Uma reação legítima, mas sem a maturidade do Daniel.” (§ 2)

Para evitá-la, pode-se fazer remissão à primeira ocorrência de cada um desses nomes, empregando (com os ajustes porventura necessários):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1336Q17394 | Matemática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar SE, FUNCAB

Polícia autua 16 condutores durante blitz da Lei Seca

No dia 27 de novembro, uma equipe da Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) da Polícia Militar do Estado de Sergipe realizou blitz da Lei Seca na Avenida Beira Mar. Durante a ação, a polícia autuou 16 condutores.

Segundo o capitão Fábio Machado, comandante da CPTran, 12 pessoas foram notificadas por infrações diversas e quatro por desobediência à Lei Seca [...].

O quarteto detido foi multado em R$ 1.910,54 cada e teve a Carteira Nacional de Trânsito (CNH) suspensa porum ano.

(Fonte: PM/SE 28/11/13, modificada).

Investindo um capital inicial no valor total das quatros multas durante um período de dez meses, com juros de 5% ao mês, no sistema de juros simples, o total de juros obtidos será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1337Q30465 | Direito Administrativo, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

A propositura de ação popular que objetive a anulação de ato lesivo ao patrimônio público exemplifica, quanto à Administração Pública e a seus atos, circunstância de controle:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1338Q215811 | Medicina Legal, Médico Legista, Polícia Civil ES, FUNCAB

A estimativa da idade de uma lesão é de grande importância médico-legal para avaliar o seu nexo causal e temporal. Assinale a lesão por ação contundente cuja cronologia NÃO pode ser determinada pelo exame direto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1339Q814092 | Legislação Federal, Lei 9610 1998, Bibliotecário, Prefeitura de Valença RJ, FUNCAB

De acordo com a Lei de Direitos Autorais nº 9.610/98, no que diz respeito à edição, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1340Q43277 | História e Geografia de Estados e Municípios, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em Rondônia, existe grande quantidade de unidades de conservação, que foram criadas e são controladas por diferentes instâncias governamentais. Entre as unidades de conservação a seguir, assinale a que foi criada e é controlada pelo governo do estado de Rondônia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.