Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q31576 | Informática, Hardware, Assistente Administrativo, CRF RO, FUNCAB

Considere os periféricos a seguir.

I. Impressora
II. Monitor
III. Teclado
IV. Mouse
V. Caixa de som

Das alternativas, quais são periféricos de SAÍDA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q42763 | Física, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar AC, FUNCAB

A dimensão da potência em função das grandezas fundamentais, massa (), comprimento () e tempo (T) está melhor expressa no item:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q479900 | Farmácia, Farmacologia, Farmacêutico, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Novos agentes antimicrobianos são desenvolvidos anualmente, enquanto outros deixam de ser utilizados devido ao surgimento da resistência microbiana. Os agentes quimioterapêuticos antimicrobianos mais eficientes utilizados atualmente são as drogas antibacterianas. São diferentes os mecanismos pelos quais estes fármacos podem atuar, entre eles pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q7358 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, História e Geografia de Estados e Municípios, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

As florestas de Rondônia são ricas em espécies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsável pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamoré, Guaporé, Machado e seus afluentes foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q223793 | Direito Processual Civil, Processo de execução, Procurador, DER RO, FUNCAB

Acerca da teoria geral da execução, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q327652 | Pedagogia, Pedagogo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

O Projeto Político Pedagógico é um meio eficaz para a superação da ação fragmentada tanto na educação quanto na escola, motivando e reanimando o ânimo de toda a comunidade escolar, na qual cada um tenha o sentido da pertença, sentindo-se corresponsáveis pelo crescimento e pela melhoria do ensino.Oprojeto deve ser construído tendo por base tarefas simples, passíveis de ser executadas no dia a dia da escola. Mas ele não dispensa o planejamento cuidadoso, a imaginação criadora e o:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q2539 | Noções de Saúde, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

O interesse em acompanhar a ocorrência de doenças em comunidades com o objetivo de prevenir sua disseminação existe desde épocas remotas. Reflete a complexidade das mudanças no comportamento das doenças, da interação do homem com o meio ambiente e da mobilidade de populações humanas. Passou por modificações de conceitos e de estratégias de ação, sem perder de vista o objetivo principal: coletar dados para o desencadeamento de ações de prevenção e controle. Estamos falando de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q43262 | Informática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Em relação ao ambiente Windows, é correto afirmar que o Windows Explorer é um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q242482 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Educação, Técnico Administrativo, SEAD PB, FUNCAB

Nos últimos anos, o número de estudantes em instituições de Ensino Superior cresceu sistematicamente no Brasil. Alguns fatores ajudam a compreender esse resultado numericamente positivo, tais como melhoria das condições de vida, as novas necessidades do mercado de trabalho, além da criação de programas institucionais de incentivo aos estudantes. O programa que incentiva diretamente o ingresso de estudantes no Ensino Superior por meio da concessão de bolsas de estudo, parciais ou integrais, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q192152 | Português, Sujeito e Predicado, Agente Administrativo, Polícia Rodoviária Federal PRF, FUNCAB

Texto associado.

Texto 1
                                                        A era do automóvel

        E, subitamente, é a era do Automóvel, O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mágicas e na natureza, aspérrima educadora, tudo transformou com aparências novas e novas aspirações.[...]
        [...] Ruas arrasaram-se, avenidas surgiram, os impostos aduaneiros caíram, e triunfal e desabrido o automóvel entrou,arrastando desvaíradamente uma catadupa de automóveis, Agora, nós vivemos positivamente nos momentos do automóvel, em que o chauffeur é rei, é soberano, é tirano.
        Vivemos inteiramente presos ao Automóvel. O Automóvel ritmiza a vida vertiginosa, a ânsia das velocidades, o desvario de chegar ao fim, os nossos sentimentos de moral, de estética, de prazer, de economia, de amor.
        [...] Passamos como um raio, de óculos enfumaçados por causa da poeira. Não vemos as árvores. São as árvores que olham para nós com inveja. Assim o Automóvel acabou com aquela modesta felicidade nossa de bater palmas aos trechos de floresta, [...] A natureza recolhe-se humilhada. Em compensação temos palácios, altos palácios nascidos do fumo de gasolina dos primeiros automóveis e a febre do grande devora-nos. Febre insopitável e benfazeja! Não se lhe pode resistir.[...]
                        (João do Rio, In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.) Rio de Janeiro: Agir, 2005 p. 57-60.)

