Início

Questões de Concursos FUNCAB

Resolva questões de FUNCAB comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1621Q218889 | Telecomunicações, Perito em Telecomunicação, Polícia Civil ES, FUNCAB

Na arquitetura ATM, a alternativa que NÃO corresponde a uma função da camada ATM é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1622Q6982 | Administração Financeira e Orçamentária, Analista de Trânsito, Detran PE, FUNCAB

Sobre a responsabilidade dos dirigentes e demais usuários de recursos públicos, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1623Q5717 | Direito Administrativo, Administração Pública, Agente de Trânsito, Detran PB, FUNCAB

Quando a lei NÃO confere ao administrador qualquer margem de liberdade para a prática do ato administrativo, esse exercerá poder:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1624Q13409 | Português, Advogado, FUNASG, FUNCAB

Texto associado.
133. “Não pensar mais em si”

   Seria necessário refletir sobre isso seriamente: por que saltamos à água para socorrer alguém que está se afogando, embora não tenhamos por ele qualquer simpatia particular? Por compaixão: só pensamos no próximo - responde o irrefletido. Por que sentimos a dor e o mal-estar daquele que cospe sangue, embora na realidade não lhe queiramos bem? Por compaixão: nesse momento não pensamos mais em nós - responde o mesmo irrefletido. A verdade é que na compaixão - quero dizer, no que costumamos chamar erradamente compaixão - não pensamos certamente em nós de modo consciente,mas inconscientemente pensamos e pensamos muito, da mesma maneira que, quando escorregamos, executamos inconscientemente os movimentos contrários que restabelecem o equilíbrio, pondo nisso todo o nosso bom senso. O acidente do outro nos toca e faria sentir nossa impotência, talvez nossa covardia, se não o socorrêssemos. Ou então traz consigo mesmo uma diminuição de nossa honra perante os outros ou diante de nós mesmos. Ou ainda vemos nos acidentes e no sofrimento dos outros um aviso do perigo que também nos espia; mesmo que fosse como simples indício da incerteza e da fragilidade humanas que pode produzir em nós um efeito penoso. Rechaçamos esse tipo de miséria e de ofensa e respondemos com um ato de compaixão que pode encerrar uma sutil defesa ou até uma vingança. Podemos imaginar que no fundo é em nós que pensamos, considerando a decisão que tomamos em todos os casos em que podemos evitar o espetáculo daqueles que sofrem, gemem e estão na miséria: decidimos não deixar de evitar, sempre que podemos vir a desempenhar o papel de homens fortes e salvadores, certos da aprovação, sempre que queremos experimentar o inverso de nossa felicidade ou mesmo quando esperamos nos divertir com nosso aborrecimento. Fazemos confusão ao chamar compaixão ao sofrimento que nos causa um tal espetáculo e que pode ser de natureza muito variada, pois em todos os casos é um sofrimento de que está isento aquele que sofre diante de nós: diz-nos respeito a nós tal como o dele diz respeito a ele. Ora, só nos libertamos desse sofrimento pessoal quando nos entregamos a atos de compaixão. [...] 133. “Não pensar mais em si”

NIETZSCHE, Friedrich. Aurora . Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2007. p. 104-105
A opção em que a palavra destacada encontra-se em sentido figurado ou conotativo é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1625Q99937 | Português, Fonética e Fonologia, Analista Suporte de Informática, MPE RO, FUNCAB

Texto associado.

Imagem 001.jpg
Imagem 002.jpg
Imagem 003.jpg

Assinale a alternativa em que todos os substantivos devem ser acentuados.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1626Q7352 | Matemática, Bombeiro Militar, Bombeiro Militar RO, FUNCAB

Um capital qualquer, aplicado a juros simples, com taxa mensal de 2%, levará para gerar um montante igual ao seu triplo, um tempo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1627Q20179 | Direito Administrativo, Técnico de Suporte, ANS, FUNCAB

Assinale a alternativa em que todos os itens são considerados atos administrativos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1628Q341213 | Raciocínio Lógico, Técnico em Saneamento, CAGECE CE, FUNCAB

“Se Márcio é técnico em química, então ele é formado”. Portanto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1629Q240349 | Filosofia e Ética, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar MT, FUNCAB

Ética e moral não são a mesma coisa - suas origens etimológicas já dizem: ética vem do grego ethos e moral do latim mores. Sobre isso é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1630Q50416 | Português, Técnico Administrativo, MPE RO, FUNCAB

Texto associado.
Um peixe 

            Virou a capanga de cabeça para baixo, e os peixes espalharam-se pela pia. Ele ficou olhando, e foi então que notou que a traíra ainda estava viva. Era o maior peixe de todos ali, mas não chegava a ser grande: pouco mais de um palmo. Ela estava mexendo, suas guelras mexiam-se devagar, quando todos os outros peixes já estavam mortos. Como que ela podia durar tanto tempo assim fora d"água?...

