Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q386267 | Biologia, Botânica, Analista, MPE RO, FUNCAB

As plantas, diferentemente da maioria dos animais, não podem se deslocar de um local para outro para procurar um parceiro para se acasalar. Em geral, as plantas têm que satisfazer essas necessidades por meio de crescimento direcionado e das estruturas que elas produzem. Muitas angiospermas desenvolveram um conjunto de características que permitem que elas controlem ativamente a sua escolha de parceiros para reprodução sexuada. Neste conjunto de características está a flor. Sobre as flores das plantas que são polinizadas por morcegos, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1562Q2546 | Informática, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

O recurso ou ferramenta do MS Word 2003 que possibilita a cópia de uma formatação, bastando selecionar a formatação que se deseja copiar, clicar nesse recurso contido na barra de ferramentas padrão e depois arrastá-lo sobre o novo texto para que este receba a formatação copiada, é conhecido como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1563Q18166 | Informática, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

No Windows, qual a tecla de atalho ou combinação de teclas de atalho que move um arquivo para a Lixeira?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1564Q42230 | Português, Auxiliar Operacional de Serviços Gerais, EMSERH, FUNCAB

Texto associado.
A carta de amor

      No momento em que Malvina ia por a frigideira no fogo, entrou a cozinheira com um envelope na mão. Isso bastou para que ela se tornasse nervosa. Seu coração pôs-se a bater precipitadamente e seu rosto se afogueou. Abriu-o com gesto decisivo e extraiu um papel verde-mar, sobre o qual se liam, em caracteres energéticos, masculinos, estas palavras: “Você será amada...”.
      Malvina empalideceu, apesar de já conhecer o conteúdo dessa carta verde-mar, que recebia todos os dias, havia já uma semana. Malvina estava apaixonada por um ente invisível, por um papel verde-mar, por três palavras e três pontos de reticências: “Você será amada...”. Há uma semana que vivia como ébria.
      Olhava para a rua e qualquer olhar de homem que se cruzasse com o seu, lhe fazia palpitar tumultuosamente o coração. Se o telefone tilintava, seu pensamento corria célere: talvez fosse “ele”. Se não conhecesse a causa desse transtorno, por certo Malvina já teria ido consultar um médico de doenças nervosas. Mandara examinar por um grafólogo a letra dessa carta. Fora em todas as papelarias à procura desse papel verde-mar e, inconscientemente, fora até o correio ver se descobria o remetente no ato de atirar o envelope na caixa.
      Tudo em vão. Quem escrevia conseguia manter-se incógnito. Malvina teria feito tudo quanto ele quisesse.Nenhum empecilho para com o desconhecido. Mas para que ela pudesse realizar o seu sonho, era preciso que ele se tornasse homem de carne e osso. Malvina imaginava-o alto, moreno, com grandes olhos negros, forte e espadaúdo.
      O seu cérebro trabalhava: seria ele casado? Não, não o era. Seria pobre? Não podia ser. Seria um grande industrial? Quem sabe?
      As cartas de amor, verde-mar, haviam surgido na vida de Malvina como o dilúvio, transformando-lhe o cérebro.
      Afinal, no décimo dia, chegou a explicação do enigma. Foi uma coisa tão dramática, tão original, tão crível, que Malvina não teve nem um ataque de histerismo, nem uma crise de cólera. Ficou apenas petrificada.
      “Você será amada... se usar, pela manhã, o creme de beleza Lua Cheia. O creme Lua Cheia é vendido em todas as farmácias e drogarias. Ninguém resistirá a você, se usar o creme Lua Cheia.
      Era o que continha o papel verde-mar, escrito em enérgicos caracteres masculinos.
      Ao voltar a si, Malvina arrastou-se até o telefone:
      -Alô! É Jorge quem está falando? Já pensei e resolvi casar-me com você. Sim, Jorge, amo-o! Ora, que pergunta! Pode vir.
      A voz de Jorge estava rouca de felicidade!
      E nunca soube a que devia tanta sorte!