Vocabulário:
benfazejo: que é bem-vindo
catadupa: jorro, derramamento grande
desabrido: rude, violento
insopitável: incontrolável


Texto 2
                                                   Falta de educação e velocidade

        Os anjos da morte estão cansados de nos recolher, a nós que nos matamos ou somos assassinados no tráfego das estradas, cidades, esquinas deste país. Os anjos da morte estão exaustos de pegar restos de vidas botadas fora. [...] Os anjos da morte suspiram por todo esse desperdício.
        [...]
        Outro dia observei na televisão um motorista, apanhado a quase 200 por hora, sendo entrevistado ainda dentro do carro. Fiquei impressionada com seu sorriso idiota, o arzinho arrogante, o jeito desafiador com que encarou a câmera num silêncio ofendido, quando perguntado sobre as razões da sua insanidade. Todo o seu ar era de quem estava coberto de razão: a lei e a segurança dos outros e a dele próprio nada valiam diante da sua onipotência.
        Atenção: os jovens são - em geral, mas não sempre - mais arrojados, mais imprudentes, têm menos experiência na direção. Portanto, são mais inclinados a acidentes, bobos ou fatais, em que a gente mata e morre. Mas há um número, impressionante de adultos - mais homens do que mulheres, diga-se de passagem, porque talvez sejam biologicamente mais agressivos - cometendo loucuras ao dirigir, avançando o sinal, quase empurrando o veículo da frente com seu para-choque, não cedendo passagem, ultrapassando em locais absurdos sem a menor segurança, bebendo antes de dirigir, enfim, usando o carro como um punhal hostil ou um falo frustrado.
        [...]
        Precisamos em quase tudo de autoridade e respeito, para que haja uma reforma generalizada, passando da desordem e do caos a algum tipo de segurança e bem-estar. Os motoristas americanos e europeus impressionam pela educação. Não por serem bonzinhos ou melhores do que nós, mas porque temem a lei, a punição, a cassação da carteira, a prisão, por coisas que aqui entre nós são consideradas apenas “normais", meros detalhes, “todo mundo faz assim".
        Autoridade justa, mas muito rigorosa, é o que talvez nos deixe mais lúcidos e mais bem-educados: em casa, na escola, na rua, na estrada, no bar, no clube, dentro do nosso carro. E os fatigados anjos da morte poderão, se não entrar em férias, ao menos relaxar um pouco.
                                                                                 (Lya Luft. Revista Veja, n° 2048, 20/02/2008.)

Que efeito de sentido a repetição do sujeito “Os anjos da morte’ cria no primeiro parágrafo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q162128 | Economia, Microeconomia, Auditor de Controle Interno, Prefeitura de Várzea Grande MT, FUNCAB

Em qual das alternativas abaixo está ilustrada a Lei da Demanda?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q10101 | Biologia, Professor, SEE AC, FUNCAB

Quando compramos alimentos enlatados, devemos sempre verificar se a lata está estufada. O estufamento dos enlatados pode indicar contaminação do produto pela bactéria Clostridium botullinum, causadora do botulismo. Ela libera uma toxina que afeta o sistema responsável pelo controle e integração de todos os sistemas que formam o corpo humano, assim como a relação deste como ambiente externo. O sistema descrito acima e que é afetado pela toxina liberada pela bactéria do botulismo é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q349662 | Arquivologia, Tipologias documentais e suportes físicos, Agente Administrativo, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas. Esse é o conceito adotado pela Associação de Arquivistas Brasileiros.

Considerando o contexto dessa definição, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q31073 | Pedagogia, Professor de História, SEDUC RO, FUNCAB

Quanto ao Projeto Político-Pedagógico, é INCORRETO afirmar que ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q42238 | Matemática, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, EMSERH, FUNCAB

Em um rodízio da cidade o valor cobrado dos homens é o dobro do valor cobrado das mulheres e, cada mulher paga o dobro do valor cobrado de uma criança. Em uma confraternização, um grupo com cinco homens, seis mulheres e quatro crianças pagou R$ 432,00, somente pelos rodízios. O valor cobrado, somente pelos rodízios, de um casal com duas crianças, será:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q26691 | Informática, Banco de Dados, Auxiliar de Informática, CODATA, FUNCAB

São vantagens de bancos de dados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q20896 | Enfermagem, Atividade Técnico de Complexidade Intelectual, ANS, FUNCAB

Peduzzi (1998, 2001) conceitua “trabalho em equipe" multiprofissional como uma modalidade de trabalho coletivo construído por meio da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q14671 | Informática, Advogado, EMDAGRO SE, FUNCAB

No MS Excel 2010, ao salvar um arquivo de trabalho, são algumas das alternativas de tipos de arquivos permitidos pormeio da opção “salvar como”:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

159Q42286 | Legislação de Trânsito CTB, Motorista, FACELI, FUNCAB

Muitos acidentes e mortes no trânsito são causados por negligência. É um caso de negligência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q10113 | História e Geografia de Estados e Municípios, Professor, SEE AC, FUNCAB

“A história dos povos indígenas no Acre a partir da chegada dos não índios é marcada por um tempo desfavorável. Os não índios, visando a exploração capitalista das riquezas dessas terras forçaram os indígenas a colaborar no processo de extração da goma elástica durante o período áureo da borracha. Os contatos se deram muitas vezes de forma conflituosa, caracterizando as conhecidas “correrias”.(SILVA, Maria Rodrigues da. Uma história de conflitos. In: Povos do Acre: história indígena da Amazônia Ocidental.Rio Branco, FEM, 2002, p. 52)

O fragmento acima caracteriza o conflito entre o colonizador e os diferentes grupos étnicos pré- existentes no território do Acre. A violência não física foi um dos instrumentos utilizados no processo de colonização, sendo melhor exemplificado pela(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.