        Teve então uma ideia: abrir a torneira, para ver o que acontecia. Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; dentro do tanque deixou só a traíra. E então abriu a torneira: a água espalhou-se e, quando cobriu a traíra, ela deu uma rabanada e disparou, ele levou um susto – ela estava muito mais viva do que ele pensara, muito mais viva. Ele riu, ficou alegre e divertido, olhando a traíra, que agora tinha parado num canto, o rabo oscilando de leve, a água continuando a jorrar da torneira. Quando o tanque se encheu, ele fechou-a.
– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...
Enfiou o dedo na água: a traíra deu uma corrida, assustada, e ele tirou o dedo depressa.
        – Você tá com fome?... E as minhocas que você me roubou no rio? Eu sei que era você; devagarzinho, sem a gente sentir... Agora está aí, né?... Tá vendo o resultado?...
    O peixe, quieto num canto, parecia escutar.
    Podia dar alguma coisa para ele comer. Talvez pão. Foi olhar na lata: havia acabado. Que mais? Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia – a mãe era boa para dar ideias. Mas ele estava sozinho. Não conseguia lembrar de outra coisa. O jeito era ir comprar um pão na padaria. Mas sujo assim de barro, a roupa molhada, imunda? – Dane-se – disse, e foi.
        Era domingo à noite, o quarteirão movimentado, rapazes no footing , bares cheios. Enquanto ele andava, foi pensando no que acontecera. No começo fora só curiosidade; mas depois foi bacana, ficou alegre quando viu a traíra bem viva de novo, correndo pela água, esperta. Mas o que faria com ela agora? Matá-la, não ia; não, não faria isso. Se ela já estivesse morta, seria diferente; mas ela estava viva, e ele não queria matá-la. Mas o que faria com ela? Poderia criá-la; por que não? Havia o tanquinho do quintal, tanquinho que a mãe uma vez mandara fazer para criar patos. Estava entupido de terra, mas ele poderia desentupi-lo, arranjar tudo; ficaria cem por cento. É, é isso o que faria. Deixaria a traíra numa lata d"água até o dia seguinte e, de manhã, logo que se levantasse, iria mexer com isso. 
        Enquanto era atendido na padaria, ficou olhando para o movimento, os ruídos, o vozerio do bar em frente. E então pensou na traíra, sua trairinha, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura. Era até meio besta como ele estava alegre com aquilo. E logo um peixe feio como traíra, isso é que era o mais engraçado.
        Toda manhã – ia pensando, de volta para casa – ele desceria ao quintal, levando pedacinhos de pão para ela. Além disso, arrancaria minhocas, e de vez em quando pegaria alguns insetos. Uma coisa que podia fazer também era pescar depois outra traíra e trazer para fazer companhia a ela; um peixe sozinho num tanque era algo muito solitário. 

A empregada já havia chegado e estava no portão, olhando o movimento. – Que peixada bonita você pegou...
– Você viu?
– Uma beleza... Tem até uma trairinha.
– Ela foi difícil de pegar, quase que ela escapole; ela não estava bem fisgada.
– Traíra é duro de morrer, hem?
– Duro de morrer?... Ele parou.
        – Uai, essa que você pegou estava vivinha na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d"água... Quando eu cheguei, ela estava toda folgada, nadando. Você não está acreditando? Juro. Ela estava toda folgada, nadando. 
    – E aí?
    –Aí? Uai, aí eu escorri a água para ela morrer; mas você pensa que ela morreu? Morreu nada! Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. Eu soquei a ponta da faca naquelas coisas que faz o peixe nadar, sabe? Pois acredita que ela ainda ficou mexendo? Aí eu peguei o cabo da faca e esmaguei a cabeça dele, e foi aí que ele morreu. Mas custou, ô peixinho duro de morrer! Quê que você está me olhando? 
– Por nada.
– Você não está acreditando? Juro; pode ir lá na cozinha ver: ela está lá do jeitinho que eu deixei. Ele foi caminhando para dentro.
– Vou ficar aqui mais um pouco
– disse a empregada.
– depois vou arrumar os peixes, viu?
– Sei.
    Acendeu a luz da sala. Deixou o pão em cima da mesa e sentou-se. Só então notou como estava cansado.
 