André Sinoldi
A palavra, a seguir, que expressa a mesma ideia da destacada em “MAS para que ela pudesse realizar o seu sonho, era preciso que ele se tornasse homem de carne e osso.” é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1565Q30455 | Português, Assistente Administrativo, CRC RO, FUNCAB

Texto associado.
AMOR MENINO

     Tudo cura o tempo, tudo faz esquecer, tudo gasta, tudo digere, tudo acaba. Atreve-se o tempo às colunas de mármore, quanto mais a corações de cera! São as afeições como as vidas, que não há mais certo sinal de haverem de durar pouco, que terem durado muito. São como as linhas, que partem do centro para a circunferência, que, quanto mais continuadas, tanto menos unidas. Por isso os antigos sabiamente pintaram o amor menino; porque não há amor tão robusto que chegue a ser velho. De todos os instrumentos com que o armou a natureza, o desarma o tempo. Afrouxa-lhe o arco, com que já não atira; embota-lhe as setas, com que já não fere; abre-lhe os olhos, com que vê que não via; e faz-lhe crescer as asas com que voa e foge. A razão natural de toda essa diferença é porque o tempo tira a novidade às coisas, descobre-lhe os defeitos, enfastia-lhe o gosto, e basta que sejam usadas para não serem as mesmas. Gasta-se o ferro com o uso, quanto mais o amor? O mesmo amar é causa de não amar e o ter amado muito, de amar a menos.

Pe. ANTÔNIO VIEIRA. Sermões. São Paulo, Ed. das Américas, 1957.v.5.p.159-60
O texto constrói uma visão de amor:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1566Q119817 | Português, Sintaxe, Analista de TI Analista de Rede MCP, PRODAM AM, FUNCAB

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Das alterações feitas abaixo na redação do trecho "tocando aquela música em que RC declara à amada" (3º parágrafo), aquela em que o acento da crase tem emprego facultativo é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1568Q18187 | Direito Constitucional, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Compete ao Ministério Público:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1569Q18188 | Direito Administrativo, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

São princípios da administração pública consagrados expressamente no caput do art. 37 da Constituição Federal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1570Q17215 | História e Geografia de Estados e Municípios, Médico psiquiatra, Polícia Militar RO, FUNCAB

O Brasil vem tentando desenvolver uma série de políticas públicas nacionais como intuito de equilibrar desenvolvimento socioeconômico e preservação do meio ambiente. O Sistema Nacional de Informação sobre o Meio Ambiente (Sinima) é um exemplo desse tipo de políticas públicas, mas que necessita da contribuição dos estados e municípios. Com base na legislação federal, Rondônia, bem como as demais unidades da federação, está realizando principalmente a seguinte ação que contribui com o Sinima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1571Q340044 | Raciocínio Lógico, Proposição, Contador, SUDECO DF, FUNCAB

Considerando que todo pintor é habilidoso e que alguns azulejistas não são habilidosos, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1572Q30825 | Engenharia Civil, Assistente Administrativo, CREA RO, FUNCAB

O profissional ou pessoa jurídica que deixar de efetuar o pagamento da anuidade, a que estiver sujeito, terá como consequência, sem prejuízo da obrigatoriedade do pagamento da dívida:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1573Q46442 | Administração Financeira e Orçamentária, Médico Veterinário, SES MG, FUNCAB

O financiamento de políticas públicas encontra-se no contexto da consecução de recursos por meio de cooperação técnica e financeira, através da(o):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1574Q793206 | Engenharia Sanitária, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

Para dosar a concentração recomendada de sulfato de alumínio, uma ETA utiliza 50 kg do produto diariamente. O volume de solução necessário, a 5%, a ser consumido diariamente será de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1575Q170215 | Português, Regência, Bibliotecário Documentalista, SEPLAG MG, FUNCAB

É inaceitável, na língua padrão, por constituir ERRO de regência, a substituição do complemento verbal por pronome átono proposta em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1576Q2543 | Informática, Fiscal de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Serra ES, FUNCAB

São customizações possíveis de serem realizadas nas propriedades do vídeo no Windows XPHome Edition:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1577Q45810 | Pedagogia, Professor de Língua Espanhola, SEE AC, FUNCAB

Em relação à seleção e à organização dos conteúdos são feitas as seguintes afirmações:

I. Oconteúdo pode ser organizado no plano vertical (distribuído em séries) ou no plano horizontal (dentro de umamesma série). 
II. Os conteúdos podem ser organizados pelo aspecto lógico (do professor) ou psicológico (do aluno).
III. Normalmente, o processo de organização dividirá um conteúdo em aula, esta aula em tópicos e estes tópicos emunidades.
IV. Selecionar conteúdos é definir o que será ensinado. Organizar conteúdos é dizer a forma como estes serão apresentados. 

Estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1578Q326921 | Pedagogia, Processo de ensino aprendizagem, Analista, MPE RO, FUNCAB

Os pais, diante da superdotação, devem atuar paralelamente e em integração com a escola, estando mais atentos à amplitude e à extensão do processo educativo. Para que isso ocorra, é conveniente que os pais:

I. Participem apenas das reuniões escolares.

II. Se interessem por artigos e publicações sobre superdotação.

III. Façam regularmente passeatas para mobilizar a opinião pública.

IV. Procurem organizar grupos de debates e trocas de experiências que tratam da questão.

V. Se aproximem de profissionais de Educação e tentem juntos, levantar dados e subsídios mais adequados a cada situação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1579Q42279 | Informática, Motorista, FACELI, FUNCAB

Um tipo de vírus de computador que se instala em determinadas regiões de dispositivos de armazenamento (discos, HD, flash drives) e que age para impedir a iniciação do sistema operacional no computador, é conhecido como vírus de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1580Q43094 | Português, Interpretação de Textos, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar MT, FUNCAB

Texto associado.
                                    O nome da culpa

      No Brasil, as tragédias anunciadas ou previsíveis ocasionadas por descaso e imprevidência recebem todas o mesmo nome: fatalidade. Assim são classificadas as chuvas e os desabamentos que matam centenas de pessoas a cada verão, assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos.
      Em nota, eles afirmaram “a bem da verdade” que a empresa estava em “situação regular”, com o “sistema de proteção e combate contra incêndio aprovado pelo Corpo de Bombeiros”. Se estava tudo bem, nada fora de ordem, se as normas de segurança eram rigorosamente cumpridas, é fácil atribuir a responsabilidade à “fatalidade”.
      Portanto, a conclusão cínica é que ao destino deve ser debitado tudo o que contribuiu para a morte de 230 pessoas e ferimentos em mais 100: superlotação, plano de prevenção vencido, inexistência de saída de emergência, artefatos pirotécnicos com fogos de artifício, uso de revestimento acústico altamente inflamável, falta de fiscalização. Em suma, como disse o delegado logo após as primeiras investigações, “a boate Kiss não podia estar funcionando”.
      A bem da verdade mesmo, o nome para a culpa por esse e outros episódios trágicos não é fatalidade, mas impunidade, uma espécie de mãe de todos os vícios nacionais, não apenas da corrupção. Aqui se faz e aqui em geral não se paga.
      Pode-se alegar que incêndios em boates acontecem em toda parte - no Japão, na China, na Europa, na Argentina. De fato. Mas a diferença é que em Buenos Aires, por exemplo, tragédia semelhante ocorrida em 2004, com 194 mortos, levou o dono à prisão por anos e provocou mudanças drásticas no sistema de segurança das casas noturnas.
      Aqui, há 52 anos houve o incêndio do circo de Niterói, o maior da história. A comoção geral, a repercussão internacional, a mobilização das autoridades (o então presidente Jango visitou as vítimas, o Papa enviou mensagem de solidariedade, houve jogo com Pelé e Garrincha), a indignação e o clamor popular foram parecidos com a reação de agora.
      Acreditava-se que a morte de mais de 500 pessoas iria pelo menos servir de lição, pois as autoridades prometeram logo “rigorosa apuração da culpa” e medidas enérgicas de segurança. 
      Mais ou menos como naquela época, as inúmeras promessas de providências estão disputando espaço no noticiário com o relato de dor dos que ficaram. Governadores e prefeito s anunciam varreduras e em algumas cidades estabelecimentos já foram interditados por falta de segurança.
      Porque só agora?
      De qualquer maneira, vamos esquecer que as providências já deveriam ter sido tomadas muito antes, pois mais do que legislação o que falta é aplicação da lei e fiscalização, e vamos torcer para que dessa vez a tragédia sirva realmente de lição.

Zuenir Ventura. O Globo. 30/01/2013.
Em: “[...] assim também foi classificado o incêndio da boate de Santa Maria por seus donos.” (parágrafo 1), a forma verbal encontra-se na voz passiva. Ao se passar a frase para a voz ativa, como seria flexionado o verbo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.