(VILELA, Luiz. . O violino e outros contos 7ª ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 36-38.) 
VOCABULÁRIO:
Capanga: bolsa pequena, de tecido, couro ou plástico, usada a tiracolo. 
Footing :passeio a pé, com o objetivo de arrumar namorado(a).
Guelra: estrutura do órgão respiratório da maioria dos animais aquáticos.
Vozerio: som de muitas vozes juntas. 
Assinale a alternativa em que o uso do acento grave é obrigatório.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1631Q244467 | História e Geografia de Estados e Municípios, Paraíba, Técnico Administrativo, SEAD PB, FUNCAB

A região Nordeste possui elevada potencialidade para o uso de fontes renováveis de energia, tais como a solar e a eólica. No litoral, as condições são propícias à instalação de usinas de energia eólica, principalmente em razão do seguinte fator natural:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1632Q157943 | Direito Penal, Crimes contra a vida, Assistente Social, Polícia Civil ES, FUNCAB

Para os efeitos dos crimes contra a vida, considera - se morta a pessoa nomomento emque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1633Q120332 | Português, Interpretação de Textos, Analista de TI Analista de Rede MCP, PRODAM AM, FUNCAB

Texto associado.

imagem-retificada-texto-001.jpg

Abaixo o período "embora fosse errado apelar para a violência compreendia-se que a senhora no desvario da privação de sentidos e inteligência, agredisse a rival" (11º parágrafo) foi redigido de cinco formas distintas. A redaçãoemque houve alteração substancial do sentido é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1634Q18192 | Direitos Humanos, Soldado da Polícia Militar, Polícia Militar RO, FUNCAB

Nos casos de dano causados a terceiros na prestação de serviços públicos, a Constituição Federal atribui a responsabilidade:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1635Q178463 | Direito Penal, Delegado de Polícia, PC RO, FUNCAB

Caio, Delegado de Polícia, percebe que, na sala ao lado, Antônio, agente policial lotado em sua Delegacia, submete Tício, preso em flagrante, a sofrimento físico mediante violência, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal. Caio nada fez para impedir tal conduta. Pode-se afirmar que Caio e Antônio cometeram as seguintes condutas, respectivamente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1636Q213057 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

Na abordagem clínica e investigação da hipertrofia prostática selecione a conduta correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1637Q26708 | Informática, Microsoft Word e BrOffice Writer, Técnico de Administração, CODATA, FUNCAB

No Microsoft Office Word 2007, há três recursos que alteramo texto enquanto alguém digita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1638Q50521 | Administração Financeira e Orçamentária, Técnico em Contabilidade, MPE RO, FUNCAB

No que se refere às políticas de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, com base no texto constitucional, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1639Q43624 | Português, Agente Apoio Técnico, FUNASG, FUNCAB

Texto associado.
                                 O grande desastre aéreo de ontem

Vejo sangue no ar, vejo o piloto que levava uma flor para a noiva, abraçado com a hélice. E o violinista em que a morte acentuou a palidez, despenhar-se com sua cabeleira negra e seu estradivárius1. Há mãos e pernas de dançarinas arremessadas na explosão. Corpos irreconhecíveis identificados pelo Grande Reconhecedor. Vejo sangue no ar, vejo chuva de sangue caindo nas nuvens batizadas pelo sangue dos poetas mártires. Vejo a nadadora belíssima, no seu último salto de banhista, mais rápida porque vem sem vida. Vejo três meninas caindo rápidas, enfunadas2, como se dançassem ainda. E vejo a louca abraçada ao ramalhete de rosas que ela pensou ser o paraquedas, e a prima-dona3 com a longa cauda de lantejoulas riscando o céu como um cometa. E o sino que ia para uma capela do oeste, vir dobrando finados pelos pobres mortos. Presumo que a moça adormecida na cabine ainda vem dormindo, tão tranqüila e cega! Ó amigos, o paralítico vem com extrema rapidez, vem como uma estrela cadente, vem com as pernas do vento. Chove sangue sobre as nuvens de Deus. E há poetas míopes que pensam que é o arrebol4.

                                LIMA, Jorge de. Poesia completa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1980,2v,v.1 p.237)

1. aportuguesamento para a famosa marca de violinos: Stradivárius
2  .retesadas,infladas,enrijecidas
3. cantora que faz o papel principal em uma ópera. 
4. vermelhidão do nascer ou do pôr do sol.
Sobre o texto, é possível afirmar que se trata de uma(a):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1640Q30851 | Informática, Programação, Analista de Sistemas, CREA AC, FUNCAB

O framework utilizado no Java Enterprise Edition, que permite que o desenvolvedor crie interfaces de usuários através de um conjunto de componentes de interfaces pré-definidas; que fornece um conjunto de tags JSP para acessar os componentes e utiliza Ajax para tornar os processos mais rápidos e eficientes é o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.